É verdade que na Vila Belmiro o Santos tem uma probabilidade maior de vencer os clássicos. Mas, se o clube está precisando de dinheiro e se, como mandante, só teria a obrigação de dar uma pequena porcentagem dos ingressos para a torcida rival, jogar no Pacaembu ou no Morumbi não seria ideal neste Clássico Alvinegro contra o Corinthians, no próximo domingo?

Para jogar no Morumbi, com um público mínimo estimado de 45 mil pessoas, teria de convencer o São Paulo a jogar no sábado contra o Mirassol, o que, parece, não seria grande problema. Haveria ainda a opção do Pacaembu, que teria no mínimo 90% de santistas em um clássico contra o maior rival (um fato histórico).

Santos de 1958, um time que jogava bem em qualquer lugar

Como se sabe, o público máximo na Vila Belmiro é de 18 mil pessoas. Para não deixar de jogar em seu estádio e não perder dinheiro, a diretoria resolveu aumentar substancialmente o preço dos ingressos. Mas será que esta é a medida certa? Será que o Santos está pensando grande em jogar para um público menor e sacrificar o seu torcedor?

Sempre que se cobrou mais pelos jogos no Urbano Caldeira, o público foi decepcionante. O santista da Baixada não costuma ir ao estádio para ver o Santos. Prefere o pay per view e a cerveja no boteco. Com o preço majorado dos ingressos, então, sua presença é ainda mais incerta. A quantidade de público, domingo, dependerá, mais uma vez, dos torcedores de São Paulo ou das cidades do ABCD, principalmente.

Ora, se a maior parte das pessoas que verão o jogo não são de Santos e se em São Paulo há estádios maiores, que possibilitam maiores arrecadações sem onerar o bolso do torcedor, por que não jogar na Capital e assegurar uma porcentagem bem maior de ingressos para os santistas? A pressão em campo estaria garantida, assim como um bom reforço aos combalidos cofres do clube.

Como se sabe, ainda não foram fechados os contratos de patrocínio que garantirão o salário milionário de Robinho. Assim, o jogo com o Corinthians – que, fora a rivalidade, não tirará a liderança do Santos – pode muito bem ser utilizado para garantir o pagamento de mais um mês para o craque.

Você, leitor, acha que o Santos está certo em jogar na Vila e aumentar o preço dos ingressos, ou o mais sensato seria jogar no Pacaembu ou no Morumbi e ter a certeza de um público e uma arrecadação maiores, sem perder a grande maioria de torcedores?