Na imprensa esportiva brasileira há muitos especialistas no Bologna. Sabem de cor os titulares, reservas, comissão técnica e provavelmente até os jogadores da divisão de base do Bologna. Digo Bologna porque é um time médio da Itália. Se fosse um grande da Europa, então, saberiam até a cor da cueca do jogador principal. Mas quando você comprova que o Santos dos anos 60 foi o melhor time que já existiu, muitos duvidam, porque nada sabem, ou porque só acompanham futebol de uns tempos para cá.

Embasbacados pelas equipes européias, não conseguem imaginar que um time brasileiro, aqui, de São Paulo, é considerado o melhor que já pisou em um campo de futebol. Dizem que estou delirando, que sou santista e por isso suspeito. Não gostam de ouvir argumentos e nem de checar informações. Por isso, sou obrigado a trazer a prova que eles certamente verão, entrando enrustidamente neste blog.

Aqui está a matéria histórica da conceituada revista El Gráfico, a mais tradicional publicação de futebol da América do Sul. A matéria, definitiva sobre o assunto, publicada em 1979, traz o resultado de uma longa pesquisa que, por várias edições, consultou especialistas de todo o mundo para saber qual teria sido o melhor time de futebol da história.

Esta matéria, que muito procurei, me foi conseguida pelo grande santista Marcelo Fernandes, que mora na Alemanha, e que por sua vez a conseguiu com Mário, um argentino que tem revistas de todo o mundo. Reproduza essas imagens, quarde estas informações com carinho porque são raras. Obrigado de novo e forte abraço, querido Cello. Sem você esta verdade não seria desvendada.

O texto da reportagem da El Gráfico diz o seguinte:

“Chegamos ao final de nossa enquete. Nela, nos brindaram com sua opinião jornalistas esportivos de todo o mundo, dirigentes, personalidades e futebolistas de ontem e de hoje. Tanto europeus como americanos se inclinaram, preferentemente, pelo Santos do Brasil (década de 60). Aquele dos mágicos jogadores que desenhavam sobre a grama. Para a maioria foi A MELHOR EQUIPE DA HISTÓRIA, um título que sem dúvida merece. O Real Madrid de Espanha (década de 50) teve o constante apoio dos votos chegados da velha Europa, enquanto a Internazionale de Milão (1964/65) e o Ajax da Holanda (19790/74) tiveram a aprovação dos jovens”.

A legenda da foto dizia: “Um dos conjuntos do fabuloso Santos da década de 60. Acima: Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel, Oberdan, Gilmar e Rildo. Abaixo: Amauri, Lima, Toninho, Pelé e Edu. Esta equipe ganhou o Torneio Pentagonal de 1968 disputado em Buenos Aires”.

O resultado final da enquete, anunciado como “El Escrutinio Final”, teve os seguintes classificados:

1 – Santos – década de 60                                193 votos

2 – Real Madrid – década de 50                    103 votos

3 – Internazionale – 1964/65                          49 votos

4 – Ajax – 1970/74                                                    47 votos

5 – River Plate – 1942/45                                    43 votos

6 – Racing – 1966/67                                              32 votos

7 – Independiente – 1972/75                            28 votos

8 – Honved – 1952/54                                           22 votos

9 – Boca Juniors – 1978                                        17 votos

10 – Bayern Munich – 1972/76                        13 votos

        San Lorenzo – 1946                                         13 votos

O único outro time brasileiro a aparecer na pesquisa foi o Botafogo de Garrincha, Didi, Nilton Santos e muitos outros craques, o maior rival brasileiro nos anos 60. O Alvinegro Carioca apareceu na 31ª posição, com três votos.

Abaixo, a reprodução da matéria publicada na conceituada revista argentina: