Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

O melhor time de todos os tempos – aqui, a enquete histórica da revista El Gráfico (para ler e guardar)

Na imprensa esportiva brasileira há muitos especialistas no Bologna. Sabem de cor os titulares, reservas, comissão técnica e provavelmente até os jogadores da divisão de base do Bologna. Digo Bologna porque é um time médio da Itália. Se fosse um grande da Europa, então, saberiam até a cor da cueca do jogador principal. Mas quando você comprova que o Santos dos anos 60 foi o melhor time que já existiu, muitos duvidam, porque nada sabem, ou porque só acompanham futebol de uns tempos para cá.

Embasbacados pelas equipes européias, não conseguem imaginar que um time brasileiro, aqui, de São Paulo, é considerado o melhor que já pisou em um campo de futebol. Dizem que estou delirando, que sou santista e por isso suspeito. Não gostam de ouvir argumentos e nem de checar informações. Por isso, sou obrigado a trazer a prova que eles certamente verão, entrando enrustidamente neste blog.

Aqui está a matéria histórica da conceituada revista El Gráfico, a mais tradicional publicação de futebol da América do Sul. A matéria, definitiva sobre o assunto, publicada em 1979, traz o resultado de uma longa pesquisa que, por várias edições, consultou especialistas de todo o mundo para saber qual teria sido o melhor time de futebol da história.

Esta matéria, que muito procurei, me foi conseguida pelo grande santista Marcelo Fernandes, que mora na Alemanha, e que por sua vez a conseguiu com Mário, um argentino que tem revistas de todo o mundo. Reproduza essas imagens, quarde estas informações com carinho porque são raras. Obrigado de novo e forte abraço, querido Cello. Sem você esta verdade não seria desvendada.

O texto da reportagem da El Gráfico diz o seguinte:

“Chegamos ao final de nossa enquete. Nela, nos brindaram com sua opinião jornalistas esportivos de todo o mundo, dirigentes, personalidades e futebolistas de ontem e de hoje. Tanto europeus como americanos se inclinaram, preferentemente, pelo Santos do Brasil (década de 60). Aquele dos mágicos jogadores que desenhavam sobre a grama. Para a maioria foi A MELHOR EQUIPE DA HISTÓRIA, um título que sem dúvida merece. O Real Madrid de Espanha (década de 50) teve o constante apoio dos votos chegados da velha Europa, enquanto a Internazionale de Milão (1964/65) e o Ajax da Holanda (19790/74) tiveram a aprovação dos jovens”.

A legenda da foto dizia: “Um dos conjuntos do fabuloso Santos da década de 60. Acima: Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel, Oberdan, Gilmar e Rildo. Abaixo: Amauri, Lima, Toninho, Pelé e Edu. Esta equipe ganhou o Torneio Pentagonal de 1968 disputado em Buenos Aires”.

O resultado final da enquete, anunciado como “El Escrutinio Final”, teve os seguintes classificados:

1 – Santos – década de 60                                193 votos

2 – Real Madrid – década de 50                    103 votos

3 – Internazionale – 1964/65                          49 votos

4 – Ajax – 1970/74                                                    47 votos

5 – River Plate – 1942/45                                    43 votos

6 – Racing – 1966/67                                              32 votos

7 – Independiente – 1972/75                            28 votos

8 – Honved – 1952/54                                           22 votos

9 – Boca Juniors – 1978                                        17 votos

10 – Bayern Munich – 1972/76                        13 votos

        San Lorenzo – 1946                                         13 votos

O único outro time brasileiro a aparecer na pesquisa foi o Botafogo de Garrincha, Didi, Nilton Santos e muitos outros craques, o maior rival brasileiro nos anos 60. O Alvinegro Carioca apareceu na 31ª posição, com três votos.

Abaixo, a reprodução da matéria publicada na conceituada revista argentina:

Deixe um comentário

48 Comentários.

  1. Fernando Moreira da Silva

    Sem comentários Odir..
    ” ORGULHO DE SER SANTISTA”
    Gostaria muito de ter visto esse time jogar, mais outros super Santos virão, e isso me basta..
    Peixe eternamente..

  2. Independente do que fizermos ou falarmos, sempre seremos rotulados como suspeitos, ou que vivemos de passado, ou que nosso time só foi alguma coisa por causa do Pelé, essas coisas de torcedor recalcado que ignora a história do futebol com fanatismos. Somente quem for isento do entretenimento manipulativo e vulgar de emissoras como a TV Globo, Band, que só querem vender imagem e inflar o ego da sua audiência, poderá enxergar com imparcialidade a história real não só do nosso verdadeiro futebol, mas de vários outros fatores da história mundial. Portanto, o santista e somente ele, sabe do tesouro pra que torce, e essa sensação ninguém conseguirá sentir, somente nós, santistas. Um abraço Odir, você é demais.

    É isso aí, Clau. Obrigado. Para conseguir essa matéria tive a ajuda de um grande santista da Alemanha, o MARCELO FERNANDES.

  3. marcelo fernandes

    odir tudo joia,olha a materia e de 1979,tive um baita trabalho pra conseguir essa revista,entrei em contato com o pessoal da el grafico e eles cordialmente tiveram o trabalho de buscar a edicao,me deram os detalhes sobre numero,mes e ano,ai entrei em contato com o maior vendedor da el grafico usadas do mundo,o professor mario. estive no centro de memorias e estatisticas na vila belmiro com o guilherme nascimento e com o guilherme guarche,fiz uma copia da materia e entreguei ao guarche pra ele adicionar aos tesouros do centro,grande abraco odir,marcelo fernandes /luxemburgo -europa


    Marcelo, realmente. Sua luta é que me trouxe essa matéria importantíssima. Acrescentei o crédito no texto. Obrigado e grande abraço, Cello.

  4. Jaime_Guimaraes

    E repare, Odir, que se trata de uma publicação argentina e o lendário River Plate dos anos 40, apelidado “La Maquina” aparece somente na quinta colocação. Sinal de que a pesquisa foi séria, sem arroubos ufanistas típicos de nossa imprensa esportiva – com raras exceções. É o que digo: a imprensa esportiva brasileira, sobretudo do eixo Rio-SP é uma vergonha, um festival de bobagens, sem generalizar, evidente. Eu DUVIDO que se Flamengo ou Corinthians tivessem conquistado a Taça Brasil nos anos 60 tais títulos não seriam incorporados como “campeonatos brasileiros” com uma pressão/gritaria enorme de vários setores da imprensa esportiva. Lamentável! Mas valeu, Odir, grato a você e ao Marcelo Fernandes por essa relíquia. abs

    Isso também me espantou, Jaime. A maneira quase imparcial como a imrprensa esportiva argentina tratou a questão. Digo quase porque há uma incidência grande de clubes argentinos entre os 10 primeiros, mas não entre os cinco, o que seria normal se esta pesquisa fosse realizada no Brasil. E veja que o etxto diz que tanto europeus como sul-americanos escolheram o santos dos anos 60 como o melhor time de todos os tempos. Ceio que não há mais qualquer dúvida disso.

  5. Oi Odir, pude contar 34 equipes votadas em um total de 715 votos, destes o Santos/60 teve 193 votos (27%), e quase o dobro do 2°colocado, o Real Madri/50 que teve 103 votos (14%). Estas duas equipes foram as únicas consideradas a década completa, ou seja uma grande diversidade de jogadores e formação ao longo de uma década inteira, e não somente uma ou duas temporadas. Eu não presenciei este fantástico Santos, mas leio e vejo vídeos contando esta maravilhosa história e não há como negar “Nascer, viver e no Santos morrer é um orgulho que nem todos podem ter”. Eu digo a todos que nós não temos a maior torcida, mas certamente a mais inteligente, não temos a mais fanática, mas certamente a mais lúcida, porque o espetáculo é feito pelos jogadores, cabe à platéia aplaudir ou vaiar, e quem torce pelo Santos acostumou-se a aplaudir. Um abraço, Luciano.

    Luciano, ótima observação e arremate final preciso e tocante. É isso tudo que você escreveu. Por isso, santistas são “escolhidos”. Abração.

  6. marcelo fernandes

    Detalhe, caros amigos quem fez a enquete foi a El Gráfico, mas quem votou foram jornalistas e personalidades do mundo todo, portanto teve muito europeu que votou no Santos.

    Muito bem lembrado, Marcelo. Aliás, esta matéria é de uma relevância extrema. Esse trabalho da El Gráfico merece todos os elogios. Sei lá se só eu e você e mais meia dúzia damos valor a um trabalho jornalístico desses e, obviamentre à sua conclusão – que mostra que o melhor time de todos os tempos foi o Santos. Não digo que todo jornalista esportivo, ou todo amante do futebol deveria ler e copiar esta matéria – porque sei muito bem como funciona a cabeça (e o cotovelo) de muitos não-santistas -, mas o torcedor do Santos tem a obrigação de salvar este texto e estas imagens e guardar para todo o sempre, pois fatalmente ouvirá muitas vezes que isso é mentira, que o time A ou B foi bem melhor do que o Santos. Um forte abraço, obrigado mais uma vez por ter conseguido esta matéria e continue representando bem o nosso Santos na Alemanha.

  7. marcelo fernandes

    Justamente odir, essa enquete foi feita durante várias semanas. No Brasil nenhum veiculo de informação conseguiu fazer algo parecido. Como você, diz poucos dão valor à materia. Grande abraço Odir e amigos do blog, 2010 eé tudo nosso.

    Se o resultado final da enquete apontasse algum time brasileiro de enorme torcida em primeiro ou entre os primeiros, certamente esta enquete já teria sido feit a por aqui. Como não entrariam nem entre os 20 primeiros, jamais foi pautada no Brasil. Mas nossos vizinhos argentinos, que talvez sejam jornalistas esportivos mais sérios do que nós, a fizeram. Ainda bem, pois é um documento insofismável de que o Santos dos anos 60 foi, com grande margem, o melhor time de futebol que já existiu. Forte abraço, Cello!

  8. É uma pena que a força comercial impere em nosso país. Grande parte do povo brasileiro gosta de ser enganado “A MASSA É BURRA”, a…se fosse os gambás e urubus, a matéria já estaria em todas as manchetes. Coitados dos curintianus, não param de justificar o mundial da FIFA.
    O importante é que o peixe foi e sempre será o melhor time de todos os tempos. Que mordam os cotovelos aqueles que acreditam na imprensa Brasileira.
    Não é à toa que temos o maior número de gols marcados do mundo…mais de 11.500 gols..
    Uma coisa eu tenho certeza: por mais que a imprensa empurre certos times com esse excesso de propaganda, não conseguirá fazer deles uma máquina arrasadora como a que o SANTOS foi, ou seja, equipe pra mandar no mundo, jamais….
    TODOS OS BRASILEIROS DEVERIAM SE ORGULHAR DO SANTOS FC POR ESTA CONQUISTA, POIS FOI UMA SURRA NA VOTAÇÃO, ONDE SÓ ESTAVAM OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS.
    OBRIGADO MARCELÃO…

  9. Ta faltando o expresso da vitória ai, pelo menos na frente de la maquina.

    Pode ser, Natanael. Não há uma pesquisa totalmente confiável e aquele Vasco era mesmo um timaço.

  10. Realmente o Santos sem dúvidas, Mas comparando os times dessa década o SÂO PAULO FC de 2005 é o melhor, cara naquele tempo o SÂO PAULO FC não era um simples clube, era uma seleção.

    Daquele São Paulo, quantos chegaram à Seleção Brasileira, Jayds?

  11. a seleção brasileira de 1970 foi escolhida como sendo o melhor time de todos os tempos, de acordo com uma enquete mundial conduzida pela revista World Soccer magazine, e divulgada nesta segunda-feira.

    De acordo com a revista, “o time brasileiro, que ganhou a Copa do Mundo de 1970 com grande estilo, tornou-se num mito, sendo o principal expoente do jogo bonito”.

    Já o segundo melhor time de todos os tempos é a Hungria de 1953, que viria a ser vice-campeã mundial do ano seguinte, enquanto o terceiro lugar ficou com a Holanda, vice-campeã do mundo em 1974, conhecida como “Carrossel Holandês”.

    Dentre os clubes, o primeiro a aparecer na lista é o Milan de 1989-90, que conquistou a Liga dos Campeões da Uefa. A equipe milanesa aparece na quarta colocação, deixando para trás o Real Madrid entre os anos de 1956 a 60 ficou com a sexta colocação.

  12. MATÉRIA MARAVILHOSA SOBRE O LENDÁRIO SANTOS FUTEBOL CLUBE DOS ANOS 60,O MELHOR TIME DA HISTÓRIA,CLUBE QUE SEMPRE REVELOU GRANDES JOGADORES,OS TORCEDORES DE TODO O BRASIL DEVERIA SE ORGULHAR DE UM TIME COMO O SANTOS QUE SEMPRE SERÁ LEMBRADO EM TODO O MUNDO O COMO O MELHOR TIME QUE O MUNDO JÁ VIU JOGAR.SANTOS,SEMPRE SANTOS.

  13. O time do Santos era indiscutivelmente um grande time. Mas, é de salientar que as cinco taças brasil foram precisos apenas 12 jogos, visto que, o time santista já figurava nas semi-finais. O mesmo diga-se em relação a Libertadores das Américas, quando os santistas conquistaram 2 títulos. Em relação aos Mundiais, sabe-se que os santistas tiveram a ajuda do apito amigo contra o Milan. Creio eu… O Maior time de todos os tempos jogavam Puskas e disterfano.

    Todas as suas informações estão erradas. Sugiro que leia o Dossiê, que será lançado em livro, e estude mais a história do futebol.

  14. É isso ai, o Santos f.c foi o melhor time da historia do futebol,assim como a seleçao brasileira de 70 tambem.

  15. CARA, SINCERAMENTE !!! NÃO COLOCAR O TIME DO FLAMENGO DE 81/83, JA MOSTRA COM TODAS AS LETRAS O TAMANHO DA IGNORANCIA DEPOSITADA NESSA ENQUETE, E A GRANDE FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL. EM TODA A HISTÓRIA DO FUTEBOL, SÓ EXISTE UM TIME QUE POSSA SER MELHOR QUE O FLAMENGO DE 1981 CAMPEÃO MUNDIAL. É O SANTOS DE 1962, TAMBEM CAMPEÃO MUNDIAL. TODAS AS OUTRAS EQUIPES DA ENQUETE, NÃO TEM A MINIMA CONDIÇÃO DE SER MELHOR DO QUE O FLAMENGO DE 1981. E AINDA TEM MAIS, SE VOCE ANALIZAR TODAS AS POSIÇÕES DO CAMPO ENTRE FLAMENGO DE 1981 E SANTOS DE 1962, VOCE CHEGARÁ A CONCLUSÃO QUE O FLAMENGO DE 1981, ÉRA MELHOR QUE O SANTOS DE 1962. VAMOS AOS FATOS: FUTEBOL É PROVADO !!! NÃO É FALADO DA BOCA PRA FORA NÃO. E VOU PROVAR ISSO AGORA.

    FLAMENGO 1981.
    —————

    01= RAUL PLASMA
    02= LEANDRO
    03= MOZER
    04= MARINHO
    06= JUNIOR
    05= ANDRADE
    08= ADILIO
    11= LICO
    10= ZICO
    07= TITA
    09= NUNES

    SANTOS DE 1962.
    —————-

    01= GILMAR
    02= LIMA
    03= MAURO RAMOS
    04= CALVET
    06= DALMO
    05= ZITO
    08= MENGALVIO
    11= PÉPE
    07= DORVAL
    10= PELÉ
    09= COUTINHO.

    * ESTÁ AE, AS DUAS ESCALAÇÕES. E AGORA VAMOS ANALIZAR QUEM ÉRA MAIS FORTE EM CADA SETOR DO CAMPO. NO GOL, NA ZAGA, L.DIREITA, L.ESQUERDA, MEIO DE CAMPO E ATAQUE.

    (GOL)= GILMAR X RAUL PLASMA. VENCEDOR= SANTOS

    (L.DIREITA)= LIMA X LEANDRO. VENCEDOR= FLAMENGO

    (ZAGA)= M.RAMOS E CALVET X MOZER E MARINHO. VENCEDOR= EMPATE

    (L.ESQUERDA)= DALMO X JUNIOR. VENCEDOR= FLAMENGO

    (MEIO DE CAMPO)= ZITO, MENGALVIO, PEPE E DORVAL X ANDRADE, ADILIO, ZICO, TITA E LICO. VENCEDOR= FLAMENGO

    (ATAQUE)= PELÉ E COUTINHO X NUNES. VENCEDOR= SANTOS

    * O SANTOS GANHA NO GOL E NO ATAQUE.
    * O FLAMENGO GANHA NA L.DIREITA, NA ZAGA, NA L.ESQUERDA E NO MEIO CAMPO.

    RESUMINDO:

    SANTOS= 2
    FLAMENGO= 4

    (OBS:)= OUTRO FATOR QUE O FLAMENGO LEVA UMA GRANDISSIMA VANTAGEM, É O FATO DO FLAMENGO TER CONQUISTADO O MUNDO NA DÉCADA MAIS FANTASTICA QUE O FUTEBOL JA TEVE, ANOS 80. JA O SANTOS CONQUISTOU O MUNDO NOS ANOS 60, DECADA MUITO INFERIOR TECNICAMENTE DO QUE A DECADA DE 80. MAIS POREM, UM FATOR QUE O SANTOS LEVA GRANDISSIMA VANTAGEM, É O FATO DE TER O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL. — MAIS SE VOCE ANALIZAR SETOR POR SETOR COMO FOI ANALIZADO E A DECADA QUE CADA CLUBE CONQUISTOU, O FLAMENGO SAI VENCEDOR. AS ESCALAÇÕES ESTÃO AE, ANALIZADAS EM TODOS OS SENTIDOS.

    (OBS)= COMO O SANTOS DE 62 É CONSIDERADO UMA LENDA E TEM O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, TEM QUE SE EXISTIR UM RESPEITO. ENTÃO SERIA MAIS JUSTO NÃO FALAR QUE UM É MELHOR DO QUE O OUTRO. MAIS NA ANALISE MAIS DO QUE PROVADA. O FLAMENGO ÉRA MELHOR !!!

    * OS DOIS MELHORES TIMES DE TODOS OS TEMPOS:

    1= FLAMENGO DE 1981
    2= SANTOS DE 1962

    Rssss. Caramba! Nem preciso perguntar para que time você torce, né? Essa análise de jogador por jogador é muito enganosa, mas se quiser fazer de uma maneira honesta, não há como não reconhecer que Gilmar, Mauro, Calvet, Zito, Mengálvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe são melhores dos que os flamenguistas das mesmas posições. Uma análise imparcial daria 9 a 2 para o Santos. Isso, considerando Leandro melhor do que o Lima, que é discutível. Lima foi duas vezes campeão mundial interclubes e titular do meio-campo na Copa de 1966. Teve mais peso na história do que Leandro. Grosso modo, só Junior ganharia de Dalmo. Abraço.

  16. CARA, SINCERAMENTE !!! NÃO COLOCAR O TIME DO FLAMENGO DE 81/83, JA MOSTRA COM TODAS AS LETRAS O TAMANHO DA IGNORANCIA DEPOSITADA NESSA ENQUETE, E A GRANDE FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE FUTEBOL. EM TODA A HISTÓRIA DO FUTEBOL, SÓ EXISTE UM TIME QUE POSSA SER MELHOR QUE O FLAMENGO DE 1981 CAMPEÃO MUNDIAL. É O SANTOS DE 1962, TAMBEM CAMPEÃO MUNDIAL. TODAS AS OUTRAS EQUIPES DA ENQUETE, NÃO TEM A MINIMA CONDIÇÃO DE SER MELHOR DO QUE O FLAMENGO DE 1981. E AINDA TEM MAIS, SE VOCE ANALIZAR TODAS AS POSIÇÕES DO CAMPO ENTRE FLAMENGO DE 1981 E SANTOS DE 1962, VOCE CHEGARÁ A CONCLUSÃO QUE O FLAMENGO DE 1981, ÉRA MELHOR QUE O SANTOS DE 1962. VAMOS AOS FATOS: FUTEBOL É PROVADO !!! NÃO É FALADO DA BOCA PRA FORA NÃO. E VOU PROVAR ISSO AGORA.

    FLAMENGO 1981.
    —————

    01= RAUL PLASMA
    02= LEANDRO
    03= MOZER
    04= MARINHO
    06= JUNIOR
    05= ANDRADE
    08= ADILIO
    11= LICO
    10= ZICO
    07= TITA
    09= NUNES

    SANTOS DE 1962.
    —————-

    01= GILMAR
    02= LIMA
    03= MAURO RAMOS
    04= CALVET
    06= DALMO
    05= ZITO
    08= MENGALVIO
    11= PÉPE
    07= DORVAL
    10= PELÉ
    09= COUTINHO.

    * ESTÁ AE, AS DUAS ESCALAÇÕES. E AGORA VAMOS ANALIZAR QUEM ÉRA MAIS FORTE EM CADA SETOR DO CAMPO. NO GOL, NA ZAGA, L.DIREITA, L.ESQUERDA, MEIO DE CAMPO E ATAQUE.

    (GOL)= GILMAR X RAUL PLASMA. VENCEDOR= SANTOS

    (L.DIREITA)= LIMA X LEANDRO. VENCEDOR= FLAMENGO

    (ZAGA)= M.RAMOS E CALVET X MOZER E MARINHO. VENCEDOR= FLAMENGO

    (L.ESQUERDA)= DALMO X JUNIOR. VENCEDOR= FLAMENGO

    (MEIO DE CAMPO)= ZITO, MENGALVIO, PEPE E DORVAL X ANDRADE, ADILIO, ZICO, TITA E LICO. VENCEDOR= FLAMENGO

    (ATAQUE)= PELÉ E COUTINHO X NUNES. VENCEDOR= SANTOS

    * O SANTOS GANHA NO GOL E NO ATAQUE.
    * O FLAMENGO GANHA NA L.DIREITA, NA ZAGA, NA L.ESQUERDA E NO MEIO CAMPO.

    RESUMINDO:

    SANTOS= 2
    FLAMENGO= 4

    (OBS:)= OUTRO FATOR QUE O FLAMENGO LEVA UMA GRANDISSIMA VANTAGEM, É O FATO DO FLAMENGO TER CONQUISTADO O MUNDO NA DÉCADA MAIS FANTASTICA QUE O FUTEBOL JA TEVE, ANOS 80. JA O SANTOS CONQUISTOU O MUNDO NOS ANOS 60, DECADA MUITO INFERIOR TECNICAMENTE DO QUE A DECADA DE 80. MAIS POREM, UM FATOR QUE O SANTOS LEVA GRANDISSIMA VANTAGEM, É O FATO DE TER O MELHOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL. — MAIS SE VOCE ANALIZAR SETOR POR SETOR COMO FOI ANALIZADO E A DECADA QUE CADA CLUBE CONQUISTOU, O FLAMENGO SAI VENCEDOR. AS ESCALAÇÕES ESTÃO AE, ANALIZADAS EM TODOS OS SENTIDOS.

    (OBS)= COMO O SANTOS DE 62 É CONSIDERADO UMA LENDA E TEM O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS, TEM QUE SE EXISTIR UM RESPEITO. ENTÃO SERIA MAIS JUSTO NÃO FALAR QUE UM É MELHOR DO QUE O OUTRO. MAIS NA ANALISE MAIS DO QUE PROVADA. O FLAMENGO ÉRA MELHOR !!!

    * OS DOIS MELHORES TIMES DE TODOS OS TEMPOS:

    1= FLAMENGO DE 1981
    2= SANTOS DE 1962

  17. faltou o allejo nessa seleção, como pode deixar o maior de todos os tempos de fora :mrgreen:

  18. (ANONIMO ), —— O FLAMENGO CONQUISTOU O MUNDO NA DECDA DE 80 ( A DECADA MAIS FANTASTICA DA HISTÓRIA DO FUTEBOL TECNICAMENTE FALANDO ). ÉRA MUITO MAIS DIFICIL SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES E MUNDIAL NOS 80 DO QUE NOS ANOS 60. NA CONVOCAÇÃO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA TAMBEM ÉRA A MESMA COISA. NA DECADA DE 80, A MAIORIA DOS TIMES ERAM BONS E TINHAM CRAQUES. NA DECADA DE 60 TAMBEM, MAIS NEM SE COMPARA COM A DECADA DE 80 NESSE QUESITO. A LIBERTADORES NOS ANOS 80 ÉRA UMA GUERRA, MUITO MAIS DIFICIL QUE HOJE E TAMBEM MUITO MAIS DIFICIL QUE NOS ANOS 80. O FUTEBOL NA DECADA DE 80 TAMBEM ÉRA MUITO MAIS VIOLENTO E MUITO MAIS DIFICIL DE SE JOGAR. PRA UM JOGADOR CONSSEGUIR UMA CONVOCAÇÃO PAREA A SELEÇÃO BRASILEIRA NOS ANOS 80, TINHA QUE SER MUITO ACIMA DA MEDIA. EM CADA POSIÇÃO TINHAM VARIOS E VARIOS JOGADORES, E O JOGADOR DISPUTAVA UMA VAGA COM MUITOS NA SUA POSIÇÃO. BEM, ACHO QUE VOCE JA ENTENDEU O QUE EU QUIS DIZER !!!

    NÃO É ATOA QUE O FLAMENGO HOJE TEM A MAIOR TORCIDA DO MUNDO COM MAIS DE 35 MILHOES DE TORCEDORES !!! JUSTAMENTE POR CAUSA DAQUELE TIME QUE CONQUISTOU O MUNDO NA DECADA MAIS FANTASTICA DO FUTEBOL.

    (SOBRE TITULOS)= ISSO É MUITO RELATIVO CARA. MUITO PERNA DE PAU JA GANHOU COPA DO MUNDO !!! E SE EU FOR FAZER UMA LISTA AQUI, VAI TRAVAR O SITE.
    TALVES UNS CINCO A SEIS JOGADORES DESSE TIME DO SANTOS E 1962, NEM SERIAM TITULARES DA SELEÇÃO NA COPA DE 82.

    (SOBRE JOGADORES)= TIRANDO PELÉ, NENHUM DESSES JOGADORES DO SANTOS DE 1962, É MELHOR DO QUE O (ZICO). NENHUM !!!

    OS DOIS MELHORES LATERAIS DIREITOS DO BRASIL EM TODOS OS TEMPOS É ( LEANDRO E C.ALBERTO TORRES ).

    OS TRES MELHORES LATERAIS ESQUERDOS DO BRASIL EM TODOS OS TEMPOS É ( N.SANTOS, JUNIOR E R.CARLOS ).

    APESAR DE NÃO TER VISTO JOGAREM, MESMO ASSIM DUVIDO MUITO, MAIS DUVIDO MUITO MESMO QUE QUALQUER UM DOS DOIS M.RAMOS OU CALVET SEJAM MELHORES QUE O MOZER. DUVIDO MUITO. MOZER E MARINHO ÉRA UMA DUPLA DE ZAGA SENSACIONAL QUE PARAVA ATAQUES FORTISSIMOS DA QUELA DECADA DE 80 QUE TEVE OS MELHORES JOGADORES OFENSIVOS DE TODOS OS TEMPOS NO QUESITO (QUANTIDADE). MAIS PRA NÃO SER MUITO RADICAL, VOU COLOCAR EMPATADA A DISPUTA ENTRES AS DUPLAS DE ZAGA.

    SOBRE O MEIO DE CAMPO, ACHO QUE O FLAMENGO LEVA UMA GRANDISSIMA VANTAGEM POR CAUSA DO ZICO. O SANTOS TAMBEM TINHA UM MEIO DE CAMPO FANTASTICO, MAIS O ZICO DESAMPATA A DISPUTA NO MEIO DE CAMPO. NESSE SETOR O FLAMENGO É SUPERIOR.

    NO ATAQUE, O SANTOS DA UMA LAVADA NO FLAMENGO. O SANTOS TINHA PELÉ E COUTINHO. PELÉ O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS E COUTINHO QUE ÉRA UM CENTRO-AVANTE ESPETACULAR E MUITO MELHOR QUE O DO FLAMENGO QUE POR SINAL SÓ TINHA UM JOGADOR NO ATAQUE, NUNES.

    RESUMINDO.
    ————–

    O SANTOS GANHA NO GOL, POIS GILMAR ÉRA MUITO MELHOR QUE O RAUL. E TAMBEM GANHA NO ATAQUE PELÉ E COUTINHO QUE ÉRA FORA DO NORMAL.

    O FLAMENGO GANHA NA L.DIREITA, NA L.ESQUERDA E NO MEIO DE CAMPO POR QUE ALEM DOS OUTROS SEREM TODOS ACIMA DA MEDIA, TINHA O SEGUNDO MELHOR JOGADOR DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO. UM MEIA ARMADOR QUE TEM NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 826 GOLS NA CARREIRA E QUARTO MAIOR ARTILHEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA MESMO JOGANDO NESSA POSIÇÃO. SOU SEJA, UM FORA DE SERIE. (ZICO).

    NA ZAGA, COLOCO EMPATADA A DISPUTA !!! MAIS AFIRMO E REAFIRMO. O MOZER ÉRA MELHOR !!!

    RESULTADO:
    —————

    FLAMENGO (3) = L.DIREITA, L.ESQUERDA E MEIO DE CAMPO.

    SANTOS (2)= GOL E ATAQUE.

    DUPLA DE ZAGA = (EMPATE).

    * O FLAMENGO DE 1981 ÉRA MELHOR !!! 3 A 2.

    • Antonio Alberto

      Nunca vi tamanha falta de conhecimento da história do futebol como neste comentário. Nunca houve e acredito nunca haverá um ti- me de futebol parecido ao Santos da década de 60. Comparar o Santos daquela ocasião, onde os jogadores ganharam absolutamente tudo, inclusive várias Copas do Mundo de Seleções com o time do Flamengo, qualquer que seja ele, é um pecado que somente quem não conhece futebol, como parece ser o caso do Sr. Mateus, comete. Aliás, somente a título de comparação, devo afirmar, por ter visto ambos os times jogarem, que o Santos daquela época, talvez o da época presente possa apanhar igual, NUNCA apanharia do Paysandu de 3 a 0, do Colorado do Paraná de 4 a 0, do Botafogo e do Vasco da Gama de 3 a 0, ou mesmo empataria com o Uberaba no Marcanã por 1 a 1, como o Flamengo de 1981, tido pelo Sr. Mateus como o melhor de todos os tempos (pasmem) o fez.

  19. O melhor time do mundo na minha opiniao e o barcelona so de ter messi, xavi ,puyol e v. Valdez

  20. São Paulo de 92 ganha de todos estes.
    Zetti; Vitor, Adilson, Ronaldo e Ronaldo Luiz; Cerezo, Pintado, Raí e Cafu; Palhinha e Muller. Técnico: Telê Santana.

    Desculpe, mas o único pintado bom que eu conheço é o na brasa. E Palhinha é pra enrolar fumo de corda.

  21. dhonattan paulino cardoso

    Bom eu colocaria o são paulo de Tele Santana Rai muller era um grande time que ganhou duas liberadores e dois mundiais consecutivos e um campeonato brasileiro derrotando grandes time,eram um grande time bem montado em campo com um forte ataque e uma defesa bem consistente o melhor time da década de 90.

  22. Gostei muito, sou Santista de Coração, Corpo e Alma. Quero receber novidades sobre o Santos e quero ser Sócio. Moro em Maringá, no Paraná.

    Abraços.

  23. Odir

    parabéns pela matéria .Sou colorado ,mas amo futebol e sua história .A imprensa brasileira é um saco.O tal Mauro Beting só falta ter orgasmos ao falar dos europeus .O Esporte Interativo nem se comenta .
    Sou fã do Santos da década de 60.Assim como do Inter da década de 1970.O Flamengo da década de 1980.
    O Barcelon atual não está nem entre os cinco de todos os tempos.
    1ºSantos de Pelé
    2ºReal de Puskas e Di Stéfano
    3ºMilan de Van Basten
    4ºAjax de Cruiff
    5ºBayer de Beckenbaeur
    6ºHonved de Puskas
    7ºRiver da década de 1940:La Maquina
    8º°Benfica de Eusébio
    9ºInter de Falcão
    10ºSão Paulo de Telê
    11ºBarcelona de 2011

    O que acontece é que o Barça é o melhor time da época em que o futebol europeu virou tendência ,modinha e passou a ser bajulado sem precedentes no Brasil….

  24. Eu sou santista,acho que o flamenguista tem um pouco de razão,mas,só um pouquinho,uns 20 por cento,o santos do 1° semestre de 2010 com exceção da zaga jogaria de igual p/ igual com qualquer time,talvez tenha um pouco de exagero, no que tenso referente ao Barça e real se vierem jogar o campeonato brasileiro,com todos os nossos times,bem,nem entre os 5 primeiros eles ficarão!essa é minha opinião endependente do resultado do mundial.,santos santos sempre santos

  25. 1.santos de pelé
    2.botafogo de garrincha
    3.real madrid de di stefano
    4.barcelona de messi
    5.flamengo de zico

    • SOU FLA, MAS ESTAÁ CORRETA A ANALISE DO WHERVERSON. POIS EXISTE MUITA IGNORANCIA, CADA UM COLOCA O SEU TIME COMO MELHOR< FUGINDO DA REALIDADE

      • Não incluir os dois melhores Botafogos da História, o primeiro de Garrincha, Nilton Santos, Didi, Amarildo, Zagallo e Quarentinha, o segundo de Jairzinho, Gérson, Paulo César, Roberto, Rogério, Leônidas e Manga nessa enquete é muito desconhecimento de futebol. Inclusive porque o grande Santos de Pelé, que levou a melhor na maioria dos jogos contra o Botafogo de Garrincha, passou 10 anos sem ganhar do Botafogo de Jair e Gérson. Este fantástico segundo grande time do Botafogo ganhou TUDO o que disputou, a exemplo do Santos, inclusive porque não teve a oportunidade de jogar e ganhar a Libertadores pelo fato da CBD ter retirado os times brasileiros da disputa entre 1965 e 70.
        :!:

  26. Todos eram grandes times, mais então esquecendo de um,que o Santos do Pelé eram um timaço todos sabem,mais o que os outros esquece é que nesse tempo existia um time que não só jogava de igual pra igual com o Santos como também conseguia vencer o santos. Era o Palmeiras. Acho que essa listra deveria ter a Academia do palmeiras que mesmo com o Santos de pelé eo Botafogo de garricha foi considerado o melhor time do Brasil na época. a ponto de ser chamado para representa a seleção brasileira em um amistoso com a Seleste olimpica do Uruguai. E goleou por 3 x 0 a seleçao que tinha acabado de consegui a classifição para a copa de 1966 de forma invicta.Por isso seria mais que justo colocar o Palmeiras nessa lista de grandes times.

  27. O tão decantado Real Madri de Puskas e Di Stéfano cansou de perder para o Expresso da Vitória.
    A falta do Vasco e da Academia do Palmeiras, parece uma omissão imperdoável. O que vc acha, caro Odir?

    Não vi o Vasco dos anos 40 jogar. Quanto à Academia do Palmeiras, era um ótimo time, mas inferior ao Santos.

  28. ricardo fernandes leite

    PARABÉNS CARO ODIR,

    É DISSO QUE ESSES JORNALISTAS BABACAS TEM QUE SABER A RESPEITO DO FUTEBOL BRASILEIRO.
    SEMPRE FOMOS E SEMPRE SEREMOS OS MELHORES DO MUNDO.
    FICO FELIZ AO SABER QUE EXISTEM PESSOAS QUE NÃO
    SOFREM DO COMPLEXO DE VIRA-LATAS.

  29. SANTOS time com 6 letras que popularizou o futebol brasileiro.SANTOS o melhor time de todos os tempos pela qualidade do seu futebol alegre e divertido de assistir.Time das grandes conquistas.
    SOBERANO entre os grandes do futebol mundial.Só quem é santista sabe o orgulho que é dizer é campeão todo ano e quando isso não acontece nos não ficamos desapontados pois nos nunca vamos te abandonar peixe.
    NASCER ,VIVER E NO SANTOS MORRER É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER!GOOOOOOOOOOOOLL!!!!!!!

  30. Então Odir, legal a matéria. Mas o Vasco da década de 40 foi um dos maiores esquadrões do futebol mundial. Não é à toa que ganhou o nome de Expresso da Vitória. Foi o primeiro time brasileiro a ganhar um torneio Internacional (Campeão Sul-americano) e em cima do River Plate, Di Stéfano. Depois foi campeão do mundo em cima do Real Madri do mesmo Di Stéfano, lá na Europa! Tem gente que acha que o mundo começou na década de 60…e pior aqueles que acham que começou na década de 80.

  31. O melhor time da história, disparado, é o atual Barcelona de Guardiola. A prova está todas as semanas diante de nós, com exibições máginas. Basta procurar no Youtube. O Santyos de Pelé foi mistificado. Desafio qualquer um a comparar o Santos de Pelé com o atual Barcelona e, honestamente, tirar suas conclusões sem patriotismo barato.

  32. eu sou santista roxa, e sempre achei o Santos da era Pelé, o melhor time de todos os tempos, mas de uns tempo pra ca eu acho o barcelona de agora, junto com o santos os melhores times da historia,mas o santos de agora sem duvida é o melhor time do ano 2000, e ainda sofro com o sapeco, do santos no fim do ano passado ñ me pergunto pra quem eles levaram esse sapeco!!!

  33. É duro vcs terem que admitir que o Vasco dos anos 40 foi o maior time de todos os tempos… Ganhou o River Plate (La Máquina) considerado a Primeira Libertadores da América… Ganhou do Real Madrid (Di Stéfano) por 4 x 3 em um campeonato que ainda será reconhecido como mundial… para justiça ser feita…

  34. Márcio Augusto

    Meu caro

    Dizer que pintado é bom na brasa e que palhinha é para enrolar o fumo é uma demonstração de falta de respeito com jogadores que foram muito importantes num esquadrão que foi um dos maiores de todos os tempos.

    Não é em vão que uma equipe de futebol ganha duas Libertadores e dois Mundiais consecutivos jogando um futebol de alta categoria e derrubando dois grandes times na época que eram Barcelona e Milan.

    Considero sim o Santos o time mais espetacular de todos os tempos. Tenho o meu time de coração mas não sou cego, sei reconhecer o que cada cada clube representou no cenário futebolístico.

    O time montado por Telê talvez não tivesse uma grande expressão individual, no entanto era um time que jogada por música. Ofensivo, insinuante e, acima de tudo, vencedor. Comprovou com os inúmeros títulos conquistados.

    É sim um dos maiores esquadrões de todos os tempos!

  35. piada de mau gosto!

    Cadê o Vasco 1948/49 ??????

    só pode ser piada de mau gosto!

  36. CAROS LEITORES, SE O AMIGO ABAIXO PLEITEIA O TIME DO FLAMENGO DE 81/83… QUANTAS ESCALAÇÕES DO BOTAFOGO EU DEVERIA REPETIR AQUI E QUANTAS SERIAM VOTADAS COMO A MELHOR? POR ISSO EM PARTE EU CONCORDO COM ELE, DE QUE REALMENTE QUEM AVALIOU ISSO DEVE ESTAR DE BRINCADEIRA… LAMENTO MUITO POR ESQUECEREM DAS ESCALAÇÕES QUE PROTAGONIZARAM OS MELHORES ESPETACULOS DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL…E COLOCAR UMA ESCALAÇÃO DO SANTOS APENAS É BRINCADEIRA MEU AMIGO… POR ISSO NAO DOU CREDIBILIDADE A ESSE MONTE DE FANFARROES QUE ESTÃO EM CANAIS ESPORTIVOS TORCENDO PARA SEUS TIMES… CASO LAMENTAVEL E RIDICULO DESSE RENATO MAURICIO PRADO, ME DA NAUSEAS QUANDO ESSE CARA ABRE A BOCA PARA FALAR DA RODADA DE FUTEBOL. EMISSORAS, PELO AMOR DE DEUS… COLOQUEM PESSOAS QUALIFICADAS, JORNAIS E REVISTAS PRESTEM ATENÇÃO NO QUE ESSES CARAS ANDAM FALANDO. ESSE MONTE DE ENGODO QUE TENTAM EMPURRAR GUELA A BAIXO DOS SEUS LEITORES… DEVERIAM RESPEITAR MAIS QUEM SUSTENTA ESSAS INSTITUIÇÕES.
    SEM MAIS,

  37. Marcelo Ribeiro Simões

    Olá,

    Estou procurando o ranking dos clubes com maior número de gols até hoje. Não me refiro a número de gols em uma única partida, mas em todas desde sua fundação.
    Ouvi dizer que o Santos FC é o clube com maior número de gols até hoje.
    Será que alguém pode me ajudar? :?: :?: :?:

  38. :razz:

    :lol:

    SANTOS DE PELÉ, BOTAFOGO DE GARRINCHA,REAL MADRID DE DI STEFANO, FLAMENGO DE ZICO E BARCELONA DE MEEESI… O RESTO É RESTO.

  39. sou fa de futebol
    na minha opiniao
    que e unanimi

    santos /de pele

    botafogo /de garrinha

    real madri/na decada de 40

    flamengo /de zico

  40. são paulo futebol clube,o tricolor mais amado do brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink: :twisted: :grin: :!: :razz:

  41. cade o milan powwwwwww

  42. salvador meira chaves

    rua isaac rubi esse fiamenguista etão de brincadeira em quere compara o santos de pele com flamengo de zico vc não figura nem se quer figura entre os 40 primeiros colocados não tem coparação santos santos santos sempre santos um orgulho que nem todos podem ter.

Comente à vontade. Sua opinião é importante mesmo. Mas não ofenda, não escreva palavrões, não use apenas letras maiúsculas. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>