Terminou às duas e meia da madrugada, mas valeu a pena ter ficado acordado. Nem o mais fanático santista poderia imaginar que o programa de entrevistas de maior prestígio da tevê brasileira, o “Programa do Jô”, dedicaria todo o seu tempo a um time de futebol. Artista, culto, apreciador do futebol bonito, Jô Soares convidou todo o time do Santos, comissão técnica e o presidente Luís Álvaro, para conversar com ele no programa que foi gravado ontem e pôde ser visto nesta madrugada.

Dividido em quatro blocos, o programa mostrou uma bem editada coletânea dos gols da meninada, clips de gols de Pelé, uma gravação de Zeca Baleiro cantando o hino do Santos e, é claro, muita conversa descontraida e muitos risos. Coitado do Madson, foi tirado pra Cristo. Jô até pediu para medir o rapaz, para ver se tinha mesmo 1,60m. Bem, ao menos isso, ele tem.

Nem todos os titulares foram. Paulo Henrique, Marquinhos, Edu Dracena, Durval, Arouca, Pará, Léo e Wesley não compareceram. Mas lá estavam Robinho, Neymar, Madson, André e Felipe, entre outros.

Seu Laor não cabia em si de felicidade e chegou a prometer que, se depender dele, esses jogadores vão permanecer muitos anos no Santos. Na platéia, Wagner Ribeiro, empresário de Neymar, engoliu em seco.  

O Jô poderia estar melhor preparado. Poderia falar das marcas que esse time artilheiro tem conseguido, uma primazia mundial nesta temporada. Mas, de qualquer forma, o futebol-arte viveu um momento histórico.

Com essa deferência inédita ao Santos, Jô Soares, provavelmente o comunicador mais gabaritado da tevê brasileira, prova que não importa a competição na qual o time está inserido, mas a qualidade do futebol que está jogando.

Mesmo sem estar na Copa Libertadores, o Santos é o time sul-americano do momento. Pela beleza de seu jogo, pela coragem de ser ofensivo, pela alegria de praticar futebol – atributos que, estamos carecas de dizer, fazem parte de sua vocação atávica, de seu destino, de seu código genético.

Até as três da manhã o site do Programa do Jô ainda não tinha o filme da entrevista com o Santos, mas quem sabe agora ele já esteja lá. Dê uma checada.

Clique aqui para ver o início da entrevista do time do Santos no Programa do Jô

Coletânea de gols de Pelé no programa do Jô

Clique AQUI para ver Zeca Baleiro cantando o hino do Santos no Jô

Veja gols dos Meninos no Programa do Jô