Torcida do Vasco ainda é maior do que a do Santos? Por quanto tempo?

Quem freqüenta este blog já deve ter percebido o auê que deu o último post, baseado nas milhões de apostas da Timemania, mostrando o crescimento da torcida do Santos – a ponto de ultrapassar, entre outras, a tradicional torcida vascaína. Em uma reação orquestrada por um blog carioca, centenas de torcedores do time da Cruz de Malta invadiram a caixa de comentários para protestar contra o que eles consideram uma informação absurda.

Argumentam, e com razão, que em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, além de outros do Norte/Nordeste do País o numero de vascaínos é muito maior do que o de santistas, que tem os seus redutos no Estado de São Paulo (o mais populoso da nação, com 41 milhões de habitantes) e Paraná.

Este blog não tem a pretensão de ser o dono da verdade e nem vai ficar batendo boca com torcedor apaixonado. Procuro encarar toda crítica como construtiva, mesmo aquelas que não são (apesar de um ou outro mais exaltado e mal-educado, a maioria dos vascaínos protestou com civilidade e por isso tantos comentários foram liberados).

Confio na Timemania como um fator importante de consulta para se saber o tamanho real das pesquisas. Admito, porém, depois de analisar a questão com profundidade, que o Vasco pode ser uma exceção, pois o clube mostrou-se contra a Timemania e estimulou seus torcedores a não apostar nela.

Os próprios vascaínos reconhecem que hoje o Santos atrai mais a atenção do público, pelo bonito futebol que tem jogado – futebol que gostariam de ver praticado pela equipe de São Januário –, mas acreditam que isso não muda o tamanho de uma torcida da noite para o dia.

O processo de aumento ou diminuição de uma torcida pode ser lento, mas acontece e é devido, principalmente, aos resultados em campo. Quem engrossa as fileiras futuras de uma massa de torcedores são as crianças de hoje, e dentre elas certamente a maioria tem optado pelos Meninos da Vila.

Porém, ao analisar, humildemente, as muitas ponderações dos vascaínos e estudar um pouco mais a história e a forma de processamento da Timemania, admito que o Vasco deve, como nos últimos anos, continuar a ter uma torcida maior do que a do Santos.

Entretanto, só mesmo uma pesquisa mais séria poderá resolver isso. Se é verdade que o Santos lidera em menos Estados, a verdade é que lidera em alguns dos mais populosos. Por outro lado, os torcedores do Norte e Nordeste torcem também para seus times locais. Resta saber se ao terem de definir apenas uma equipe, escolheriam outra que não é de seu Estado.

Esta dúvida só poderá ser resolvida com uma pesquisa abrangente, que não se restrinja a poucas pessoas, como as que têm sido feitas até agora. De qualquer forma, Vasco da Gama e Santos têm uma história de grandes jogos e muita amizade, e não será este pequeno blog que atrapalhará isso. Aos vascaínos, que sejam bem-vindos e demonstrem, democraticamente, seu ponto de vista – mesmo quando totalmente contrários aos meus.

E se ficar comprovado que o Vasco continua com uma torcida maior do que a do Santos, só me resta dizer; Parabéns! Porém, que arrumem o time, ou isso deixará de acontecer em pouco tempo.

Saudações Alvinegras!