Um Santos que poderia ser invencível, como foi o Barça na temporada passada.

SANTOS 2010, HIPOTÉTICO

—————Renan—————
————————————–
————–Durval—————
————————————-
——E. Dracena—–Léo——–
————————————-
————–Arouca————–
————————————-
–Wesley————-Zé Roberto
————————————-
———–P. Henrique———–
————————————-
—-Robinho———Neymar—
————————————-
—————André————–

E O BARÇA, CAMPEÃO DE TUDO NA TEMPORADA 2008/09 *

————-V. Valdez————-
————————————-
—————Puyol—————
————————————-
——Piqué————Abidal—-
————————————-
————–Y. Touré————
————————————
–D. Alves————–Iniesta–
————————————
—————Xavi—————
———————————–
—-Messi————Henry—-
———————————–
————–Eto’o—————

*jogou nesse esquema em algumas partidas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões.

CONFRONTO DOS JOGADORES:
nessa comparação, considero a fase atual dos jogadores santistas e a fase que atravessavam os jogadores da equipe catalã na temporada passada.

RENAN X VALDEZ – acredito muito no arqueiro revelado pelo Internacional. Já Valdez não faz jus à sua fama. EMPATE.

DURVAL X PUYOL – o espanhol é mais jogador, fácil. PUYOL.

E. DRACENA X PIQUÉ – embora o nosso veterano seja bom de bola, zagueiro clássico, o jovem Piqué é brilhante. PIQUÉ.

LÉO X ABIDAL – na minha opnião, o francês nunca foi mais jogador que Léo, ainda que tenha mais força física para dar combate. LÉO.

AROUCA X Y. TOURÉ – Na marcação, se equivalem, mas Arouca tem sua saída de bola em velocidade, rara característica na posição. AROUCA.

WESLEY X D. ALVES – No apoio pela direita, Dani Alves dá um banho em qualquer um. DANIEL ALVES.

Z. ROBERTO X INIESTA – Iniesta é um dos melhores do mundo, em qualidade técnica e condução de bola. Mas há de se respeitar o grande Zé Roberto. EMPATE.

P.H. GANSO X XAVI – Xavi é um armador de enorme classe, inteligência e precisão. Mas Ganso também é tudo isso, e é mais gênio. GANSO.

ROBINHO X MESSI – Claro que dá Messi, o argentino é o melhor do mundo. Curioso é que quando surgiram, Robinho era o mais promissor. No entanto… MESSI.

NEYMAR X HENRY – Aquele Henry que jogou no Arsenal rivalizaria de igual para igual com o jovem santista, talvez até o superasse. Mas entre o Henry de 2008/09 e Neymar 2010, não há dúvidas. NEYMAR.

ANDRÉ X ETO’O – Até o momento, André não dá sinais de que possa superar o camaronês. Este é mais veloz, mais goleador. É mais jogador. ETO’O.

RESULTADO FINAL
SANTOS 4 X 5 BARCELONA (2 empates).

SOBRE O CONJUNTO: o Barcelona tem um conjunto fantástico, que já está entrosado há um bom tempo. Num confronto hipotético esse fator poderia ser determinante, mas acredito que o conjunto desse possível Santos seria tão bom quanto o do Barça, pois também conta com jogadores versáteis, técnicos e velozes, características necessárias para a eficiência do esquema.

COMENTÁRIO: essa situação é uma hipótese, apenas, mas perfeitamente possível. São só dois jogadores – contratáveis – a reforçar o time do Santos, além, é claro, da difícil permanência de Robinho. Já a utilização desse esquema tático (3-4-3), seria inevitável. Zé Roberto viria para jogar, Robinho não sai do time. Tampouco Wesley. Mais provável, verdade, que Dorival camuflasse um pouco o esquema ultraofensivo, colocando Wesley na lateral-direita e puxando Zé Roberto para jogar de segundo volante. Entretanto, no decorrer da partida, pelas características dos jogadores, o esquema acabaria ficando parecido com o descrito no início, lá em cima. Observe:

————-Renan————-
———————————-
—-E. Dracena—Durval—–
————————–Léo—
———————————
Wesley——Arouca———
——————Zé Roberto-
———————————
———————————
——-P. Henrique———–
——————————–
Robinho———-Neymar–
——————————–
————-André———–

Desse modo, o Santos poderia ter o melhor time do mundo, bem próximo ao que foi o Barça na temporada passada.
A comparação de jogador por jogador foi feita para mostrar o potencial da equipe santista, tendo como parâmetro o mais alto futebol do Barcelona 2008/09. Só pra frisar: esse time é considerado por muitos o melhor Barça de todos os tempos.
Acharam a comparação absurda? O esquema tático inviável? Ou acham realmente que é possível o melhor clube do mundo ser um brasileiro?