Pena não ter dado tempo de postar antes do início da Copa, pois eu ia justamente explicar porque acreditava que a África do Sul não perderia para o México. Entretanto, fui surpreendido com o jogo e a atuação do árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, que não ajudou o time da casa, como eu poderia prever, ao contrário: deixou de dar um pênalti a favor dos anfitriões. De qualquer forma, o empate em 1 a 1 foi justo, assim como o empate de 0 a 0 entre França e México. Neste último, se quisesse, o árbitro japonês poderia ter expulsado um francês antes de mandar um uruguaio ro chuveito. Mas o 0 a 0 também foi merecido.

Hoje, às 11 horas (horário do Brasil) é que teremos um jogo bom de ver. Falam maravilhas da Argentina de Maradona, que o próprio definiu como um Rolls Royce pilotado por Messi. Mas ter um bando de bons jogadores não quer dizer ter um time bom. Acho que los hermanos não vencerão a Nigéria, assim como acredito que a tão badalada Inglaterra terá de suar sangue para passar pelos Estados Unidos (não me surpreenderia se, a exemplo de 1950, os norte-americanos aprontassem uma zebra em cima de seus irmãos da Europa).

Ainda há mais um jogo neste sábado, Coréia do Sul e Grécia, mas este não acordarei cedo para ver. Se bem que a Coreia do Sul chegou às semifinais da Copa de 2002, não?

Do que vi nesta Copa, acho que se o Santos vestisse a camisa do Brasil, só pecisaria de um ou outro reforço para se tornar um time imbatível. Nenhum time e nenhum jogador se destacou. Nenhum mostrou um meia como o Ganso. Bem, na verdade, a melhor atuação individual nos dois jogos foi a do goleiro da África do Sul, Khune. Que reflexo, que agilidade!

E o gol mais bonito, sem duvida, foi o de Tshabalala, também da África do Sul, provando que a bola pode não ser uma maravilha, mas quando bem chutada vai direitinho no ângulo.

Bem, espero com ansiedade o jogo da Argentina, pois algo me diz que a Nigéria, jogando no seu continente, será um adversário bem mais perigoso do que os especialistas imaginam. E você, leitor e leitora, o que tem achado da Copa e o que espera dos jogos deste sábado?