A torcida do Santos passou a ser renovada e a crescer na mesma proporção do aumento do uso da Internet. Alternativa contra as verdades impostas pela grande imprensa, os blogs e sites de santistas proliferaram e preencheram a necessidade do torcedor de acompanhar mais de perto seu time. O clube soube assimilar muito bem esta tendência e hoje um dos instrumentos mais eficazes do marketing santista é a SantosTV, a número um entre as tevês de clubes do Brasil.

Há duas semanas a SantosTV já tinha alcançado a marca de 288 vídeos em 2010, média de dois por dia. Seu canal no Youtube contava com 7.010.000 visualizações e tinha 7.700 inscritos – desempenho superior a qualquer outra concorrente no país.

A SantosTV foi lançada em 2007, ainda na gestão de Marcelo Teixeira. A princípio usada apenas para notas oficiais, passou a ser um importante instrumento de divulgação do time – mergulhando nos treinos e vestiários – a partir do momento em que passou a ser coordenada pelo assessor de imprensa Arnaldo Hase e ter como editor executivo o jovem Cássio Barco, além de Diogo Venturelli e Sergio Gonzaga.

Nem é preciso dizer que são todos jovens os que estão por trás da câmera e das pautas da SantosTV. Como se seguissem o conselho imortal de Glauber Rocha – uma câmera na mão e uma idéia da cabeça –, os rapazes produzem em profusão, incansavelmente. Graças a eles e à boa vontade dos jogadores e do técnico Dorival Junior, o mundo pôde acompanhar o dia-a-dia do time sensação no primeiro semestre deste ano.

Formado em jornalismo, santista de nascimento e de coração, Cássio Barco tem apenas 23 anos (nasceu em 05/05/1987), mas impressiona pelo profissionalismo e pela ousadia. “Este mês lançaremos o acervo de imagens antigas”, anuncia ele, com a naturalidade de quem acha tudo tão normal que nem merece congratulações.

Mas merece. O maior patrimônio do Santos é sua riquíssima história. Sem pessoas que trabalhem por ela e a divulguem, um pedaço da alma santista se perderá para sempre. Esses meninos, com essa câmera na mão e idéias fervilhando na cabeça, são tão craques como os que fazem gols e ganham títulos para o Peixe.

Dia 30, documentário sobre o título paulista

As produções estão se sofisticando. Prova da qualidade da turma é que o Fantástico, da Rede Globo, usou imagens da SantosTV para um especial sobre os \meninos da Vila. Quando Mano Menezes convocou o Quarteto Santástico, provocando uma explosão de alegria em Neymar, Ganso e Wesley, que acompanhavam o anúncio no CT Rei Pelé, foram as imagens da SantosTV que enriqueceram as matérias sobre o evento nas tevês abertas.

Dia 30 deste mês, segunda-feira, será lançado o documentário sobre o título paulista deste ano, produzido pela equipe da SantosTV. Em novembro será a vez do documentário sobre a Copa do Brasil.

Recentemente a dinâmica emissora promoveu um concurso para escolher a melhor interpretação do hino oficial do Santos (Sou alvinegro da Vila Belmiro…). Vieram vídeos de todos os cantos do planeta: Estados Unidos, Japão, Portugal… Este tipo de promoção é essencial para a preservação da história e da cultura do Santos.

Deixo-os com alguns vídeos escolhidos por mim para mostrar o belo trabalho dos rapazes da SantosTV e incluo também o endereço eletrônico deles para mais visitas. Prestigiem a rapaziada: santostvoficial@gmail.com

E você, o que acha do trabalho dos Meninos da SantosTV? E qual o seu vídeo preferido? Mande o link que a gente divulga.