O Avaí está engasgado na garganta do santista, já que foi o único time que impediu o Santos de ganhar mais um título este ano. A surpreendente derrota para o clube catarinense por 3 a 1, no Pacaembu, acabou eliminando o Santos da Copa Sul-americana. Hoje, às 21 horas, na Vila Belmiro, com transmissão do Sportv, os times voltam a se encontrar pelo Campeonato Brasileiro. O que acontecerá na partida, segundo a análise do MCOC?

Mesmo sem Paulo Henrique Ganso, o Alvinegro Praiano está mais equilibrado agora do que naquela partida pela Sul-americana, em que havia uma pressão imensa para que Neymar deixasse a Vila Belmiro e os jogadores voltavam das comemorações pelo título da Copa do Brasil.

Hoje o técnico Dorival Junior poderá usar o melhor que possui no momento, com Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Alex Sandro; Arouca, Danilo e Marquinhos; Zé Eduardo, Neymar e Keirrison. Zezinho e Madson são opções no banco de reservas.

Alan Patrick poderá jogar. Ele tinha sido convocado para a Seleção Brasileira sub-19 que participará da Copa Sendai, no Japão, mas acaba de ser liberado pela CBF. Rodriguinho sentiu uma contusão na coxa esquerda e Léo cumprirá suspensão automática.

O Avaí, que não terá o lateral-direito Patric e o meia-atacante Robinho, suspensos, deverá ser escalado por Antonio Lopes com Renan; Marcos, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei, Jéferson e Válber; Cristian e Vandinho. No banco de reservas Lopes terá Zé Carlos, Emerson Nunes, Pará, Leandro Bonfim, Bruno, Sávio e Laércio.

O jogo é válido pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno. O time catarinense é o oitavo na classificação, com 23 pontos.O Santos é o sexto, com 27 pontos, mas voltará para a terceira posição com uma vitória.

Os perigos do Avaí: a velocidade, a malícia de Lopes e os pontapés de Marcinho Guerreiro

O Avaí não tem se contentado em jogar pelo empate quando atua fora de casa. Atrevido, tem jogadores rápidos e um contra-ataque perigoso. Jogando com velocidade surpreendeu o Santos na Copa Sul-americana e tentará repetir o feito esta noite.

Hoje, porém, o Santos é um time mais ajustado do que aquele que perdeu por 3 a 1, no Pacaembu. Sem contar que naquela partida alguns erros de arbitragem ajudaram o time catarinense. Um deles foi permitir que Marcinho Guerreiro ficasse em campo até o final, apesar dos inúmeros pontapés que desferiu durante o jogo.

Com três atacantes, além do apoio de Marquinhos e Danilo e dos laterais, hoje o Santos deverá assumir a iniciativa e criar um número maior de oportunidades do que o adversário, como invariavelmente acontece nos jogos na Vila Belmiro.

Como o potencial do Santos – até que prove o contrário – é de 100 pontos, e o do Avaí é de 80, se os dois times jogarem tudo o que podem, o Santos deverá vencer por um gol de diferença. Porém, como na Vila Belmiro a tendência é os adversários serem dominados e renderem um pouco menos do que o esperado, o MCOC fica com uma vitória santista por dois gols de vantagem

E você, o que acha que dará no jogo de hoje, na Vila? Será que esse Avaí pode aprontar de novo?