O melhor torcedor é aquele que olha para cada jogador do seu time como se estivesse vendo o seu filho: com amor, ternura, compreensão. Pois mesmo quando não merece, é quando mais precisa de apoio.

O melhor torcedor é aquele que sabe que alguns jogadores não têm condição de vestir a camisa sagrada de seu clube, mas mesmo assim tem paciência com eles, torce para que sejam felizes – se não no seu clube, em outro, menor, em que possa ser útil.

O melhor torcedor encara os revezes como parte do caminho. E não se amofina demais, não se torna um crítico mordaz e cruel, não ataca tudo e todos só porque foi obrigado a sofrer a dor da derrota.

O melhor torcedor enxerga longe, muito além do momento, e sabe que o seu time não é só uma partida, ou um campeonato, nem mesmo uma série deles. O seu time tem uma alma, um aura, uma cor e um destino com os quais ele se identifica.

O melhor torcedor gosta do seu time simplesmente porque é o seu time, talvez porque já lhe tenha dado muitas alegrias e ele quer simplesmente retribui-las, ou porque vê algo no seu time que os outros não têm.

O melhor torcedor é o otimista, aquele que está sempre pronto a perdoar os erros, ao mesmo tempo em que sabe reconhecer e gosta de ressaltar as qualidades de seu time.

O melhor torcedor não precisa usar óculos cor-de-rosa, mas, quando assiste a um jogo de seu time, também não gasta a maior parte do tempo xingando seus próprios jogadores.

O melhor torcedor respeita os ídolos de seu time eternamente. Ele sabe que sem eles a história de seu clube não seria tão rica, tão encantadora.

O melhor torcedor não joga toda a culpa dos fracassos nos ombros dos craques do time, pois sabe que são eles os que mais lutam, mais querem as vitórias, mais sofrem com as derrotas.

O melhor torcedor não pode ser um misto de jornalista e torcedor, como eu, pois há momentos em que o time não precisa de análises ou críticas, mas apenas de um abraço e de uma palavra de incentivo, mesmo que não seja plenamente sincera.

O melhor torcedor gosta de ver seu time entrando em campo, aprumando-se para as fotos, correndo atrás da bola. E já fica feliz por isso. Se puder ver um gol, então, que maravilha! Se comemorar um título, um verdadeiro sonho!

O melhor torcedor sofre pelo time de sua vila, de sua cidade, como se ele fosse o Real Madrid, o Barcelona, o Milan, o Santos… Para ele, o seu time será sempre o maior, o mais importante.

O melhor torcedor consegue, enfim, extrair o melhor do futebol, que é a paixão, o amor, a atração pela beleza, a incansável espera de que algo mágico e inesperado aconteça.

Por tudo isso o melhor torcedor nunca se envergonha de seu time e sempre terá orgulho de vestir sua camisa, nas vitórias ou nas derrotas, até que a morte o leve deste planeta tão feliz e com tanto futebol pra se ver…

É deste torcedor, mais amor e menos raiva, que todo time precisa.

E você, se considera um torcedor melhor?