Um dia desses um leitor me perguntou se eu tinha recortes da época sobre o lendário Santos 7, Palmeiras, 6, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1958, no Pacaembu. Eu devia estar correndo, ou distraído, e disse que não. Mas fiquei com aquilo na cabeça. Claro que tenho! Mais do que isso: há este filme sobre o jogo feito pelo programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

As imagens são raríssimas, descobertas por acaso por Anibal Massaini, diretor e produtor do filme Pelé Eterno. Santos e Palmeiras eramos melhores times de São Paulo. O Santos venceu o primeiro tempo por 5 a 2, o Palmeiras virou na segunda etapa para 6 a 5, mas nos últimos minutos Pepe marcou dois gols e deu a vitória ao Santos.

Os jornais noticiaram que cinco pessoas morreram de ataque cardíaco assistindo ao jogo no Pacaembu ou ouvindo pelo rádio. Ao voltar para casa, já de madrugada, no bonde que ia de Santos para São Vicente, um fã perguntou a Pepe quanto tinha sido o jogo. O ponta disse o placar e o rapaz xingou, pensando que Pepe estivesse brincando.

E você, qual o jogo mais emocionante que assistiu?