Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

Centenário do Santos – vá se preparando, queremos você nele


Esta bandeira tem de ser erguida por todos nós!

Sexta-feira passada fui ao Santos para uma reunião com Armênio Neto e Arnaldo Hase, gerentes de marketing e de comunicação do clube. Convidaram-me para retomar os trabalhos como coordenador das festividades do Centenário do Santos, o que aceitei imediatamente, claro. E o mais legal é que já começamos em ótima sintonia, pois eles pensam exatamente como eu: queremos eventos com ampla participação popular, um Centenário para todos os santistas.

“Não vamos prometer títulos”, adiantou Armênio. Eu e Arnaldo concordamos, obviamente. Por mais que o Santos queira ser campeão em 2012, este, na verdade, é um desejo que serve para todas as competições e todas as temporadas. E não depende só do Santos. Os adversários se preparam bem e o futebol tem tantas variáveis que nem sempre o melhor time vence.

Se nem Pelé, Coutinho e Pepe prometiam títulos – apesar de ganhá-los com frequência – não seríamos nós que cometeríamos tal deslize e tal deselegância com os adversários. Entrar em todas as competições para conquistá-la deve ser um objetivo permanente do Santos, não só para 2012. Mas prometer que será campeão, só mesmo quem não conhece o esporte pode fazê-lo.

Porém, há muitas coisas que podem ser feitas aproveitando esta data sagrada que é o Centenário de um clube de tanto carisma e de história tão rica como o nosso querido Santos. É o momento não só de agradecermos por todos os momentos de alegria e sonho que este time já nos proporcionou, como contribuir para divulgar sua imagem para todo o mundo e para atrair novos apaixonados para esta nobre causa que se baseia no futebol bonito e no jogo limpo.

Como costumo lembrar, “ninguém gosta do que não entende”. Por isso, quanto mais divulgarmos os grandes feitos e os ídolos notáveis que o Santos teve e tem, maior será a multidão que acompanhará e amparará o clube nos seus bons e maus momentos. O Centenário é a oportunidade ideal para consolidar essa sinergia entre o clube e seu torcedor.

Sua participação é essencial

Como você verá, vários eventos programados para o Centenário contam com sua participação. O torcedor, o amante do Santos, será o maior responsável por uma festa marcante e grandiosa.

Não o queremos só como comprador de produtos, mas como protagonista ativo da festa. Mais do que consumidores, os santistas serão também personagens importantes nos eventos, criadores e criaturas ao mesmo tempo.

Primeiros eventos

Concurso Mundial para a escolha do Logo e do Slogan do Centenário
A escolha do logotipo e do slogan para o Centenário do Santos será aberto à participação de santistas de todo o mundo. A idéia é retratar 100 anos de futebol bonito, do melhor futebol que o planeta já viu. O logotipo e o slogan precisarão retratar isso. Os regulamentos – com as premiações – serão publicados no site oficial do Santos, mas já comece a colocar sua cabeça para pensar. Já imaginou entrar para a história como aquele(a) que criou o logo ou o slogan do Centenário do maior time do mundo?

Pintura do maior mural do mundo
Em 14 de abril de 2011, para dar o início ao Ano do Centenário, será iniciada a pintura do maior mural ao ar livre do mundo, no muro do CT Rei Pelé. A obra será coordenada por Paulo Consentino, artista plástico engajado na vida cultural e social de Santos, filho de Ítalo Consentino, conhecido médico do clube nos áureos tempos de Pelé & Cia. A obra permitirá um trabalho social com jovens de comunidades carentes. O objetivo de Paulo Consentino é aproveitar a pintura do mural para formar artistas que prossigam seu trabalho e continuem retratando a história do Santos.

Filme “Meninos da Vila”
A Produtora Canal Azul iniciará em março a edição do filme “Meninos da Vila”, o primeiro de uma trilogia sobre o Santos Futebol Clube. Até o final de 2011 já teremos nas telas e em vídeo esta primeira obra relevante sobre a história do Santos. Não deixe de ir ao cinema, levar os amigos e adquirir este vídeo tão importante sobre esta característica tão importante da alma santista, que é confiar nos jovens e valorizar seus meninos geniais.

Exposição de fotos “Santistas do Mundo”
Queremos que santistas de todo o mundo expressem e retratem seu amor ao clube através de fotos de onde vivem, mas sempre com alguma referência ao Santos. Já pensou um indiozinho no meio da selva, ou um cidadão em Nova York ou Pequim com a camisa do Peixe? Um bebê, um adolescente, ou uma senhorinha? Uma bandeira na janela de um apartamento de luxo, ou na janela de uma favela? Bem, são apenas algumas idéias que, estou certo, serão aprimoradas pela criatividade e o talento dos santistas. Estamos vendo local e buscando parceiros para esta exposição. Logo o regulamento também será divulgado.

Festival de Música
Sempre achei que a música popular pode fazer mais pela divulgação de um time do que muitos títulos. Quem já não cantou “Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza?”. Pois eu gostaria que o Santos tivesse músicas assim, cantadas por todos, que eternizassem a magia desse time. Não é necessário que a música seja dedicada só ao Santos, mas que ele faça parte dela, mesmo de forma sutil. Esse festival deverá ter eliminatórias em locais que são redutos de santistas, como Norte do Paraná (Londrina e/ou Maringá), Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, ABCD e Baixada Santista, com a fase final em Santos ou São Paulo. Esse evento demandará tempo e trabalho, mas considero-o essencial nas festividades do Centenário. Prepare sua banda de rock, pagode, rap, MPB e comece a pensar em grandes músicas que falem, mesmo de passagem do nosso Santos.

Show histórico com músicos santistas
Com apresentadores e intérpretes reconhecidamente santistas. Os números musicais serão entremeados com a história do clube e algumas rápidas entrevistas em um telão com imagens de alta definição. Locais: Vila Belmiro, Pacaembu e talvez estádio do Norte do Paraná e interior de São Paulo.

Festival de Curta-Metragem
Outra oportunidade de se ter trabalhos do mundo inteiro sobre o Santos, com grande participação dos santistas. Terá ampla divulgação nacional e oferecerá brindes aos vencedores. Os filmes enriquecerão o acervo do clube e ficarão à disposição do público no Memorial do Centenário, na Vila Belmiro.

Exposição de artes plásticas
Artistas santistas, preparem-se: queremos fazer uma grande exposição sobre o Santos e seus ídolos. Inspirem-se neste tema e já separem telas e esculturas que retratam o Alvinegro Praiano.

Cruzeiro Santista
Viagem de navio com shows de conhecidos intérpretes santistas e a presença de jogadores campeões do mundo. Durante a viagem, haverá shows de música e palestras cuja temática será o Santos Futebol Clube.

Campanha Acervo Histórico/ Memorial do Centenário
A Vila Belmiro construirá um memorial apenas para o Centenário do clube. O objetivo da campanha é que todos que tenham documentos ou objetos importantes ligados à história do Santos, que doem ao clube. Camisas antigas, fotos, recortes, troféus que estão desaparecidos… Com este material poderemos enriquecer o Memorial do Centenário e organizar exposições itinerantes. Alguns locais de exposição: Museu do Futebol, no Pacaembu; Sesc de Santos e outras unidades; estação Imigrantes-Santos do metrô e em cidades com grande contingente de santistas.

Peça de teatro contando a história dos 100 anos do Santos
Em princípio, encenada em Santos e São Paulo, por companhias de teatro locais. Mas depois levada aos redutos de santistas em todo o País.

Brindes
Além, naturalmente, de camisas comemorativas – uma ligada ao time e outra mais social, para ser usada no dia a dia –, uma das boas idéias de brindes, aprovada em nossa primeira reunião, é fazer miniaturas dos troféus mais importantes ganhas pelo clube – Mundial, Libertadores, Brasileiro, Taça Brasil, Torneio Roberto Gomnes Pedrosa, Paulista, Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Torneio de Paris, Hexagonal do Chile…

Eventos do dia do aniversário
Está longe, mas já discutimos alguns eventos para o dia do aniversário. Não sabemos se já poderão ser realizados em 2011, ou se apenas em 2012. A opinião e a disposição dos torcedores serão importantes para se tomar essa decisão. Assim, no dia do aniversário deveremos:

Show histórico com músicos santistasCom apresentadores e intérpretes reconhecidamente santistas. Os números musicais serão entremeados com a história do clube e algumas rápidas entrevistas em um telão com imagens de alta definição. Locais: Vila Belmiro, Pacaembu e um estádio do Norte do Paraná.

Romaria da primeira sede do Santos até a Vila Belmiro
A multidão caminhará até a Vila, em uma procissão de respeito e agradecimento aos ídolos do passado e às glórias do clube. Estandartes reproduzirão as imagens dos grandes ídolos do Santos.

Carreata (com participação de motos e bicicletas) de São Paulo a Santos
Os santistas que não moram em Santos, mas que foram conquistados pela magia e beleza do futebol do Alvinegro Praiano, descerão a serra nesta solenidade única, que marcará o reconhecimento do mundo pelo maior time de todos os tempos.

Barqueata até o Porto de Santos
De vários pontos do litoral brasileiro chegarão barcos para comemorar, no porto de Santos, o Centenário do Time dos Sonhos.

Grande reveillon santista no momento exato do aniversário
Santistas do mundo todo estarão ligados por vídeo conferência, skype, celular ou as técnicas disponíveis no momento. Todos se acomodarão na Vila Belmiro, onde haverá uma missa e um show em homenagem ao clube.

Jogos contra grandes clubes internacionais
Já se estuda a possibilidade de um jogo contra o Benfica, possivelmente em Nova York, celebrando o primeiro título mundial do Santos, em 1962. Mas estes confrontos, a princípio, só serão realizados em 2012.

E muito mais
Há muitos outros eventos – já para este aniversário de 2011, como para 2012 –que prefiro não divulgar, pois ainda não estão discutidos e definidos. Mas acho que já posso adiantar que deveremos ter um grande almoço para centenas de pessoas, produzido sobre o gramado da Vila Belmiro; um jantar de gala; muitos brindes em alusão à data, selos, moedas. Enfim, há muito mais a ser divulgado no momento oportuno.

Envie suas idéias para o Centenário do Santos para o e-mail:
centenario@santosfc.com.br

Prometo que lerei todas.

E aí, quer me dizer alguma coisa sobre o Centenário do Santos? Sou todo olhos e ouvidos.

Deixe um comentário

83 Comentários.

  1. Oi, Odir, saudades em passar por aqui! Mas professor, em final de ano, sofre tanto quanto os alunos…rs

    Primeiro, quero parabenizá-lo por este retorno à coordenação do centenário santista. E parabéns à gestão do presidente LAOR por tal decisão, cheia de bom senso.

    Bem, são tantas boas sugestões aí que não estou lá com muita criatividade para sugerir alguma outra atividade ao menos neste momento. Acho bacana os jogos contra grandes clubes do mundo, como Real Madrid, Barcelona, Milan…mas seria curioso, também, jogos contra os “Santos” espalhados por aí: Santos Laguna, Santos de Angola, acho que tem Santos nos EUA, na Jamaica, creio e tantos outros lugares.

    Bom, o comentário foi breve mesmo, mas quando tiver outra ideia melhor retorno por aqui.

    Um abraço!

    Obrigado, Jaime. Sei como deve ser final de ano de professor. Percebo isso nos cursos que dou. Grato pelas sugestões. Forte abraço.

  2. Vanessa Rodrigues

    Boa tarde Odir,
    Fique muito feliz por terem te convidado novamente para ser o coordenador do centário, estava torcendo por isso, você terá uma são paulina sempre prestigiando o seu trabalho.. sempre digo que você é o maior santista que conheci, Parabéns!

    Obrigado Vanessa. Acho que sou o único santista que você conheceu. né? Rsss. Estou brincando. Também conheço gente muito boa que torce pelo São Paulo. Abração.

  3. Muito legal tudo isso que você escrveu ae Odir, será um Centenário fantástico. Tenho uma sugestão :
    Fazer um jogo comemorativo no Templo sagrado da Vila Belmiro , entre os grandes jogadores da História do Santos(incluindo Pelé)e os atuais idolos do Santos , mesmo que até lá não estejam jogando mais no time. Já pensou um jogo com Pelé , Pepe , Coutinho , Clodoaldo , Edu , Pita , Giovanni , Diego , Robinho , Elano , Léo , Rodolfo Rodriguez , Neymar , Ganso . Seria extremamente emocionante ! Odir , espero que você leia e pense nessa idéia. Com você comandando o Centenário do Santos , certamente ele será inesquecível !

    Boa idéia, Jeferson. Isso já está pensado, mas não divulgamos porque ainda é preciso acertar mais detalhes. Excelente! Abraço. Odir

  4. Fala Odir.

    Legal demais esta inciativa. E estou feliz por vc estar na coordenação de tudo.

    Sobre a exposição de artistas plásticos, telas e esculturas, acho que seria legal extender isso para todo tipo de artista criativo. Imagem e arte hoje vai muito além de telas e escultura. Temos criadores computadorizados e criativos em todos os campos tecnológicos criativos, em computadores, Ipads, arte digital em geral, até mesmo em video games. Além do que, poderia se abrir espaço para arte de rua, como grafiti.

    Fica a dica. Tenho certeza que serão grandes manifestações em prol do Sanástico.

    Grande abs

    Você tem razão, Stefano. Esses outros artistas, que usam a sarte digital, não serão esquecidos. Não podem ser esquecidos. Temos de viabilizar essa exposição, uma forma de levr esta arte a todo santista.

  5. Odir, queria dar uma sugestão de o Santos FC fazer varios jogos no Brasil mesmo, em lugares em que dificilmente o Santos jogaria.Eu como morador de Cascavel gostei muito quando o Santos veio jogar aqui contra o Coritiba, lembro que o mando era do Coritiba, mas 90% do estadio era do Santos e foi uma festa muito linda, parecia que o Santos estava jogando na Vila Belmiro, isso seria ate uma oprotunidade para santista de outros lugares que dificilmente poderiam assistir um jogo do Santos em sua cidade.

    Sua Cascaval, Londrina, Maringá, Apucarana, Curitiba, o Paraná não pode ser esquecido, Junior. Ele ama o Santos e esse amor precisa ser retribuido.

  6. Muito legal, Odir!

    Com você participando ativamente do processo de ratificação dos títulos e também das festividades do Centenário, dois dos acontecimentos mais importantes para o Santos nos últimos vários anos, eu fico tranquilo que o resultado será motivo de orgulho para todos nós, santistas.

    Parabéns e conte com a gente!

    Obrigado Pedro! Farei o possível, como sempre. Pena que, às vezes, como no caso da unificação os títulos, dependamos de outras pessoas – no caso os homens da CBF – mas o que se pode prometer é trabalho e muita persistência.

  7. LEGAL … VI ESSA SEMANA NO SITE OFICIAL, QUE NOSSO ADORADO ODIR SERIA COORDENADOR DAS FESTIVIDADES DO NOSSO CENTENÁRIO … VOU PENSAR EM UM MONTE DE COISAS BACANAS, O MAIS LEGAL DE TUDO É COMO ESTÁ SENDO PENSANDO O CENTENÁRIO, NÃO COM PROMESSAS DE TÍTULOS, MAIS SIM EM ENALTECER O CLUBE, A SUA HISTÓRIA, AS SUAS GLÓRIAS, SEUS PERSONAGENS E ME ARREPIA DE SABER QUE NOSSO CLUBE AMADO, É UM LINDO SENHOR CENTENÁRIO … AMO O SANTOS DESDE DE CRIANÇA, JÁ TIVE O PRAZER DE PISAR NO CAMPO SAGRADO (SEGREDINHO: TENHO ATÉ UM PEDAÇINHO DA GRAMA SECA NA CARTEIRA, HAHAHAHA), E COM CERTEZA IREI COMEMORAR MUITO ESSE CENTENÁRIO TÃO IMPORTANTES PARA TODOS NÓS, SANTISTAS DE CORPO E ALMA …

    Vanessa, você é a imagem radiante do Santos eterno. Agradeço pelas palavras. Farei o possível para não decepcioná-la e nem aos meus queridos amigos santistas.

  8. Oi Odir!
    Olha sem duvida será inesquecível o nosso centenário, mas vejo que os santistas de São Paulo e com razão serão os mais beneficiados.
    Por isso eu quero sugerir que se faça um time master do Santos para no ano do centenário corra todos os estados em amistosos nas cidades polo, assim como um ônibus cultural do Santos corra as principais cidades do País neste mesmo período do Centenário, levando o Santos até os lugares mais remotos, e também quem sabe já cadastrando novos sócios.
    Abraço.

    Boa ideia, Adilson. Veremos se na prática conseguimos viabilizar isso.

  9. Odir!! Sinceramente!!
    Só de ler e tentar conseguir imaginar a grandiosidade de tais eventos descritos em seu texto me emocionei.
    SANTA CATARINA É SANTISTA

  10. Parabéns Odir !! Como já disse, Santos e Odir se merecem. Com certeza estarei no cruzeiro e muitos outros eventos em 2012…

  11. Boa tarde, Odir! Pelo que vejo, o centenário terá a grandeza do clube que ele representa.

    Há uma sugestão minha de reunir todos (ou a grande maioria) os grandes jogadores qua já vestiram nosso manto, talvez num jogo, como o Jeferson citou, ou numa outra espécir de solenidade. Seria muito legal ver uma homenagem a grandes atletas que foram Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval, Lima, Cejas, Gilmar, Edu (e muuuuiitos outros).

    Também gostaria de saber se há algum evento programado para a capital na semana ou dia do centenário. Até porque se 14/04 não for fim de semana, eu e muitos santistas que residimos aqui não poderemos ter chance de participar.

  12. Daniel Rodrigues Barboza

    Fala Odir, blz cara ??

    Começamos bem a preparação, sua pessoa, representa bem a nossa coletividade, com seu carisma, atenção, profissionalismo, já foi marcado o primeiro gol.

    Cara, como é o nome desse filme da foto ?? Esqueci, tentei uma vez baixá-lo, mas preferi outro, hehehehehe…

    Em breve, mandarei pro e-mail minhas idéias, a gente vai se falando cara.

    Abraços, gostei muito de vê-lo à frente desse projeto.

    Obrigado Daniel. Não me lembro do filme da foto.

  13. Odir, parabéns pelas ideias e realmente ao que parece será um centenário fantástico, do nível que o Peixe merece.

    Segue uma sugestão um tanto inusitada, um tanto improvável mas nada é impossível para o nosso Santos.

    A ideia seria um jogo de videogame do centenário (um “Winning Eleven do Santos”). Seria possível jogar com times históricos do Santos, montar times com jogadores de diversas épocas e poderia inclusive ter o modo carreira chamado Menino da Vila, aonde o jogador seria um jogador das categorias de base e passaria por todos os desafios até chegar a ser campeão mundial de clubes.

    Este é o meu primeiro post no blog e gostaria também de parabenizar pela iniciativa de montar o relatório do elenco, acredito que essas novas ferramentas servem exatamente para facilitar a comunicação entre um maior número de pessoas e a torcida do Santos tem o direito de participar mais das iniciativas do clube, como essa do centenário. Parabéns e Abraços!

    Bruno, isso já foi superido. Parace que os direitos para usar imagens dos jogadores são muito altos. Porém, voltaremos à questão. Obrigado pela idéia.

  14. Olá mestre,

    Como já tinhamos combinado em um dos posts anteriores já conversei com meus parceiros de banda, 3 são Santistas, e vamos compor uma música para o centenário da nossa grande paixão!
    Quem quiser escutar um pouca da nossa música é só entrar no site http://www.myspace.com/auraaor

    Grande abraço

    Guilherme
    Curitiba/PR

    Beleza Guilherme! Comece a pensar em uma música imortal sobre o Santos, que continuará conhecida daqui a cinco séculos. É pedir muito? rsss. Abração.

  15. E ai Odir, tudo bem ??
    Tenho algumas sugestões também …
    O corinthians lançou o dvd “todo poderoso”, o São Paulo lançou o “soberano” … O Santos futebol clube poderia lançar UM BOX com varios dvds, entrevistas com os craques do passado, do presente e do futuro, com gols de varios idolos que passaram por aqui ou até mesmo com jogadores que não são idolos porem que fizeram gols importantes, com imagens como esses que a santos tv faz hj em dia de vestiario, concentração.Mostrar para as pessoas o ambiente gostoso que é trabalhar no Santos e o resultado dessa maravilhosa estrutura.
    Além é claro do filme sobre a historia do clube,varios extras e um espaço para os torcedores aparecerem no filme.Acho que um box contendo no minimo uns 5 dvds da pra ser feito né ? hehehehe
    O Santos é diferenciado, nosso centenario tem que ser o melhor de todos os clubes, porque com a grandeza que só o santos tem, as historias lindas, e toda tradição …O SANTOS PODE MAIS !!

    Santos sempre Santos !!!

    Tom, tentaremos fazer o melhor Centenário que um clube já fez. Tá bom?

  16. Bem Odir, eu já encaminhei minhas sugestões, no primeiro dia que saiu a divulgação do email, para tal.

    Uma das que mandei, bate com a do festival de música, camisa comemorativa também mandei, mas isto era óbvio.

    Também falei do incentivo às escolas de samba, para escolherem como enredo nosso centenário.

    Adorei a do teatro, quero ser um dos primeiros a ver, e porque não também um filme, já me ofereço para ser figurante.

    Me confirme se chegou minhas sugestões.

    abraços

    Mozart

    Sugestões recebidas, Mozart. A escola de samba é uma boa. Se conseguirmos fazer com que adotem o enredo dos 100 anos do Santos, será genial. Veremos isso.

  17. o que eu quero ver eh o campeonato 100 anos do melhor futebol, chamar benfica e outros clubes que fazem parte da historia do santos
    tambem apoio a ideia de disponibilizar o acervo com documentos e tal tal tal
    eu ainda nao tive a oportunidade de ir no centro de memoria e estatistica mas pretendo ir

    O jogo contra o benfica deverá sair. Há muito interesse nisso. Quando ao acervo, faremos uma campanha para que as pessoas enviem o que têm para o clube. Lá é o melhor lugar para guardar objetos históricos do Santos.

  18. E ai Odir, tudo bem ?? mandei um comentario agora mas esse aqui ta melhor.
    Tenho algumas sugestões também …
    O corinthians lançou o dvd “todo poderoso”, o São Paulo lançou o “soberano” … O Santos futebol clube poderia lançar UM BOX set com uns 5 ou 6 dvds !!
    *Entrevistas com os craques do passado, do presente e do futuro.
    *Gols de varios idolos que passaram por aqui ou até mesmo de jogadores que não são idolos porem que fizeram gols importantes
    *Melhores momentos de jogos históricos como o de 1995, Santos x Fluminense no Pacaembu.
    *Imagens como esses que a santos tv faz hj em dia, clima de vestiario, concentração.Mostrar para as pessoas o ambiente gostoso que é trabalhar no Santos e o resultado dessa maravilhosa estrutura.
    *Mostrar como é o ct, cepraf,etc
    Além é claro do filme sobre a historia do clube,varios extras e um espaço para os torcedores aparecerem também.Acho que um box contendo no minimo uns 5 dvds da pra ser feito né ? hehehehe
    O Santos é diferenciado, nosso centenario tem que ser o melhor de todos os clubes, porque com a grandeza que só o santos tem, as historias lindas, e toda tradição …O SANTOS PODE MAIS !!

    Santos sempre Santos !!!

    A produtora Canal Azul começa o filme do Santos na semana que vem. Acomapnharei as entrevistas e farei o roteiro. O primeiro filme será sobre os Meninos da Vila. Pode ter certeza de que será cheio de paixão.

  19. Olá Odir, ótimo para o todo o santista a sua volta à coordenação do centenário, sinal que teremos seriedade e comprometimento nesta odisséia.
    A participação do torcedor será fundamental e é muito legal pensar nele não apenas como consumidor, mas como agente da ação! Excelente.
    Bom, dentro da minha área que é o audiovisual, digo que esta trilogia sobre o Santos será de agrado aos torcedores, assim como foram as outras obras audiovisuais dos adversários, assim como os filmes do Campeão Paulista 2010 e como deve ser o Campeão da Copa do Brasil 2010. Agora realmente minha intenção seria levar o Santos para além do caderno de esportes, e virar matéria dos cadernos de cultura, como a Ilustrada ou o caderno 2, mas para isso é necessário além de paixão, talento. E creio que a fonte disto está no festival de curta-metragem, claro que a forma como foi exposto acredito ser embrionária mas o universo é completamente outro do exposto. “Brindes”? Não vejo por aí. Devemos aproveitar esta oportunidade e alcançar uma mídia que não trata o esporte como festividade e sim como ponto reflexivo da vida e creio que o Cinema pode ser um agente ativo disso, mas dependerá muito da forma como for pensada e principalmente organizada.
    Gostaria muito de participar da organização do centenário, dentro da minha área é claro, e como anteriormente remeti a você idéias, reitero minha disposição para poder esclarecê-las pessoalmente, pois neste espaço não é possível.

    abraços!

    Edwin, o festival de curta pode ser um meio de unir santustas do mundo todo, um fator de interação e arte. Vejo este evento com um potencial enorme. Aceito idéias de como poderia ser realizado. Abração.

  20. Odir, como santista fanático quero lhe agradecer por encabeçar esse grandioso evento e parabenizar pela vontade de fazer desse momento único e marcante, bom saber que a coodenação está nas mãos de uma pessoa que ama nosso SANTOS. Vou dar meu pitaco : sempre que pensei no centenário do SANTOS imaginei um quadrangular entre SANTOS, BENFICA, MILAN e BOCA Jr. na Vila Belmiro, não sei se seria fácil juntar essas equipes , mas que seria fantástico seria hein . grande abraço, parabéns e boa sorte nessa empreitada.

    Obrigado Nen Mól. Por enquanto, o jogo mais viável a ser realizado é com o Benfica, adversário do campenato mundial de 1962.

  21. Júnior Guapiaçu

    Odir fiquei muito contente com sua presença nas comemorações do centenário, com você lá já me sinto plenamente representado, pois vc além de nos responder tudo através de seu blog nos dá muita atenção, por isso me sinto representado.
    A minha sugestão é que se faça uma comemoração em São José do Rio Preto também, terra onde o Santos conquistou o Brasileirão de 2004 no estádio TEIXEIRÃO até hoje retratado por muitos de PEIXEIRÃO.
    Não esqueçam dos santistas do interiorrrrrr.
    Abraços e Parabens.

    Não se pode esquecer dos santistas do Interior, Júnior. E Sao José do Rio Preto virou um templo para os santistas depois do título de 2004.

  22. Parabéns, Odir!

    Ótimas idéias, ninguém melhor do que você para tocar esse projeto. Só fico triste pq não sou de Santos e não terei oportunidade de vivenciar grande parte das festividades. Mas quem sabe no dia da festa eu não faço uma visita? hehehe Acho q vale a pena a viagem!

    Abraço

    Claro que valrá a pena, marina. Porém, de onde você estiver, poderá participar da festa. Abração.

  23. Luiz Tomaz - Santista de corpo e alma!

    Boa tarde, meu caro Odir.

    Fantástico, só de imaginar já me emociono…

    Com certeza, meu caro Odir, farei uma música, com meu filho Santista e músico profissional, para homenagearmos nosso time de coração…e vamos cantá-la, concorrendo com os demais irmãos Santistas.

    Farei, também, um logo e um slogan para o centenário, com certeza.

    Na verdade, quero mesmo é estar vivo e comemorar, com champagne e fogos, como na virada do ano, onde quer que esteja, o exato momento em que se completarem os 100 anos dessa instituição maravilhosa.

    Promessa é divida, meu caro Odir. Acabei de me endividar com duas promessas e vou cumpri-las, você vai ver.

    Parabéns a você pelo retorno, e parabéns ao Santos pela decisão. Sensibilidade e criatividade não faltarão com certeza, no retratar os 100 anos de vida da milionária história desse time dos sonhos.

    Depois quero te contar como foi que torcer para o Santos e conhecer um pouquinho de sua história, me proporcionram ótimo emprego aqui em Belo Horizonte, e, ainda, um escudo do Santos, em peça única, talho em madeira maçiça, enorme, que está temporariamente comigo, há 21 anos, e que devo repassar para alguém que pode e deve ser você, meu caro Odir.

    Grande abraço.

    Luiz Tomaz

    Gostei de ler isso, Tomaz! Rsss. Uma música e ainda uma sugestão de logo e de slogan. Maravilha! Sinto que teremos muita coisa boa. Abração.

  24. Odir.
    A uns 2 anos atras eu estive fazendo um levantamento de todos os santistas famosos, jornalistas, musicos, atores emfim pessoas que estão na mídia.
    O número de torcedores nossos que estão na mídia é impressionante… acho que poderia ser feito algo como “100 SANTISTAS FAMOSOS NO CENTENÁRIO DO SANTOS”.. estes deviam ser convidados e escolhidos o mais breve possível para divulgar por seus meios o maior centenário do Mundo.. afinal seria mídia gratuita. rsrs

    Ótimo. Se puder, passe esta lista para mim. Já seria uma boa contribuição, Aurélio. Abração.

  25. Não podemos esquecer o mais importante, precisamos de um time fortissimo a partir de 2011, temos que ganhar libertadores e mundial, quero ver novamente o Santos grandioso, jogando na Capital e enfrentando os nossos rivais com superioridade. Esse ano fomos pessimos nos classicos, o time ja entrava derrotado, isso não pode acontecer. MEU CARO ODIR, ENTENDO QUE É NECESSARIO QUE A DIRETORIA MOSTRE PARA OS JOGADORES A GRANDEZA DO CLUBE, ME PARECE QUE ALGUNS JOGADORES NEM CONHECEM DIREITO A HISTORIA DO SANTOS. E finalizando espero que o presidente mude tudo no comando do futebol, afinal esse ano as contratações e o planejamento foram decepcionantes. PARABENS PELA SUA VOLTA ODIR, ESPERO QUE O LAOR TOME A MESMA ATITUDE E TRAGA PESSOAS COMPETENES E COMPROMISSADAS PARA TODAS AS AREAS DO CLUBE, CHEGA DA “REPUBLICA DA RESGATE”.

    Obrigado João.

  26. Fala Odir.

    Eu me incluo neles, rs, e é claro que farei opções do logo do centenário. Há tempo que pensava que seria bom se fizessem como o Corinthians, que abriu pra galera criar. E o Santos vai mesmo fazer isso.

    O que poderíamos fazer, aproveitando a onda do Santos de ter boa presença no mundo digital, era criar um facebook do centenário do Santos, abrir um site ou até mesmo um APP dentro do FACE para que os artistas digitais exponham sias artes. Como é digital ficaria tudo no digital.

    A parte de telas e esculturas poderia continaur tendo uma mostra e quem sabe, parte do digital tbm não ganhasse uma mostra.

    São ideias. Se precisar de um help ae, vc tem meu email!

    Grande abs!

    Boa idéia. Acha que um Facebook seria ideal para mostrar as imagens, ou um blog, um site?

  27. Claudio Salga/Santos

    Odir, voce é a pessoa ideal para participar deste projeto do centenário.Depois de tudo que voce já colocou fica dificil dar sugestões.Tenho certeza que será uma bela comemoração, à altura do nosso grandioso time.
    Parabéns também pela sua participação na ESPN.Voce defendeu muito bem a unificação dos títulos e estava em ambiente bem hostil ao Santos,com exceção do João e do Lúcio. Aquele Mauro Cezar é um péssimo exemplo.O cara parece que tem TPM, principalmente quando o assunto é Santos. Ele escreveu seu blog um post rídículo, bem tendencioso, sobre a polemica Neymar/Dorival.Baixo nível.Protestei, mas duvido que ele tenha a atenção que voce tem em ler os comentários.
    abs

    O Mauro é meu amigo. Boa pessoa, bom caráter, às vezes um pouco ranzinza, mas isso eu também soiu. Porém, ele não conhece tão bem a história da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Quando conhecer melhor, verá que não há como duvidar de que seus vencedores foram legítimos campeões brasileiros. Agadeço pelas palavras. Tentarei fazer o melhor.

  28. Ah, olha que legal o que vi no blog do Flavio Gomes.

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/11/10/dois-reis/


    Muito legal mesmo. Considero o Émerson o grande piloto brasileiro, pois abriu as portas, rompeu as barreiras, foi o pioneiro. E do Pelé, falar o quê?

  29. odir li sobre um evento no norte pr grande retudo santista. O sérgio malucelli sócio d o luxa e do juan figger estará deixando o iraty ano que vem e estará assumindo por contrato de 10anps o futebol do ondrina fc. Poderoso tubarão .olha a chance de um evento.

    Edson, tem de haver um evento em Londrina e/ou Maringá independentemente de qualquer coisa ou qualquer pessoa.

  30. Atores e Atrizes:Nuno Leal maia,paulinho vilhena, Alexandre Borges, Oscar magrini,Gustavo leão,Tony Tornado,Ney Latorraca,Bete Mendes, Juliana Silveira,Debora Bloch,Marcos Frota.

    Jornalistas/apresentadores: Faustão, Cleber machado, Luciano faccioli,Monica Waldvogel,Milton neves,carlos Monforte,Jão Doria Jr,Marcelo tas,Alvaro José,José Kalil.

    Musicos/compositores: Supla,Zéca Baleiro, Paulo Miklos(Titãs), Tony Beloto( Titãs),Vavá,Mariana Belém, Mano Brown, Chorão( Charlie Brown Junior),Guilherme Atantes,Chitãozinho,Kiko Zambianchi.

    Atletas/esportistas: Robert Scheidt (octa-campeão mundial na vela),Rogério sampaio, Danielle Zangrado.

    Políticos/ministros: Eduardo Suplicy,Aloísio Mercadante,Geraldo Alckmim,Celso amorim, Gilmar Mendes,Raimundo Colombo.

    Seguem alguns nomes que lembrei, pois eu havia perdido a lista ..o Arnaldo hase tem a lista que passei a ele.

    Abraço

    Legal, Aurélio. Obrigado. Mas o Tony Beloto é são-paulino. A filha dele é que é santista. Ainda há o Renato Teixeira, Fábio Junior, Jair Rodrigues, Rodolfo Gamberini, Barbara Gancia, Vladir Lemos, João Carlos Albuquerque … Lembro de mais um monte, também. Abração.

  31. Odir eu tinha uma idéia, você sabe que elas são sempre meio malucas, mas ai vai ela: poderíamos iniciar o intercâmbios já para 2012, já pensou grandes adversários, do mundo todo entrando em campo, ou até jogando com a camisa do Santos na semana do centenário. seria Santastico.

  32. Olá Odir!

    Parabéns pela iniciativa e pela volta aos preparatívos do centenário. Com vc todos nós temos certeza de que coisa boa virá. Obrigado por nos representar! =]

    Eu sou desenhista e com certeza vou contribuir com meu logo e ideias para os paineis.

    Tenho algumas ideias como por exemplo : o pedido de homologação de uma data oficial federal , DIA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE, sendo que na cidade de Santos poderia ser feriado oficial.

    Poderia ter alguma homenagem também aos “Santos” do mundo inteiro , clubes que se inspiraram no melhor time de todos os tempos.

    Se baseando no Fato de que temos na nossa história o melhor jogador do mundo , o melhor esquadrão que já jogou em toda a história e o clube que mais marcou gols do mundo inteiro poderíamos então sugerir que em todos os campeonatos do mundo fosse jogada a “RODADA SANTOS FC” . Em que além do nome da rodada ser este os clubes tivessem um pequeno bordado com o nosso simbolo ou então uma faixa preta e branca no braço. Eu sei que minha imaginação vai longe rsrs é coisa muito difícil de acontecer mas em se tratando do SANTOS nada é impossível.

    Criar a “TAÇA CENTENÁRIO” com times de torcedores de todo o Brasil jogando partidas no CT REI PELÉ e a final quem sabe na VILA.

    Solicitar junto a konami ou EA Sports um game baseado no FIFA ou PES sobre o Centenário Santista em que todos os craques de ctodas as gerações seriam representados. Essa eu sei que é muito difícil até pq pra se fazer estes jogos precisa de licenças mas se der certo eu tenho certeza que todos os santistas iriam comprar rs. Fora que seria algo inédito.

    Bom , por enquanto são essas as ideias . Mais pra frente eu posto mais . Espero ter ajudado Odir.

    Abraçooo

    Boas idéias, Daniel. Eles devem ser centralizadas naquele e-mail do Santos. Abração.

  33. O que mais gostei por enquanto:

    1)Jogos contra grandes clubes internacionais:

    Seria um sonho realizado. Finalmente o Santos assumindo que é um dos maiores (senão o maior) do mundo e partindo para amistosos internacionais. Só não pode ser apenas um e apenas fora ou dentro do país. O ideal seria no mínimo (eu disse “no mínimo”) dois jogos, um fora e outro no Brasil.

    2)Barqueata até o Porto de Santos:

    Se for algo bem feito vai ficar fantástico. Fico imaginando todos os barcos chegando ao mesmo tempo e quem sabe até com fogos para comemorar.

    3)Show histórico com músicos santistas:

    Poderiam ser vários shows ao mesmo tempo. Não podemos esquecer que seria importante o apoio da TV nisso. Quem sabe alguma rede, como a Globo, poderia se interessar em transmitir os shows. Uma outra idéia é trazer ao menos um artista internacional. Acho que daria para fechar parcerias para isso. Os gambás inventaram a historia pra boi dormir que trariam algum (até o Michael Jackson eles citaram) e acabaram sem ninguém pro centenário deles.

    4) Filme “Meninos da Vila”:

    Sendo melhor do que aquilo que os bambis chamam de “soberano”, já tá valendo.

    O filme Meninos da Vila será um dos três a serem feitos pela produtora Canal Azul. Posso lhe assegurar que será bem mais empolgante do que o do adversário citado.

  34. Ricardo Rodrigues

    Parabéns por sua participação Odir,voce é uma pessoa especial.

    Eu vi uma coisa na copa do mundo,que no ato imaginei para o centenário do Santos F.C.,além de para mim ser inédita,achei sensacional.

    A seleção inglesa tinha estampado abaixo do escudo do time,o nome do adversário e a data da realização da partida.

    Este tipo de personalização independente das dificuldade do nosso calendário,seria muito linda de se ver,e não significaria nada para o fornecedor do material esportivo do time,além de que,jogos em que o time tiver brilhante e marcante atuação,e algum jogador se destacasse mais neste jopo,deveriam ser feitas cópias para que torcedores pudessem adiquirir estas camisas específicas destes jogos como lembrança do centenário,seriam disputadas não tenho dúvida.

    Aos Adversários que trocassem a camisa com nossos jogadores,também ficaria a lembrança do embate com um dos times mais conhecidos e festejados do mundo,no ano do seu centenário,uma ação de marketing positiva e maravilhosa que ganharia as páginas de toda a midia.

    Ex; Santos F.C. x Ponte Preta
    “2012 Ano do Centenário”

    “2012 Ano do Centenário”
    Santos F.C. x River Plate
    22/XX/2012

    PS:Possivelmente o exemplo não vai aparecer centralizado do jeito que escrevi,mas espero que tenha entendido,e é claro o album de figurinhas histórico com os grandes times e momentos do centenário não pode faltar.

    Entendi, Eduardo. Boa idéia. Quanto ao álbum de figurinhas, o problema é o direito de imagem dos jogadores. Cada um pede um valor e fica inviável econômicamente fazer o álbum. Mas é uma idéia que pode ser pensada.

  35. Odir,

    Eu já ia esquecendo. Ao fazer o roteiro do filme do Santos, leve em conta documentários que primam pela pouca entrevista (apenas o necessário) e mais pelas imagens bem editadas. Ainda não tive oportunidade de ver mas o documentário do Senna, me disseram, é bem assim. Já que citei que os gambás queria o Michael Jackson, o filme This Is It também segue essa linha. É só uma sugestão. Documentários com muitas entrevistas não são mais bem cotados e cansam a platéia, que está mais interessadas em ver imagens raras e o cotidiano do clube.

    Bem lembrado, Torcedor. Obrigado pela dica.

  36. Odir,

    Tem que criar um BLOG DO CENTENÁRIO SANTISTA, pra ontem aí as idéias ficariam todas centralizadas e discutidas num só post, porque senão fica tudo espalhadas em varios sites e não se aproveita tudo de bom que é escrito e mostrado, via imagens e videos…

    Eu sempre tive a idéia do SFC fazer um TOUR com o Baleião%Baleinha primeiramente pelos SHOPPINGS de Santos, São Paulo, Paraná, Interior Paulista é aonde se concentra a maioria da torcida santista…

    Com um mini parquinho para a criançada brincar e ganhar premios santistas, isso dava para fazer nas escolas, instituições como a do cancer e por aí vai…

    Isso é angariar novos sócios futuros e crecimento da torcida é bem pouco mas com GANSO e NEIMAR no SFC isso já deveria ter sido feito…

    Eu vou a SAMPA no final do ano e as minhas duas afilhadas santistas são gemeas com cinco anos de idade querem uma festa toda do SANTOS FC, se o SFC vendesse uma festa dessas com Baleião e Baleinha eu contrária para elas…

    Vixe é muita idéia, vou processando e escrevendo no WORD e guardando no NOT e pen drive, para depois colocar no BLOG DO CENTENÁRIO, e aí ODIR CUNHA, faz o BLOG e deixa só com um post para o santista colocar as suas idéias lá…

    O PERES deveria voltar para em 2012 termos um SUPER SUB-SEDE EM SAMPA O QUE ACHA DA A IDÉIA PARA O HASE E O ARMENIO, TUDO DA POLITICA SANTISTA TEM QUE FICAR DE LADO PARA OP BEM DO NOSSO CENTENÁRIO O PERES E ZITO FAZEM FALTA…

    Acho uma ótima sugestão. O Centenário é uma oportunidade de se unir todos os santistas, principalmente os que trabalham e já trabalharam pelo clube.

  37. Odir,grande santista ,meus parabens pela iniciativa das homenagens ao nosso grande Santos FC.Odir, fugindo do assunto fiquei sabendo que o Santos ainda detem 30% dos direitos federativos do Jonas do Grêmio,que bom pois ainda podemos fazem dinheiro se ele for vendido(ouvi da boca do presidente do Grêmio numa entrevista).no mais abraços a nação santista .Coy Urai Pr.

  38. O filme do Centenário deveria começar com o afundamento do TITANIC, dizendo que no dia que afundou o maior navio do mundo nasceu o maior clube do mundo…


    É, ficaria fácil lembrar… Rsss

  39. O SFC seria filho da ROSE e JACK?

    hehehehehehehehe

  40. O santista Roxo está fora do ar novamente? Ou aqui na escola o explorer não abre ele?

  41. Odir vc está confundindo com o Nando reis que é bambi e a filha é santista. O Belotto é santista.
    Seguem outros:
    Rubens Ewald Filho,o Astronauta Marco Pontes, Lawrence Wahba,José Rubes Chachá,Falcão(cantor brega),Reginaldo Rossi,Emilio Surita,Sérgio britto(titãs), Graziela Moretto,Paulo roberto( morsa) Martins,neguinho da beija-flor,Zequinha barbosa,Otaviano costa, Rio negro(dupla com solimões), Ralf (dupla com cristian),Juliana e Larissa do volei de praia, paulo Goulart(ator),joaquim cruz..

    Abraço e bom feriadão.

    Tem razão, desculpe. Confundi-me com o Nando Reis. Ah, e tem o Arnaldo Antunes…

  42. agustin coy garcia-Santista a informação do Jonas é verdadeira se ele for vendido 30% é do SFC, o MT o liberou de graça ao Grêmio mas ficou com os 30%…

  43. 2012 tinha que está tudo em paz na VILA com todos os ex-presidentes ajudando no centenário, Samir, MT, Laor só para ficar nos ultimos…

    No que depender de nós, tentaremos, Eduardo. Será hora de se reverenciar todos que fizeram algo importante pelo clube.

  44. Deveriam fazer uma Campeonato antes do PAULISTÂO com todos os SANTOS pelo mundo participando da COPA CENTENÀRIO SANTOS

  45. Santos tem 20% de futura negociação de Jonas

    Acerto entre Peixe e Grêmio foi feito em 2007, quando o atleta deixou o Alvinegro

    O acerto foi feito na saída do atleta do Peixe, clube pelo qual ele foi campeão Paulista, para o Grêmio, em setembro de 2007.

    - Quando o Jonas foi para o Grêmio, foi feita uma cessão nas negociações e 20% do que for auferido ao Grêmio de valor líquido de uma transferência, independentemente do clube que ele for, é do Santos. Enquanto ele tiver contrato em vigor, isso vale – explicou o advogado do Peixe, João Vicente Gazolla.

    http://msn.lancenet.com.br/minuto/Santos-tem-20-negociacao-futura-Jonas_0_370763104.html

    É bom saber, para variar, que há algo a receber. E o passe do Jonas deve ter se valorizado muito com a artilharia do Brasileiro.

  46. Odir continuan criticando o Adilson…

    Todo mundo sabe que no Santos as coisas são diferentes…

    No Corinthians a pressão e o sonho de ganhar ao menos uma copa sul-americana, um torneio de verão que seja internacional faz com que o treinador fique pressionado, faz 100 anos e isso nunca foi possível…

    Já no Santos ele pega um time Campeão, Bi-Campeão do Mundo, Bi Campeão da Libertadores,um time acostumado com títulos, craques no elenco, craques sendo formados, estrutura de 1º mundo para trabalhar, CT de 1ª qualidade, Hotel 5 estrelas, um estádio que é sem dúvida nenhuma o maior alçapão do Brasil, etc…

    Ou seja, ele vem para um time de ponta e que todo treinador sonha em comandar. Veja o caso do Abel Braga, para vir pro Santos ele até se declarou ser torcedor do Santos e pagaria a metade de sua multa rescisória…

    Acho que se o Adilson não sentir o peso da camisa dará certo. O duro será ele cair na Real que está comando o Santos FC. Sempre estará trombando com Clodoaldo, Pepé, Coutinho, Giovanni, Robinho e claro o Rei Pelé, entre outros pelos corredores da Vila. Isso é simplesmente o Santos FC, seja bem vindo Adilson !!!

    É, no Santos, como se dizia, o buraco é mais embaixo, Eduardo. Que o Adilson se acostrume. Não basta ganhar títulos. Tem de fazer o time jogar bonito.

  47. Odir, tudo isso mais um estádio a altura de nossa torcida, principalmente. A maior ação que poderá ser feita. O Santos e todos os seus torcedores merecem, não só os alguns de hoje!

    Multiplicação de peixes e de sócios com Estádio!

    A multiplicação de peixes está em andamento, André. O estádio está sendo negociado. Espero ser convencido de que a Baixada Santista comporta um grande estádio para o Santos. Mas ainda não estou.

  48. Ufa! Quantos eventos! Odir, espero poder participar de alguns desses eventos. Enviarei sugestões depois. Abraços da grande massa santista de Goiás.

    Forte abraço Luismar.

  49. Odir, parabéns. Já estou viajando na maionese, e acho que uma carreata para entupir a Imigrantes e Anchieta com os carros embandeirados, será santástico. Imagina, uma convocação geral, todo interior vai estar presente, serão milhares e milhares de veículos. E a outra coisa santástica será a barqueta, lindo, impressionante, milhares de barcos embandeirados, serão dois espetáculos que vão impressionar o mundo. Parabéns mesmo.

    Pegou bem a idéia, Ernesto. É isso mesmo. É transformar o Centenário em algo palpável visível, concreto, uma celebração de uma multidão santista descendo a serra, caminhando pelas ruas de Santos, chegando pelo mar para a Vila Belmiro, que mais do que nunca será, em 14 de abril de 2012, o templo sagrado do futebol mundial.

  50. 12.11.2010
    Branquinho deve reforçar São Paulo em 2011
    Um dos destaques do Atlético Paranaense no Campeonato Brasileiro, o meia Branquinho pode ser o primeiro reforço do São Paulo para 2011. Segundo apurou a equipe SPFC.Net o jogador já teria acertado salários com a diretoria tricolor.

    O meia tem contrato com o Furacão até dezembro de 2013. Para não dispender de um valor muito alto é possível que o São Paulo envolva outros nomes na transação. O Atlético estaria interessado em dois jogadores do tricolor, não divulgados.

    Branquinho ganhou visibilidade no primeiro semestre, quando ajudou o Santo André a conquistar o vice campeonato da competição. O meia foi contratado pelo Atlético Paranaense e trabalhou com o técnico Paulo César Carpegiani no segundo semestre.

    Conheça o jogador:

    Nome: Wellington Clayton Gonçalves dos Santos
    Apelido: Branquinho
    Nascimento: 02/01/1983, em São José do Rio Preto -SP
    Altura: 1,72
    Peso: 71kg
    Clubes: Rio Preto, Botafogo (SP), Grêmio Barueri, Ceará e Santo André

    OLHA AÍ O SFC TEM QUE FAZER ISSO MANDAR UNS QUATRO PARA TRAZER UM…

    Isso mesmo, Eduardo.

Comente à vontade. Sua opinião é importante mesmo. Mas não ofenda, não escreva palavrões, não use apenas letras maiúsculas. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>