Esta bandeira tem de ser erguida por todos nós!

Sexta-feira passada fui ao Santos para uma reunião com Armênio Neto e Arnaldo Hase, gerentes de marketing e de comunicação do clube. Convidaram-me para retomar os trabalhos como coordenador das festividades do Centenário do Santos, o que aceitei imediatamente, claro. E o mais legal é que já começamos em ótima sintonia, pois eles pensam exatamente como eu: queremos eventos com ampla participação popular, um Centenário para todos os santistas.

“Não vamos prometer títulos”, adiantou Armênio. Eu e Arnaldo concordamos, obviamente. Por mais que o Santos queira ser campeão em 2012, este, na verdade, é um desejo que serve para todas as competições e todas as temporadas. E não depende só do Santos. Os adversários se preparam bem e o futebol tem tantas variáveis que nem sempre o melhor time vence.

Se nem Pelé, Coutinho e Pepe prometiam títulos – apesar de ganhá-los com frequência – não seríamos nós que cometeríamos tal deslize e tal deselegância com os adversários. Entrar em todas as competições para conquistá-la deve ser um objetivo permanente do Santos, não só para 2012. Mas prometer que será campeão, só mesmo quem não conhece o esporte pode fazê-lo.

Porém, há muitas coisas que podem ser feitas aproveitando esta data sagrada que é o Centenário de um clube de tanto carisma e de história tão rica como o nosso querido Santos. É o momento não só de agradecermos por todos os momentos de alegria e sonho que este time já nos proporcionou, como contribuir para divulgar sua imagem para todo o mundo e para atrair novos apaixonados para esta nobre causa que se baseia no futebol bonito e no jogo limpo.

Como costumo lembrar, “ninguém gosta do que não entende”. Por isso, quanto mais divulgarmos os grandes feitos e os ídolos notáveis que o Santos teve e tem, maior será a multidão que acompanhará e amparará o clube nos seus bons e maus momentos. O Centenário é a oportunidade ideal para consolidar essa sinergia entre o clube e seu torcedor.

Sua participação é essencial

Como você verá, vários eventos programados para o Centenário contam com sua participação. O torcedor, o amante do Santos, será o maior responsável por uma festa marcante e grandiosa.

Não o queremos só como comprador de produtos, mas como protagonista ativo da festa. Mais do que consumidores, os santistas serão também personagens importantes nos eventos, criadores e criaturas ao mesmo tempo.

Primeiros eventos

Concurso Mundial para a escolha do Logo e do Slogan do Centenário
A escolha do logotipo e do slogan para o Centenário do Santos será aberto à participação de santistas de todo o mundo. A idéia é retratar 100 anos de futebol bonito, do melhor futebol que o planeta já viu. O logotipo e o slogan precisarão retratar isso. Os regulamentos – com as premiações – serão publicados no site oficial do Santos, mas já comece a colocar sua cabeça para pensar. Já imaginou entrar para a história como aquele(a) que criou o logo ou o slogan do Centenário do maior time do mundo?

Pintura do maior mural do mundo
Em 14 de abril de 2011, para dar o início ao Ano do Centenário, será iniciada a pintura do maior mural ao ar livre do mundo, no muro do CT Rei Pelé. A obra será coordenada por Paulo Consentino, artista plástico engajado na vida cultural e social de Santos, filho de Ítalo Consentino, conhecido médico do clube nos áureos tempos de Pelé & Cia. A obra permitirá um trabalho social com jovens de comunidades carentes. O objetivo de Paulo Consentino é aproveitar a pintura do mural para formar artistas que prossigam seu trabalho e continuem retratando a história do Santos.

Filme “Meninos da Vila”
A Produtora Canal Azul iniciará em março a edição do filme “Meninos da Vila”, o primeiro de uma trilogia sobre o Santos Futebol Clube. Até o final de 2011 já teremos nas telas e em vídeo esta primeira obra relevante sobre a história do Santos. Não deixe de ir ao cinema, levar os amigos e adquirir este vídeo tão importante sobre esta característica tão importante da alma santista, que é confiar nos jovens e valorizar seus meninos geniais.

Exposição de fotos “Santistas do Mundo”
Queremos que santistas de todo o mundo expressem e retratem seu amor ao clube através de fotos de onde vivem, mas sempre com alguma referência ao Santos. Já pensou um indiozinho no meio da selva, ou um cidadão em Nova York ou Pequim com a camisa do Peixe? Um bebê, um adolescente, ou uma senhorinha? Uma bandeira na janela de um apartamento de luxo, ou na janela de uma favela? Bem, são apenas algumas idéias que, estou certo, serão aprimoradas pela criatividade e o talento dos santistas. Estamos vendo local e buscando parceiros para esta exposição. Logo o regulamento também será divulgado.

Festival de Música
Sempre achei que a música popular pode fazer mais pela divulgação de um time do que muitos títulos. Quem já não cantou “Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Tereza?”. Pois eu gostaria que o Santos tivesse músicas assim, cantadas por todos, que eternizassem a magia desse time. Não é necessário que a música seja dedicada só ao Santos, mas que ele faça parte dela, mesmo de forma sutil. Esse festival deverá ter eliminatórias em locais que são redutos de santistas, como Norte do Paraná (Londrina e/ou Maringá), Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo, ABCD e Baixada Santista, com a fase final em Santos ou São Paulo. Esse evento demandará tempo e trabalho, mas considero-o essencial nas festividades do Centenário. Prepare sua banda de rock, pagode, rap, MPB e comece a pensar em grandes músicas que falem, mesmo de passagem do nosso Santos.

Show histórico com músicos santistas
Com apresentadores e intérpretes reconhecidamente santistas. Os números musicais serão entremeados com a história do clube e algumas rápidas entrevistas em um telão com imagens de alta definição. Locais: Vila Belmiro, Pacaembu e talvez estádio do Norte do Paraná e interior de São Paulo.

Festival de Curta-Metragem
Outra oportunidade de se ter trabalhos do mundo inteiro sobre o Santos, com grande participação dos santistas. Terá ampla divulgação nacional e oferecerá brindes aos vencedores. Os filmes enriquecerão o acervo do clube e ficarão à disposição do público no Memorial do Centenário, na Vila Belmiro.

Exposição de artes plásticas
Artistas santistas, preparem-se: queremos fazer uma grande exposição sobre o Santos e seus ídolos. Inspirem-se neste tema e já separem telas e esculturas que retratam o Alvinegro Praiano.

Cruzeiro Santista
Viagem de navio com shows de conhecidos intérpretes santistas e a presença de jogadores campeões do mundo. Durante a viagem, haverá shows de música e palestras cuja temática será o Santos Futebol Clube.

Campanha Acervo Histórico/ Memorial do Centenário
A Vila Belmiro construirá um memorial apenas para o Centenário do clube. O objetivo da campanha é que todos que tenham documentos ou objetos importantes ligados à história do Santos, que doem ao clube. Camisas antigas, fotos, recortes, troféus que estão desaparecidos… Com este material poderemos enriquecer o Memorial do Centenário e organizar exposições itinerantes. Alguns locais de exposição: Museu do Futebol, no Pacaembu; Sesc de Santos e outras unidades; estação Imigrantes-Santos do metrô e em cidades com grande contingente de santistas.

Peça de teatro contando a história dos 100 anos do Santos
Em princípio, encenada em Santos e São Paulo, por companhias de teatro locais. Mas depois levada aos redutos de santistas em todo o País.

Brindes
Além, naturalmente, de camisas comemorativas – uma ligada ao time e outra mais social, para ser usada no dia a dia –, uma das boas idéias de brindes, aprovada em nossa primeira reunião, é fazer miniaturas dos troféus mais importantes ganhas pelo clube – Mundial, Libertadores, Brasileiro, Taça Brasil, Torneio Roberto Gomnes Pedrosa, Paulista, Rio-São Paulo, Copa do Brasil, Torneio de Paris, Hexagonal do Chile…

Eventos do dia do aniversário
Está longe, mas já discutimos alguns eventos para o dia do aniversário. Não sabemos se já poderão ser realizados em 2011, ou se apenas em 2012. A opinião e a disposição dos torcedores serão importantes para se tomar essa decisão. Assim, no dia do aniversário deveremos:

Show histórico com músicos santistasCom apresentadores e intérpretes reconhecidamente santistas. Os números musicais serão entremeados com a história do clube e algumas rápidas entrevistas em um telão com imagens de alta definição. Locais: Vila Belmiro, Pacaembu e um estádio do Norte do Paraná.

Romaria da primeira sede do Santos até a Vila Belmiro
A multidão caminhará até a Vila, em uma procissão de respeito e agradecimento aos ídolos do passado e às glórias do clube. Estandartes reproduzirão as imagens dos grandes ídolos do Santos.

Carreata (com participação de motos e bicicletas) de São Paulo a Santos
Os santistas que não moram em Santos, mas que foram conquistados pela magia e beleza do futebol do Alvinegro Praiano, descerão a serra nesta solenidade única, que marcará o reconhecimento do mundo pelo maior time de todos os tempos.

Barqueata até o Porto de Santos
De vários pontos do litoral brasileiro chegarão barcos para comemorar, no porto de Santos, o Centenário do Time dos Sonhos.

Grande reveillon santista no momento exato do aniversário
Santistas do mundo todo estarão ligados por vídeo conferência, skype, celular ou as técnicas disponíveis no momento. Todos se acomodarão na Vila Belmiro, onde haverá uma missa e um show em homenagem ao clube.

Jogos contra grandes clubes internacionais
Já se estuda a possibilidade de um jogo contra o Benfica, possivelmente em Nova York, celebrando o primeiro título mundial do Santos, em 1962. Mas estes confrontos, a princípio, só serão realizados em 2012.

E muito mais
Há muitos outros eventos – já para este aniversário de 2011, como para 2012 –que prefiro não divulgar, pois ainda não estão discutidos e definidos. Mas acho que já posso adiantar que deveremos ter um grande almoço para centenas de pessoas, produzido sobre o gramado da Vila Belmiro; um jantar de gala; muitos brindes em alusão à data, selos, moedas. Enfim, há muito mais a ser divulgado no momento oportuno.

Envie suas idéias para o Centenário do Santos para o e-mail:
centenario@santosfc.com.br

Prometo que lerei todas.

E aí, quer me dizer alguma coisa sobre o Centenário do Santos? Sou todo olhos e ouvidos.