Apesar da má fase do time, Elano é respeitado no Galatarasay

Não é segredo para os torcedores do Galatasaray de que o meia Elano quer vir para o Santos. Na edição de ontem do Fanatik, um dos jornais esportivos mais lidos da Turquia, o título não deixa dúvidas: Elano Blumer ayr?lmak istiyor (Elano Brumer quer sair).

Santos e Flamengo são os clubes brasileiros interessados no jogador, mas o Santos, a preferência de Elano, já deu um passo à frente ao enviar a Istambul o diretor de futebol Pedro Luiz Nunes Conceição e o diretor jurídico Luciano Moita.

Avaliado em 12 milhões de euros, considerado um cobrador de faltas (“bolas paradas”) de grande precisão e o único meia ofensivo do Galatasaray, Elano, entretanto, não vive grande fase no time turco, que ocupa apenas a décima posição no campeonato nacional.

Parte dos torcedores que comentaram a notícia no jornal Fanatik entendem que Elano não consegue se destacar devido à má qualidade da equipe, mas há também os que acham que o brasileiro não está bem e não fará falta ao time.

Hoje pode ser um dia decisivo para o retorno de Elano ao Santos. Não só pela presença dos diretores santistas em Istambul, mas devido ao clássico com o Besiktas, time do ex-santista Rodrigo Tabata. Mais um resultado ruim neste domingo e a perda de Elano não será tão sentida.

Elano quer assinar contrato de três anos com o Santos

O Flamengo do técnico Vanderley Luxemburgo – que dirigiu Elano no título brasileiro de 2004 – também está interessado nele, mas Elano não quer nem ouvir em ir para o Rio de Janeiro. “Minha preferência é o Santos”, tem dito para todos que interpelam.

Aos 29 anos, Elano Ralph Blumer, nascido em Iracemápolis, São Paulo, em 14 de junho de 1981 – que tem ascendência alemã e passaporte italiano – não quer ser emprestado, mas assinar um contrato de três anos com o Santos, com quem já está acertado. Mas as negociações não estão fáceis, pois os dirigentes do Galatasaray não querem reduzir muito o valor de mercado de um de seus melhores jogadores.

Amizade com compadre Dracena seria mais um motivo para ele voltar…

Para a imprensa turca Elano disse que um dos motivos que o faz querer vir para o Santos, além de seu vitorioso passado no Alvinegro Praiano, é a presença de seu compadre Edu Dracena, também de 29 anos, com quem jogou no Guarani em 1999. Ambos são padrinhos de casamento recíprocos e Elano tem dito que Dracena foi o seu melhor amigo nos tempos de Guarani.

Elano chegou a fazer ótimas exibições e já foi mais querido pela torcida do Galatasaray. A má temporada atual, porém, diminuiu um pouco a afeição por ele. De qualquer forma, assim como Robinho, que reencontrou a alegria de jogar futebol ao voltar para o Santos, Elano tem tudo para render muito mais na mesma Vila Belmiro que viu seu futebol nascer para o mundo.

Elano só fez 3 gols pelo Galasataray em 2009, mas um deles, na vitória de 4 a 1 sobre o Kayserispor, já o tornou um ídolo. Reveja este chutaço a 127 km/h:

Você acha que Elano voltará a jogar o seu melhor futebol no Santos, como Robinho, ou há o risco de ele estar fora de forma, como Keirrison?