O futuro das torcidas de Santos e Flamengo, segundo o Instituto Datafolha

Continuo achando que a Timemania é a pesquisa de torcidas mais fidedigna do Brasil. Mas tem gente que discorda e cita os pragmáticos institutos de pesquisa como mais confiáveis. Então, fui ver o que diz a Datafolha e percebi que, segundo ela, o Santos terminará este ano com mais torcida do que o Flamengo.

Não me chame de maluco. Esta conclusão foi tirada depois de se analisar pesquisas do Datafolha que mostram que o Santos dobrou sua quantidade de torcedores entre dezembro de 2009 e abril de 2010, enquanto, no mesmo período de quatro meses o Flamengo perdeu dois pontos percentuais.

Uma pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, que ouviu 11.258 pessoas com mais de 16 anos do país inteiro, concluiu que o Santos tinha 2% do total de torcedores do Brasil, enquanto o Flamengo tinha 19%.

Quatro meses depois, exatamente nos dias 15 e 16 de abril de 2010, o mesmo Datafolha ouviu a mesma quantidade de pessoas (11.258), também com mais de 16 anos, igualmente do país inteiro, e divulgou que o Santos saltava para 4% do total, enquanto o Flamengo caia para 17%.

Recapitulando: assim como dois e dois são quatro, podemos concluir que o Santos dobrou a sua torcida em quatro meses, mesmo período em que o Flamengo, segundo o respeitabilíssimo Instituto Datafolha, perdeu dois pontos percentuais.

Fazendo uma projeção científica, se a cada quatro meses o Santos dobra sua torcida e o Flamengo perde 2% de sua participação no todo, então no final de agosto o Santos tinha 8% e o Flamengo 15%. No final de dezembro, o Santos terá 16% e será a maior torcida do Brasil, contra 13% do rubro-negro carioca.

É importante destacar que neste ano o Santos já ganhou dois títulos no masculino (Paulista e Copa do Brasil), um no feminino (bicampeonato da Copa Libertadores da América), um título internacional de juniores (vencendo o próprio Flamengo na final) e ainda luta pelo título do Campeonato Brasileiro, enquanto o Flamengo não ganhou nada e desde o início do Brasileiro só tem tentado escapar do rebaixamento.

Fora isso, o Santos ganhou espaço na mídia como o time de futebol mais bonito e o que revelou mais jogadores de alto nível, como Paulo Henrique Ganso, Neymar, Wesley, André, além do goleiro Rafael; enquanto o Flamengo foi manchete por escabrosos casos policiais e pela crise que resultou na demissão de Zico, maior ídolo do clube.

Você acredita no Instituto Datafolha, ou é melhor confiar na Timemania?