Neymar e Léo Moura, um ídolo santista e um candidato à lateral-direita do Alvinegro Praiano.

Hoje o Fluminense será campeão brasileiro pela terceira vez, somando este Campeonato Brasileiro ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata de 1970 e à Copa Brasil de 1984. Meu feeling diz que ganhará de uns 3 a 0. Não há mala branca que faça este Guarani sequer empatar hoje. Mas o importante, para o santista, é vencer na Vila e dar uma apreciada em Neymar e Léo Moura. Sem conatr as boas-vindas à Elano, claro, o Menino curinga que volta à sua casa.

Vencer o Flamengo é sempre bom, especialmente porque o time é treinado por Vanderlei Luxemburgo, o mesmo que no ano passado disse que “a base do Santos é um lixo” e chamou Neymar de “filé de borboleta”. Ah, como seria agradável vê-lo engasgado com esse filé…

Mas a partida deste domingo não vale só pela vitória sobre o time do Luxa. Se Neymar recusou as férias para continuar jogando, certamente podemos esperar uma boa atuação dele logo mais.

Também estou curioso para ver Felipe Anderson explodir. Tenho a sensação de que a qualquer momento o garoto convencerá a todos de que também é um craque. Mas ele terá companheiros limitados no meio campo – Rodrigo Possebon, Rodriguinho e Danilo –, o que talvez prejudique sua atuação.

Léo Moura vale a pena?

Este Flamengo tem alguns jogadores que cairiam bem no Santos. Fala-se que o lateral-direito Léo Moura, que aos 32 anos é considerado velho por Luxemburgo, esta a caminho da Vila. Hoje os santistas trerão uma oportunidade de conferir sua forma.

Magrinho, com seus 1,76m e 65 quilos, Leonardo da Silva Moura ainda parece ter muita lenha para queimar. Nascido em Vila Kennedy, Rio de Janeiro, em 23 de outubro de 1978, o rapaz completou recentemente 32 anos, três a menos do que o guerreiro, Léo lateral-esquerdo.

Ele deve sair do Flamengo não só pela idade, mas porque o clube não quer aumentar o seu salário. Só espero que, se vier para o Santos, que não seja por rendimentos irreais. Não se pode esquecer que Léo Moura já atuou em dez equipes e, na maior parte delas, não foi bem.

De qualquer forma, devido à carência de jogadores para a posição, o rubro-negro viria para ser titular absoluto e solucionar o crônico problema da lateral-direita santista.

Comenta-se, ainda, que o volante Willlians, ex-Santo André e atualmente no Flamengo, também pode vir para o Santos. Não tenho opinião formada sobre ele, mas acho que poderia ser titular, formando uma dupla de volantes com Arouca.

Porém, será que Maldonado, que tão bem já jogou no Santos, não daria certo de novo? E Deivid, encostado no rubro-negro, não poderia reencontrar os eu futebol na Vila Belmiro?

No caso de Maldonado e Deivid, eu sugeriria que viessem trocados por jogadores do Santos. Acho, particularmente, que Roberto Brum, Marquinhos e Tiago Luis poderiam dar muito certo na Gávea.

Santos x Flamengo
Vila Belmiro, 17 horas

Santos
Rafael, Pará, Bruno Rodrigo, Vinicius e Alex Sandro; Rodrigo Possebon, Rodriguinho, Danilo e Felipe Anderson; Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Jean, David e Juan; Maldonado, Fernando, Fierro e Renato; Diego Maurício e Val Baiano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitragem: Evandro Rogério Roman (FIFA-PR), auxiliado por
Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR).

Reveja uma vitória do Santos sobre o Flamengo pelo Brasileiro de 2007:

Qual sua opinião sobre o jogo de hoje contra o Flamengo? Neymar arrebentará? E Léo Moura, seria uma boa contratação?