Não, este post não é ufanista. Apenas realista. E não estou falando só do Campeonato Estadual, em que o Santos estreou com um time misto e já goleou fora de casa e assumiu a liderança. Falo de contratações, de marketing, da Seleção sub-20, de visibilidade…

Ganhar do Linense, campeão da Série A2, por 4 a 1, com um time improvisado, foi ótimo. Principalmente porque mostrou que o técnico Adilson Batista poderá jogar com três atacantes, como gosta. O Santos é o time certo para ele adotar um esquema mais defensivo. Na Vila Belmiro, ele pode ter certeza, não será demitido por jogar com a coragem que todo time grande tem de ter.

Sem alarde, o Santos trouxe Elano. E os outros?

Sem espalhafato o Santos buscou Elano, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo recém-terminada, enquanto os outros grandes de São Paulo especularem, especularam, mas não trouxeram ninguém.

Há uma semana ouvi uma entrevista de um diretor do São Paulo sobre os planos do clube para 2011 e o rapaz só falou de shows musicais no Morumbi. Serão 12. Fiquei com a impressão de que o São Paulo vai entrar para o show business.

A verdade é que desde que o Corinthians deixou de jogar no Morumbi, as contas do tricolor não batem. Por falar em Corinthians, parece que o alvinegro da capital está se contentando em pagar os salários de Ronaldo. Soltou balões de ensaio pela imprensa, mas não contratou ninguém.

E o Palmeiras? Ainda estou em dúvida se o clube ficou decepcionado ou aliviado com a não vinda de Ronaldinho Gaúcho. Para quem está com as finanças tão alquebradas como o alviverde, trazer o imponderável Gaúcho poderia representar um passo à frente em direção ao precipício.

SeleSantos sub-20

Na Seleção Brasileira sub-20 que estréia hoje, às 21h10 (0h10 de Brasília) no Sul-americano da categoria, contra o Paraguai, no Peru, três titulares são santistas: Danilo, Alex Sandro, e a grande expressão do campeonato, o Menino de Ouro Neymar. Sem contar que Alan Patrick também pode entrar no time. Ou seja, assim como a Seleção principal, os torcedores já apelidaram a Seleçãozinha de SeleSantos.

Sereias da Vila, Falcão e o futsal…

Dos times grandes de São Paulo, o único que já deu uma alegria aos seus torcedores este ano adivinha qual foi? Ora, o Santos, ao conquistar o Torneio Internacional feminino de Araraquara, com as estrelas Marta, a melhor do mundo pela quinta vez consecutiva, e Maurine.

Agora, ao investir no futsal, o clube traz Falcão, também considerado o melhor do mundo, e monta um time que promete lotar o novo e moderno ginásio da prefeitura de Santos.

Ainda falta um centroavante, mas…

O santista é exigente e quer um centroavante de prestígio, além de um zagueiro mais eficiente do que Edu Dracena e Durval. Precisa mesmo. Porém, mesmo que não venham, o time poderá brigar bem pelos títulos que disputar. Afinal, o Santos não precisa ser o melhor do time para ganhar a Libertadores. Só precisa ser melhor do que os outros que jogarão a Libertadores.

E você, está feliz com este início de ano do Santos? Fala que eu escuto.