Neste mundo de visibilidade em que vivemos, há imagens que valem por um título. Ver Marta concorrendo, e provavelmente ganhando pela quinta vez, o título de melhor jogadora do mundo, será gratificante. No Brasil, Marta, é a dez do Santos, e isso tem muito valor, pois divulga o time em um dos eventos mais esperados do futebol.

A cerimônia de gala que entrega a Bola de Ouro Fifa, ocorre logo mais, às 16 horas (de Brasília), no Palácio do Congresso (Kongresshaus), em Zurique, Suíça. SporTV e BandSports transmitem ao vivo.

Marta, 24 anos, concorrerá com as alemãs alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj. No masculino, prova de que jogo coletivo valoriza mais as individualidades (ouviram garotos da base do Santos?), os três concorrentes são do Barcelona: o argentino Lionel Messi, último vencedor, e os espanhóis Xavi e Iniesta, campeões mundiais em 2010.

Pela primeira vez o nome do prêmio será Bola de Ouro Fifa, já que o título de “Jogador do Ano” da entidade foi unificado à Bola de Ouro da revista francesa France Football.

Maikon Leite foi para onde lhe quiseram

Não estranhei o fato de Maikon Leite ter assinado com o Palmeiras. O Santos nunca demonstrou real interesse por tê-lo de volta. Ouvi declarações do jogador dizendo que gostaria de voltar ao Santos, mas não ouvi dirigentes do Santos dizendo que contavam com Maikon Leite em 2011. As pessoas costumam ir para onde se sentem queridas e valorizadas.

Meninos da Copinha: hora da verdade

Quase todas as situações adversas da vida podem ser invertidas. Mas para isso é preciso detectar o problema e agir para solucioná-lo. Espero que o técnico Narciso e os garotos do Santos percebam a tempo o que há de errado com o time – o excesso de individualismo é o erro mais flagrante – e consigam a vitória contra o São Carlos, o que permitirá a eles seguirem em frente na Copa São Paulo, a competição mais importante de juniores disputada no Brasil.

Para um clube que está criando o estigma de “fábrica de craques”, ser eliminado na primeira fase da Copa, com atuações pífias, seria muito ruim. Que a torcida ajude o Santos neste jogo decisivo e que os garotos coloquem os objetivos do grupo em primeiro lugar.