Na verdade, mesmo insistindo, eu não esperava que Adilson Batista incluísse o garoto Felipe Anderson e o zagueiro Vinicius Simon na lista da Copa Libertadores, como não esperava que Dunga levasse Ganso e Neymar para a Copa. Técnicos não costumam ousar. Dunga fez bobagem, todo mundo sabe. Espero que Adilson não se arrependa.

Dirão: “Odir, pára de puxar o saco desse Felipe Anderson, ainda é um garoto e você parece que está falando do Paulo Henrique Ganso”. Pois é. Talvez eu veja no futebol do Felipe mais do que a maioria. Mas não é só por isso que gostaria de vê-lo na lista da Libertadores. É que seu estilo é único. Sem o Ganso, ele é o que melhor poderia fazer a função do maestro.

O garoto passa bem, lança, dribla e bate a gol, mesmo de longe, como poucos. Não vejo essas características em Alan Patrick, que não tem mostrado nada de especial sempre que entra em campo. Vejo muito menos em Róbson ou em Maikon Leite, que é jogador de velocidade, mas não de cérebro.

Acho que, no banco de reservas, Felipe Anderson é uma opção melhor do que Alan Patrick, que gosta do jogo de passes e dribles curtos, que chuta fraco e costuma perder a bola na maioria das vezes que tenta uma jogada ofensiva.

Enfim, de jogador que pensa o jogo no meio-campo, o time dependerá exclusivamente de Elano. Nem quero pensar o que será do Santos se acontecer algum problema com o grande curinga.

Bem, espero que esteja vendo tempestade em copo d’água e que a visão de jogo e o talento de Felipe Anderson não façam falta nesta fase da Libertadores.

Quanto a Vinicius Simon, foi o zagueiro mais elogiado pelos freqüentadores deste blog em 2010. Nas poucas vezes em que entrou no time, se saiu bem. É ruim que justo ele fique fora da lista, já que não só os reservas Bruno Aguiar e Bruno Rodrigo não têm convencido, como há ressalvas com relação aos titulares Edu Dracena e Durval.

Confira os jogadores do Santos inscritos na Copa Libertadores, com os números que usarão.

GOLEIROS
1– Rafael
12– Aranha
24– Vladimir

ZAGUEIROS
2– Edu Dracena
6– Durval
13– Bruno Aguiar
14– Bruno Rodrigo

LATERAIS
3– Léo
4– Jonathan
16– Alex Sandro
21– Pará
22– Danilo

VOLANTES
5– Arouca
7– Charles
15– Adriano
18– Possebon

MEIAS
8– Elano
10– PH Ganso
23– Robson
25– Alan Patrick

ATACANTES
9– Keirrison
11– Neymar Jr
17– Maikon Leite
19– Diogo
20–Zé Eduardo

Você acha que com esse elenco dá para passar por esta fase sem maiores sustos, ou os santistas devem se preparar para sofrer?