O técnico vencedor Muricy Ramalho está no mercado, depois de se desentender com diretores do Fluminense, e o Santos tem conversado com ele. A maioria dos santistas gostaria de vê-lo na Vila Belmiro. Mas há os que temem que ele arme um esquema mais defensivo, com três zagueiros, e mate o espírito ofensivo do Santos. Analisemos…

Um bom técnico arma a equipe com as possibilidades que tem. Tirar do time um bom meia ou atacante para colocar mais um defensor é um crime que técnicos campeões não cometem. Não creio que Muricy descaracterizaria o Santos, a não ser que não houvesse outra alternativa.

Creio que o que possa impedir a vinda de Muricy ao Santos é o seu salário. Ou o seu desgaste físico e emocional. Mas a possibilidade de voltar a trabalhar em São Paulo, e pela primeira vez no Alvinegro Praiano, são fatores que devem faze-lo balançar.

Como jogador, Muricy foi um atacante habilidoso, que hoje certamente teria chances na Seleção Brasileira. E não há nenhum personagem do futebol com mentalidade ofensiva que não respeite e admire o Santos, que não queira conviver com os craques da Vila Belmiro.

Muricy no Santos seria uma experiência interessante para os dois lados. Não dá para dizer com cem por cento de certeza que daria certo, pois o imponderável convive com o futebol, mas a probabilidade de Muricy montar um time vencedor é maior do que se este continuar nas mãos de Martelotte ou ir para as de um Caio Júnior, por exemplo.

Para quem acha que Muricy é retranqueiro, o leitor e amigo Ernesto Franze fez uma pesquisa nos últimos Campeonatos Brasileiros e nos trouxe as seguintes informações, comparando a quantidade de gols marcados pelo time treinado por Muricy e pelo Santos:

Brasileiro 2008: São Paulo 66 gols. Santos 44.
Brasileiro 2007, São Paulo 55 gols, Santos 57.
Brsileiro 2006 , São Paulo 66 gols, Santos 58.
Brasileiro 2005 , Internacional 72 gols, Santos 68.
Brasileiro 2010: Fluminense 62 gols, Santos 63.

Tenho lido, porém, que Muricy quer descansar por um mês e não pretende emendar o tenso trabalho no Fluminense com outra luta ferrenha para classificar o Santos na Libertadores. E um mês é tempo demais…

Minha impressão final é de que o Santos continuará com Marcelo Martelotte, que não é nenhum gênio, mas conhece melhor o elenco do que um técnico mais experiente que pegue o bonde andando.

Hoje tem Santos de Falcão no Sportv

Não se esqueça. Hoje, às 19 horas tem o Santos do Rei Falcão contra o Joinville, pela primeira rodada da Liga Nacional de futsal, em Joinville. A expectativa é grande.os dois times são fortes e a partida será a revanche da final do Torneio de Gramado, vencido pelo Santos. Prestigie!

Reveja os gols que deram ao Santos a vitória sobre o Joinville na final do Torneio de Gramado. Hoje eles voltam a se enfrentar…

Entre Martelotte, Caio Junior e Muricy, quem você prefere?