Quando se começa a fazer contas para a classificação, é sinal de que o time não anda bem e precisa recuperar o tempo perdido. Porém, a história do futebol está repleta de casos de times que andaram capengando pelo campeonato e conseguiram chegar ao título, ou ao menos às finais. Portanto, ânimo aos santistas, pois a chance de o time passar à próxima fase da Libertadores ainda é grande e nada justifica jogar a toalha agora.

Por incrível que pareça, a classificação ainda depende apenas do Santos. E, com alguma sorte, é até possível terminar na liderança do grupo. Vejamos, com calma, todas as possibilidades de classificação do Alvinegro Praiano. Mas, primeiro, daremos uma olhada na classificação do Grupo 5. Confira:

1 – Colo Colo, 6 pontos, 2 vitórias, 9 gols marcados, 9 gols sofridos, saldo de 0 gol;

2 – Cerro Porteño, 5 pontos, 1 vitória, 7 gols marcados, 4 sofridos, saldo positivo de 3 gols;

3 – Santos, 2 pontos, nenhuma vitória, 3 gols marcados, 4 gols sofridos, saldo negativo de 1 gol;

4 – Deportivo Táchira, 2 pontos, nenhuma vitória, 3 gols marcados, cinco gols sofridos, saldo negativo de 2 gols.

Ganhar os três jogos que faltam garantirá uma vaga

Caso vença Colo Colo e Deportivo Táchira no Brasil e ainda consiga superar o Cerro Porteño em Assunção, o Santos passará a 11 pontos e terá uma das duas vagas para a próxima fase garantida, pois:

Colo Colo e Cerro Porteño no máximo chegarão à última rodada com nove e oito pontos, respectivamente. Um dos dois não poderá passar o Santos, e o empate entre ambos dará o primeiro lugar ao time brasileiro.

Se ganhar os dois jogos no Brasil e empatar com o Cerro em Assunção…

O Santos terá de torcer para que o Deportivo Táchira não perca ao menos um dos jogos que fará contra Cerro e Colo Colo. Pois se ambos venceram ao time da Venezuela, chegarão à rodada final com nove pontos e poderão garantir a vaga com um empate, o que será um grande estímulo à marmelada.

Próxima rodada pode deixar o Santos em segundo
O próximo jogo do Santos será contra o Colo Colo, na Vila Belmiro, em 6 de abril, uma quarta-feira. Nessa noite não haverá outra opção, a não ser a vitória. E, se possível, de goleada. Uma vitória pela contagem mínima já manterá o time vivo em busca da vaga, mas um triunfo por muitos gols de diferença pode deixar o Alvinegro em segundo lugar no grupo – desde que no dia anterior, na Venezuela, o Deportivo Táchira vença o Cerro Porteño.

Se o Santos vencer, por exemplo, por quatro gols de diferença, e o Cerro perder do Táchira por apenas um gol, Santos e Cerro ficariam empatados com cinco pontos e uma vitória, mas o Alvinegro Praiano teria três gols de saldo, contra dois do time paraguaio.

Entretanto, caso o Cerro não vença o Táchira, o Santos obterá a classificação desde que passe por Colo Colo e Táchira no Brasil e não perca para o Cerro no Paraguai. Portanto, apesar de a goleada ser o melhor resultado contra o Colo Colo, será preciso buscá-la com algum cuidado, pois o adversário tem um contra-ataque mortal e o Santos tem mostrado um sistema defensivo claudicante, que se perde diante de atacantes rápidos.

O lanterna Táchira pode decidir a vaga

Resumindo, a única possibilidade de o Santos não precisar vencer os três jogos para se classificar, é Cerro ou Colo Colo perderem pontos para o Táchira. Como o Colo Colo enfrentará o time venezuelano em Santiago do Chile, fatalmente o vencerá. A esperança fica para a partida entre Táchira e Cerro na Venezuela.

Por ter obtido um heróico empate em Assunção, não é improvável que o Táchira empate novamente, ou até vença o Cerro jogando em casa. Vejamos até onde pode levar esta possibilidade, levando em conta resultados lógicos:

Táchira vence o Cerro pela diferença mínima
Santos vence Colo Colo também por diferença mínima

Cerro e Santos empatam em Assunção
Colo Colo goleia Táchira no Chile

Na última rodada, já classificado em primeiro lugar (pelo número de vitórias), o Colo Colo só terá interesse em ser um dos mais bem classificados para a próxima fase, enquanto o Cerro precisará da vitória, pois estará com os mesmos seis pontos ganhos do Santos e mesmo número de vitórias (uma), vencendo apenas no saldo de gols.

A vantagem do Santos é que decidirá a vaga contra o Táchira, no Pacaembu, precisando de uma goleada para garantir o segundo lugar do grupo. E o Táchira terá de sair pro jogo, pois, com cinco pontos, ainda terá alguma chance de classificação, desde que vença o Santos e o Cerro não derrote o Colo Colo.

Enfim, a próxima rodada poderá dar um novo alento aos santistas, a rodada seguinte terá outra guerra, contra o Cerro Portenõ, em Assunção, e o último jogo pode representar mais um daqueles momentos inesquecíveis de superação e garra. Torçamos.

Reveja a classificação heróica na Libertadores de 2008:

E você, acredita no poder de recuperação deste Santos?