O Santos abre as quartas-de-final do Campeonato Paulista enfrentando a Ponte Preta, sábado, às 16 horas, na Vila Belmiro. Como o jogo será no meio de um feriado prolongado, espera-se um grande público para empurrar o Alvinegro Praiano rumo ao bicampeonato paulista – o que representaria o quarto título estadual em seis disputados.

Mesmo, provavelmente, sem todos os seus melhores jogadores – já que na próxima quarta-feira provavelmente terá um compromisso pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o técnico Muricy Ramalho deverá escalar um time forte para enfrentar o alvinegro de Campinas.

A Ponte não perdeu de nenhum grande e somou mais vitórias do que derrotas nos jogos fora de casa. Portanto, é um adversário que exigirá respeito e dedicação dos santistas. O jogo terá de ser definido nos 90 minutos, ou irá para cobranças de pênaltis.

Se vencer, o Santos enfrentará, na semifinal, o vencedor do clássico entre São Paulo e Portuguesa, que será jogado domingo, às 16 horas, em local a ser definido.

Ainda no sábado o Corinthians enfrentará o Oeste, no Pacaembu, às 16 horas. O último jogo das quartas, entre Palmeiras e Mirassol, será domingo, às 18h30m, no Pacaembu.

Um jogo que tem história

Foi em um Santos e Ponte Preta, na mesma Vila Belmiro, em 2 de outubro de 1974, uma quarta-feira à noite, que Pelé se despediu do futebol. Aos 22 minutos do segundo tempo ele pegou a bola, colocou-a no círculo central e se ajoelhou, abrindo os braços em agradecimento.

Mesmo sem Clodoaldo, Carlos Alberto Torres e Marinho Peres, o Santos venceu a partida por 2 a 0, com gols de Cláudio Adão, aos 30 minutos do primeiro tempo, e Geraldo, contra, aos 11 do segundo.

Dirigido por Elba de Pádua Lima, o lendário Tim, o Santos jogou aquela noite com Cejas, Wilsom, Vicente, Bianque e Zé Carlos. Léo e Brecha. Cláudio Adão, Da Silva, Pelé (Gilson) e Edu. A Ponte formou com Carlos; Geraldo, Oscar, Zé Luiz e Walter; Serelepe e Serginho; Adílson, Waldomiro, Waltinho (Brasília) e Tuta.

Reveja uma matéria que foi ao ar no programa “Gol, o Grande Momento do Futebol”, da TV Bandeirantes. A apresentação é de Alexandre Santos e a narração de Fernando Solera:

Qual a sua previsão para as quartas-de-final do Paulista?