A torcida do Santos merece essa festa. Que tal 60 mil santistas no Morumbi?

Com a vitória do Corinthians, nos pênaltis, sobre a Palmeiras, o Santos passou a ter vantagem na decisão do Campeonato Paulista. Além de se tornar campeão com dois resultados equivalentes, o Alvinegro Praiano será o mandante do segundo jogo e poderá escolher o estádio. Para mim, é a oportunidade única de se decidir um título contra o maior rival em um Morumbi lotado de santistas.

Sim, um estádio só com santistas, pois depois da briga feia de hoje, entre torcedores organizados de Palmeiras e Corinthians, o Ministério Público de São Paulo pretende permitir apenas uma torcida por jogo nestas duas partidas finais.

O primeiro jogo terá mando de campo do Corinthians, provavelmente no Pacaembu, enquanto o segundo terá mando do Santos, o que pode levar a decisão para o Morumbi – mesmo estádio em que o Santos foi campeão brasileiro em 2002, sobre o mesmo Corinthians, e paulista em 2006, sobre o São Caetano.

Pelo regulamento, quem decide o local dos dois jogos decisivos é a Federação Paulista de Futebol, mas ela deve seguir a orientação dos clubes, desde que os dois jogos sejam na capital.

Título pode mesmo ser decidido nos pênaltis

Confesso que em princípio imaginei que o regulamento da Federação Paulista de Futebol previa que em caso de empate nos dois confrontos decisivos entre Santos e Corinthians, o título ficaria com o time que teve a melhor campanha, no caso, o Santos. Mas, lendo com mais calma e atenção, ficou claro que a decisão irá mesmo para os pênaltis. Confira o texto do regulamento:

DA FASE FINAL

Art. 10 – A fase final da competição será disputada pelos 02 (dois) clubes classificados na fase semifinal, que disputarão entre si em jogos de turno e returno, sagrando-se campeão aquele que somar o maior número de pontos ganhos, considerados exclusivamente os resultados obtidos nesta fase, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate previstos neste REC (Regulamento Específico do Campeonato).

Art. 11 – Nas partidas da fase final, o clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores, realizará a primeira partida na condição de visitante e a segunda partida como mandante.

Parágrafo Único – Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste Artigo, o quando disposto no Artigo 17, Parágrafo 3º deste REC.

DO CRITÉRIO DE DESEMPATE

Parágrafo 2 – Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na fase final da competição, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “b”, somente na fase em questão. Persistindo a igualdade, a partida do returno será decidida através de disputa de pênaltis.

Por que não lotar o Morumbi de santistas?

Se prevalecer a intenção do Ministério Público de fazer das finais jogos de uma torcida só, acho que será uma ótima oportunidade para muitos santistas – famílias inteiras – saírem das profundezas e irem lotar o Morumbi no jogo final do Paulista.

Como provou sábado, ao vencer o São Paulo por 2 a 0, o Santos pode ganhar em qualquer estádio, e, quanto maior, melhor. No Morumbi, mais santistas poderão testemunhar a história, mais dinheiro entrará nos cofres do clube e mais repercussão terá o título, se vier.

Sem querer pressionar, acho que é em momento como esses que percebemos o quão grande pensam os dirigentes. O Santos pode muito mais do que escolher um alçapão para decidir um título regional. Escolher uma decisão no Morumbi dará um tom muito mais grandioso a esta final e encherá de orgulho e auto-confiança o santista, que novamente se sentirá parte de um momento grandioso do clube.

Veja estas duas festas: uma na Vila, outra no Morumbi

Em 2006 o Santos comemorou o título paulista na Vila Belmiro, após uma vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos. No seguinte foi bicampeão vencendo o São Caetano, no Morumbi, também por 2 a 0. Veja as duas festas:

Uma boa e uma má notícia sobre o América do México

O América do México venceu o Pumas, hoje, por 2 a 0, e se classificou para as quartas-de-finais do campeonato clausura, o mais importante para a equipe. Porém, o jogo das quartas, contra o Morelia, não será na quinta-feira, como eu tinha anunciado, e sim no sábado. Portanto, talvez o América não poupe nenhum jogador contra o Santos, na terça-feira.

De qualquer forma, o jogo de hoje foi desgastante, disputado sob tanto calor que o árbitro foi obrigado a dar um tempo para os jogadores descansarem e se rehidratarem.

Você acha que o Santos deve jogar a decisão do Paulista em São Paulo (Pacaembu ou Morumbi), ou levar o jogo para a Vila Belmiro?