Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

Guardiola, Santos, Barcelona, Pepe e o valor do conhecimento


Quando Botafogo e Santos fizeram a final da Taça Brasil de 1962, no Maracanã, o clássico foi chamado pelo premiado jornalista Ney Bianchi de “o maior jogo do mundo”. Em campo havia oito titulares e três reservas da Seleção Brasileira bicampeão mundial no Chile. Entre os astros daquela noite estavam Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Zito, Gylmar, Pepe, Amarildo, Mauro, Coutinho, Zagalo, Mengálvio, Dorval, Quarentinha…

Ontem, o fato mais importante para o futebol brasileiro, além da classificação do Santos na Libertadores, aconteceu na entrevista de Pep Guardiola, técnico do Barcelona, que ao responder como seria um hipotético jogo entre seu time e o Santos de Pelé, disse que a resposta era impossível, pois “o Santos marcou uma época e Pelé é considerado um dos melhores, se não o melhor de todos os tempos.”

Guardiola, que jogou no Al-Ahly, do Qatar, entre 2003 e 2005, e lá foi treinado por Pepe, o canhão da Vila, explicou que ouviu deste “milhões de histórias sobre aquele time e sobre o jogador que era Pelé”.

Pepe também já falou sobre essas conversas com Guardiola e adiantou que o rapaz tinha muito interesse no esquema tático daquele Santos, que foi um dos times mais ofensivos de todos os tempos.

“Clássico do mundo” já foi do Brasil

Esta citação elogiosa ao Santos em um momento em que todos os olhos e ouvidos do planeta estavam voltados para o técnico do Barcelona, já é um prêmio mais relevante do que muitos times terão em toda a sua história. Isso nos faz analisar algumas questões…

Em primeiro lugar, não deixa de ser triste constatar que o mesmo Brasil que já teve “o maior jogo do mundo”, simbolizado pelo confronto entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha, nos anos 60, hoje é mais um dos países que fica babando ovo para o clássico espanhol.

Em segundo, e aí entra o aspecto positivo, perceba que mesmo imersos na modernidade de estádios e gramados deslumbrantes, de jogadores que são astros pop e de públicos tão elegantes como se fossem para a ópera, os verdadeiros amantes do futebol não se esquecem de um time que reinou há meio século, mas que sempre viverá no imaginário de todos como o melhor que já existiu.

O inestimável valor do conhecimento

O técnico do Barcelona conheceu a história do Santos através de Pepe, nas infindáveis conversas entre o jogador e seu técnico. E, como ninguém gosta do que não entende, só então passou a conhecer e entender o Santos e Pelé, daí a sua sincera admiração.

Perceba o valor de nosso Pepe nessa história. Se ele já teve uma importância incomensurável como jogador, está tendo também agora – simpático e bem falante que é – como divulgador da rica história do Santos. Quanto valeu esta reverência ao Alvinegro Praiano da boca do técnico do melhor time do mundo no momento? Não sei, mas coloquemos mais esta na conta de nosso querido José Macia.

Por isso insisto para que a história do Santos seja contada e recontada, tim-tim por tim-tim. É a mais preciosa de um time de futebol na Terra, mas não basta ter acontecido. É preciso ser revivida em livros, filmes, reportagens… Ou as futuras gerações perderão o contato com a essência do futebol e julgarão que ele é apenas isso que mostra a superficialidade do momento.

Os cuidados do Santos com o seu passado

Por isso, mais do que outros clubes, o Santos precisa dedicar mais atenção, investir mais na preservação de seu passado. Não basta apenas um Memorial maior, uma vistosa sala de troféus. Isso, todo clube tem.

O Santos precisa guardar com carinho – ou seja, com os devidos cuidados técnicos – seus arquivos, documentos, livros, áudios, vídeos… Além de patrocinar, ou estimular, mais obras que retratem sua trajetória com fidelidade e arte.

Sim, há que se produzir mais livros e filmes sobre o Santos, esmiuçando todas as fases de sua história. E traduzi-los para várias línguas e assim espalhar para o mundo o conhecimento que hoje é de poucos iniciados – como Pep Guardiola, o vitorioso técnico do Barcelona, que teve a sorte de conviver com o nosso Pepe e aprender com ele a amar o melhor time de todos os tempos.

O que você achou de Guardiola ter citado o Santos e Pelé em sua entrevista de ontem? E o que o clube pode fazer para preservar e divulgar sua história?

Deixe um comentário

49 Comentários.

  1. O Santos sai de Querétaro, no México, nesta quarta e tem previsão de chegada no Brasil para quinta-feira pela manhã.

    CAMPANHA PARA QUE A TORCIDA DO SANTOS LOTE O AEROPORTO NA CHEGADA DOS JOGADORES!!!
    REPASSEM ESSA CAMPANHA A TODOS SANTISTAS DA CAPITAL E DE SANTOS, VAMOS FAZER UMA FESTA NUNCA ANTES VISTA, ANTES DE UMA FINAL. DÁ TEMPO!!!!

    “Vai pra cima deles Santos
    Vai com determinação
    Tu que és o glorioso
    Visto seu manto com amor e emoção…”

    Boa ideia. É preciso chegar a hora do desembarque.

  2. Muito bom SANTASTICO mesmo essa lembrança do guardiola, e um ponto a mais, demonstrou o respeito pela nossa historia, coisa que muitos comentaristas esportivo brasileiro não tem, enfim tudo de bom, com relação a investimento na historia SANTISTA fica a cargo de torcedores como voce e outros que tem capacidade para tocar esse projeto.

  3. Odir ninguem sabe nem fala nada do Arouca, alguem ja revelou se e grave ou nao … sera que da pra ele jogar contra o cruzeiro…?? e nos vamos de mistao neste domingo.??

    Acho que neste domingo Arouca e Elano não deverão jogar. Contra o Cruzeiro, Elano deve voltar. Arouca é dúvida.

  4. Se o Santos fosse um time americano, toda vez que entrasse no estádio, todo o público aplaudiria de pé por mais de 1 minuto.

    O brasileiro não preza o passado… talvez algo que foi sabiamente induzido pela Ditadura Militar para que todos esqueçam os terríveis fatos daquele tempo.

    E vamos indo… celebrando o futuro, o país do futuro que nunca chega.

    Mas tudo se aprende, Antonio. E nada é definitivo. Por isso a história do Santos não pode ser desprezada. Principalmente pelos santistas.

  5. Realmente Odir, é uma pena que os “grandes jornalistas” brasileiros da atualidade, e os brasileiros de um modo geral não vejam mais o campeonato brasileiro como um dos melhores do mundo.

    Mas isso tem base em fatos: todos os nossos bons jogadores são exportados para jogarem nos campos europeus.

    Eis uma ideia minha, utópica: imagine se todos os jogadores que hoje jogam na Europa (não aqueles importados em decadência, como ocorre hoje no Brasil) ainda estivesse hoje jogando no Brasil, como seria?

    Dá pra imaginar um Santos com: Júlio Sérgio (goleiro reserva da Roma), Alex (zagueiro), Renato (do Sevilla), Diego, Robinho, Wesley, André…

    Imagine um Internacional com Alex (que joga no futebol russo), Sandro, Alexandre Pato…

    Um Vasco com Philipe Coutinho…

    Um Fluminense com Marcelo…

    Um Vitória com Hulk e Daniel Alves…

    Um São Paulo com Kaká…

    O campeonato brasileiro seria ou não o melhor do mundo?

    Análises do Santos FC (meu blog)
    alex-kuhn.blogspot.com

    Abraço Odir!

    Seria o melhor do mundo, sim, Alex. Acho que essa deve ser de todos e não só dos dirigentes. A imprensa também tem sua parte nisso.

  6. Alessandro Luiz Chichoski

    Tenho que confessar, lendo o seu texto, deu um nó na garganta, de emoção pelo reconhecimento que o Santos tem. Gosto de ser santista, e agradeço ao meu pai de por ter herdado dele este gostar.
    Odir, seus textos são bons e agradaveis de ler.
    Abraços.

    Fico feliz de saber disso, Alessandro. Abração!

  7. O SANTOS SAI DE QUERÉTARO, NO MÉXICO, NESTA QUARTA E TEM PREVISÃO DE CHEGADA NO BRASIL PARA QUINTA-FEIRA PELA MANHÃ.

    CAMPANHA PARA QUE A TORCIDA DO SANTOS LOTE O AEROPORTO NA CHEGADA DOS JOGADORES!!!
    REPASSEM ESSA CAMPANHA A TODOS SANTISTAS DA CAPITAL E DE SANTOS, VAMOS FAZER UMA FESTA NUNCA ANTES VISTA, ANTES DE UMA FINAL. DÁ TEMPO!!!!

    “VAI PRA CIMA DELES SANTOS
    VAI COM DETERMINAÇÃO
    TU QUE ÉS O GLORIOSO
    VISTO SEU MANTO COM AMOR E EMOÇÃO…”

    PARECE QUE VAI SER AS 11H

  8. Enquanto o Barcelona é considerado o melhor time do momento, o Santos foi o melhor de todo século XX. Então, faltam apenas 89 anos para que o feito santista seja equiparado, o que convenhamos não será fácil, seja pelo time catalão ou por qualquer outro do planeta.

    “Santos F.C. Igual…talvez, melhor Jamais!!!”

    Rumo ao Bi-Paulista, Tri-Libertadores e Tri-Mundial.

    Ah como eu gostaria de ver uma final entre Santos e Barcelona. Com alguns reforços, daria para encarar.

  9. Odir, esse foi um dos seus melhores textos do blog.
    A dica que você deu foi sensacional.
    O Santos colocando essa ideia em prática, poderá cativar mais e mais torcedores europeus, da ásia, podendo torná-los potenciais sócio torcedores!
    Imagina só o Santos de hoje sendo conhecido e propagado para os mais jovens, toda sua riqueza de história.
    Precisamos lutar por isso!
    Lute, Odir…
    Seja o nosso representante e leve essas ideias! Expansão da marca SANTOS F.C para todo mundo!

    Felicidades!

    Dentro fazer isso dentro das minhas possibilidades e limitações, Alberto. Mas é algo que todo santista interessado pode fazer também. Obrigado. Abraço.

  10. Odir, vc sabe onde tem o audio da entrevista de Guardiola?

    Valeu!!!

    Na ESPN tinha.

  11. Concordo com você Odir, precisamos preservar e divulgar a história do Clube, foi por este motivo que a 5 anos criei a comunidade Acervo Digital no Orkut, comecei a postar vídeos do Santos na internet, até hoje são mais de 700 vídeos online no meu canal do Youtube. Claro que não é muito face a longa história do Clube mas sou uma formiguinha que faz a sua parte.

    Meu site: http://www.acervosantista.com.br/

    Saudações santistas

    Parabéns pela iniciativa, Kiske. De tijolinho em tijolinho é que se constroi umamuralha inexpugnável. Seu trabalho é importanete, sim, e convido outros santistas a o conhecerem.
    É como eu digo: não espere a autorização oficial para fazer alguma coisa para o Santos. Tem a idéia? Tem vontade? Tem tempo e disposição para fazer? Mãos à obra! Os trabalhos espontâneos, feitos com amor, são os que normalmente dão melhores resultados. Saudações!

  12. Acrescento que a história tem que ser preservada a partir de casa. Então, quando qualquer um dos jogadores daquele fantástico time que dominou o mundo estivesse presente na Vila, seu nome deveria ser divulgado nos alto-falantes do estádio para que os torcedores que o viram jogar pudessem reverenciá-lo ou ainda, aqueles que não o viram jogar ao menos soubessem de sua existência.

    Boa ideia.

  13. É lamentável que os brasileiros sejam presos demais ao clubismo e isso leve torcedores de um time a relutar em reconhecer as glórias de outro. Já cansei de discutir com cariocas que desdenham do Pelé e daquele time dos sonhos mas louvam Maradona ou algum outro craque estrangeiro, por exemplo. Pior ainda é ouvi-los desvalorizar o Pelé porque “ele não jogou na Europa”, como se a Europa sempre tivesse concentrado todos os craques do planeta, como se os melhores jogadores do mundo não estivessem na época justamente no Brasil. Mas acho que o Tostão expressou uma vez algo muito verdadeiro sobre muitos brasileiros: eles não gostam de futebol, gostam é de ganhar.

    Na época, o melhor futebol do mundo era jogado no Brasil. Ir à Europa seria descer de nível.

  14. Sudário de Jesus

    A “imprensa” não repercutiu a entrevista de Guardiola.Preferiu insistir no caso Ganso x Corínthians.O repórter Petrim afirmou que Ganso já assinou com o Corínthians e só está esperando o final da Libertadores para acionar o Santos judicialmente.Será que não existe um meio de passar essa história a limpo? Você,Odir,não poderia entrevistar o Ganso e acabar com esses boatos de uma vez por todas?

    O Ganso já tem dito que não tem nada a ver. Há coisas que são perda de tempo. Não podemos entrar nessa pilha. É como vida após a morte. Você só vai saber se existe mesmo depois de morrer. Eu não dou a mínima para esses “furos” jornalísticos.

  15. Da até um orgulho saber q a gente foi discutindo depois de um dos jogos mais importamtes do mundo…
    E falando da recepção no aeroporto
    a TJ vai estar la então os demais santistas ( mesmo q não sejam da TJ) q poderem estejam la nossos jogadores precisam disso =D

    Avise a que horas eles vão chegar, Giovana, logo que puder.

  16. Que tal o LAOR convidar o Guardiola pra conhecer a Vila, o Memorial e o CT Rei Pelé? Poderia inclusive começar um intercâmbio com o Barça nessa visita. Afinal, nós e eles somos os maiores reveladores de craques do mundo.

    Ótima idéia. Um encontro dele com o Pepe no Memorial das Conquistas…

  17. Giovana e demais amigos, entrei em contato com TJ e eles disseram que não tem nada programado…tomara que de certo essa idéia.

    Eles vão chegar por volta das 11h.

    O SANTOS SAI DE QUERÉTARO, NO MÉXICO, NESTA QUARTA E TEM PREVISÃO DE CHEGADA NO BRASIL PARA QUINTA-FEIRA PELA MANHÃ.

    CAMPANHA PARA QUE A TORCIDA DO SANTOS LOTE O AEROPORTO NA CHEGADA DOS JOGADORES!!!
    REPASSEM ESSA CAMPANHA A TODOS SANTISTAS DA CAPITAL E DE SANTOS, VAMOS FAZER UMA FESTA NUNCA ANTES VISTA, ANTES DE UMA FINAL. DÁ TEMPO!!!!

    “VAI PRA CIMA DELES SANTOS
    VAI COM DETERMINAÇÃO
    TU QUE ÉS O GLORIOSO
    VISTO SEU MANTO COM AMOR E EMOÇÃO…”

  18. JOSE DA SILVA FILHO

    Tem gente reclamando do defensivismo de ontem.Libertadores se ganha assim também.O Inter, ano passado classificou na Argentina na bacia das almas e foi cammpeão.Gostei da narração do Luis Carlos Junior.Ele torceu para nós o tempo todo.

  19. Odir, duas atualizações:

    1 – O horário previsto para chegada do Santos em São Paulo é 11 hs de quinta-feira, 05/05.
    2 – As últimas informações dão conta que os jogadores Arouca, Léo, Elano e Dracena não serão problema nem para o jogo de domingo.

    Quanto ao Dracena é uma pena! (rsrsrs)

    Está bem. Todo mundo às 11 horas no aeroporto para saudar os heróis de Querétaro. Ainda tenho dúvidas se o Arouca poderá jogar. Mas espero que esteja tudo bem com ele.

  20. Odir,

    Santos deveria aproveitar e convidar o Guardiola a vir no Brasil e visitar o clube e fazer um “bate-bola” com os grandes jogadores dessa época, geraria muito marketing pelo mundo afora.

    Só não sei se ele como treinador do Barça aceitaria isso.

    abraço,

    Ótima idéia mesmo, Paulo. E promover um encontro dele com o Pepe, já pensou? Abração!

  21. Boa tarde Odir , se muricy quiser utilizar Léo, Arouca e Dracena de acordo com o Globo.com eles estarão À disposição na final do paulistão. Muito boa notícia, principalmente pra quarta contra Cruzeiro/Once Caldas, segue o link.
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/05/arouca-leo-e-dracena-nao-devem-desfalcar-peixe-na-final-do-paulistao.htmle

  22. cristiano figueiredo

    Sobre a discussão entre Santos x barcelona, tem uns por ai que dizem que podem vence-los.

    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/ultimas-noticias/2011/04/17/carpegiani-diz-que-sao-paulo-tem-qualidade-para-vencer-o-barcelona.jhtm

    rsss. Esse Carpeggiani…

  23. NO BLOG DO ADEMIR QUINTINO FALA QUE: “Delegação do @santosfc só chega amanhã no inicio da noite no país”

    VAMOS CONFIRMAR ISSO!!! DEPOIS É SO FESTA NO AEROPORTO!!!!!

    CAMPANHA PARA QUE A TORCIDA DO SANTOS LOTE O AEROPORTO NA CHEGADA DOS JOGADORES!!!
    REPASSEM ESSA CAMPANHA A TODOS SANTISTAS DA CAPITAL E DE SANTOS, VAMOS FAZER UMA FESTA NUNCA ANTES VISTA, ANTES DE UMA FINAL. DÁ TEMPO!!!!

    “VAI PRA CIMA DELES SANTOS
    VAI COM DETERMINAÇÃO
    TU QUE ÉS O GLORIOSO
    VISTO SEU MANTO COM AMOR E EMOÇÃO…”

  24. Hudson Miranda

    Meu Deus! que foto (do jornal com texto de Ney Bianchi) maravilhosa. Sou apaixonado por futebol, e naturalmente, tenho veneração pelo passado desse esporte bretão. Concordo em grau, número e gênero com o simpaticíssimo, Odir, acho que os clubes, sobretudo o Santos, devem utilizar as novas técnologias da comunicação para resgatar o passado, e assim, dar a oportunidade para os mais novos se deliciarem com as histórias maravilhosas, iguais as que o grande Pepe, contou para o Gardiola.

    Obrigado, Hudson. Simpático é você. Abração.

  25. Incrível Odir , agorinha mesmo até o Chico Lang falou do Santos de 60 como o maior de todos, tá certo que foi para espezinhar o Celso, que fica babando para o Barcelona, mas que le falou , falou.

    Agora Odir, na semana que vem poderemos escrever mais um ou dois jogadores para a próxima fase da Libetadores, será que desta vez o Vinicius será inscrito, afinal só temos três zagueiros em condições de jogo, e ele Vinicius também poderrá ser opção de volante numa emergência, e Arouca e Elano não estão 100%.

    abraços, Mozart

    Mozart, você matou a pau. Ia mesmo fazer um post sobre o Vinícius Simon e sua propriedade de jogar também como volante. Espero que ele seja inscrito na Libertadores.

  26. Sandro Campos

    Odir,

    Com todo respeito ao Guardiola é perfeitamente possivel prever qual seria o resultado do Santos de Pelé contra o atual Barcelona, Goleada Santista! O dificil de prever seria um confronto deles com o Santos atual, o que pode acontecer ainda no final desse ano, se o Manchester deixar.

    Embora admire a arte do Barça creio que será muito dificil eles passarem pelo Manchester que é muito mais competitivo, embora jogue bem mais feio.

    De qualquer forma, gostaria muito de ver um amistoso do Santos com o Barça. Amistoso sim porque se valer alguma coisa o jogo perde a graça. Seria um jogo para uns 10×9, com show de gols e jogadas de efeito. Quem sabe na comemoração do “Santenário”!?

  27. Odir.
    A grande diferença do Santos para o Cruzeiro está no ataque, eles tem meia dúzia de centroavante nós só temos um, aquele que até hoje não disse a que veio.

    Zeca, acho que você fez seu comentário antes do jogo do Cruzeiro, né?

  28. gilcimar paula

    Boa noite sr:odir eu tomei conhecimento dessa entrevista pela manhã na radio estadão/espn e fiquei o dia inteiro com um unico pensamento que se o santos tivesse uma diretoria moderna e participativa daria para aproveitar esse reconhecimento do guardiola e marcar dois amistosos depôis da libertadores seriá muito legal e poderia vender para outra televisão já que a globo não reconhece o santos eu queria só ve o desespero dela querendo transmitir o jogo isso não teria preço.

    -Mais com essa diretoria que não enxerga além dá serra fica só no sonho mesmo.

  29. gilcimar paula

    Pelo amor de DEUS se não bastace um mar de gente contra o santos agora vai ter torcedor pegando no pé do muricy vai toma no@#$%¨.

    -O cara chegou pôis ordem na casa classificou o time na libertadores quando até eu tinha duvida,deu um nó no carpegiane e já estamos na final,foi para uma puta de uma gerra lá nos cafundos do juda e vem neguinho e já começa falar merda até parece que tem time brasileiro que chega lá e nada de braçada me lembra um.

    -Pó se fosse qualquer time no lugar do santos seria um feito historico rumo ao titulo mais como é o santos´”é no sufoco,com as calsas na mão,retranca,uma vergonha e bla bla bla e bla bla bla”agora se até a gente começar a compra essa ideia vai ser foda né.

  30. gilcimar paula

    Agora uma noticia como essa só pode ser para estragar o dia de qualquer um,o”ANDRÉ”deu entrevista hoje dizendo que procurou o santos para voltar eo santos não quer por isso ele resolveu ouvir o corinthians.

    -Ai vem gente reclamar que o time com o muricy não faz gol p.q.p com ZÉ EDUARDO dando de canela sozinho eo DRACENA com fraqueza nas pernas na hora de empurrar pra dentro fica meio complicado ganhar jogo com facilidade né L.A.O.R ¨KÁ@#$%

  31. Eduardo Gomes

    ODIR PÕE NO SEU SITE…

    Contador de Gols e Relógio do Centenário Santista

    Relógio Centenário Santista

    Contador de Gols

    Ultimas da Vila

    Fonte: http://www.santosfc.com.br/noticias/Widgets/

  32. Marco Aurélio - Curitiba

    Falando em babação de ovo em Barcelona, futebol europeu, etc., o William Bonner acabou de cometer uma senhora gafe ao final do Jornal Nacional.

    Ao finalizar o texto sobre a classificação do Manchester United para a final da liga dos campeões, ele disse que “tanto Barcelona como Manchester já tiveram o gosto de serem campeões da Europa e de perderem um mundial para um brasileiro: perderam para o São Paulo”.

    Alguém precisa avisar pra ele que foi o Liverpool, e não o Manchester. Hehehehe.

    Já que a sra. Globo resolveu “prestigiar” o futebol europeu (nem sequer mencionaram a classificação do Santos), deveriam, pelo menos, se informar, concordam?

  33. é Odir,
    o Internacional acabou de perder em casa pro Penharol. Está fora.
    A imprensa marrom dava como certa a classificação deles, diferentemente do que diziam do Santos contra o América….
    Mais uma vez, parabéns aos atletas, guerreiros, que ,ontem, honraram a camisa do MAIOR DO MUNDO!!!!
    Abraços!!!

  34. Lucas - Londrina/PR

    Muito bom ser reconhecido internacionalmente. Agora sobre contratações, a Lusa não quis renovar com zagueiro Domingos, e parece que ele esta de volta para o Santos, outro que pode vir é Emerson, o sheik ex Fluminense, o que pode complicar na vinda dele ao Santos, é por ser um jogador caro, além de não poder ser inscrito na Libertadores já que jogou pelo Flu.

    Se ninguem for contratado acho que o Muricy ira colocar o Richely no lugar do Diogo, e o Vinicius no lugar do Bruno Rodrigo.

    Odir mais vc tem alguma informação sobre o Charles?, ele foi contratado, mais até agora esta machucado.

    O Charles continua em tratamento.

  35. A história do Santos é grandiosa e, porém ela está sendo escrita novamente. Por que? 90% dos títulos, histórias e glória vem da época de 58 a 70, onde a majestade e os súditos desfilavam pelos campos do mundo, ganhando tudo o que tinha pela frente e dando show de bola. Mas aí tivemos o período das trevas, duro período, que vai de 74 a 2002, que coincide com a saida do rei, época de depressão também do futebol brasileiro, que ficou 24 anos sem ganhar uma copa. Tivemos alguns lampejos em 78, 83 e 95. De 2002 prá temos revesado, não como antigamente, mas frequentemente despontando e ganhando e revelando talentos.

  36. clayton_parfum

    http://espn.estadao.com.br/barcelona/noticia/189793_VIDEO+GUARDIOLA+DIZ+QUE+SERIA+IMPOSSIVEL+PREVER+RESULTADO+DE+BARCELONA+X+SANTOS+DE+PELE olha o video da entrevista Odir, belo post,e o peixe fez nóis sofrer ontem, meu pai passou muito mal, ele é hipertenso,eu perdi a hora e nem fui trabalhar, eita santos.

  37. Caro Odir:

    Com relação ao futebol internacional, não me conformo com crianças e jovens usando camisas do Milan, Inter de Milão, Barcelona, Real Madri, entre outras. Onde está o orgulho de ser do país pentacampeão, de ser torcedor de grandes times brasileiros, em especial, do Santos, o maior de todos os tempos?
    Outra coisa, por que tantos brasileiros usam camisas da seleção da Argentina? Nunca foi a Argentina, mas duvido que argentinos usem camisas da seleção brasileira.
    Será que muitos brasileiros são “macaquitos”, ou tem síndrome de vira-latas, ou simplesmente usam sem atentar para o significado de deixar de valorizar o que é nosso em prol do estrangeiro?

    Na minha casa, camisa da seleção da Argentina não serve nem pra pano de chão. Mas gosto não se discute. Se lamenta.

  38. odir odir odir odir!!!!

    c ta vendo????

    Jesus!!!!!

    inacreditavel se o cruzeiro sair mesmo eu vou ter meu filho em paz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Você terá seu filho em paz, claYton.

  39. SÓ O SANTOS NA LIBERTADORES!!!!!!!!!!

  40. KKKK TODO MUNDO FORA!!!! SANTOS É BRASIL NA LIBERTADORES!!!!

    Vai Santos, vai seguir tua sina de glórias e amor rasgando o continente!!!

  41. Márcio Alessandro

    Caro Odir, a Globo vai ter q se curvar ao SAntos mesmo!!! Afinal, quem ela vai transmitir mesmo? Só o nosso peixe resistiu e vamos rumo ao título da Libertadores. Abração.

  42. 4a ou 5af q vem: colombia.

    domingo acho q vai ter q poupar…

  43. Diego Rodrigues Liberato

    eae odirrrr CHEGO A HORA DA NOSSA TORCIDA FZER A PARTE DELA LOTA OS ESTADIOS FAZER UM CALDEIRAO SAIR COM BANDEIRAS E CAMISAS NO DOMINGO CARROS COM HINOS DO SANTOS VAMOS DOMINAR SP ÉO SANTOS ODIR ESSE ANO É NOSSO

  44. Que a diretoria do Santos FC, começe a planejar AGORA as viagens ! Dá um toque neles lá Odir, por favor! Um grande Abraço !

  45. Odir e Galera,
    Moro no Mexico e uma amiga que acabou de chegar do Aeroporto disse que a delegacao do Santos NAO SAIU DO MEXICO!!! Os integrantes da torcida Jovem disseram que eles vao sai aqui do Mexico entre 10 e 11 da manha… ou seja, chegam no Brasil so de noite!!!

    Abcs
    E deu 11Caldas….

    Obrigado Worell!

  46. E o Santos é o Brasil na Libertadores!!!

  47. Tudo bem Odir, mas que história é essa de ” (…)Pelé é considerado um dos melhores, se não o melhor de todos os tempos”. Um dos melhores?? O cara tá de brincadeira?? Será que foi porque Maradona jogou (mal) lá no Barça? abraço e que comédia os outros times brazucas hein?! Só o seu Santos se deu bem, e, mesmo assim, tem que agradecer ao técnico do América, que só colocou seu artilheiro pra jogar (Reyna) ao 5 do segundo tempo, ufa!

    Acho que traduziram errado. Eu ouvi a fita e entendi “o melhor dos melhores”, mas traduziram “um dos melhores”. Para não dizer que sou muito santista, deixei como veio. Quanto ao Reyna, é excelente, mas só chutou de longe. E de longe é difícil o Rafael tomar gol. Sabe quando foi o último gol de longe que ele tomou? … Deixa ver… Hummm… Não sei. Nunca vi o garoto deixar passar uma bola de longa distância. Abraço.

Comente à vontade. Sua opinião é importante mesmo. Mas não ofenda, não escreva palavrões, não use apenas letras maiúsculas. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>