O meia Felipe Anderson, o atacante Tiago Alves, o zagueiro Bruno Aguiar e o goleiro Aranha: quatro dos reservas do Santos que se destacaram contra o Internacional (Fotos: Comunicação Santos FC).

Mesmo com um time inteiro de reservas e estreando contra o Internacional, campeão do Rio Grande do Sul, o Santos sobreviveu à primeira rodada do Campeonato Brasileiro com um ponto ganho. Parece pouco, mas é mais do que conseguiram Coritiba jogando em casa (perdeu para o Atlético Goianiense por 1 a 0), Cruzeiro, em Florianópolis (derrotado pelo Figueirense por 1 a 0), Grêmio, em Porto Alegre (perdeu para o Corinthians por 2 a 1) e Fluminense (derrotado pelo São Paulo em São Januário por 2 a 0).

Calculo que uma diferença de 10, 11 pontos, para o líder, poderá ser tirada quando o Alvinegro Praiano puder contar com todos os seus titulares no Brasileiro. Foi isso, aliás, que aconteceu em 2004. Portanto, creio que será concentrar-se apenas na busca do título da Libertadores e só depois voltar a atenção para o campeonato nacional.

Paulistinha é a mãe

Alguns energúmenos chamam o Campeonato Paulista de “Paulistinha”. Aliás, só em São Paulo que há esse tipo de desprezo contra o próprio campeonato regional. Pois bem. O Campeonato Brasileiro, que estes sujeitos devem idolatrar, começou este fim de semana e quais times conseguiram os melhores resultados? Os quatro grandes paulistas, dois deles jogando fora de casa e um, o Santos, com um time reserva contra o campeão do Rio Grande do Sul. Detalhe: os quatro times de São Paulo utilizaram os mesmos jogadores que disputaram o “Paulistinha”.

Próxima Rodada do Brasileiro

Sábado
Internacional x Ceará, às 18h30m, no Beira-Rio
Botafogo x Santos, às 18h30m, no Engenhão
Avaí x Atlético/MG, às 18h30m, na Ressacada
São Paulo x Figueirense, às 21 horas, no Morumbi

Domingo
Corinthians x Coritiba, às 16 horas, em Araraquara
Bahia x Flamengo, às 16 horas, em Pituaçu
Atlético/PR x Grêmio, às 16 horas, na Arena da Baixada
Cruzeiro x Palmeiras, às 16 horas, na Arena do Jacaré
Vasco x América/MG, às 18h30m, em São Januário
Atlético/GO x Fluminense, às 18h30m, no Serra Dourada

E você, o que achou deste início de Brasileiro? Acha que os reservas do Santos darão conta do recado até que os titulares possam voltar?