Confesso que torci para o Jaguares contra o Cerro Porteño. Apesar de a viagem para o México ser cansativa, o Jaguares é pior e o Santos poderia decidir a vaga para a final da Libertadores em casa. Mas o Cerro Porteño, melhor durante todo o jogo, venceu o time mexicano por 1 a 0 e terá a vantagem de jogar o segundo jogo contra o Santos em Assunção.

Tudo bem que na fase de classificação o Santos não perdeu do time paraguaio, mas também não o venceu na Vila Belmiro. Aliás, o Cerro não foi derrotado nenhuma vez jogando fora de casa nesta Libertadores. Só teve uma derrota na competição, e justo aquela em Assunção e para um Santos desfalcado.

A propósito, a vitória mais importante do Santos este ano foi exatamente aquela, em que a equipe jogou desfalcada de Neymar e Elano – os mesmos que hoje foram convocados pelo técnico Mano Menezes para a Copa América, que será disputada de 1° a 24 de julho na Argentina.

Se passar para a final, Santos decidirá o título no Brasil

Com a classificação do Peñarol, do Uruguai, que mesmo perdendo hoje para a Universidad Católica por 2 a 1 ficou na frente por saldo de gols (já que tinha vencido em Montevidéu por 2 a 0), o Santos – desde que passe pelo Cerro Porteño, claro – fará o segundo jogo da decisão da Libertadores em casa, já que na primeira fase teve uma campanha melhor do que as de Peñarol e Vélez Sarsfield, que se enfrentarão na outra semifinal.

É claro que é possível a CBF esperar o final da Libertadores

Não sei quando o técnico da Seleção Brasileira pretende reunir o grupo, mas, como Neymar e Elano estão em forma e em atividade, e como o Santos é o único time a honrar o futebol brasileiro na Libertadores, não creio que a CBF insistirá para que os dois jogadores desfalquem o Santos justo na final da competição sul-americana.

Como talvez seja possível um trabalho diplomático para garantir que o Santos jogará completo caso se classifique para a final da Copa, espera-se que nos próximos dias já tenhamos notícias sobre a liberação dos santistas.

E você, o que achou de o Cerro ser o adversário do Santos na semifinal da Libertadores? E Elano e Neymar, acha que serão liberados pela CBF caso o Santos se classifique para a final?