Neymar acaba de dizer que se Pelé foi aclamado como o atleta do século sem nunca ter jogado na Europa, ele também pode ser escolhido como número um do mundo sem sair do Brasil. Nada mais sensato. Aliás, é o que esse blog vem falando desde sempre.

Não só Neymar, como também Paulo Henrique Ganso podem entrar na lista dos melhores do planeta sem sairem do Brasil. É só acreditarem mais nas suas próprias qualidades e taparem os ouvidos para os babadores de ovos do futebol europeu.

Os fatos estão mostrando que as realidades podem mudar rapidamente. O Santos está na final da Copa Libertadores, a um passo de se classificar para o Mundial da Fifa e, provavelmente, travar o duelo do milênio com o Barcelona de Messi. Quem diria que isso poderia acontecer e que o Alvinegro Praiano tivesse tanta projeção em tão pouco tempo?

Os craques e ídolos Neymar e Paulo Henrique Ganso formam uma dupla de ouro do futebol, como há muito não se via. Quem acompanha este blog sabe que muitos antes que todos admitissem que ambos são craques da mais alta qualidade, já defendíamos isso por aqui.

Quem já chutou bola na vida, quem tem a mínima noção do que é ser um craque, não tem a menor dúvida de que esses garotos do Santos farão história. Principalmente se continuarem juntos, pois o que um pensa, o outro executa. São gênios em habilidade e inteligência.Nenhum time do mundo tem dois jogadores assim.

Com 50 milhões de euros dá pra levar o Pará e o Alex Sandro

O Chelsea quer contratar Neymar com menos de 50 milhões de euros, o Real Madrid também oferece um valor equivalente e diz que poderá permitir que Neymar fique no Santos por mais um ano. Ora, estão de brincadeira…

Como esse blog também previu (não gosto de ser cabotino, mas às vezes é preciso lembrar certas coisas), em pouco tempo Neymar receberá, no Brasil, o mesmo ou mais do que ganhará jogando na Europa.

As últimas notícias dão conta que, com os últimos contratos de patrocínio que está para assinar, o Menino de Ouro ganhará 900 mil reais por mês. À medida que a Copa se aproxime, esse valor dobrará, triplicará…

Vender Neymar agora seria uma grande burrice. Como avaliar um jogador que aos 19 anos já é o maior ídolo do futebol brasileiro, talvez da América Latina, e ainda tem uma Copa do Mundo pela frente, no próprio Brasil? Se em um ano o passe de Neymar valorizou 100%, a quanto não chegará até 2014?

Oferecer a Neymar 30% menos do que se pagou pelo caneleiro do Fernando Torres é uma infâmia. Na verdade, tentar tirar Neymar do Santos e do futebol brasileiro neste momento, já é uma infâmia, e todos os brasileiros que contribuem ou forçam essa saída merecem nossa total reprovação.

O Santos e Neymar podem, mais uma vez, dar um exemplo de personalidade e de confiança no mercado nacional do futebol. Ficar elevará Neymar a um nível jamais alcançado por outro jogador brasileiro no País, a não ser Pelé. Ir embora, só por dinheiro, significa o risco de virar um “quase”, como a maioria dos que foram.

Não acho, sinceramente, que Chelsea ou Real Madrid tenham chance de tirar Neymar do Brasil por essa merreca de menos de 50 milhões de euros. Se além do dinheiro, viesse a oferta de um estádio moderno, para 50 mil pessoas, aí talvez o clube pudesse pensar. Mesmo assim, eu seria contra.

E você, o que achou da declaração de Neymar e das ofertas de Chelsea e Real Madri?