Não adiantou o pedido do Santos, o time mais sacrificado pela Seleção Brasileira. O técnico Mano Menezes convocou Neymar e Paulo Henrique Ganso para o amistoso contra a Alemanha em 10 de agosto, mesmo dia que o Alvinegro Praiano deve jogar contra o Corinthians.

Não bastasse o Santos já ter feito oito partidas bastante desfalcado neste Brasileiro, Mano Menezes, pelo jeito, quer que o time de Vila Belmiro jogue novamente sem seus principais jogadores contra o líder do campeonato – por acaso o mesmo clube que o levou à Seleção Brasileira e com quem mantém laços estreitos, principalmente com o seu presidente, Andres Sanchez.

Nestas horas fica evidente o pouco caso que a CBF reserva aos clubes brasileiros e ao campeonato nacional. Um quarto da competição já se passou e ela continua desestruturada, já que algumas equipes – o Santos, principalmente – fizeram várias partidas com escalações improvisadas.

Agora que a Copa América terminou e o Alvinegro Praiano, melhor time brasileiro do momento, pode empreender uma caça ao líder, arrumam essa convocação de Neymar e Ganso que os tirará justamente do jogo contra o líder e protegidinho Corinthians. É brincadeira…

Depois não querem que sejam lembradas as várias competições ganhas pelo alvinegro da capital em situações no mínimo obscuras. Fazem as coisas como se tudo corresse ao acaso. Como se fosse apenas uma coincidência que o mesmo Corinthians fosse o mais favorecido com a repetição de 11 jogos do Brasileiro de 2005, por exemplo…

Engraçado que na hora de se achar culpados pela derrota na Copa América, Mano Menezes não assumiu a responsabilidade e deixou a ala podre da imprensa crucificar os dois jovens santistas. Ora, por que agora ele não aproveita para experimentar outros jogadores nas posições de Neymar e Ganso?

A verdade é que as atitudes de Mano Menezes são muito previsíveis e pendem sempre para o mesmo lado. Elas sempre favorecem aos seus interesses pessoais, aos do Corinthians, e ao mesmo tempo prejudicam o Santos. Para mim, ele é mais um grandissíssimo hipócrita do futebol.

O que você achou de Mano Menezes convocar Neymar e Ganso para o amistoso com a Alemanha e desfalcar o Santos no jogo decisivo com o Corinthians?