Coitados dos santistas. A cada dia a imprensa dá, com convicção, a notícia de que Neymar ou Paulo Henrique Ganso já assinaram com outros clubes e vão embora do Santos. Agora a notícia – divulgada até por jornais (ou seriam pasquins?) espanhóis – é a de que Neymar já está contratado pelo Real Madrid e irá para lá logo depois da Copa América. É mais uma mentira! Não acreditem nisso!

A verdade vai até a página dois. Sim, o Real Madrid está interessado. Sim, o presidente Florentino Perez fez uma proposta que seria irrecusável para qualquer outro clube das Américas. Sim, o presidente Luis Álvaro Ribeiro ouviu a proposta. Mas, para o Santos, que por longos anos foi considerado o melhor time do mundo e ainda tem o objetivo de voltar a ser, dinheiro não é tudo.

Se tiver de sair do Alvinegro Praiano, em que é amado e respeitado, e que o quer por toda a vida, Neymar só irá embora para o Real Madrid em julho de 2012, depois de disputar o Brasileiro e o Mundial da Fifa deste ano e o Campeonato Paulista, a Copa Libertadores e as Olimpíadas do ano que vem. E isso, só pela multa integral, nenhum centavo menos.

Mas há ainda a possibilidade de Neymar permanecer no Santos e no Brasil até a Copa de 2014. Pelas perspectivas de atrair patrocinadores e parceiros, pode-se afirmar que não será por falta de dinheiro que o Santos não conseguirá manter Neymar no País. Tudo dependerá apenas da vontade do jogador.

Europeus partem do princípio que brasileiros são um bando de mortos de fome, que fazem tudo por dinheiro. Na verdade, nossos clubes fizeram com que acreditassem nisso. Grandes ídolos do nosso futebol foram negociados a preços de banana e, às vezes, para clubes de segunda e terceira categoria da Europa.

Não podemos nos esquecer de que Zico deixou de ser o maior ídolo do Brasil para trocar o Flamengo pela Udinese; Sócrates zarpou para a mediana Fiorentina; Kaká foi vendido por menos de 10 milhões de dólares… Mas, como estão constatando agora, com o Santos o buraco é mais embaixo.

E você, ainda acredita que Neymar foi contratado pelo Real?