Estão sendo definidos os detalhes do Cruzeiro do Centenário. Será realizado em um navio com capacidade para 1.800 pessoas, que levará a bordo ídolos do clube, personalidades e terá muitos eventos – shows musicais, ginkanas, bate-papos, filmes, palestras – todos, obviamente, ligados ao Santos e sua história.

Logo os pacotes para o Cruzeiro serão anunciados. Posso adiantar que os preços são acessíveis. Uma cabine individual poderá ser paga em dez vezes de pouco mais de 100 reais por pagamento. Estou certo de que será um sucesso.

Imagine-se convivendo três dias com seus ídolos, falando e aprendendo sobre o Santos, ouvindo shows de músicos santistas, tomando as refeições ao lado de irmãos alvinegros e ainda, para quem quiser, jogando uma partida em estádio oficial. Fique atento para o lançamento do pacote.

Será fantástico e faço um convite às famílias santistas. As crianças não serão esquecidas, claro. Vamos tratar nossos peixinhos com o carinho que merecem. Queremos que o Cruzeiro seja exemplar. Temos certeza de que superará, em todos os sentidos, todos os outros já realizados por clubes de futebol.

Festival Curta Santos

O Santos será o tema do 10º Festival Curta Santos, a ser realizado no ano que vem. Sei que há muitos santistas candidatos a Steven Spielberg. Preparem seus filmes. Prometi aos organizadores que vamos bater recordes neste festival que é um dos conceituados do país.

Em 2012 os filmes do festival estarão disponíveis para serem exibidos por todo o País. Cinemas e entidades interessadas em transmitir curtas metragens participantes do festival, podem entrar em contato comigo.

Na abertura do festival de 2011, em 13 de setembro, será anunciado o festival de 2012 e por isso estarão presentes autoridades e jogadores do Santos – incluindo o futebol feminino e o futsal.

Jogo contra o Benfica

Já há duas possibilidades para um jogo contra o Benfica, a fim de celebrar a primeira conquista mundial do Santos. É claro que o problema de datas existe, mas as tratativas estão bem encaminhadas. Há a possibilidade de o jogo ser realizado no Kwait. Um empresário internacional se oferecer para bancar o evento. A bolsa é tentadora. Falta só a resposta do Benfica.

Há ainda a possibilidade da partida ser jogada na mesma data em que o Santos foi campeão mundial, no Estádio da Luz, em 11 de outubro do ano que vem. Personagens do jogo histórico estariam presentes e a festa selaria o congraçamento entre essas duas grandes equipes do futebol mundial que reinaram nos anos 60, estrelas por Eusébio e Pelé.

O selo dos Correios

Agradeço a todos que enviaram mensagens aos Correios sugerindo que o Santos tenha um selo comemorativo de seu Centenário em abril de 2012. Esta iniciativa, mais os esforços de autoridades filatélicas, como Frederico Guerra, presidente da Sociedade Filatélica de Americana, e Miguel Rodrigues de Magalhães, presidente da Sociedade Philatélica Paulista, entre outros, farão com que o Alvinegro Praiano seja lembrado com um bloco de selos no mês de seu aniversário. Produto precioso para os colecionadores do mundo inteiro.

Concurso logo e slogan

O ganhador já foi escolhido, mas o caso está sendo estudado por uma comissão, pois algumas alterações no logo serão sugeridas ao vencedor. Não tenho autorização para divulgar o nome do felizardo ainda. Peço desculpas pela demora deste anúncio. Há coisas que não dependem da coordenação do Centenário.

Pintura do Muro do CT

Continua firma a pintura do muro do CT do Santos, que se transformará no maior mural ao ar livre do mundo. O artista plástico Paulo Consentino e sua equipe prosseguem na labuta da obra histórica.

Livros

Chega ao fim o trabalho de texto do livro “100 jogos, 100 ídolos”, que faço com o amigo Celso Unzelte e que retratará as 100 partidas mais significativas e os 100 ídolos mais importantes do Santos Futebol Clube. É impossível ser totalmente justo em uma escolha como esta, mas estamos certos de que se fará justiça à maioria dos jogos e jogadores importantes do Alvinegro Praiano.

Prossegue também a produção do livro da editora Magma Editorial com a história oficial do Santos. A novidade é que ele trará as melhores histórias de torcedores e as duas seleções – ouro e prata – dos melhores jogadores do Santos. Quer saber qual é a Seleção Ouro do Santos?

Gylmar dos Santos Neves, Carlos Alberto Torres, Mauro Ramos de Oliveira, Ramos Delgado e Léo; Zito e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Coutinho, Pelé e Pepe. E agora, quer saber a Prata?

Rodolfo Rodrigues, Lima, Formiga, Joel Camargo e Dalmo; Clodoaldo e Antoninho; Robinho, Pagão, Giovanni e Edu. O técnico só pode ser Luis Alonso Peres, o Lula.

Filmes

A produtora Canal Azul produz dois longas-metragens para o Centenário. Um deles, “Meninos da Vila”, está sendo dirigido pela premiada Kátia Lund. O outro conta toda a história do clube, desde o início – e já tem imagens incríveis da conquista do terceiro título da Libertadores.

O que falta

Dentre as propostas originais do Centenário há algumas a serem viabilizadas, que são o Festival de Música e de Cânticos, a peça de teatro contando a história do clube, os shows musicais, a romaria e a carreata. Se você ou sua empresa podem colaborar, fale comigo.

Que tal? E que novas ideias você tem para o Centenário Santista?