Que me perdoem os torcedores dos times que lutam pela liderança, porém, mesmo muito mal colocado no Campeonato Brasileiro, o Santos, quando joga completo, tem sido o time a ser batido na competição. Todos querem tirar uma lasquinha da equipe que tem os astros Ganso e Neymar, além de Elano, Arouca, Borges, Rafael, Léo… enfim, os campeões da América.

O depoimento do técnico Renê Simões, do Bahia, elogiando sua equipe pelo grande desempenho, mostrou como tem sido importante para os adversários se sairem bem diante do Alvinegro Praiano.

Lembre agora qual foi o melhor jogo do Flamengo neste Brasileiro… Os 5 a 4 contra o Santos, óbvio. E agora pense na melhor exibição do Atlético Paranaense: 3 a 2 contra o Santos. E a do Palmeiras, a do Coritiba… Todo mundo joga o que sabe e o que não sabe quando enfrenta o melhor time do Brasil.

Melhor? Sim, melhor. Ao menos aquele que tem potencial para jogar um futebol vistoso e eficiente. Ou você acha que Corinthians e Flamengo são os melhores? Não mesmo. Um time realmente forte, que segue em direção ao título, não pode ser goleado pelo Atlético Goianiense em casa, ou ser derrotado pelo Figueirense, como aconteceu com o rubro-negro carioca e o alvinegro paulistano na última rodada.

O Santos está na rabeira por ter feito oito jogos com um time reserva e por ter feito todos desmotivado, atormentado pela onda de boatos semeados pela imprensa sensacionalista. Teve gente que jurou pela mãe que Neymar e Ganso seriam vendidos depois da Libertadores, depois da Copa América, depois da… Ora, tudo baboseira, tudo barriga feia de jornalistas que não conhecem o be-a-bá da profissão.

Assim, por mais paradoxal que possa parecer, os grandes jogos deste Brasileiro são e serão aqueles que tiverem a presença do Santos de Neymar, Ganso, Elano & Cia. O torcedor, que não é bobo, sabe que a classificação não espelha o nível real dos times.

Só elogios ao Dossiê

Até agora só li elogios ao Dossiê da Unificação, que está à venda neste Blog. As pessoas estão se surpreendendo com a qualidade do livro e com a força dos fatos e argumentos que levaram a CBF a reconhecer os títulos brasileiros da Taça Btrasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Isso é ótimo, pois nos dá a certeza de que o conhecimento contido no Dossiê se espalhará pelo Brasil e impedirá novo golpe contra a história do futebol deste País.

Você não acha que contra o Santos todo time joga mais?