Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

Time do dr. Osmar não tem 30 milhões de torcedores nem aqui nem na China

Leitores deste blog me avisaram que o doutor Osmar de Oliveira me cutucou outro dia na tevê por eu ter escrito que o Corinthians não tem 30 milhões de torcedores. Disse que só de ex-jogadores o time dele tem sete milhões. Brincadeiras e paixões à parte, nessa o doutor Osmar pisou feio na bola. Não só o alvinegro da capital, mas nenhum grande clube brasileiro tem realmente a quantidade de torcedores que diz ter.

O erro que se faz é pegar a população brasileira e dividir entre os grandes clubes segundo as porcentagens de algumas pesquisas mequetrefes que são feitas ouvindo meia dúzia de gatos pingados. Para começar, menos da metade dos brasileiros gosta de futebol. E depois, os torcedores dos centros menores cada vez se tornam mais fanáticos pelos clubes locais, deixando de escolher um de Rio e São Paulo, como era comum antes da tevê por assinatura e o pay per view.

É só a gente fazer as contas e reparar nas evidências. Uma pesquisa do IBGE em 2008 concluiu que apenas 43% dos brasileiros gostam de futebol. E em abril do ano passado o Instituto DataFolha anunciou, após outra pesquisa, que 25% dos brasileiros não torcem para time algum.

Dos 195 milhões de habitantes do país, 105 são mulheres, o que, qualquer um sabe, não têm o futebol entre suas maiores preferências (se tivessem, pode ter certeza de que a Globo não jogaria o futebol para depois da novela, e não o contrário).

Outro detalhe importante é que a criança e o adolescente, que antes viviam jogando bola pelas ruas e terrenos baldios, hoje preferem os jogos eletrônicos, os passeios no shopping e outras cositas mais. Mesmo quanto praticam esportes, o futebol não é mais a única opção. E essa garotada representa, na faixa de 0 a 16 anos, um total aproximado de 50 milhões de pessoas.

Há ainda os idosos, que de 55 anos ou mais somam 29 milhões de pessoas e são 14 milhões se contarmos apenas a faixa de 65 anos pra cima. Convenhamos que a maioria deles não são entusiasmados com o futebol. Quantos torcedores acima de 65 anos você vê nos estádios?

Tire as crianças e adolescentes de 0 a 16 anos (que nem são ouvidos em muitas pesquisas); tire no mínimo 70% das mulheres (considerando-se, otimisticamente, que 30% delas gostam de futebol e têm um time) e tire ainda 70% dos idosos com mais de 65 anos e chegaremos a um total de 64 milhões de pessoas.

Digamos que este é o montante de reais torcedores de futebol do Brasil. Como este cálculo não é preciso, mas aproximado, digamos que ele está muito defasado e que o número correto seja 50% maior, ou cerca de 90 milhões de pessoas. Acho muito, mas analisemos com base nele.

Mesmo que esses 90 milhões fossem divididos entre os 20 clubes da Série A, seria bastante improvável que apenas um clube tivesse 33% do total, até porque não é, reconhecidamente o que tem a maior torcida.

Mas não há apenas os clubes da Série A. A Série B tem equipes bastante populares, como o Sport de Recife, com média superior a 16 mil espectadores por partida; o Goiás, com média superior a 13 mil, e o Vitória/BA, com mais de sete mil.

Há ainda a Série C e a D, isso só para ficar nas divisões do Campeonato Brasileiro. E mesmo na distante Série D ainda encontraremos times com médias de público superiores a alguns da Série A, como o Santa Cruz (mais de 42 mil pessoas por jogo), Alecrim (mais de 13 mil) e Itumbiara (mais de 10 mil).

Cada time desses tem sua torcida, que o ama acima de todos os outros times do Brasil. E veja que estamos falando apenas de clubes que disputam séries do Brasileiro. Muitos outros competem apenas em campeonatos estaduais, mas mesmo assim têm os seus torcedores fieis.

Números interessam aos marqueteiros

É óbvio que superdimensionar o tamanho das torcidas é bom para o marketing dos grandes clubes, que podem cobrar mais pelo patrocínio de camisa, entre outros. Porém, se alguns clubes tivessem tantos torcedores como dizem ter, dariam um retorno muito maior aos seus patrocinadores e venderiam muito mais produtos com sua grife.

No ano passado, mesmo valorizado pelo título brasileiro do ano anterior, o Flamengo vendeu apenas 66.552 camisas, enquanto o Santos, que segundo alguns deveria ter uma torcida infinitamente inferior, venceu 39.764, ou 60% do total alcançado pelo rubro-negro.

O Corinthians vendeu 62.299 camisas, apenas 25% a mais do que o Palmeiras. Se tivesse mesmo o absurdo de 30 milhões de torcedores, o alvinegro da capital teria de vender, no mínimo, 500 mil camisas por ano.

O ibope da tevê também não confirma esses números

Se o alvinegro do doutor Osmar tivesse mesmo tantos torcedores e se fossem realmente tão fieis como apregoam, por que Santos e Táchira levaria mais público ao Pacaembu do que Corinthians e Tolima? E por que o recorde de audiência do ano seria o jogo do Santos contra o Peñarol?

Nem nas maiores audiências do futebol na tevê há 30 milhões de pessoas vendo uma partida. Ou metade dos corintianos não está vendo seu time jogar, ou, o que é mais plausível, eles não existem. Assim, continuo afirmando que para bater com os números concretos do mercado brasileiro de futebol, é impossível aceitar que um time, qualquer que seja, tenha uma torcida de 30 milhões de pessoas. Nem o Corinthians, nem o Flamengo têm isso.

Poiis veja que se o Corinthians tivesse realmente 30 milhões, o Flamengo teria de ter, no mínimo, 35. E só aí já teríamos 65 milhões de brasileiros. Sobrariam apenas 25 milhões para todos os outros clubes? Ah, fala sério meu caro amigo Osmar de Oliveira. Pode parar…

A diferença dos dois protegidos da mídia para os demais é menor do que se imagina. O correto é aceitar que tenham entre sete e dez milhões cada um. Pois não podemos nos esquecer de que para completar esses 90 milhões de torcedores que são o público do futebol brasileiro, ainda temos os aficionados de Santos, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético/PR, Grêmio, Internacional, Bahia, Sport, Náutico, Avaí, Coritiba, Figueirense, Paraná, Criciúma, Santa Cruz, Portuguesa, Vitória/BA, Goiás, Vila Nova/GO, Ponte Preta, Guarani, ABC, Alecrim, Botafogo/SP, Comercial/SP, América/RJ, Nacional/MA, Atlético/GO, Remo, Paysandu, Tuna Luso, Sampaio Correa…

E você, acha que tem time brasileiro com 30 milhões de torcedores?

Deixe um Comentário

69 Comentários.

  1. ODIR, voce por ser um homem que conhece muito futebol acha que essa pesquisas sobre o pay per view é confiave? pois se o Santos ser apenas o 12º time que mais vende é inaceitavel!

    • ESSA PESQUISA EXISTE MESMO, LUIS, SOU ASSINATE DO PPV DA NET E NO ANO DE 2009, O IBOPE LIGOU PARA MINHA CASA, RESIDO NA CID DUTRA SPAULO, PERGUNTOU OSEGUINTER: SOMOS DO IBOPE E ESTAMOS PESQUISANDO OS CONSUMIDORES DO PPV DO BRASILEIRÃO E RESPONDI QUE SIM E QUE TORICA PARA O SANTOSFC.O PROBLEMA QUE ELAS SORTEAM 8000 ENTREVISTAS ,USANDO TESES DE PROBABILISTICA DO IBGE,POPULAÇÃO, IDADE,FAIXA ECONOMICA DAS NOVE MAIORES REGIOES METROPOLITANAS DO BRASIL,INCLUSIVE O SANTOS BRIGA POR SANTOS NÃO SER OUVIDA,ESTE ANO ELES ESCUTARAM CAMPINAS E O GUARANI PULOU DE 0,03 PARA 1,30% DOS TORCEDORES DE PAY PER VIEW E NÃO ESCUTARAM SANTOS E RECIFE,O SPORT TAMBEM ESTA BRIGANDO.É ISSO.SANTOS SEMPRE SANTOS.AGORA VOU ALMOCAR.

      • COLOQUEI 8000,SÃO 800 ENTREVISTAS,E PERGUNTAM SE TENHOP O PACOTE, SE TEM, PERGUNTAM O TIME. É O MESMO METODO DE PESQUISA JA CONHECIDO.

      • Sudário de Jesus

        Também sou assinante,desde os primórdios, e nunca fui entrevistado.É claro que é mais uma pesquisa direcionada,para favorecer determinado time.Eu não acredito em pesquisa.Por elas ,FHC foi eleito prefeito de São Paulo em 1985 e Netinho de Paula,eleito senador em 2010.

        • Aqui na Paraíba aconteceu a mesma coisa. O ex-governador, pela pesquisa, teria sido eleito no 1º turno com 70% dos votos.
          No fim da eleição a pesquisa passou longe de estar correta. O ex perdeu tanto no 1º quanto no 2º turno.

          Pois é. E olhe que a Paraíba, perto do Brasil, é pequena. Imagine as pesquisas de torcidas de futebol no Brasil todo. São um tiro no escuro. A única que ouve milhões e por isso, para mim, é a mais fidedigna, é a Timemania.

    • Eu não entendo bem esta pesquisa. Se a NET quer saber quais times tem mais audiência no PPV é só fazer consulta na base de dados deles onde está registrado quantos compradores cada jogo teve. A dificuldade que resta é que cada jogo tem dois times, como atribuir o total de compradores a cada time? Eu acho que se dividir ao meio e se somar todos os jogos do campeonato, o resultado será bem razoável para se avaliar audiência de cada time. Eu falo audiência e não preferência de clube, porque quem assiste não é necessariamente torcedor do clube. Eu assisto jogo do Barcelona, mas não torço por ele.

  2. Dacol - Joinville

    Temos que distinguir duas coisas, o torcedor(eu, vc e os leitores de blog são torcedores em sua maioria do Santos), e os simpatizantes do clube.
    Penso que a melhor forma de definir um torcedor está no nivel de informação, produtos e até filiação ao clube que eles consomem. o restante é apenas simpatizante.

    • Concordo contigo, Dacol.
      É preciso separar o joio do trigo, não da para colocar tudo na mesma escala, exitem os torcedores plenos,os torcedores não praticantes, e os simpatizantes.
      Tomo com exemplo o prefeito de Santos João Paulo Tavres Papa, se perguntarem ele responde ser Palmeirense, mas nunca foi visto com nada que lembre o time e para completar é sócio contribuinte do Santos.

  3. Santos Pop: http://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2011/08/27/malhacao-bate-recorde-de-audiencia-em-capitulo-com-neymar-e-ganso/

    Exato. A matéria diz isso:

    Malhação bate recorde de audiência em capítulo com Neymar e Ganso
    A telenovela “Malhação” atingiu a maior audiência de seus 16 anos de história na última sexta-feira, com o capítulo que teve a participação dos jogadores santistas Neymar, Ganso e Rafael.

    Segundo o jornal O Globo, a novela adolescente registrou 26 pontos de audiência, com uma participação de 50% da programação da TV aberta durante o horário da transmissão. Os números finais serão divulgados apenas na segunda-feira pelo Ibope, mas o recorde de audiência foi confirmado.

    O capítulo contou a história do personagem Maicon, que foi convocado para a seleção brasileira sub-20 como goleiro. Ele acabou levando o trio santista para uma festa no final do episódio.

    • Sudário de Jesus

      Não vamos nos animar muito.Já que estamos falando em informações idôneas,é bom lembrar que ontem era o episódio final.

      • Sudario, até entendo o teu comentário. Mas não se esqueça que, segundo o que está escrito, foi a maior audiência dessa novela, desde a sua criação. E parece-me que durante esses anos todos, vários episódios finais já aconteceram.

  4. O certo seria, quando fizessem as pesquisas, perguntassem qual a escalação do time que a pessoa diz que torce, se a pessoa acertasse 70 ou 80%, ela torce para esse time, senão souber, é porque nem acompanha.

  5. CHUUUUUUUUUUPA GAMBÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Eu sempre defendi essa tese…Eu fico louco :evil: quando escuto dizerem que o SCCP ou CRF tem 25 e 30 milhões de torcedores. E o que me deixa mais furioso é que os outros clubes não fazem nada para acabar com esse folclore.
    O Santos quando joga na vila coloca em média 8.000 torcedores em uma cidade de aprox. 450,000 (nem todos são santistas e/ou gostam de futebol) habitantes e o SCCP põe uma média de 20,000 torcedores no Pacaembu na cidade de São Paulo que tem uma população de + 10,000,000…por ai se ve que isso é uma bobagem e chegou a hora de lutarem para acabar com essa fantasia. Obrigado Odir por pela matéria e por favor vá a fundo nesse assunto pois voce é a maior voz (e a mais respeitada) que nós santistas temos.

  7. Odir, não quero jogar contra mas vc já falou sobre o tamanho da torcida dos gambás, que segundo seu raciocínio não tem este número e manteve os números da nossa torcida. Quantos torcedores tem o SFC?

    O Santos deve ter de quatro a cinco milhões de torcedores. O mais provável é que o Corinthians tenha sete.

  8. Ola Odir e amigos Santistas.
    Acho que nao devemos nos preocupar com os milhoes de torcedores desse timinho, o que importa e sermos TRI DA LIBERTADORES.
    Abraços a todos os SANTISTAS

  9. Ola Odir e amigos santistas
    Esta demorando para o pseudo-comentarista anunciar que o filho do Neymar ja assinou com os gambas.
    Voces nao acham?

  10. Que eles não tem este número de torcedores eu tenho certeza e a nossa torcida como é que fica?

  11. jose da silva filho

    Concordo com você em G~enero, número e grau.Os números que mostram são absurdos. Conheço várias crianças que hoje se dizem santistas. Mas mesmo que os números da mídiam fossem verdadeiros, ter a maior torcida não representa nada. O que interessa é a história, os titulos e o grande futebol. Se ter grande torcida valewsse, a Indonésia por exemplo serria uma potência mundial no futebol. Os números de audiência dos jogos do Palmeiras por exemplo, é menor que o do Santos.

  12. odir, SOBRE AS SUPER-DIMENSÕES DAS TORCIDAS DO CURINTIA E DO FLAMENGO,VOU FAZER UM EXERCICIO DE RACIOCINIO, A POPULAÇÃO BRASILEIRA TEM 190 MILHÕES DE HABITANTS SEGUNDO O CENSO IBGE 2010, A POPULAÇÃO DA CAPITAL PAULISTA GIRA EM TORNO DE 11200000 HABITANTES E DA GRANDE SÃO PAULO DE 19600000 HABITANTES SEGUNDO OIBGE 2010, ESTADO DE SÃO PAULO 41200000 HABITANTES.CONSIDERANDO A ULTIMA PESQUISA IBOPE(LANCE JUNHO DE 2010)O UNIVERSO DE ENTREVISTAS DA PESQUISA FOI ACIMA DE 10 ANOS DE IDADE,80% DA POP. BRASILEIRA, ENTÃO, 152 MILHOES, O FLAMENGO TEM ,SALVO O ERRO, 17,2% OU 26144000 TORCEDORES E O CORINTHIANS 13,4% OU 20368000 TORC. CONSIDERANDO QUE A PESQUISA PEGUNTA O TIME QUE O CARA TORCE E NEM PERGUNTA SE ELE ACOMPANHA FUTEBOL OU NÃO.O QUE OS INSTITUTOS FAZEM, JOGAM O RESULTADO DA PESQUISA USANDO COMO BASE A POPULAÇÃO INTERIA,CONSIDERTANDO OS MENORES DE 10 ANOS E MESMO ASSIM O CORINTHIANS NÃO ATINGE 25 MILHÔES,MASMO ASSIM ELES CONSIDERAM A MARGEM DE ERRO DA PESQUISA PARA AUMENTAR OS NUMEROS, SÃO MUITOS DESCARADOS OS MARKETEIROS.

  13. Odir o time do Dr Osmar, nao tem 30 milhões de torcedores nem aqui nem na china, aliás na China é que não tem mesmo, já que fora do Brasil ninguém os conhece mesmo.

    • José Roberto-BSB

      Mozart, vai ver que o a diretoria de marketing do Small já está contabilizando a futura massa torcedora chinesa que acreditam conquistar, até o final do milênio, contratando, segundo dirá o “crack” Neto (na Bandeirinthians), um “baita” jogador chinês. kkkkkkkkkkk!!!! isso é ridículo !!!!

  14. Acho que sim Odir, 30 milhões de torcedores torcem contra o Corinthians. O índice de rejeição é grande porque grande parte da imprensa é corintiana e apresenta números absurdos de torcedores para justificar uma grandeza que não se tem com títulos, isso gera antipatia.
    Como lá fora ninguém bebe dessa imprensa tendenciosa, tratam o Corinthians pelo que é, e as vezes até felizmente exagera!!

    Mudando….

    O vídeo de hoje…Juary, artilheiro do Paulista 78 com 29 gols!
    http://www.youtube.com/watch?v=K-26Nh16SX8

    Abraços

  15. Sudário de Jesus

    Odir,nunca levei a sério esses números alarmantes.Sempre os encarei como estratégias de marketing utilizadas pelos chamados clubes de massa cujo princípio de trabalho é:a informação não precisa ser verdadeira,basta parecer verdadeira.E você sabe,uma mentira(mesmo com aparência de verdade),repetida várias vezes, transforma-se em verdade irrefutável.Aquela faixa(aqui tem 30 milhões de loucos)ilustra bem o que eu disse.A informação mentirosa, travestida de verdade,é escolhida e jogada na mídia na base do “vamos ver o que acontece”.Se não houver contestação ou questionamento a chance daquilo se alastrar e grudar como um visgo é muito grande.Como o brasileiro,segundo Sérgio Buarque de Holanda,é um povo cordial,na maioria das vezes,aceita sem questionar.Mas isso também está mudando.Parabenizo-o por ter levantado esta lebre.Não há mais espaço para o mundo do “faz-de-conta” das torcidas.

  16. Odir, trabalho num local com aproximadamente 100 pessoas. Quases todas dizem que tem um time, mas só por dizer, pois não se importam com futebol.
    Os que sempre estão discutindo sobre futebol se resumem a 5: 2 corinthianos, 1 palmeirense, 1 sao paulino e 1 santista (eu).
    Se for feita uma pesquisa séria, vai se chegar a conclusão que as torcidas de todos clubes são muitos menores do que se imagina.

  17. DOMINGOS HENRIQUE CANDELORO

    Caro ODIR,dr OSMAR é uma pessoa do bem,torce para aquela agremiação que dificilmente consigo pronunciar,mas essa estória dos 30 milhões me faz lembrar duma piada ANTIGA,na minha adolescencia eu ia visitar primos em uma cidade vizinha,como se sabe,quase todos se conhecem,mas nessa cidade, pouco MAIOR que a minha;conta-se que os habitantes ao se cruzarem :FAZIAM de CONTA que não se conheciam;para que imaginássemos que a cidade era bem MAIOR do que a realidade…
    Os tempos mudaram,os gambás nunca se destacaram em nada que não fosse REGIONAL,portanto nada mais CORRIQUEIRO que se APEGUEM ao unico trunfo que possuem…uma torcida que é tão grande quanto sua insanidade.

    Rsss. Essa história de as pessoas fingirem que não se conhecem para parecer que a cidade é maior do que realmente é, chega a ser bem engraçada. Rsss

  18. Se eles tem 30 milhoes de torcedores, porque não pediram uma contribuição de 100,00 para cada um destes 30 milhoes e construiram um estádio, tem que pegar dinheiro do povo, brincadeira hein!!!!!

  19. WESLEY MIRANDA – agradecimento eterno
    Posta um vídeo do grande EDU ponta esquerda abrs….

  20. Odir,

    Não faço a menor idéia do tamanho da torcida do #Small, mas concordo plenamente contigo, quem inventou esse numero de 30 milhões chutou mais alto que o Elano na Copa América.

    Como o futebol é um patrimônio cultural brasileiro, poderiam inserir numa dessas eleições bi-anuais uma pergunta sobre qual time o eleitor torce. Ela abrangeria pelo menos 80% dos eleitores, ou seja dos adultos com idade entre 16 e 65 anos, continuariam de fora os jovens com menos de 16 anos, mas apontaria um numero muito próximo da realidade.

    Tenho certeza que muita gente se surpreenderia com os resultados…. :roll:

    Abçs.

    Boa ideia.

  21. Odir como faço prá ler e ver se teve alguma resposta no post que eu fiz ontem mais ou menos as 16:30, falando prá vc sobre o comentário do Dr. Osmar?

    Nilton, não sei se pude responder na hora que você comentou, mas seu comentário serviu de base para o post que fiz hoje. Procure nos posts anteriores. Abraço.

  22. Odir vc viu também que depois de 16 anos de “Malhação” na Globo o record de audiência se deu no último capítulo com a presença de Neymar, Ganso e Rafael atigindo 26 pontos com picos de 30.
    Será então que a nossa visibilidade não é próxima disso em jogos de futebol quando estão em campo esses caras, e eles vivem de repetição de jogos de corinthians 4 vezes por mês, são paulo 3 vezes por mês, palmeiras 1 vêz e o SANTOS 1 vêz a cada 2 meses, e ainda quando enfrenta, corinthians, são paulo ou palmeiras.
    É dose viu?

    Pois é. Se fosse o Valdívia e o Felipão, será que bateria o recorde de 16 anos? Rsssss

    • Odir pelo amor de Deus, nao fale isso, senao o tal do Ailton vem aqui dizendo que todos que assitiram o malhação foi para ver as chamadas comerciais que anunciavam o jogo entre palmeiras e vascu…pela copa do brasil, pois segundo o Ailton a torcida do palmeiras é imensa…….

  23. Odir eu não sei o que aconteceu lá no Santista Roxo.Mas estarei pronto para dar uma força para os blogueiros.lrsantista.blogspot.com

  24. Odir, duas coisas podemos afirmar:

    Uma, que vc brilhantemente diz, que o Corinthians não tem 30 milhões de torcedores aqui e nen na China.

    E outra que, esta com certeza podemos afirmar, existem muito mais de 30 milhões anti-corinthianos.

  25. José Roberval da Silva

    Prezado Odir:

    Vivemos num país manipulado por mentiras. Os institutos de pesquisas vendem pesquisas, a bancada de torcedores na imprensa compra essas pesquisas e os marketeiros usam e abusam desses números para inflacionar o retorno financeiro dos clubes.
    É impressionante a quantidade de pessoas com a camisa do Santos nas ruas de São Paulo. De longe, hoje vê-se mais torcedores do Santos em São Paulo do que torcedores do Palmeiras ou do São Paulo.
    É exatamente disso que o núcleo duro da imprensa de São Paulo tem medo. É justamente ai aonde o Santos perde: no número de jornalistas que o defendem. Temos muito poucos para o tamanho da nossa torcida que é esmagadoramente superior à do Palmeiras, só para citar esse.
    Quando foi a última vez que o Palmeiras levou um público recorde a um estádio ou deu recorde de audiência na TV? Só isso já mostra que os números da pesquisa mentem descaradamente.
    Os dados mais precisos são sem dúvida dos dados da Timemania que tem uma cobertura nacional e uma amostra INFINITAMENTE superior à amostragem nanica das pesquisas dos chamados “institutos”.

    • Corrigindo:

      Ao José Roberval da Silva:

      “Os dados mais precisos são sem dúvida dos dados da Timemania que tem uma cobertura nacional e uma amostra INFINITAMENTE superior à amostragem nanica das pesquisas dos chamados “institutos”.”

      Total de apostas no time do coração da loteria Timemania, desde que ela foi criada, em 2008 até o último concurso de 2011 (Fonte: Caixa Econômica Federal):

      1 Flamengo 15.453.371
      2 Corinthians 12.452.434
      3 Palmeiras 9.237.747
      4 São Paulo 9.039.985
      5 Grêmio 8.520.249
      6 Santos 8.443.567
      7 Internacional 7.464.295
      8 Vasco 7.119.929
      9 Cruzeiro 6.231.160
      10 Botafogo 6.133.990

      Abraço.

  26. Se o Corintians tem realmente 30 milhões de torcedores, então tem que trocar na hora o apelido de fiel para infiel. Pois com esse contingente de torcedores, a média de publico deles é ridícula, algo para se envergonhar e nao para se orgulhar.

  27. dr Osmar na maioria das vezes nem sabe o que fala
    ele só quer defender o seu timinho, assim como o canal que apresenta o programa de onde ele fala essas barbaridades
    quantos habitantes tem São Paulo? se a torcida do timinho se concentra em Sampa como eles podem dizer que tem 33 milhões? no máximo tem uns 4 milhões em Sampa e ai divide com o resto do Brasil, senão como 10 milhões se divide entre 4 grandes clubes e o small tem 33? ahhh vai plantar batata hehe

  28. Odir, realmente é muito complicado argumentar com você (rs). É uma pena que uma rede de TV como a Bandeirantes esteja do jeito que está, dando guarida às pessoas que lá estão, absolutamente tendenciosas. Quem te viu, quem te vê, Bandeirantes!

    Lamentável…

    Abraço!

    Se percebo que a pessoa está com a razão, fico quietinho. Mas quando a mentira é deslavada, só para levar vantagem, aí não dá. Não se pode permitir que uma falsidade dessas se espalhe. Nenhum clube brasileiro tem 30 milhões de torcedores. Acho que nem 20 milhões. Abraço.

  29. Passei a tarde na quadra com os meus amigos, dentre eles alguns corintianos e eles ficaram p da vida com esta história que eles não tem tudo isso de torcedor, acho que se a moda pegar alguns cronistas vão querer a sua cabeça, abraços!

    Ué, eles que usem mais o cérebro e menos a boca. Não é só o Corinthians que tem menos torcedores. Todos os times têm menos do que dizem ter. É uma crítica generalizada. E que quadra que era? De tênis?

  30. Caro Odir,

    O Santos tem torcedores qualificados e não quantificados. Somos torcedores que gostamos do futebol bem jogado em campeonatos ganhados dentro de campo. Já escrevi aqui para voce. É fácil fazer um time pequeno ter uma grande torcida. É só durante 40 anos os meios de comunicação só falar deste time. A maior rede de TV passar 90% dos jogos deste time. De vez em quanto compra-se uns campeonatosinhos e juizes. Arrrumar um torneio de verão para dizer que é campeão mundial. Pronto. Já podemos dizer que esse time tem a maior torcida.

    Abçs

  31. Odir ,

    Interessante sua linha de raciocinio. Só faço uma ressalva que , nos numeros de venda de camisas oficiais , elas se referem a numeros mensais. Há um farto material disponivel na internet sobre dados oficiais de venda de camisas por time. Eu só tinha visto a de 2009 , com o Flamengo vendendo 1.2 milhões e o Corinthians , 1 milhão.

    Abraços

  32. Caro Odir,

    Não tenho nada a comentar, apenas parabenizar pelo excelente post!!!

    Abraço,

  33. odir, manda um e-mail pro dr. osmar e pede pra ele responder pq acha q a torcida dele tem mais de 30 milhoes de torcedores. ai publica aqui no blog e vamos debater esse assunto, abraços!

  34. Prezado Odir,

    Hoje, após longo período de convalescença (acho que agravada pelos resultados do nosso time), eis que recebo em Goiânia-GO meu dossiê sobre a unificação dos títulos.
    “Ter um filho, escrever um livro, plantar uma árvore”. Dizem que o homem que consegue realizar essas três coisas, é uma pessoa realizada. Li que você tem dois filhos. Não sei quanto à árvore. Mas no quesito livro, apesar dos anteriores, dessa vez você se superou.
    Parabéns!
    Muito Obrigado!

  35. Adriano L.Ceni Riesemberg

    É má fé!! Essas pesquisas são todas viciadas! Quando comprei o PPV eu tentei registrar que sou Santista e a atendente disse que eles não faziam o registro. Ora, se não aceitam o registro na hora do contato com o cliente, que pesquisa querem fazer depois? IBOPE, Rede Globo, SporTV,… tá tudo no mesmo balaio.

  36. Pó Odir ai e sacanagem, o timinho da marginal e menor do que eu imaginava, centenada!sem estadio! sem titulos de expressão! agora sem 70% de sua ficticia torcida?

    Só tenho uma palavra pra expressar meu sentimento!!!

    E… CHUPA GAMBAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. Antonio Carlos Teixeira

    Odir, em 2007 escrevi artigo exatamente sobre o tema tratado por você para o Observatório da Imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/midia-empurra-numeros-fantasiosos

  38. Odir,
    Concordo com o questionamento à qualidade das pesquisas.
    Em http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/futebol_04012010_tb1.pdf
    está o detalhamento da última pesquisa do datafolha e alguns pontos chamam a atenção.

    1) apenas 18 clubes são apresentados
    2) apenas 5% dizem torcer por outros clubes
    3) apenas 23% dizem não ter clube
    4) a pesquisa foi feita em dez/2009 quando o Flamengo foi campeão depois de 18 anos

    Continuo achando que existe uma dispersão de preferências muito grande e o método de amostragem utilizado não é adequado ao universo dos torcedores. Alguns pontos reforçam isto:
    1) os últimos quatro tem 0% de preferência.
    2) o erro é de 2%, a partir do quinto colocado o erro pode sumir com a torcida!
    Parece ser indícios de a medida não está sendo bem feita e que se preste a tomar conclusões.

    No entanto, acho que você comete um erro de avaliação grave com relação às mulheres: hoje é muito comum encontrar mulheres que torcem por times e que entendem de futebol.

    Por aí você vê como são feitas essas pesquisas. Times que, somados, têm milhões de torcedores, aparecem com 0% nesta! Há muitas mulheres, mas no todo elas não representam 30% do univrso feminino. Dizem até que só 10% das mulheres acompanha o futebol. Isso só uma pesquisa séria poderá comprovar. Abraço.

    • Odir, outro ponto. O fato da amostra ser pequena não é o problema. É mostrado cientificamente que é possível com dez mil consultas saber com 95% de confiança e 1% de margem de erro as tendências de uma população.
      Mas para que isto aconteça, a consulta tem que ser bem feita. É aí onde está o problema da maioria das pesquisas de intenção.
      No caso da preferência por clube, o grande erro está no método de abordagem que primeiro sorteia um pequeno grupo de cidades de depois como que a consulta é feita dentro da cidade.
      No caso de eleição para presidente, um pequeno grupo de candidatos é apresentado à toda a população.
      No caso de clubes, são várias dezenas com força regional e preferência segregada espacialmente dentro das cidades.
      Escolher de tal maneira que todos tenham a mesma oportunidade é muito difícil. É aí que está a causa do erro destas pesquisas.

      Você pegou o ponto certo. Na pesquisa dos clubes as variáveis são enormes. A metodologia não pode ser a mesma de uma pesquisa eleitoral.

      • Branco Fraquetti

        Odir,

        “A metodologia não pode ser a mesma de uma pesquisa eleitoral. ”

        E não é.

        Eu dou a fonte: site do Data Folha e Ibope.

        Abraço.

        • Branco,
          Você se importaria em enviar o link?
          Eu procurei e achei pouca coisa e que me leva a crer que as metodologias sejam bem similares. Começam pela amostra de um conjunto de cidades (+ ou – 140) e depois é feita uma estratificação para aumentar o acerto. Esta estratificação que parece ser diferente.
          Eu acho que um problema é quantidade pequena de cidades sorteadas.
          O próprio IBOPE diz:
          “O tamanho da amostra não determina se ela é de boa ou de má qualidade. Mais importante do que o seu tamanho é a sua representatividade, ou seja, o seu grau de similaridade com a população em estudo.
          Portanto, todos os grupos sociais e as várias regiões geográficas devem aparecer na amostra em proporção muito próxima à da população pesquisada”
          Se o sorteio exclui cidades com forte preferência regional por um clube como Santos, Campinas, etc. a representatividade está muito comprometida.

  39. Isso só seria resolvido se a cada CENSO DO IBGE,fosse inserida a pergunta a cada familia para qual time as pessoas da casa torciam. Aí sim seria muito próximo da realidade.

  40. edvar xavier de arruda

    OI EDIR NÃO TINHA AINDA LIDO SEU BLOG MAIS CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE NO TOCANTE AO NUMERO DE TORCEDORES DOS TIMES, EU ACREDITO QUE SOMOS APROX. 90 MILHÕES DE TORCEDORES E AI OS NºS SÃO BEM MENORES, SERIA MUITO INTERRESANTE SE VOCE ENCAMPASSE UMA CAMPANHA MAIS DESMACARADR ESTA MENTIRA. OBRIGADO

  41. Odir a muito a quase um ano eu fiz uma matemática aqui em casa em bora eu não seja matemático rsrs, e constatei que nenhum clube Brasileiro tem uma torcida que ultrapasse 20 milhões…o mais próximo seria o Flamengo com 18 milhões e o curintia rs 16 milhões…e logo atrás nosso Santos 12 milhões. Agora vou mais a fundo em um assunto não abordado aqui que ninguém se deu conta…se andarmos por qualquer cidade no estado de SP veremos que corinthianos são 25% São paulinos 20% palmeirenses 19% e Santistas 17% e tem a porcentagem dos que não torcem ou que torcem para outro clube, e é claro que isso varia de uma cidade para outra…mas ai vamos para São paulo capital descendo a serra a coisa muda e muito a maioria é Santista e em muitas cidades do litoral sabemos que 40% até 56% mais da metade torcem para o Santos…agora vem a pergunta em que cidade do estado de SP são paulinos ou palmeirenses superam o Corinthians?
    Agora vem outra pergunta o que fazer para que esse assunto de pesquisas entre torcidas ganhe força fora do seu blog, para que a justiça seja feita com nossa torcida?
    Odir você deve lembrar-se de min o torcedor que criou a uniformizada Nação Santista em Santo Anastácio na região de Presidente Prudente onde resido atualmente e é claro sentei-se no banco da praça principal hoje aguardando minha esposa e comecei uma pesquisa pessoal…cada pessoa que passava com uma camisa de clube eu marcava um ponto para o clube a cada 10 que passava 3 era curintia, 2 são paulo, 1 palmeiras 2 times europeus e 2 Santos e quando alternava alguma coisa, era o Santista de 2 para 3 e curintia 3 para 2.
    Será que o Luiz Alvaro não vê isso?
    Até quando nossa diretoria vai deixar essas pesquisas tendenciosas ganharem força?
    Acho que a nossa Torcida tinha que se unir para se manifestar e não continuar como muitos são, dói dizer Odir mas o Santos tem muito banana na torcida.
    ADMIRO VOCÊ ODIR PELO O QUE TU FAZ PELO NOSSO SANTOS.
    Agora te pergunto, você conhece um meio para que essas manifestações ganhe força fora do seu blog? porque essa discussão não pode ficar só por aqui…se conhecer me avise e pode contar comigo.

    Você está certinho, Madson. Já li uma pesquisa em que o máximo que um time brasileiro pode ter de torcedores é mesmo 18 milhões. No caso, o Flamengo. Obrigado pelas palavras. Abração.

  42. Sou Corinthiano e de fato nunca acreditei nessas historias de times como Flamengo e Corinthians terem essa torcida com 30 milhoes…pois sempre fui coerente de saber q milhares de milhoes de brasileiros nao gostam de futebol, agora uma coisa eu sei…tem muitos otarios q postaram um monte de asneiras aki, q nao sabem de porra nenhuma e vem postar baboseira…
    Dos times paulistas o Corinthians é o maior em tudo sim…querem voces 5ao Paulinos aceitem ou nao…
    é o maior com publico em estadio…
    (Corinthians x America MG no Pacaembu
    26.000 torcedores)
    (Flamengo x America MG no Engenhao
    8.000 torcedores)
    é o maior com vendas de camisetas…
    é o maior com audiencia televisiva…
    é o maior com renda mensal e anual…
    E detalhe…mesmo sem libertadores os demais times Paulistas, principalmente os Viados invejosos que é louco pra assumirem o primeiro lugar, NUNCA MAS NUNCA MSM conseguirao ultrapassar o TODO PODEROSO TIMAO Entederam cambada de FILHO DA PUTAS INVEJOSOS E LOUCOS PRA SEREM OS PRIMEIROS DE SAO PAULO….

  43. a torcida do corinthians já é a maior do brasil fas tempo só num se toca quen nao quer.

  44. flamengo e vasco muito mais populares fora de seu estados
    que o corinthias verdade seja dita corinthians so tem torcida grande sao paulo e metade do parana por que no resto nao supera ninguem fora de seu estado
    ainda se sao paulo tem 4 clube de torcida grande isso
    acho ate que o corinthians nao tem nem 25 milhoes de torcedores

    ate anos passado era 25 agora dizem 30 comecar acreditar em papai noel mente mas mente menos

  45. dor de cotovelo de santista que, quando muito, tem uns duzentos torcedores bem velhinhos…. :lol:

  46. Esse cara só falou asneira, somente o estado de sao paulo tem 50 milhoes de pessoas e é estimado que o corinthians tenha pelo menos 17 milhoes de pessoas, ou ninguem torce??? ridiculo

  47. carlos alberto goes

    Boa noite Dr.OSMAR nao sei se o SR.vai ler este.Tenho 61 anos nao tenho renda nao sou aposentado mais Pelo Amor de DEUS me ajude.SOfri um acidente e nao consigo mais andar com a perna direita sou so e nao tenho ninguem para me ajudar.Ouço e vejo tanto falar bem do sr. que estou lhe escrevendo este quem sabe so tentando nao e.desde ja MUITO OBRIGADO

  48. carlos alberto goes

    dr. OSMAR por favor estou com problema na perna.preciso falar com o sr. atraves do seu e-mail

  49. 30 milhões? Duvido… - pingback on fevereiro 20, 2013 em 1:42 pm
  50. marcello da silva rego

    sou vascaíno e o meu vasco só toma fumo nessas pesquisas a anos. se o vasco não é a segunda maior torcida com certeza não está abaixo da terceira colocação. enquanto tiver essas pesquisas do datafolha paulista vão nos prejudicar . já colocaram que o flu tem a mesma torcida que a lusa. querem derrubar o rio e para isso já bastam os n dirigentes cariocas.vasco e fla saõ os clubes mais nacionais do brasil agora saber quanto cada um tem de torcida no brasil é melhor que façam suas próprias pesquisas e viajem pelo brasil.

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Trackbacks e Pingbacks: