Vamos escalar o Santos pra hoje, às 16 horas, contra o Grêmio na Vila? Já aviso que Ganso, Elano e Léo (com tendinite) estão no departamento médico. Rafael completa seu centésimo jogo com a camisa do Santos. Então, é claro, tem de jogar (se bem que Vladimir, quando entrou, foi muito bem).

Nas laterais, só há o Danilo de titular. Chystian foi suspenso contra o Atlético Mineiro e Pará operou o menisco. Então, de um lado fica Danilo, do outro Eder Lima e Leandro Silva tiram cara ou coroa.

Na zaga, os titulares Edu Dracena e Durval estão à disposição. Como o técnico Muricy Ramalho já disse que quer poupar o time para o Mundial, eu colocaria o Bruno Rodrigo no lugar de um dos dois. E, se me desse na louca, colocaria também o Vinicius Simon e faria uma zaga diferente. Tomar mais gol do que tem tomado, acho que não tomaria.

No meio, Arouca e Adriano estão à disposição. Então, colocaria os dois. Só que “pouparia” Henrique e Ibson. Escalaria os Meninos Anderson Carvalho e Breitner completando o meio. Vamos ver se o Breitner melhorou depois de uma temporada emprestado.

No ataque, sem Neymar, começaria com Renteria e Borges. Tiago Alves e Alan Kardec ficariam como opções para o segundo tempo, quando o Grêmio viesse com tudo em busca do empate.

Para lembrar os confrontos Santos e Grêmio, não escolhi um das vitórias santistas, mas um empate, em Porto Alegre. O jogo valeu pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2009, ano difícil para o Santos. Mas o golaço do colombiano Molina, calando o Olímpico no fim, do jogo, merece ser revisto:

E você, tem sugestões melhores, ou fui bem como o professor do dia?