O Flamengo está seriamente determinado a mandar seus jogos no Pacaembu em 2012. A desculpa é a falta de estádios no Rio, devido à Copa de 2014, mas a jogada tem um objetivo bem mais amplo: os dois maiores mercados do País são a capital paulista e o Interior de São Paulo, e nestes o clube mais popular do Brasil é apenas o quinto colocado. O rubro-negro sabe que se aumentar sua participação em São Paulo, se consolidará como a marca de futebol mais poderosa do País.

Isso não é novidade. Há alguns anos o Cruzeiro já cogitou disputar o Campeonato Paulista. Enfim, o mercado de São Paulo – pela quantidade de torcedores e o alto poder aquisitivo – é o filé mignon do futebol brasileiro. Enquanto isso, o nosso Santos, que tem no mínimo um milhão e meio de torcedores na Grande São Paulo, prefere jogar em uma Vila Belmiro às moscas.

Nessas horas é que percebemnos como ainda falta visão e coragem à direção do Santos. E essa fraqueza pode fazer com que o clube perca seu maior patrimônio, que é a torcida além das fronteiras de sua cidade natal. De que adiantou, por exemplo, tirar o jogo contra o Figueirense do Pacaembu e leva-lo para a Vila Belmiro? O público foi pequeno e o time acabou derrotado.

Sei que a grande maioria dos conselheiros mora em Santos e politicamente talvez não seja interessante desagrada-los, ainda mais às vésperas de mais um eleição presidencial. Porém, é mais do que evidente que com essa postura tímida, provinciana e incompetente, o Santos está correndo o risco de jogar pela janela o maior legado que recebeu da geração Pelé.

Portanto, espero que nas plataformas das chapas concorrentes ao poder no clube conste o comprometimento de mandar em São Paulo no mínimo o mesmo número de jogos que na Vila Belmiro. Ou, ao invés de aumentar sua torcida, o Alvinegro Praiano terá menos torcedores na capital do que times de outros Estados que enxergam mais longe.

O que você acha que aconteceria se o Flamengo mandasse seus jogos pelo Brasileiro em São Paulo? Acha que o Santos correria o risco de perder torcedores para o clube carioca?