Perceba que as áreas mais densamente povoadas correspondem aos principais redutos santistas: Grande São Paulo, Grande ABCD, Baixada Santista, Interior de São Paulo, Paraná e Sul de Minas.

Outro dia anunciaram uma pesquisa de torcidas de futebol feita nas capitais do Brasil. Ora, uma pesquisa dessas está anos luz de dar uma idéia real do tamanho da torcida do Santos, que se concentra em cidades que não são capitais, as quais abrangem 75% da população brasileira.

Como se pode ter uma idéia exata da grandeza da massa santista sem consultar a Baixada Santista e o Grande ABCD? A primeira reúne nove cidades, tem 1,6 milhão de habitantes e o Santos detém a maioria dos torcedores. O Grande ABCD, outro notável reduto santista, por figurar justamente entre as cidades de Santos e São Paulo, congrega sete municípios, que somam 2,5 milhões de habitantes.

Juntos, ABCD e Baixada Santista têm 4,1 milhões de habitantes e, se fossem uma única cidade, seriam a terceira mais populosa do Brasil, atrás apenas de Rio de Janeiro (6.355.848) e São Paulo (11.316.149). E se fossem um Estado, teriam mais habitantes do que outros 14 Estados brasileiros.

Há ainda inúmeras cidades com contingentes enormes de santistas que não são capitais, mas têm mais habitantes do que muitas que são. Guarulhos, com 1.233.436 habitantes, e Campinas, com 1.088.000, são mais populosas do que 14 capitais; Osasco (667.826), Ribeirão Preto (612 mil), Uberlândia (611 mil) e Sorocaba (593 mil) têm mais habitantes do que oito capitais; Londrina (511 mil), mais do que seis; e mesmo nossa querida São José do Rio Preto (e Branco), com 412 mil pessoas, é mais populosa do que quatro capitais.

Talvez por não ser também uma capital de estado, o Santos atrai mais a simpatia dos habitantes de cidades que, mesmo populosas, não são capitais. Sempre que joga nestas cidades citadas, os santistas são maioria – como aconteceu recentemente em Uberlândia, contra o América/MG. Portanto, uma pesquisa que só ouça habitantes de capitais é inconclusiva.

Timemania é única enquete abrangente de torcidas

Por ouvir dezenas de milhões de brasileiros e por atingir 62,8% dos municípios do País – ao contrário de pesquisas que ouvem no máximo pessoas de 2,5% das cidades brasileiras – e por ter resultados consistentes, que se mantém uniformes com o tempo, a Timemania é, sem qualquer dúvida, a única enquete fidedigna de torcidas de futebol.

E ela aponta, há 21 meses, o Santos como o terceiro time mais querido do Brasil. Para mim, seu resultado é irrefutável. No dia em que fizerem uma pesquisa realmente abrangente, a verdadeira dimensão da torcida do Santos ficará comprovada também por esses institutos de pesquisa.

O que você acha de uma pesquisa de torcidas de futebol que só ouve pessoas que moram nas capitais e “esquecem” as cidades dominadas por santistas?