Não sei que mente doentia insinuou que o Santos poderia entregar o jogo de hoje, às 20h30m, na Vila Belmiro, para prejudicar o Corinthians. Ora, por que faria isso? Em primeiro lugar, no dia em que jogadores do Santos entregarem um jogo, deverão ser sumariamente demitidos por justa causa. Em segundo, qual a importância do Corinthians na vida do Santos? Em terceiro, o Santos não está em situação de abrir mão de uma vitória em casa. O time precisa se livrar logo dessa ameaça de rebaixamento para começar a se preparar para o Mundial da Fifa.

Um time como o Santos não pode se mover pela paixão do torcedor. Rivalidade por rivalidade, a do Botafogo é tão grande quanto, pois foi contra o alvinegro carioca que o Santos sofreu o maior roubo de sua história, garfado em um título brasileiro em pleno Pacaembu. Portanto, ganhar hoje e afastar o adversário do título teria um leve sabor de vingança…

Se ganhar, será pela vantagem mínima

O retrospecto dos dois times no Campeonato Brasileiro não dá motivos para o santista se sentir confiante. O Santos perdeu quatro dos últimos cinco jogos, dois deles na Vila Belmiro. Por outro lado, o Botafogo assumirá a liderança com uma vitória.

Renatinho, o ex-Menino da Vila, suspenso, não defenderá o time carioca, enquanto o Menino de Ouro Neymar volta ao Santos e formará o ataque ao lado de Borges. Mas não se anime, santista: o time continuará sem um meia, ou seja, dificilmente Neymar receberá uma assistência, uma bola enfiada entre os zagueiros, e terá de voltar ao meio-campo para iniciar as jogadas.

Como Léo continua fora do time, com tendinite, acho que talvez o mais viável seja atacar pela direita, com Danilo, Alan Kardec, e a deslocação de Neymar por ali. De qualquer forma, o jogo deve ser amarrado e só mesmo muita garra poderá fazer o Santos vencer, e mesmo assim com diferença mínima. Este é o estilo Muricy Ramalho, lembre-se…

Garra… esse fator é que poderá decidir o jogo de hoje. Nesse aspecto, o time carioca tem mais motivos para se empenhar, pois está perto de conquistar o seu terceiro título brasileiro. Espero que Muricy, que não gosta de preleções emocionadas, desta vez esqueça seu jeito blasé e mostre para os jogadores que ou vencem ou a coisa começará a ficar muito feia…

Times prováveis

Santos: Rafael, Danilo, Bruno Rodrigo, Edu Dracena e Durval; Adriano, Henrique e Arouca; Alan Kardec, Borges e Neymar.

Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Mattos, Bruno Tiago, Maicosuel, Felipe Menezes (Herrera) e Elkeson; Loco Abreu.

A arbitragem será de Evandro Rogério Roman (Fifa/PR), auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Altemir Hausmann (Fifa/RS). Roman apitou Fluminense 3 x 2 Santos, pela 27ª rodada. O homem costuma dar 5 cartões amarelos e um vermelho por jogo. Que os nervosinhos do Santos tomem cuidado.

E você, o que acha de Santos x Botafogo, às 20h30m, na Vila Belmiro? Agora vai?