As Taças Intercontinentais de Estudiantes e Independiente também são réplicas. A posse era transitória. Informação do jornal Diário de São Paulo está errada.

Hoje, às 20 horas, na Arena Santos, Falcão, Valdin, Neto, Jackson & Cia iniciam a decisão do Campeonato Paulista de Futsal, contra o Orlândia, com transmissão da ESPN Brasil. É mais uma oportunidade de apreciar o Santos, melhor time de futebol de salão do Brasil. Mas antes de falar do futsal, abro um espaço para explicar um mal-entendido provocado por uma matéria publicada pelo jornal Diário de São Paulo: as taças de campeão do mundo do Santos, referentes aos anos de 1962 e 63, não foram roubadas, nem sumiram. Como o troféu era de posse transitória, todo clube campeão era obrigado a fazer réplicas para te-lo em seu acervo.

A explicação veio de nosso amigo Marcelo Fernandes, o santista de Luxemburgo. Diz ele: Bom dia a todos, vi essa noticia agora há pouco sobre o DESAPARECIMENTO das taças de 1962/63. Tanto o conselheiro falou bobagem como os jornalistas (do Diário de São Paulo) não sabem o que estao falando. A antiga COPA INTERCONTINENTAL (1960-1979) era de posse TRANSITÓRIA (como era a Taça Jules Rimet). Portanto, o Santos devolveu o troféu em 1964!. Provavelmente o troféu original esteja com o Olimpia do Paraguai, que foi o último vencedor da versão original do torneio, em 1979.

Tenho imagens da Copa Intercontinental no meio das taças do Santos, mas nunca vi uma foto dos anos 1960/70/80 com esses dois troféus expostos lado a lado no antigo museu. Tenho uma foto da sala de troféus do Independiente e do Estudiantes da Argentina. As réplicas dos nossos vizinhos são ainda de pior qualidade comparada às réplicas que o Marcelo Teixeira mandou fazer. As do Independiente e do Estudiantes são douradas e sem nenhum brilho. Abraço a todos. Marcelo Fernandes

Em busca de um título inédito

O Santos de Falcão & Cia, o melhor time de futebol de salão do Brasil, inicia hoje a batalha decisiva em busca de um título inédito, o de campeão paulista da modalidade. O adversário é forte Orlândia, atual campeão paulista, que no ano passado derrotou o Corinthians na decisão. Caso vença hoje, o Santos será campeão se ao menos empatar a partida do próximo sábado, às 19h55, em Orlândia.

Se ao final do jogo de sábado os times estiverem empatados em pontos ganhos nas duas partidas (uma vitória para cada lado, ou dois empates), então o título será decidido em uma prorrogação e o Orlândia terá a vantagem do empate, pois teve melhor campanha que o Santos.

Até agora os times já se enfrentaram cinco vezes nessa temporada, com quatro vitórias e uma derrota do Santos (que usou reservas em muitos jogos do Campeonato Paulista). O único desfalque do Santos será o pivô Jé, com uma lesão muscular. O técnico Ferretti poderá escalar a equipe com Djony, Valdin, Neto, Falcão e Jackson.

Considerado o melhor jogador de futsal do mundo, o paulista Falcão poderá conquistar seu quinto título estadual e o seu primeiro pelo Santos, o time de seu coração.

Percebeu que as taças do mundo do Santos não foram roubadas, como escreveu o jornal Diário de São Paulo? E o jogão de futsal de hoje, você vai ver ao vivo, ou só pela tevê?