Texto publicado ontem, na minha coluna no jornal Metro de Santos

A eleição se aproxima – será em 3 de dezembro – e não há qualquer dúvida de que Luis Álvaro Ribeiro será reeleito para mais três anos como presidente do Santos. Os títulos em campo e a manutenção de Neymar garantiram sua continuidade no poder. O candidato da oposição, Reinaldo Guerreiro, sem programa de trabalho, entra apenas para conseguir o máximo de 20% do Conselho. O Santos merecia mais.

Do jeito que está, fica parecendo que a administração de Luis Álvaro foi perfeita. Longe disso. Há muita coisa para ser aprimorada ou implementada. A eleição é o momento certo para se discutir isso. Com projetos sérios, não bate-bocas. Como percebo que a oposição não o fará, tomo a liberdade de sugerir algumas providências para os próximos três anos da administração Laor:

Controle rigoroso das finanças – O clube prometeu gastar o que arrecada, mas a folha de pagamentos e a dívida estão aumentando. É preciso um plano financeiro rigoroso. Com tanto banqueiro na comissão que dirige o clube, é inadmissível que as finanças não andem bem.

Criação urgente das embaixadas santistas – Há 60 cidades só esperando o sinal verde para criar uma embaixada. Elas revelarão a real dimensão da torcida do Santos.

Melhor atendimento aos sócios – Não basta atrair mais sócios, é preciso saber atende-los. Recebo muitas queixas de quem vai ao estádio.

Manutenção do patrimônio – Não só os gramados, mas as instalações do clube precisam de manutenção.

Programa de endomarketing – Jogadores, desde a base, devem saber a história e o que significa a instituição Santos Futebol Clube. Esse conhecimento reforçará a imagem do Santos.

Pesquisa de torcidas – O Santos não pode aceitar essas pesquisas encomendadas que colocam sua torcida abaixo de sua posição real. É vital iniciar um projeto permanente a respeito.

Mais visibilidade na tevê – Não adianta ter Neymar e ser visto apenas em canais por assinatura. É urgente uma maior visibilidade do Santos na tevê aberta.

Contratações – Este é um ponto tão importante de um clube, que deveria haver uma comissão permanente – com representantes da torcida – para decidir sobre a contratação de um jogador.

Estádio – Este é outro aspecto vital da vida de um clube, que também exige uma comissão para ser analisado.

Veja neste vídeo feito pelo Rachid como o torcedor do Santos sofre. Muitas crianças e idosos foram ao jogo contra o Atlético/GO e ficaram de fora:


Entra gestão, sai gestão e essas coisas continuam acontecendo: o santista vai ao estádio, mas não sabe se conseguirá entrar. De que adianta manter Neymar no Brasil se as crianças não conseguem vê-lo? É problema dos dirigentes do futebol brasileiro? Da diretoria do Santos? De mafiosos que controlam os ingressos? O torcedor e o sócio esperam uma resposta e uma definição.

Vote nesse gol de Neymar como o mais bonito do ano

Entre no site abaixo e vote no gol de Neymar como o mais bonito de 2011. E vote tranquilo, pois foi mesmo o mais belo e o de maior grau de dificuldade marcado neste ano. Não se tratou apenas de um belo chute, ou apenas um único drible, como no caso do gol de Messi (que lembra um gol de Loco Abreu contra o Santos, no Pacaembu, no Brasileiro do ano passado).

Neymar começa a jogada dominando a bola entre dois adversários, desvencilha-se deles, emum espaço curto, com um drible de calcanhar, faz uma tabela perfeita com Borges, protege a bola de Renato, dá uma meia-lua com pé trocado em Ronaldo Angelim e chuta da única maneira possível, entre dois zagueiros e o goleiro Felipe. Golaço, com grau de dificuldade 9,5. O de Messi teve grau de dificuldade 4. Confira:

Clique aqui para votar no gol de Neymar como o mais bonito do ano

A goleada das Sereias na Copa Libertadores

As Sereias da Vila continuam a caminho do tricampeonato da Copa Libertadores. Na quinta-feira, em São José dos Campos, as garotas do Santos golearam o Gerimex Santa Cruz, da Bolívia, por 4 a 0, e se mantiveram na liderança do Grupo B, com seis pontos ganhos em dois jogos.

Os gols foram marcados por Érika, Karen, Dani e Gabi. As Sereias voltam a jogar amanhã, às 21 horas, contra o Nacional do Uruguai. Um empate já garantirá o Santos na semifinal da competição.

Se você tem mais sugestões para os próximos três anos de gestão de Luis Álvaro Ribeiro à frente do Santos, mande para esse blog que a gente divulga.