Caxambu é o artilheiro do Santos no confronto, com três gols

Dos jogadores do Santos escalados para o jogo de hoje, às 17 horas, contra o Ceará, sete serão cortados do grupo que vai para o Mundial do Japão, e alguns serão dispensados pelo clube ao final do Brasileiro. Por isso, assim como o Ceará, que luta para não ser rebaixado, muitos jogadores ao Alvinegro Praiano também terão a sua carga de desespero, logo mais, em Fortaleza.

Outros times que estão para cair, como o Cruzeiro, reclamam da decisão de Muricy Ramalho de usar apenas reservas no jogo de hoje. Realmente, ao se olhar a escalação do Santos, parece que foi um time escolhido a dedo para perder: Aranha, Leandro Silva, Bruno Aguiar, Vinicius Simon e Éder Lima; Anderson Carvalho, Rodrigo Possebon, Ibson e Felipe Anderson; Alan Kardec e Diogo.

Porém, a prioridade do Alvinegro Praiano é o Mundial e os titulares, poupados, jogarão apenas mais duas partidas nesse campeonato: dia 17 deste mês, contra o Atlético/GO, no Pacaembu, e dia 20, contra o Coritiba, na Vila Belmiro.

Hoje, nem Muricy, recuperando-se de um problema nas costas, estará em Fortaleza. Ele explicou que está dando oportunidade a jogadores que não estão jogando e que estes jogos serão decisivos para uma avaliação final sobre eles: “Vamos utilizar alguns deles no Mundial e os outros terão a chance de mostrar que podem permanecer no clube”, anunciou.

Será que Digo, Ibson e Possebon finalmente mostrarão que são jogadores de futebol? Olha, para falar a verdade, se for para jogar bem apenas hoje e depois voltar para o joguinho de sempre, melhor que não joguem nada de novo e não onerem mais o caixa do clube. Já tiveram chances demais…

Quem ficará e quem irá embora?

Desse time que jogará hoje, eu só manteria no Santos em 2012 os jogadores Aranha, Bruno Aguiar, Vinícius Simon, Anderson Carvalho e Felipe Anderson. Se bem que ainda não tenha uma ideia exata sobre Leandro Silva e Éder Lima e, pensando com a cabeça de Muricy, acho que ele manterá Alan Kardec e, por falta de interessados, também Ibson.

Contra o Atlético/GO, na quinta-feira, deverão voltar Léo e Elano e Muricy começará a fazer uma avaliação definitiva do time que jogará o Mundial da Fifa e brigará pela terceira estrela. Ambos terão outra chance contra o Coritiba. Se não estiverem em forma, Léo perderá a posição para Durval, que teve gande atuação contra o vasco jogando como lateral-direito, e Elano para Henrique, que melhorou um pouco.

Estatísticas de Santos x Ceará

Por Wesley Miranda

Santos e Ceará se enfrentaram poucas vezes ao longo da história, apenas 10. Foram 4 vitórias do Santos, 3 empates e 3 derrotas. O Peixe marcou 14 gols e o Vozão, 11. Em brasileiros foram 8 confrontos e a vantagem é do time do Ceará. O Santos ganhou 2 jogos, houve 3 empates e 3 vitórias do Ceará. O Santos marcou 7 gols e o Ceará, 9.

Primeiro confronto, 5 a 2 para o Santos em 1946

Esse foi um dos 15 jogos da excursão de 3 meses que o Santos fez em 1946, foram 12 vitórias e 3 empates. Pela invencibilidade o Santos foi chamado pela imprensa de “O Rei do Norte”. Ao chegar em Santos já no inicio de 1947, o time foi recebido pela torcida com um recepção bem calorosa, parecida com a do título de 1935. Essa excursão foi a primeira viagem de avião feita por uma delegação santista. A primeira de muitas outras tão bem-sucedidas.

Escudo inspirado no escudo do Santos

O escudo usado na ilustração acima, com os artilheiros do confronto, não é o escudo atual do Ceará. Inspirado no emblema do Santos, o clube cearense o utilizou de 1955 a 1969, sendo tricampeão cearense (1961-1963) e conquistando a Copa Norte/Nordeste (1969). Foi um dos escudos que mais trouxeram glórias pro Vozão, que tem esse apelido porque o presidente do Ceará (1920), Meton de Alencar Pinto, passou a tratar os jogadores que usavam o campo do Ceará de “meus netinhos” e se auto-intitulava “Vovô”. Até hoje um novo torcedor do Ceará é chamado de Netinho.

1.000º Partida do Pelé

A 1000º partida do Rei Pelé com a camisa do Peixe, foi em um Ceará 2 × 1 Santos. Pelé marcou seu 1.146º gol na carreira, mas não impediu a derrota do Peixe, de virada. A partida foi realizada em 3 de dezembro de 1972 no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, com 35.752 pagantes.

Borges, gol 11.700 do Santos

No último jogo, Borges marcou o gol número 11.700 do Santos, segundo a contagem do clube FC!!

No primeiro turno deste Brasileiro, domingo, 7 de agosto, no Pacaembu, o Santos venceu por 1 a 0, gol de Borges, e saiu da zona de rebaixamento. Reveja os melhores momentos da partida:

http://youtu.be/ZabaYnaj-DA

Santos continua em terceiro na Timemania

O panorama não muda há 22 meses: o Santos pulou da sexta para a terceira posição no início de 2010 e continua sendo o terceiro time mais apostado por dezenas de milhões de brasileiros. No último teste, quarta-feira passada, voltou a ficar em terceiro, separado por menos de 1% dos votos do segundo colocado, o alvinegro da capital. Será apenas coincidência? Confira o resultado do último teste:

1º FLAMENGO RJ 52.308 6,19%
2º CORINTHIANS SP 41.521 4,92%
3º SANTOS SP 33.641 3,98%
4º SAO PAULO SP 32.814 3,88%
5º PALMEIRAS SP 29.849 3,53%
6º VASCO DA GAMA RJ 28.769 3,41%
7º GREMIO RS 27.051 3,2%
8º INTERNACIONAL RS 25.906 3,07%
9º BOTAFOGO RJ 24.373 2,89%
10º FLUMINENSE RJ 23.491 2,78%

E você, o que espera de Ceará e Santos, logo mais?