Desde que deixou de ser desfalcado pela Seleção Brasileira, o Alvinegro Praiano enfrentou três times que lutam pelo título brasileiro, e venceu a todos com dois gols de diferença (3 a 1 no Corinthians, e 2 a 0 no Botafogo e no Vasco).

Com gols de Neymar no primeiro tempo e de Borges no segundo, o Santos não só venceu o Vasco, mas mostrou que, meio completo, é o melhor time do Brasil. Nesse domingo foi a vez do Vasco, o não sei o quê da colina. Os 2 a 0 não dizem exatamente o que foi o jogo, amplamente dominado pelos santistas.

Como eu já disse, este ano o campeão brasileiro não será o melhor time do País, já que este mérito é do Santos. Porém, desfalcado a maior parte do tempo pelas convocações da Seleção Brasileira (principal e sub-20), o Alvinegro só agora está podendo se concentrar no campeonato.

Ontem, mesmo sem Léo e Elano, e sem a mesma motivação do adversário, que luta por um título brasileiro que não conquista há uma década, o Santos ganhou sem sofrer maiores sustos. Paulo Henrique Ganso voltou e deu novo padrão ao meio-campo. Neymar aprovou amplamente.

A 10 pontos dos líderes Corinthians e Vasco e com cinco jogos a fazer, o Santos ainda tem chances matemáticas de ser campeão, mas o título é praticamente impossível. Nessa hora é que o santista se lembra das derrotas, na Vila Belmiro, para Flamengo, Coritiba, Figueirense e Grêmio. Se tivesse vencido, o que seria a lógica, hoje seria o líder, com dois pontos de vantagem.

Borges é o maior artilheiro santista em Brasileiros

Com o gol que fez contra o Vasco, Borges chegou a 23 gols e superou Serginho como o maior artilheiro do Santos em uma edição de campeonato brasileiro, desde 1959.

O que há com o gramado da Vila Belmiro?

Até o técnico Muricy Ramalho, que não é de reclamar, definiu o gramado da Vila Belmiro como “péssimo”. Para o técnico, há até o perigo de provocar uma contusão nos jogadores do Santos que se preparama para o Mundial do Japão – o que seria uma tragédia.

Não me lembro do gramado do Urbano Caldeira ter sido tão criticado desde que passou por ampla reforma, há mais de 10 anos. Também gostaria de saber o que está acontecendo com aquele que já foi chamado de o melhor gramado do Brasil. Com a palavra, os responsáveis…

Um campeão brasileiro vai cair

Com os resultados de hoje, dificilmente entre os rebaixados não haverá um campeão brasileiro: Atlético Paranaense e Cruzeiro estão na zona de rebaixamento. Fora, mas muito perto, estão Bahia e Atlético Mineiro. E o Palmeiras também não está tão longe. Ao menos um deles cairá.

Reveja os melhores momentos de Santos 2 x 0 Vasco:

http://youtu.be/7Ge5OlynKHY

E você, o que achou de Santos 2 x 0 Vasco?