Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

Média de público como visitante mostra relevância nacional do Santos

O mundo está de olho no Japão, onde o Santos está chegando para o Mundial Interclubes do milênio. Este será o assunto constante deste blog nos próximos dias. Porém, agora é preciso desfazer um mito e provar que a média de público do time como visitante é que dá a real dimensão de sua relevância. Neste quesito, mesmo desfalcado de seus principais jogadores a maior parte do tempo e sem aspirações ao título, o Santos comprovou, no Campeonato Brasileiro, que é um dos times atraentes do nosso futebol.

Fora da luta pelo título desde as primeiras rodadas – nas quais utilizou um time de reservas -; sem Paulo Henrique Ganso em 69% dos jogos que realizou; também sem Elano, Arouca e Danilo em boa parte dos jogos; com sete algumas ausências de Neymar e Borges, mesmo assim o Santos foi o sexto colocado em público somando-se apenas os jogos como visitante.

Este estudo inédito, realizado pelo blogueiro Rodolfo Brito e publicado pelo economista Vinicius Paiva em seu blog “Teoria dos Jogos”, mostra a verdadeira importância de um time para o torcedor brasileiro.

Público em casa engana

A média de público em casa é extremamente enganosa. Um time com uma torcida fanática e participativa, pode lotar o seu estádio a cada jogo, mas isso não quer dizer que tenha uma expressão nacional. O maior exemplo disso é o Bahia, que nas 18 partidas que realizou. No estádio de Pituaçu, diante de seus torcedores, obteve a média de público de 22.741 pessoas, atrás apenas do campeão Corinthians, com 29.329.

Porém, nos 20 jogos que fez no campo do adversário, o tricolor baiano teve uma média de 10.693 pessoas por partida, ficando em último lugar entre os 20 participantes do Brasileiro.

Em casa, mesmo times de cidades menores podem conseguir uma boa média de público, mas é como visitante que ele demonstra seu grau de atratividade para a torcida adversária. Neste quesito, o Santos, mesmo desfalcado e fora da briga pelo título, mostrou que sua presença sempre causou impacto na torcida contrária.

Em sexto no ranking dos visitantes mais assistidos, o Santos só ficou atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco e Atlético Mineiro, com a média de 15.453 pessoas por jogo, apenas 416 torcedores a menos do que o Atlético. Isso, naturalmente, nos leva a concluir que se jogasse com o time completo e lutasse pelo título, certamente estaria entre os três mais assistidos.

Portanto, a média de público como mandante, método utilizado erroneamente até aqui para medir o nível de atratividade de um clube brasileiro, não comprova nem o tamanho de sua torcida e nem o grau de interesse que ele desperta no público geral do nosso futebol.

O método atual pode esconder fenômenos locais de popularidade, como os times do Nordeste, que não se confirmam quando o interesse é buscar clubes de abrangência nacional, como é o caso de Santos, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco.

Média de público dos times visitantes no Brasileiro 2011
Trabalho de Rodolfo Brito, publicado no blog Teoria dos Jogos, de Vinicius Paiva

1 – FLAMENGO (TOTAL: 501.604 / MÉDIA: 26.400)
2 – CORINTHIANS (TOTAL: 453.265 / MÉDIA: 23.856)
3 – SÃO PAULO (TOTAL: 331.581 / MÉDIA: 17.452)
4 – VASCO (TOTAL: 320.389 / MÉDIA: 16.862)
5 – ATLÉTICO-MG (TOTAL: 301.522 / MÉDIA: 15.869)
6 – SANTOS (TOTAL: 293.617 / MÉDIA: 15.453)
7 – BOTAFOGO (TOTAL: 290.489 / MÉDIA: 15.289)
8 – PALMEIRAS (TOTAL: 279.688 / MÉDIA: 14.720)
9 – GRÊMIO (TOTAL: 275.682 / MÉDIA: 14.509)
10 – CRUZEIRO (TOTAL: 271.857 / MÉDIA: 14.308)
11 – ATLÉTICO-PR (TOTAL: 270.007 / MÉDIA: 14.211)
12 – FIGUEIRENSE (TOTAL: 251.213 / MÉDIA: 13.222)
13 – INTERNACIONAL (TOTAL: 249.970 / MÉDIA: 13.156)
14 – FLUMINENSE (TOTAL: 244.922 / MÉDIA: 12.890)
15 – ATLÉTICO-GO (TOTAL: 238.962 / MÉDIA: 12.577)
16 – CEARÁ (TOTAL: 238.575 / MÉDIA: 12.556)
17 – AMÉRICA-MG (TOTAL: 231.651 / MÉDIA: 12.192)
18 – AVAÍ (TOTAL: 219.892 / MÉDIA: 11.573)
19 – CORITIBA (TOTAL: 216.257 / MÉDIA: 11.382)
20 – BAHIA (TOTAL: 203.163 / MÉDIA: 10.693)

E você, não acha que o público que um clube atrai como visitante dá uma idéia melhor de sua importância nacional importância do que o público que ele trai em seus jogos em casa?

Deixe um comentário

97 Comentários.

  1. Odir vc tem toda razão, isso expõe de maneira clara a visibilidade que tem o Santos hoje, a por falar nisso
    vi a carta do Rene Simões para o Neymar, que hipócrita, agora que o monstro é sinônimo de bom garoto e atro do futebol e a corda roeu por sua atitude e Comentário oportunista na época ele vem com esse discurso de paizão então tá.. para mim é alguém tentando se safar de uma besteria dita para aparecer…

    Pois é. O Renê “Monstro” Simões ficou para a história. Nãlo por mérito dele, mas do Neymar. Sempre que se contar a história do Neymar, se lembrarão de que um técnico babaca disse que o Santos estava criando um “monstro”. E criou mesmo…

  2. Odir,

    há 2 pequenas distorções que afetaram a média do Santos em relação a do Palmeiras:

    1) O Santos jogou contra o América-MG em Uberlândia (600000 habitantes) e o Palmeiras em Sete Lagoas (200000 habitantes). Assim, o público pagante do Santos nesse confronto foi bem maior.

    2) O Santos foi visitante contra o Palmeiras no Pacaembu (estádio maior, em cidade com população maior), onde a maioria esmagadora era de palmeirenses nos 3×0. E o Palmeiras foi visitante contra o Santos na Vila (estádio menor, em cidade com população menor). O público que foi contabilizado nesse confronto portanto, foi de maioria palmeirense.
    Houve até um depoimento de um santista aqui no blog (Clayton), reclamando que o Tobogã, reservado para a torcida santista, ficou vazio.

    De resto, considero os números interessantes para análise.

    Abraço.

    Ailton, tente enxergar a coisa de uma maneira menos parcial. O Santos jogou desfalcado o tempo todo e não tinha qualquer interesse no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras começou brigando pelo título, depois se contentou com a Libertadeores e só no final é que percebeu que não ganharia nada. E no final ainda teve outra motivação, que foi lutar para não ser rebaixado. Portanto, teve muito mais motivação do que o Santos. Ou você vai querer dizer que hoje o Palmeiras desperta mais interesse do que o Santos? (sei lá, mas atitudes como a sua, que é um cara inteligente, chegam a assustar. Essa falta de senso crítico de seus torcedores é que faz muitos times patinarem muito tempo sem sair do lugar. O legal seria você dizer: realmente, Odir, hoje não há termo de comparação entre o interesse despertado por um time vitorioso e com grandes atrações, como o Santos, e o meu querido Palmeiras, que teve um péssimo ano em 2011).

    • Certamente se pesquisar vai achar outros dados, como por exemplo, São Paulo x Santos em Mogi Mirim, para umas 3.000 testemunhas enquanto São Paulo x Palmeiras foi no Morumbi, para sei lá qual público.

      Não chora, Ailton !!!

      • Ao Juca Bala,

        certamente, concordo com você. Menos no “chora, Ailton”.

        Esses números contèm inúmeras imperfeições escondidas que afetam TODOS os times. Por isso não podemos tirar conclusões precipitadas fazendo comparações entre os times.

        TODOS os times deveriam ter condições iguais para podermos tirar quaisquer conclusões.

        Como isso é impossível num campeonato no Brasil, esses números são inconclusivos.

        Abraço.

    • Esse Ailton é “meio” maluco, não? Ele tenta torturar os números até que eles confessem! Note que ele aponta 2 distorções que “prejudicariam” o Palmeiras mas esquece de tantas outras que favoreceram o Palmeiras. E isso aconteceu com os outros 19 clubes. Tudo absolutamente normal.

      • “torturar os numeros..” Gostei dessa . hahaha

        Mas é bem isso mesmo, cada um utiliza dados para gerar informações do jeito que melhor lhe convém. O problema é que em alguns casos acaba ficando ridículo…

      • Marco,

        Não torturo números. Apenas procuro ver o “outro lado da moeda” e não baixar a cabeça dizendo sim, sim, sim, para tudo que escrevem.

        Abraço.

    • É engraçado como só “falta senso crítico” a quem não torce pelo Santos. Já quem despeja “pérolas” como as seguintes tem muito senso crítico e lucidez: “No Santos já passaram pelo menos 80 jogadores melhores que Ronaldo” (sendo que o ex-atacante da seleção brasileira e maior artilheiro das Copas estaria facilmente em muitas listas com os melhores do mundo de todos os tempos), “Sócrates era santista e só dizia torcer para o Corinthians para evitar suscetibilidades por parte dos corinthianos” (sendo que o sempre sincero Dr. Sócrates nunca escondeu que virou a casaca do Santos para o Corinthians e pessoas próximas a ele, como o jornalista Juca Kfouri, são testemunhas do puro corinthianismo do Doutor), “O Santos tem a terceira maior torcida do país” (sendo que as pesquisas Ibope e Datafolha, as vendas de camisas, a presença no estádio, o número de seguidores do Twitter e Facebook etc. mostram que o Santos está longe disso), “Timemania é pesquisa de torcidas” (sendo que não há nenhum fundo científico na Timemania, que não passa de um jogo de azar), “O Brasileirão 2011 terminou de forma melancólica, com a briga entre jogadores do Corinthians e Palmeiras” (sendo que a Libertadores 2011 terminou da mesma forma, depois que um simpatizante do alvinegro da baixada santista invadiu o campo e provocou os jogadores adversários).
      Não seria mais legal e lúcido o senhor dizer: “Ronaldo foi um jogador fantástico, mas não concordo com suas atitudes extracampo”, “Sócrates era santista na infância e depois se tornou corinthiano, mas nem por isso devemos deixar de admirá-lo como jogador e ser humano”, “Acredito que o Santos tem muito potencial para ter uma torcida maior, mas ainda estamos longe do quarto colocado”, “O Brasileirão 2011 não teve um nível técnico alto, e acredito que o Santos brigaria pelo título se não tivesse se dividido com a Libertadores. A briga no final, causada pelos jogadores do Palmeiras, em nada desmerece a justa conquista do Corinthians, que mostrou-se a equipe mais regular durante todo o campeonato”.

      • vamos continuar a sua lista de opiniões de comentários:

        em 2005 o corinthians ganhou normalmente independente da palhaçada que houve.

        o corinthians tem 30 milhões de torcedores mesmo que logicamente falando isso seja impossível de acontecer.

        o corinthians venceu o brasileiro pq foi o mais regular, mesmo que a CBF , na qual estão agora o presidente do tal clube mais o principal garoto propaganda , prejudicou vários clubes na busca pelo titulo mantendo o nacional junto com outras competições na qual o corinthians foi o menos prejudicado de todos com convocações e competições paralelas.

        o corinthians tem trocentos títulos paulistas mesmo que a maioria foi da era amadora do futebol. Mas o corinthians tb tem mais títulos nacionais do que o Santos mesmo que ilogicamente eu diga que antes de 71 não vale pra conta pq o corinthians não venceu nada desta competição antes deste ano .

        • A CBF, que tanto “prejudicou” o Santos, remanejou várias partidas da equipe praiana em benefício do Santos. A CBF, que tanto “prejudica” o Santos, passou a considerar a Taça Brasil e o Gomes Pedrosa como campeonatos brasileiros.
          O campeonato brasileiro sempre ocorreu simultaneamente com outras competições. Então, todos os anos os campeões foram beneficiados? O Vasco também teve competição simultãnea e disputou o título até o final. Infelizmente, foi incapacidade do santos mesmo. O Corinthians ganhou porque mereceu.

          • alguns dos jogos remarcados foram feitos para datas que eram próximas a outros compromissos o que acabou anulando a benfeitoria.

            Me diz que se todos os clubes estivessem com os seus elencos em 100% do campeonato disponível assim como o seu corinthians teve , se estes clubes não teriam tido aproveitamento melhor do que tiveram?

            A CBF dá um dedo para disfarçar mas no final acaba arrancando uma mão inteira.

          • AE O GAMBA…..VAI VEDER LA PROS LADOS DO SEU TIMINHO VAI, AQUI NAO HE LUGAR PARA VCS NAO, VC SABE LER???AQUI ESTA ESCRITO TIPO BLOG DOS GAMBAS…..ENTAO FERA VAI ENCHER O SACO LA PRO LADO DE VCS VAI…CARA CHATO…TEM QUE SER GAMBA MESMO….

          • Marco Aurélio - Curitiba

            “A CBF, que tanto “prejudica” o Santos, passou a considerar a Taça Brasil e o Gomes Pedrosa como campeonatos brasileiros.”

            Isso não foi nenhum favor. O absurdo foi eles não terem sido considerados. O que diferencia esses campeonatos dos de 71 para cá? E, antes de responder, por favor, leia o Dossiê, para não falar asneiras que já foram respondidas lá.

      • David, primeiro aqui é um local de Santistas, naõ espere portanto uma ótica diferente, não sei qual é o seu time, mas com certeza absoluta não é o Santos, se for visitar o Blog do Juca kfouri a otica é corinthiana, se for no Avalone vai ser palmeirence e assim por diante. apesar disso nos orgulhamos como santistas por termos uma paixão mais lógica e um pouco distante do fanatismo, aqui não impera chavões tipo corinthians vive de corinthians, ou fatos do gênero, aqui não existem inimigos, existem desportistas adversários,se debatem idéias, não verdades absolutas,aqui se questiona certas afirmações correntes de quem tem interesse financeiroe mercadológico,aqui o ibope não altera pensamentos nem garante empregos, se questiona não o fato do Juca Kfouri ser parcial mas sim o fato de ele pousar de imparcial, por isso prefiro escutar o Chico lang falando com o coração do que o Kfouri tentando me enganar que fala com a razão.

        Falou bonito, DG. Abraço.

        • Desculpe, mas o Juca Kfouri não esconde de ninguém que é corinthiano, mas suas opiniões são imparciais, sim. Agora, como o Odir pode aconselhar a uma pessoa ter senso crítico se ele mesmo não tem? É esse o ponto que eu quis frisar. Falei bonito…

          Quem é imparcial????? Só porque você quer…

      • A David sobre o fato da afirmação que passaram 80 jogadores melhores que o ronaldo, como adoro a lógica então o corolário é o seguinte, os melhores jogadores de todos os tempos foram pela ordem:
        1– Ronaldo – Brasil – 15 Gols
        2- Gerd Müller – Alemanha – 14 Gols
        3- Just Fontaine – França – 13 Gols
        4- Pelé – Brasil – 12 Gols
        5- Jürgen Klinsmann – Alemanha – 11 Gols
        6- Sándor Kocsis – Hungria – 11 Gols
        7- Miroslav Klose – Alemanha – 10 Gols
        8- Gabriel Batistuta – Argentina –10 Gols
        9- Gary Lineker – Inglaterra – 10 Gols
        10-Teófilo Cubillas – Peru – 10 Gols

        Portanto Garricha, Maradona, Zidane,Puskas, Di Estefano são todos piores que o Klose da alemanha afinal o Klose fez mais goals nas copas.
        Quando o critério são títulos ai fica uma maravilha afinal o Dr Socrates tem 3 Paulistas e um carioca, Já o Zé love…..( não vou colocar o Drascena para não humilhar )
        A lógica é inflexível meu caro, por isso que o nosso amigo Odir cunha com um trabalho não de achismo ou bairrismo conseguiu o que conseguiu, por isso que quando pesquiso e vejo que o Juca Kfouri antes de o Corinthians ser campeão explanou uma opinião contra o mundial, valorizando a copa intercontinental e depois que o seu clube ganhou mudou o discurso, me leva a crer que o microfone pode ser usado de varias formas alias como bem sabe o Galvão Bueno e o Casagrande, o Neto nem conta..

        • Aulas de interpretação de texto. Eu não disse que ele é um dos maiores de todos os tempos porque ele é artilheiro das Copas. Esse é apenas mais um fato que contribiu para isso. Ele foi um dos melhores pelo que jogou e representou. Agora, só porque ele jogou no Corinthians ele deixou de ser?

      • Até isso o maior time da terra consegue:unir dois supostos adversários na tentativa inglória de defender o que não tem defesa.Digo supostos adversários porque nunca acreditei na tão decantada rivalidade entre palmeirenses e corinthianos.Na realidade eles se amam e eu já pude testemunhar essa paixão que os devora em algumas oportunidades.Para o SFC isso é fichinha.Já paramos até guerra.

        • Por favor, tenha senso crítico. Já ouviu falar em imparcialidade? Os santistas são tão unidos que se unem até nas asneiras.

        • SDJ,

          a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras é histórica e fundamentada.

          Tem fundamento na própria ata de fundação da SE Palmeiras, onde alguns italianos vindos do Corinthians participaram da fundação do Verdão. Disso também nasceu a grande rivalidade.

          Um dado histórico: você sabia que para o primeiro jogo da história do Palmeiras, contra o Savoia de Votorantim, o Corinthians cedeu alguns jogadores para o Verdão completar o time?

          Pois é, somos arqui-rivais, por isso Derby, mas não inimigos.

          Inimigo no futebol é coisa de irracionalidade, de fanatismo, de bárbaros. Coisa que encontramos em boa parte da Gaviões e da Mancha.
          Quero distância disso!

          Abraço.

      • Luiz Tomaz - Santista de corpo e alma

        Boa tarde, meu caro Odir e Santistas do mundo inteiro.

        Não tenho procuração para defendê-lo, meu caro Odir, e nem me atrevo a fazê-lo melhor do que você mesmo faz.

        Entretanto, como leitor diuturno do blog e comentarista, conheço algumas figuras que comparecem periodicamente ao nosso blog e que, ao contrário da coerência e imparcialidade que tentam “vender” como imagem, só aparecem para exigir de você, Santista confesso, o que eles nem de longe oferecem…aliás, não assumem nem mesmo o time para o qual torcem.

        O Sr. David é um desses casos.

        Pra seu governo, Sr. David, para quem conhece futebol, como Odir Cunha e muitos que frequentam este blog, que não são pouca prática e nem muito menos “maria vai com as outras”, Ronaldo nada tem de fenômeno, meu amigo.

        Ronaldo ser eleito em qualquer enquete como uma dos maiores jogadores de todos os tempos é insanidade pura!

        Aliás, pra quem jogou futebol profissionalmente, como eu, e pra quem entende um pouco de futebol, direi a você, o que dizia há 15 anos para o meu filho: Quem viu um gol do Ronaldo, viu todos.

        Lançado no vazio, ele, com base somente na sua explosão, chega primeiro que o zagueiro e antes do goleiro e marca.

        Isso se parece muito mais com futebol americado do que com o chamado Soccer…

        Além do que, já dizia eu naquela época em que ele nem sonhava jogar no Brasil: Como Ronaldo depende essencialmente de sua velocidade pra jogar futebol e como tem tendência a engordar, logo logo estará alijado do futebol.

        Basta comparar com o Rivaldo que, quase com 40 anos está na ativa, jogando em time de ponta, como São Paulo…e o Ronaldo?

        Mais ainda, meu iludido amigo: ter feito 15 gols em Copa do Mundo nunca foi critério pra se definir craque de futebol.

        Duvida?

        Quem, antes do Ronaldo, era o artilheiro das Copas do Mundo? Você seria capaz de me dizer?

        Mas, quem sucederá o Ronaldo neste posto “maravilhoso”, vou te dizer: o Fantástico craque, jogador maravilhoso, gênio da bola, chamado……Klose, da Alemanha….(meu Deus!) que só não o ultrapassou na Copa do ano passado porque, além de expulso infantilmente num jogo contra um time africano, se contundiu, senão a grande conquista do Ronaldo já era pra ter sido ultrapassada…

        Pra sua informação, atualização, e queda na real, Cristiano Ronaldo ultrapassou o Ronaldo em número de gols, em menos da metade do tempo e número de jogos, pelo Real Madrid…

        Além disso, meu caro, o time do Santos completo, pra disputar esse campeonato brasileiro,seria campeão com, pelo menos, 5 rodadas de antecedência…quem diz isso são as pessoas que entendem de futebol…ouvi várias, aqui em Minas Gerais dizendo isso.

        Agora, a propósito: você que só entra aqui pra contestar os textos do Odir, e cobrar coerência e equilíbrio de sua parte, mostre-nos a sua:

        - Indique, com data, para irmos buscar, 3 comentários seus, aqui no blog, nos quais o senhor tenha uma postura diferente dessa que expressa nesse seu comentário, ou seja, que não seja apenas e tão-somente “advogado do diabo”, do “contra” e “chato pra cacete”…

        Então, meu amigo, ou melhor: “macaco olha teu rabo…até porque, ainda que o Odir fosse como você falsamente lhe imputa a pecha, ele tá em casa…e nós, Santistas, concordamos com a grande maioria das afirmativas que ele faz.

        E o senhor? Está se revelando do tamanho do personagem bíblico que lhe dá nome!

        Não estaria na hora de procurar a sua casa e fazer seus comentários inteligentes lá e deixar que nós, Santistas, curtamos nosso blog em paz?

        Na verdade, sua coerência e seu equilíbrio têm a mesma qualidade do seu gosto por craque de futebol, qual seja: nenhuma.

        Pra finalizar, só o fato de o Ronaldo, por interesse financeiro, incentivar Neymar e outros meninos a irem embora do Brasil, já é suficiente para fazer dele persona non grata neste ambiente Santista, não lhe faltassem outros defeitos para desfrutar de nossa antipatia.

        Para o senhor, que o adora, faça bom proveito. Pra quem gosta, é uma piscina transbordante!

        Abraço, meu caro Odir.

        Luiz, mais uma vez, deu uma aula. Quanto ao Ronaldo, não sou quem tirará o seu mérito. Mas também não acrescentarei méritos a mais do que ele tem, que é o que os corintianos fazem. Qual é o seu maior mérito? Ter sido um jogador fundamental na conquista da Copa de 2002, protagonismo que dividiu com Rivaldo e o goleiro Marcos. Ótimo! Parabéns. Isso aconteceu em 2002, há dez anos.
        Ser artilheiro depende de contra quem você joga. Se encher de fazer gols contra a China, Turquia, Costa Rica e quetais não é o mesmo que marcar contra França, Suécia, México, Tchecoslováquia e Itália, todos adversários que sofreram gols de Pelé. Na história das Copas vencidas pelo Brasil, Ronaldo aparece em quinto lugar, atrás de Pelé, Garrincha, Romário e Jairzinho. Na história do futebol brasileiro, não foi mais relevante do que cebtenas de outros jogadores, pelo fato de não ter feito uma carreira aqui. Friedenreich, Zizinho, Leônidas, Ademir Menezes, Heleno de Freitas, Coutinho, Vavá, Pepe, Canhoteiro, Luizinho, Rivellino e dezenas de outros representam mais para a história inetrna do nosso futebol do que o apátrida Ronaldo, que voltou no fim de carreira para engordar sua conta bancária. Abraço Mano!

        • Vejo com grande prazer que hoje meu comentarista preferido “acordou com a macaca” e nos brindou com um texto ímpar para defenestrar o chato de plantão.

          No mais, fazendo coro e colocando as coisas nos seus devidos lugares, alguém poderia citar um jogador sequer, formado nas categorias de base do time da marginal s/nº, que tenha postulado o título de melhor jogador do mundo? Eu não lembro de nenhum…

        • Eu já disse mil vezes aqui que torço para o Corinthians. E não precisa ficar nervoso, caro Luiz Tomaz. Todo esse ódio ao Ronaldo só porque ele jogou no Corinthians? Por favor, cite 80 jogadores do Santos que jogaram melhor que o Ronaldo (vou rir à beça).

          • pq vc se preocupa com o ronaldo se nem corinthiano ele é ? ele somente é “dinheirano” rsrs

          • Marco Aurélio - Curitiba

            Em termos de rir, você deve ter experiência, mesmo, já que torce para o time que, durante longos 22 anos, ficou conhecido como “faz-me-rir”….

          • Eu cito muitos meu caro David
            Araken Patusca
            Ary Patusca
            Ailton Lira
            Carlos Alberto Torres
            Clodoaldo
            Coutinho
            Dalmo
            Del Vecchio
            Diego
            Dodô
            Dorval
            Edu
            Edmundo (sim, o animal foi melhor)
            Evangelista
            Feitiço
            Gilmar
            Giovanni
            Jair da Rosa Pinto
            João Paulo
            Juary
            Lima
            Manga
            Mengálvio
            Neymar
            Pagão
            PH Ganso
            Pepe
            Pita
            Pelé (é até covardia com o coitado)
            Robinho
            Sergio Chulapa
            Sócrates
            Toninho Guerreiro
            Urubatão
            Zito
            Zetti
            Zé Roberto

            Esses são apenas alguns.

          • O que um corinthiano quer argumentar com um santista? Eu nunca argumento com corinthianos sobre torcida,nesse quesito eles são fortes,sempre tiveram e acredito que terão mais torcida que o santos, isso eu não discuto.Agora sobre Títulos,o Santos é incontestavelmente maior,o Santos sempre atingiu o top em termos de títulos, revelações de jogadores extraordinários,arte de jogar futebol,encantar platéias adversárias no mundo inteiro.Caro David,reconheça o mérito do clube da Vila Belmiro em alçar võos mais significantes que seu clube por qual você torce. Vocês endeusam um jogador que venho encerrar carreira em seu clube e conseguiu apenas dar-lhe 2 títulos(copa brasil, paulista).Eu recomendo que volte a este blog para debater com santistas quando seu clube torna-se 3 vezes campeôes da libertadores,se não, por favor,nos esqueçam, o que não falta é blog do curintia!

      • José Roberval da Silva

        Entendo.
        Realmente dói saber que o Sócrates, um dos maiores ídolos de um time quase sem ídolos (Corinthians) nem sequer corintiano era.
        Fazer o quê? Quem é inteligente (como o Dr Sócrates sabidamente era) sabe o time que escolhe para torcer.
        Aqui no Santos ele veio jogar e confessou que torcia mesmo era para nós.
        Serginho Chulapa, maior artilheiro de um time sem artilheiros (SPFC) também torcia para o Santos.
        E assim vai.
        Quem é diferenciado, torce para time diferenciado.
        Lula é corintiano, por exemplo. Esse realmente eu tenho certeza que é corintiano.
        :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

    • Ailton, Sete Lagoas fica ao lado de Belo Horizonte, simplesmente a terceira capital mais populosa do Brasil.

      • Luiz Tomaz - Santista de corpo e alma

        Boa tarde, meu dileto amigo Ricardo Rodrigues.

        Grande verdade, Adão.

        Não bastasse isso, posso garantir que mais de 70% da torcida presente a toda e cada partida realizada na Arena do Jacaré é de Belo Horizonte…

        Nosso dileto amigo Ailton quer fazer parte do Circo de Soleil, para tanto esta se esmerando em contorcionismo!

        • Ricardo Rodrigues

          Apesar do sobrenome lusitanamente igual e bonito,este á o Adão!Que pelo nome concluo foi o primeiro a habitar este blog de Deus. :cool: :smile:

          Grande abraço Luiz,seus posts são sempre ótimos!

          • Valeu, Santástico Ricardo, Rodrigues com certeza é um nome bonito e de pessoas inteligentes, a maioria Santistas, com certeza, só aqui somos em número de sete.(meu Pai, Meu filho, Meu irmão, e meus três sobrinhos),e já estamos programando a festa do Tri-Mundial.

      • Adão,

        tudo bem. Sei onde se localiza Sete Lagoas.

        Não vou entrar nos méritos. Apenas gostaria que entendesse o que eu quero dizer: não podemos tirar conclusões de números que são absolutos e não relativizados.

        E veja o que escrevi: “De resto, considero os números interessantes para análise.”

        Continuando com a “tortura dos números” lembro que:

        - Uberlândia é o 2o. município mais populoso de Minas Gerais, e o 4o. maior nunicípio do interior do Brasil.

        - contra o Atlético-MG em Sete Lagoas, o jogo do Palmeiras teve público de 17179 pagantes, contra 12351 pagantes do jogo do Santos, também em Sete Lagoas, contra o mesmo Atlético-MG.

        - contra o Cruzeiro em Sete Lagoas, o jogo do Palmeiras teve público de 9080
        pagantes, contra 6073 pagantes do jogo do Santos, também em Sete Lagoas, contra o mesmo Cruzeiro.
        Logo a discrepância de público contra o América-MG pode ser resultante dos jogos terem sido realizados em cidades diferentes, Santos em Uberlândia e Palmeiras em Sete Lagoas.

        Coloco estes dados para termos mais o que discutir (no bom sentido da palavra “discussão”) sobre os números e as estatísticas do futebol, que é o que gosto, que é a minha praia. E não para “torturar os números”…

        Abraço.

        • Ailton, os jogos citados por você TCruzeiro e Atletico) o Santos jogou praticamente com o time reserva. Se coloque na posicao de um torcedor dessas cidades: você assistiria um jogo que o atacante era Tiago Alves ao inves de Neymar?

          • Marcio,

            contra o Cruzeiro sim. Contra o Atlético, não. Inclusive Neymar jogou contra o Galo, tanto que foi expulso, lembra-se?

            Mas desfalques vários times tiveram, ou por contusões ou por convocações.

            Um exemplo: sabe quantos jogos do Brasileiro, dos 38 possíveis, Kleber e Valdivia jogaram juntos? 7 jogos. Sem contar o Marcos. E eles certamente atraem torcedores palmeirenses.

            Abraço.

    • Odir e amigos sanTRIstas,

      não serei “parcial” e citarei o Galo, utilizando texto do Odir:

      “… mostra a verdadeira importância de um time para o torcedor brasileiro.”

      Logo, o Atlético-MG, devido às suas grandes conquistas na última década, é mais importante para o torcedor brasileiro que Santos, Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Internacional etc etc

      :wink: :wink: :wink: :wink:

      Abraços

  3. hehehe! Sabia que o nosso estimado colega palmeirense viria rapidinho comentar esse post! Só o Santos foi visitante contra o Palmeiras no Pacaembu? Só o Palmeiras foi visitante contra o Santos em Vila Belmiro? Números são frios…

    • Fabrício,

      como estou falando de Santos (no blog de santistas) e Palmeiras (meu time), obviamente considero só os confrontos entre esse times, logo, o Santos foi visitante no Pacaembu (17245 pagantes) contra o Palmeiras e este foi visitante contra o Santos na Vila Belmiro (7373 pagantes).

      Abraço.

  4. Cristiano Figueiredo

    Odir, se vc tiver a oportunidade de encontrar alguém da Jovem Pan (Principalmente Fernando Sampaio)por favor, fale para eles por que eles não voltam a discussão de quem é melhor ou tem mais futuro, Lucas ou Neymar?
    Por que pelo visto eles esqueceram, com a baixa performance de Lucas.
    Já deixei recado no blog do Fernando Sampaio, mas ele ignora e exclui todos os meus comentários.

    Isso que você está me contando, não me surpreende. Muitos lá na Pan defendiam que o Lucas tinha mais futuro do que o Neymar. Torço para o sucesso do Lucas. É um bom moço. Religioso, não bebe, não dança, corta o cabelo estilo militar… Mas jogar bola…

  5. Meu caro Odir, mesmo como mandante o Santos estaria sempre entre os cinco se mandasse todos os seus jogos no pacaembu. E mesmo em Santos a media seria muito maior se o estadio tivesse capacidade pra 30 mil pessoas. A Vila que mata o Santos como mandante, isso porque nos jogos importantes com certeza iria no minimo 20 mil pessoas, o que não acontece, como ja disse, pela capacidade do estadio.

    Parece que o Santos reformará a Vila em 2012. Isso deve aumentar a capacidade do estádio, ou ao menos aumentar o número de ingressos menos caros. Veremos…

    • Odir e JBPO,

      trazendo a brasa para o meu bacon e “torturando ainda mais os números” , lembro que o Palmeiras nesse último Brasileiro jamais atuou na sua verdadeira casa, o Palestra Itália…

      Abraços.

    • Odir, bom dia….

      Acho que seria melhor fechar o blog e abrir um so para palmeirenses e curinthiano, ultimamente essas figurinhas raras estao aparecendo e muito, em um blog do de Santistas fica chato ter que ler o sr Ailon a cada 10 palavras escritas fala 8 vezes do palmeiras, e aguentar um gamba vir aqui e ficar defecando pelos dedos…Odir ja é duro de ficar escutando as radios e as tvs pois so falam do time da marginal, e é muito pior ainda vir em um blog Santista e ter que ler esses caras enchendo o saco…Eu nunca fui em um blog deles falar mal do time deles, pois se eu fizer isso seria trucidado e garando que nem publicariam os meus post…
      QUEREMOS O BLOG DO ODIR DEVOLTA FORA INTRUSOS, AQUI E LUGAR DE SANTISTAS OK

      O Ailton acha qualquer pretexto para vir aqui falar do seu time. Acho que o lugar onde o time dele dá mais ibope é aqui. Vou limitar a participação do Ailton nesse blog. Está over…

      • Luis Antonio,

        NUNCA falei mal do seu time, o Santos. Apenas comento o que a meu ver está errado quando aparecem números e estatísticas relacionando Palmeiras e Santos.

        Mal não falo de time algum. Respeito todos.

        Apenas comento e dou a cara para bater sobre números e estatísticas relacionados ao futebol. E sempre dando as fontes para justificar meus argumentos.

        É muito fácil, derrube meus argumentos com dados e suas respectivas fontes.

        Abraço.

  6. Alias Odir a Vila parece que encolheu mais ainda, afinal o publico nunca passa de 14 mil pessoas. Todos os times tem alguns publicos baixos, mas compensam em outros jogos mais badalados com publicos grandes. Imagine aquele Santos e Flamengo num estadio maior. RESUMINDO: A VILA ESTA APEQUENANDO O SANTOS, INFELIZMENTE.

  7. É Odir… esses números são realmente interessantes. Mas acho falha na administração do LAOR não implementar o mesmo método usado – e com sucesso – na Europa: o carnê. Se por exemplo, o ingresso custasse aqui, R$30,00, teríamos em um total de R$570,00 no campeonato inteiro. Poderiam fazer carnês, no valor de R$400,00 para o campeonato todo, e parcelado em 2 ou 3 vezes, para facilitar. Nesse caso, se pelo menos 8.000 torcedores comprassem ingresso, já garantiriam ao Santos, indo ou não indo aos jogos, média de 8.000 por partida. Ajudaria bastante o clube a aumentar a média, e a emparelhar com os demais clubes.

    Abraço amigo Odir

    Ass:Gerson

    • Paulo Gonçalves

      Gerson, essa ideia de carnê só funciona se a dona c.b.f. não ficar mexendo no calendário toda hora. Por exemplo: sai a tabela completa do Brasileiro (só os confrontos) e as datas ficam assim: “22 ou 23 de maio, sábado ou domingo”. Só que a Emissora do Mal vai manipulando conforme sua maldita grade de TV. Então, um torcedor de outro estado que quer aproveitar um fim de semana em Santos (chegar sábado de manhã, pegar praia, ver o jogo no mesmo dia e ainda curtir o domingo de manhã), tem que ter a confirmação dessas datas.

      • É verdade Paulo. Disse tudo. Me esqueci desse “câncer” que comando o futebol. Se tivéssemos datas fixas, e não alguém que alterasse simplesmente porque quer alterar, seria uma fórmula que ajudaria e muito a nós.

        Abraços,

  8. Caro Odir,
    Vc como muito bem informado deve saber o real valor de cotas de tv para 2012, qual seria o valor do Santos? a diferença é grande frente aos outros clubes?
    Abçs

  9. Caro Odir, o que eu sei, é que a vila belmiro cada vez mais, envergonha o Santos Futebol Clube.

    um estádio ultrapassado, vazio (o mais morto do brasil com toda certeza) é muito pouco para um time da grandeza do santos, nós merecemos mais.

    TODOS os clubes terão as suas arenas, menos o Santos

    O Palmeiras irá construir uma das arenas mais modernas do país.
    O São Paulo reformará o Morumbi
    O Grêmio mesmo com um dos melhores estádios do país (o Olimpico) irá fazer outro.
    O Sport construitá sua arena em Recife.
    Até o Corinthians vai ter o seu.

    e nós na velha morta e insossa Vila Belmiro,

    não dá né, vamos ser chacota nacional,

    O Santos merece mais!

    Calma. Pense de outra forma: ser o último dos times grandes a ter um grande estádio fará com que ele seja o mais moderno.

    • O pessoal quer estádio, quer jogador, quer tudo ao mesmo tempo. Incrível como o pessoal acha que tudo apequena o Santos. Ah, a camisa é feia, apequena o Santos. Ah, o estáido é pequeno, apequena o Santos. Parece que sofrme de complexo de inferioridade. Reclamam do Neto, da Band, da Globo, tudo ao mesmo tempo. Mas ainda continuam assistindo à eles. Eu quero é time. Se for pra fazer da vila uma la bombonera pra mim está ótimo. Se for arquibancada de metal, tá de boa. Quero é ver futebol.

      Parecem mulheres inda à casa dos outros só pra reparar na pintura e contar pra vizinhança o que viu de ruim.

      Pára com isso.

      O Santos se matou para ficar com o neymar. “Ah, mas as empresas é que vão pagar”. Tá bom, mas ninguém viu que o Santos fez um baita esforço, que deu a possibilidade dele sair e não dar lucro (na venda) para o Santos? E que o Santos vai ter que rebolar para fazer a torcida crescer e provar que foi a melhor decisão? (na minha opinião foi)

      E ainda querem estádio só porque o corinthians vai ter o dele?

      Vão sofrer chacota dos corinthianos? Ah, pára com isso.

      • A torcida do Santos quer o melhor do clube, concordo que alguns santistas são cornetas de mais, mas em questão do estadio, ele esta certo, pois a Vila Belmiro é um estadio ultrapassado nos padrões atuais, todos os clubes estão, construindo ou reformando seus estadios, e o Santos, continua com a pacata Vila Belmiro?. A vila belmiro, pode ter seu charme, mas é um estadio pequeno, para um clube como o Santos Futebol Clube.

    • E principalmente não cometer os erros dos adversários que certamente ocorrerão.

    • Chacota nacional????

      O Santos, de Neymar, Ganso & Cia?

      Que deve ganhar pelo menos mais duas Libertadores nos próximos três anos?

      Que depois destes três anos, com a inauguração dos estádios de Corinthians e Palmeiras, vai poder propor o arredamento do Pacaembu, tal como o Botafogo arrenda o Engenhão?

      Chacota nacional vai ser o São Paulo Futebol Clube, com aquele imenso e antiquado elefante branco, conhecido por Morumbi (ou Panetone), usado para jogos contra os Avaís da Copa do Brasil, e ainda dependendo das defesas do vovô Cenil…

      Pense grande, Santista, nós somos o Santos!!!!!!!!!!

  10. Cristiano Figueiredo

    Odir, vc está sabendo que a Fox está entrando no brasil, e tem os direitos de transmissão da Libertadores para TV fechada. Ela quer peitar a globo.

    http://esporteemidia.com/2011/11/13/fox-sports-estreia-no-brasil-em-fevereiro-no-lugar-do-speed/

  11. Olá Odir. Mudando de assunto, é realmente assustadora, preocupante e desanimadora (mesmo em tempos de disputa do mundial), a notícia dos problemas com o time de futsal. Segundo consta, o Neto e o Jé, duas feras, já saíram e tem outros com contratos a vencer, sem perspectivas de renovação. Quanto ao Jé, a saída dele até que é admissível e dá para conformar, já que vai para o exterior. Agora, o Neto é cracaço e esteio do time campeão. Segundo entendi, já está acertado com um time catarinense. Uma pena, pois mesmo que se mantenha os outros jogadores, entendo que ele é fundamental para qualquer equipe.

  12. Bom dia amigo Odir,

    Acho extremamente interessante essa pesquisa, pois dá uma dimenssão muito maior da visibilidade dos times e do interesse, inclusive de outras torcidas, bem como dos Santistas que não residem em Santos ou São Paulo em assistir ao Santos FC!

    Contudo é de extrema importância para o Santos FC aumentar a média de público nos seus jogos, não pelo número em si, pois ele não significa muita coisa… mas sim pelo dinheiro, pela arrecadação que isso traz…

    Para se ter idéia do que é isso Odir, o Santos FC arrecadou R$ 11,5 milhôes a mais do que no ano anterior só no primeiro semestre pelo fato de estar na Libertadores deste ano!

    E esse dinheiro é vivo, na hora, no cash… como diriamos no mundo das finanças é fluxo de caixa contínuo… ou seja, tudo que qualquer empresa deseja, mas nem todas têm!

    Por isso é extremamente importante para o Santos FC procurar aumentar a média de público (faturamente) em todos os jogos do time, em qualquer competição!

    SANTOS FC – GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!

  13. Pois é, há quem ache que o Santos, pela era Pelé e outras, é o segundo time de todo mundo. Pessoas próximas a mim já vieram com esse papo de que o Santos “não fere ninguém” e por isso tem a simpatia de todos.
    Aí eu pergunto: quer dizer que, por exemplo, o Cruzeiro é um time mais competitivo por que tem o Galo como arqui-rival? Sendo que todos os cruzeirenses dizem para quem quer ouvir que o Galo não é time? E mesmo assim acham que seu time é melhor ou tem mais torcida justamente por este rival? Pra mim esta rixa é a mesma de Figueirense e Avaí… dentro da briga regional pode até ter algum sentido, mas no cenário nacional, não é nada.

    Eu acho esta discussão de torcida maior ou menor meio chata. Não impediu em nada de o Santos vencer tantos títulos nos últimos tempos, ou de o Corinthinas por ex, ser eliminado de tantas Libertadores. Ou do galo, gremio, que tem torcidas fanáticas tbm, fazerm péssimas campanhas.

    abs!

    • Stefano

      A discussão sobre torcidas só existe porque não existe pesquisa honesta e isenta que dê a real dimensão das torcidas. Cada um faz o seu marketing como quer e a mídia aceita o que lhe convier… “maior torcida do Brasil”, “30 milhões de sei lá o que”, “a maior torcida do nordeste”… tudo isso é improvável, até que se prove.

      Marcão, estarei no redação Sportv nesta quinta pela manhã. Dá uma força? Abração.

  14. Analisando os dados verica-se que se o Santos jogasse com a equipe completa e lutasse pelo título, certamente, no mínimo, ficaria em terceiro lugar. Aí, já há uma antecipação da ideia do LAOR de ter a terceira maior torcida em 2014. Nota-se que se jogasse completo seria líder e com certeza campeão, inclusive, abrindo vários pontos de vantagem, o que diminuiria o público do Flamengo e Corínthians, havendo inclusive a possibilidade de chegarmos em primeito, como visitantes. Ainda resta notar que na liderança do torneio o público como mandante seria muito maior.
    Com relação aos problemas no Futsal e no Feminino, o clube precisa observar que o Feminino é um grande agregador de torcedoras para o Santos, assim, se tiver que optar pela manutenção de um ou outro, creio que o Feminino seria mais interessante, podendo tentar a hipótese de uma derradeira experiência do Falcão no campo, caso seja extinto o Futsal. O que acha?

  15. Odir,ouvi uma declaração do LÉO que me deixou muito preocupado.Disse o combativo lateral, referindo-se ao Barcelona:”eles têm a força,nós temos a técnica”.
    Será que alguém nesse time do Santos já viu o Barça jogar? Se viram parece-me que não prestaram muita atenção.Espero que o Muricy aproveite esses dias para mostrar ao sr.Léo que é justamente o contrário,ou seja:esse Barcelona é mais técnico que o nosso Santos.

    Você está certo. Mas acho que o Léo nem vai jogar…

  16. Bela homenagem da Lufthansa à torcida santista

    http://youtu.be/Clf-qYVe580

  17. Antonio Lima - DF

    Caro Odir, eu acho que o melhor termômetro para medir o tamanho de uma torcida ainda é o jogo como mandante. Essa estatística de visitante, também não nos é favorável, pois o Atl.-MG está à nossa frente. Acredito que a torcida do Santos está em crescimento, mas não tanto quanto gostaríamos.

    É que o caso do Santos é especial, Antonio. O time tem mais torcedores em São paulo e joga mais em Santos, onde sua média de público não passa de oito mil pessoas. É o único caso assim no futebol brasileiro.

  18. Odir em relação a estádios em um comentário acima, como opinião pessoal acredito que muitos times vão ter dificuldades futuras em função disso, alguem vai dançar em função da manutenção necessária que o tempo exige, embora imensa a será que a cidade de São Paulo vai suportar o Morumbi, Palestra, Itaquerão,Pacaembu e Canindé, é só comparar com as outras metrópoles o mundo para verificar que não vai haver shows ou publico para manter tudo isso, quanto a Vila Belmiro o problema não é o tamanho, é o acesso, falta estacionamento, falta uma politica de transporte voltada para o conforto do torcedor o ideal era o padrão americano de estádios, sou fã da NFL, lá cada cidade (32) tem um único estadio (NY tem 2 )

  19. Odir vou falar uma verdade,pelo menos eu acho que seja.Nao adianta termos bom publico como visitantes,precisamos ter bom publico como mandantes.O Brasileiro gosta de bom futebol,por isso vai ver o Santos jogar, mesmo que pra torcer contra.Isso se e bom pra provar, que o Santos mereceria mais jogos na tv,mais sabemos que isso nao importa pra rede nos faz de bobo de televisao.

    Nao adianta aumentar a Vila,a torcida da baixada infelizmente nao vai a jogos.Eu achava que teria umas 2000 mil pessoas na frente do CT, antes da saida do time,mais so tinha 500 ao contrario de SP que tinha mais de 5 mil.

  20. Fala galera do Peixe,
    A partir do dia 13 a equipe do blog Futebol de Campo estará no Japão acompanhando o Santos. Confiram muitas notícias, fotos e vídeos em http://futeboldecampo.net

    abs

  21. BOA TARDE ODIR!!!

    EM ENTREVISTA AO “SITE UOL”, O CAMELÔ DE TV, MILTON NEVES, AFIRMA QUE O SANTOS VAI PERDER PARA O BARCELONA. EU SOU DAQUELAS PESSOAS QUE PENSAM O SEGUINTE: SE NÃO TEM O QUE FALAR, FICA QUIETO. ALIÁS, ESSE É OUTRO QUE JÁ ESTOU PELAS TAMPAS TAMBÉM, PARA AGRADAR QUEM LHE PAGA, FICA SE SUJEITANDO A IDIOTICES.

  22. Odir, o nosso pequeno Guerreiro Léo está com um blog pra contar tudo do Peixe no mundial de clubes…é um veículo para mandarmos mensagens de incentivo…divulgue aqui..apesar de ser no site do lance, vale a pena mandar aquela força pro elenco!
    Forte abraço e parabéns pelo que vc faz pelo Santos!

  23. Amanhã Odir no Redação
    Que legal!

    Motivo de orgulho pra nós santistas, estarmos tão bem representados.Estou ansioso pra ver, já que estou de férias rsrsrsrsrs.
    Odir tudo de bom!
    Rizek pode esperar a sua hora vai chegar!!!!

    Calma. Não posso brigar com o anfitrião. Tão simpático.

  24. Benedito Afonso Monteiro

    Caro Odir e amigos,
    Vamos deixar um pouco de lado essa questão de torcida. Pensemos o seguinte, quantidade não é padrão de qualidade. Fiquemos felizes por termos escolhido o melhor time de todos os tempos, somos seletivos, os eleitos, somos poucos ???? mas fazemos um barulho danado (vide o embarque em Guarulhos). O Santos é como um bom vinho, um ótimo restaurante, um grande show, para poucos previlegiados, nunca ninguém poderá nos acusar de ter ganho um campeonato com ajuda deste ou daquele muito pelo contrário (que o digam Portuguesa e Botafogo). Portanto vamos nos concentrar no que interessa, é melhor ter um time ganhador, cheio de glórias com ídolos incontestáveis, para torcedores selecionados do que ser torcedor de time que é no mínimo desprezado por todas as outras torcidas e ainda ser classificado de “bando” e “louco”. Deus me perdoe, mas quando a TV dá uma imagem fechada desta torcida me lembra aquelas rebeliões no Carandirú.
    Abs

    • He isso que nao pode, quem disse que somos poucos???? isso tem que mudar na mentalidade de nos Santistas, nao somos poucos somos muitos e grandes, vamos mudar o tom desta conversa, vamos acreditar, vamos aceitar principalmente, Como poucos….desculpe amigo mas nao somos poucos nao somos muitos e estamos crescendo e muito, nao caia na pilha desta imprensa maldita que fica achando que o galo mineiro e time de massa como eles falam e apesar de nao acreditar em pesquisas, e estas mesmas pesquisas apontarem que temos o doblo de sua torcida, que na minha opinao nao é o doblo e sim o quintoplo…mais esta mesma midia como ia dizendo, acha o galo time de massa e nos time sem torcida…e ai como podemos esplicar isso…so mesmo eles os gambas e porcos e bambis…hoje to azedo kkkkk

  25. Odir!!!

    Olha só que notícia MARAVILHOSA!!!

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/futebol/galvao-bueno-nao-vai-narrar-o-santos-no-mundial-saiba-o-motivo/

    Galvão: fora do Mundial

    Galvão Bueno estava escalado pela Globo para narrar os jogos do Santos no Mundial de Clubes, mas não vai mais cumprir a missão – para desgosto de muitos e alegria de outros tantos.

    Cacá Bueno, filho do narrador, marcou casamento para 17 de dezembro, véspera de um possível confronto entre Messi e Neymar no Japão.

    Enquanto isso, o Sportv já escolheu Milton Leite para a função.

    Agora só falta de livrar do traste do Casagrande e partir pro abraço rsrs..

    Só de saber que não vou escutar aquela voz irritante do Gálvão já é um presentão. Tirando o fato de que ele com certeza trataria o Santos como o “Brasil” nada contra a analogia , apenas sou contra pq seria mais uma maneira de não citar o Santos, o que ele adora fazer, nos boicotar.

    Abraçoo

    Daniel Galvão

    • isso é um bom sinal, o galvão é pé frio demais rapaz, lembra de 1998, lembra de 2006, lembra de 2010, lembra quem era o narrador da última corrida do Senna, Deus que me livre, tá loco..

  26. Mariano V. Menendez

    Odir, recorro a você porque você é imparcial e muito influente no Santos Futebol Clube. É verdade que para as eleições do presidente e mesa do Conselho Deliberativo do Santos há apenas uma única chapa, e que nesta chapa o candidato a segundo vice-presidente é também influente diretor da TEISA? Trata-se do senhor Alvaro Simões. É verdade que ele acumulará dois cargos tão distintos, mas que ao mesmo tempo em posse de um mesmo cidadão é algo muito perigoso para a saúde do clube? Lamento que esta história seja verdade. Alguém na TEISA e no Conselho com certeza vai trabalhar contra o Santos e a favor de si próprio. Se isto é uma doente verdade, é preciso que os veículos de imprensa entrem em ação. Se a presidente Dilma sofre com o olho do povo, o Luiz Alvaro Ribeiro tem que saber que não permitimos maracutaias em nosso Santos.

  27. maria adelaide de albuquerque

    olá odir tudo bem? ai meu deus do céu tô rezando todos os dias pros nosso meninos ganharem esse TRI do mundial pelo nosso amado santos. estou muito aflita com esse jogo. vai ser muito dificil antes mesmo do barcelona tem outro jogo ai meu deus do céu mas com a graça de Deus vai dar tudo certo e esses meninos serão abençoados com o título mundial. sobre os jogos fora com mais publico eu acho que é porque tem muita gente que torce pro santos vc veja que aqui em poços de caldas de tem jogo do santos lota tem muito santista aqui. lembro que via na internet que o marcelo teixeira fazia campanha de marketing pros jogos na vila lotarem e dava certo. teve time da virada e outros. porque o luiz alvaro de oliveira não faz igual? seria muito bom os jogos na vila sempre lotados. beijos odir e muito boa sorte pra gente.

  28. jose da silva filho

    É de chorar de tanto rir.A Conmebol ignorou o gambá na tabela da libertadores…

  29. Odir,

    Vejo nesses números um mix de importância no cenário nacional com tamanho de torcida fora do estado de origem do clube.

    Boa parte da torcida de Flamengo, Corinthians e São Paulo está espalhada pelo país, e é natural que os jogos desses times principalmente nos estádios do nordeste atraiam um grande público.

    No caso do Santos também existem muitos torcedores espalhados pelo país, mas tem também o fenômeno Neymar, que no meu entendimento não fez grande diferença nesses números simplesmente porque ele atuou em menos da metade dos jogos.

    Um Santos completo, e lutando pelo título, elevaria substancialmente essa média de público, tanto como visitante quando como mandante. Neste último caso me perdoem os que acham que está tudo bem, mas não acho legal esse time fantástico, que com certeza ficará na História, jogar para 5 ou 6 mil testemunhas na Vila. O Santos merece mais do que isso…

    Grande Abraço!

  30. Odir,

    Domingo vai ter Real Madrid x Barcelona. O que devo fazer:

    (A) Torcer para o Barcelona meter o bambu, para que eles continuem se achando os reis do baião.
    (B) Torcer para o Real dar uma ensacada, para o Barça chegar ao Japão em crise existencial.
    (C) Não me preocupar com isto e guardar minhas mandingas para quarta-feira e o domingo seguinte.

    Os deusesw do futebol sabem o que devem fazer. Não estou autorizado a dizer…

  31. Leitor assíduo desse blog que sou, não posso deixar de manifestar minha felicidade hoje ao terminar de ler todos os comentários aqui feitos. Alem de termos o melhor time das Américas com o melhor jogador do mundo, nós santistas ainda temos também o melhor blog. Ótimos textos e comentários dignos da grandeza desse time. Como é bom ser santista. Verdade seja dita, ser santista é no mínimo sinal de muito bom gosto, requinte e classe. ;) VAMOS SER TRI SANTOS. E se não for dessa vez, não tem problema, seremos em breve não tenho dúvidas, pois o destino desse time é ser sempre Glorioso.

    Poxa, obrigado pela parte que me toca. Mas 95% é responsabilidade de quem entra aqui e mantém um nível de Teatro Municipal. Santista é outra coisa! Abraço!

  32. Essa vizão distorcida que os meios de comunicação querem enpurrar de guela abaixo sobre a grandeza do clube(SANTOS), ja fez até ex presidente insinuar e dizer que caso nosso time viesse a disputar a segunda divisão,(DEUS que nos defenda dessa catastrofe, pois isso e punição a timecos), não retornaria mais para a divisão de elite, portanto e hora de nossa diretoria rever o aspecto financeiro nos mando de jogos, mas vamoooo ser triii SANTÔ.

  33. Odir, parabéns pela participação no programa Redação Sportv, vc mostrou com argumentos Convincentes ao chato do Renato Maurício Prado que os campeões da Taça Brasil são legítimos.

    Mas esse ranking aí não tem legitimidade nenhuma. Quer dizer que atlético goianiense, avai, Figueirense, América mineiro e outros times inexpressivos e sem tradicao no brasileiro tem mais expressão nacional que o Bahia? Só pode estar de brincadeira…rankings manipulados como esse mostram apenas o que o “pesquisador” que o fez quer que as pessoas vejam. Ridículo.

  34. Caro Odir,

    Ainda assim, os números especificamente DESTE campeonato brasileiro merecem um parêntese. há que se lembrar que um número expressivo que pesou para esta colocação do Atlético-MG como visitante se deve ao fato do jogo de número 1000 do Rogério Ceni pelo São Paulo, que levou um número de torcedores atípico ao Morumbi. Provavelmente assim, caso não houvesse essa particularidade, o Santos talvez ficasse ainda à frente do Atlético-MG. Estou certo? Grande abraço e ótima sórte ao Santos no Mundial!

    Está certíssimo, Edilson. Como se costuma dizer, “a exceção confirma a regra”. O Atlético é a única exceção entre os primeiros colocados em públicos como visitante, e este jogo festivo do São Paulo deve ser mesmo a explicação para o fato. Abraço!

  35. Concordo com “Ailton Morais”. Mesmo meu BOTAFOGO estando bem na foto, esses dados são absolutamente inconclusivos. Exemplo? Todo mundo sabe que o Glorioso não tem torcida expressiva em São Paulo (aliás, SP e RS), e, normalmente, não é atração, mesmo estando bem. Contudo, no jogo contra o “Timão”, no Pacaembu, o estádio estava cheio … de corintianos. E, como o jogo, para o Botafogo, era fora de casa, essa torcida (ou parte dela) foi creditada na sua conta. Portanto, não é parâmetro. Hoje em dia, mesmo no Nordeste, a torcida vai muito mais prá torcer para o time da casa do que prá ver jogador adversário. Isso não quer dizer que, num Santa Cruz x Santos, por exemplo, alguém não vá ao Arruda, prá ver o Neymar. Mas são poucos, muito poucos. Ou melhor, muito POUCAS: as tietes, “marias chuteiras”, e que tais. Quem quer ver só Neymar, como eu, às vezes, gosto de ver, assiste pela televisão, quase com certeza. No Brasil, com esse mercenarismo à solta mundo a fora, com jogador sem fidelização e até sem respeito pelo clube (aguns até irresonsáveis), o torcedor perdeu o encanto. Vai torcer prá seu clube e olhe lá! Há que se parar de “dourar a pílula”, pois os tempos são outros”

  36. Só prá mostrar que esses dados acima são inconclusivos, dou um exemplo de dois jogos do Botafogo, cujos públicos são absolutamente distintos.

    O Botafogo joga contra o Corinthians em São Paulo, os dois na ponta da tabela do Brasileirão, o público presente será, com toda a certeza, composto só de corintianos, presentes apenas prá ver o Curintia jogar, e não prá ver o Glorioso. Que terá “gatos pingados”. E, no entanto, o público do jogo acaba sendo, pelo critério acima, tb “creditado” ao Botafogo.

    Brasiliense x Botafogo, em Brasília, pelo mesmo Brasileirão. Certamente 90% do público será alvinegro (presença motivada pelo Botafogo). Mas o mando de campo é do Brasiliense. Aí, sim, a teoria acima seria válida, pois, majoritariamente, a presença do público no estádio estaria motivada pelo Botafogo.

    Portanto, há jogos em que o público torcedor do clube visitante é nulo ou muito pequeno, sendo a motivação do torcedor prá ir ver o jogo totalmente do clube da casa.

    Em um jogo ou outro há exceções, mas no todo o time visitante que atrai mais torcedores é o de maior expressão. Sempre.

  37. Esses dados são inconclusivos. Sou Botafoguense e atleticano, mas não sou cego pela paixão, não. Portanto, veja o caso do Galo. Sei como atleticano que a quase totalidade da torcida do Galo (cerca de 93%) está em Minas. O Galo não é definitivamente atração fora de Minas, à exceção, talvez, do DF, onde os grandes, do chamado Clube dos 13, têm todos representação de torcida. Ademais, o Galo esteve muito mal nesse último Brasileirão. E, assim, não era, de forma alguma, atração. No entanto, está na 5a posição.
    O Santos, idem. Não é atração na maior parte do Brasil. Tem público expressivo no Estado de S.Paulo, Norte do Paraná, Sul de Minas e Triângulo Mineiro e em Florianópolis, que é igual ao DF. No resto do Brasil, são “gatos pingados”, não tem. Sou viajante (de carro) e sei disso. Neymar, que é, sim, uma baita atração, é visto – como eu faço, às vezes – pela TV. Mas ao estádio, prá vê-lo, sõ vão mesmo as “tietes”, “marias-chuteiras”. No duro, no duro, quem quer ver Neymar, vê pela televisão, aberta ou via PFC. Foi-se a época em que torcedor ia a estádio prá ver as atrações do adversário. Hoje ele vê pela Tv, pela internet, etc. Hoje, ele vai prá ver e torcer prá seu clube do coração. E nessa “classificação” fornecida acima pela matéria, o Santos está na 6a posição. As pessoas, movidas pela paixão clubística, ficam “dourando a pílula”. No Brasil, talvez só o Flamengo seja, em todos os jogos, atração: ou de sua torcida, extraordinariamente nacional, ou da torcida adversária que, movida pela intensa rivalidade anti-Rubro-Negra, vai prá vê-lo derrotado. Nem o Vasco, que considero o segundo clube mais nacional do Brasil – mas longe do Flamengo – pode, talvez, formatar, em todos os seus jogos, esses dois tipos público.

    Mas um ídolo muda tudo. Hoje quem não quer ver Neymar? E ele joga em que time? Suas análises são quase boas, mas cuidado para não viajar… na maionese.

  38. Como escreví antes, quem quer ver Neymar, como eu, vê pela tv. Salvo as “marias-chuteiras”, que é uma minoria ínfima no estádio. Odyr, os tempos mudaram. O torcedor está meio desencantado com esse monetarismo desenfreado no futebol. Ele só levanta a b… da cadeira e larga a tv prá torcer prá seu time, e olhe lá! Foi-se o tempo em que torcedores de Fla, Flu e Vasco iam a jogos do Botafogo, no Maracanã, prá ver Garrincha jogar. Ou eu, atleticano, morando em BH, ia a jogos do Cruzeiro, prá ver Dirceu Lopes. Há muito tempo isso ficou prá trás.

    O Neymar não é só visto por Marias Chuteiras, mas por crianças, jovens e adultos. Muitos querem ver em ação o único ídolo do futebol brasileiro no momento (se bem que há quem considere Ronaldinho Gaúcho ídolo). É claro que com a idade é normal ter preguiça de sair de casa, mas os jovens e os de espírito jovem vão, sim. E é o ídolo e=que forma a torcida, ou não foram esses cruzeirenses que você citou que transformaram o time de Tostão na maior torcida de Minas?

  39. Até concordo com você que esses jovens de idade e de “espírito”, sem ser santistas, vão a um jogo do Santos, prá ver Neymar. Mas nunca com a frequência de tempos atrás. Não mesmo! É, hoje, muito menos! … pelas razões que escreví antes. Não sou somente eu que estou reticente com os rumos que o futebol tomou, não. Conheço muita gente, jovens e nem tão jovens, antes torcedores, que não estão nem aí prá futebol. Ou, quando muito, o veem pela tv. E só vão ao estádio esporadicamente.

    Vou lhe citar um exemplo que causa desencanto, e talvez você até não concorde e me condene.

    Esse perde-e-ganha no último Brasileirão/2011, você acha que foi obra do acaso? Só um ingênuo acha isso. Teve o dedo do Sistema Globo monopolista. Por que? Razões de audiência. Se um time foge muito na liderança, cria uma certa desmotivação na torcida dos demais, criando o risco de queda de audiência. E, por tabela, queda de faturamento, no ano seguinte. Duvida? Observa a sequência de resultados dos 5 primeiros colocados, durante a competição. Só não vê quem não quer. É claro que isso não é dito aos quatro ventos. É dito a “boca pequena”, no sussuro, no pé do ouvido, e nada escrito, claro. Acompanho isso ha 50 anos e não sou bobo. A GLOBO ESTÁ “CONDUZINDO” OS RESULTADOS DO BRASILEIRÃO, VISANDO AUDIÊNCIA!

Comente à vontade. Sua opinião é importante mesmo. Mas não ofenda, não escreva palavrões, não use apenas letras maiúsculas. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>