Por mais boa vontade que se tenha, não dá para entender a TV Globo transmitir apenas um jogo do Santos na fase inicial da Copa Libertadores. Atual campeão sul-americano, com Neymar, maior ídolo do futebol brasileiro no momento, além de astros como Paulo Henrique Ganso e Elano, e uma popularidade comprovadamente crescente, o Santos é uma atração bem mais interessante para o telespectador do que as outras equipes brasileiras na competição sul-americana.

Mesmo considerando-se que o discutível critério “torcida” garanta uma reserva de mercado para Flamengo e Corinthians, ainda assim o Santos, por critérios exclusivamente jornalísticos, merecia maior atenção da grande rede de tevê brasileira.

Neymar e Ganso, duas maiores celebridades do futebol.

Os santistas Neymar e Ganso são, hoje, as duas maiores celebridades do futebol brasileiro, segundo o Celeb. Para quem aind anão conhece, o “Celeb é um termômetro de popularidade de celebridades brasileiras na mídia nacional. O ranking é gerado automaticamente a partir de um sistema que monitora centenas de sites de mídia convencional (jornais, revistas, blogs etc.) e social (Orkut, Facebook, Twitter etc.). O endereço do site é
http://www.celeb.com.br/sobreceleb.php

Ainda pelo Celeb descobrimos que Elano (décimo) e Muricy Ramalho (décimo-quarto) estão muito bem colocados entre os famosos que mais aparecem na Internet, somando-se personalidades de todos os times de futebol do País. Esse panorama, que destaca jogadores e técnicos santistas, se mantém inalterado desde o ano passado.

Em 2011 o Santos foi, de novo, o terceiro em apostas na Timemania

Na Timemania, com mais de três milhões de apostas como o “time do coração”, o Santos voltou a ocupar a terceira posição em 2011, repetindo a colocação de 2010. Este resultado representa cerca de 500 mil apostas mais do que Vasco e Internacional e um milhão a mais do que o Fluminense. É mais do que evidente a preferência dos brasileiros pelo Alvinegro Praiano em comparação aos times citados.

É importante destacar que a Timemania é apostada em 62,8% das cidades brasileiras, enquanto a “pesquisa” de torcida mais abrangente que se fez não chegou a ouvir habitantes de 3% das cidades do País. Outro detalhe é que a Caixa Econômica Federal comprovou que cerca de 99% dos apostadores preenchem apenas um volante, o que cai por terra a teoria de que um bando de velhinhos apaixonados pelo Santos (e milionários, provavelmente), aposta amalucadamente na Timemania, a ponto de fazer o time superar rivais que teoricamente teriam maior torcida.

O que realmente ocorre, e que muitos não querem admitir, é que o Santos é um dos times mais queridos do Brasil, e já tem um universo de admiradores que supera quase todos os outros times brasileiros. A seguir, o resultado da Timemania em 2011 e 2010:

Acumulado da Timemania em 2011

1º FLAMENGO RJ 4.949.692 6,20%

2º CORINTHIANS SP 3.792.418 4,75%

3º SANTOS SP 3.002.491 3,76%

4º SAO PAULO SP 2.934.318 3,67%

5º PALMEIRAS SP 2.829.947 3,54%

6º GREMIO RS 2.751.417 3,44%

7º VASCO DA GAMA RJ 2.535.332 3,17%

8º INTERNACIONAL RS 2.528.407 3,17%

9º BOTAFOGO RJ 2.156.341 2,70%

10º CRUZEIRO MG 2.040.456 2,55%

11º FLUMINENSE RJ 2.038.509 2,55%

Acumulado da Timemania em em 2010

1º FLAMENGO RJ 3.848.273 6,38%

2º CORINTHIANS SP 3.198.431 5,30%

3º SANTOS SP 2.316.061 3,84%

4º SAO PAULO SP 2.259.467 3,75%

5º GREMIO RS 2.246.505 3,72%

6º PALMEIRAS SP 2.238.473 3,71%

7º INTERNACIONAL RS 1.993.735 3,30%

8º VASCO DA GAMA RJ 1.910.772 3,17%

9º BOTAFOGO RJ 1.675.546 2,78%

10º CRUZEIRO MG 1.620.941 2,69%

11º FLUMINENSE RJ 1.571.862 2,61%

Solução é mobilizar a torcida

Se toda a lógica pode ser contrariada por decisões de uma emissora de tevê que age como se fosse deus – apesar de ser uma concessão do Estado –, então é perda de tempo apelar para os fatos e argumentos. A única saída para o torcedor santista é mobilizar-se. Por isso, insisto, a criação das embaixadas, espalhadas por todo o País, é tão importante. As embaixadas tornarão mais eficazes as participações das comunidades santistas e contribuirão para o crescimento e a consolidação da torcida.

Bem, esta é uma ação a médio e longo prazo. Porém, a Libertadores está aí e o que fazer diante da estranha opção da Globo é emergencial. Um leitor, o Luiz, sugere que os santistas assinem o pacote da Fox, que detém os direitos da transmissão da Libertadores e está oferecendo toda a cobertura da Copa por 39,90 ao mês. Vale a pena buscar mais informações sobre este plano da Fox.

E você, acha justo a Globo transmitir apenas um jogo do campeão e cada vez mais popular Santos na Copa Libertadores? É uma boa assinar a Fox?