Ah, como é bom torcer para o time do Neymar! Ontem o garoto novamente deu um show. Fez três gols e participou dos outros dois (de Borges e Juan), na goleada de 5 a 0 sobre o Guaratinguetá, na Vila Belmiro, depois de uma vantagem de 4 a 0 na primeira etapa. Agora o time está mais tranqüilo na quarta colocação, com dois pontos a mais do que o Mogi Mirim.

Antes do jogo, Osmar Santos, o grande narrador de futebol do Brasil, entregou uma placa a Neymar pelo gol contra o Internacional. O único detalhe menos positivo é que menos de 4.500 pessoas pagaram para ver a partida. Está ficando cada vez mais difícil justificar as partidas contra times pequenos na Vila Belmiro. Qualquer um já sabe que na Vila Belmiro o estádio só lota em clássicos.

Veja os gols de Santos 5, Guaratinguetá 0:

Hoje o MIS exibe o filme “Santos, 100 Anos de Futebol Arte”

Desta vez eu estarei lá. Às 20 horas o MIS – Museu de Imagem e do Som – exibirá o longa-metragem “Santos, 100 Anos de Futebol Arte”, dirigido por Lina Chamie e produzido pelo Canal Azul. A entrada é gratuita. Coloque sua camisa do Santos e compareça com uma hora de antecedência.

O MIS se localiza à Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, telefone (11) 2117-4777. Detalhe: o filme não é recomendado para menores de 16 anos. Outro detalhe: o Guia da Folha anuncia o filme como “A trajetória do primeiro time brasileiro a se tornar bicampeão mundial”. A informação é incompleta. O Santos é o primeiro time do planeta a se tornar bicampeão mundial.

Racha na Resgate

O empresário Fernando Silva, ex-executivo do futebol do Santos, demitido no início deste ano, enviou um e-mail aos santistas filiados ao Movimento Resgate pedindo que os diretores do clube que pertencem à Resgate entreguem seus cargos, em protesto contra a intenção da diretoria do Santos e do presidente Luis Álvaro de Oliveira de trocar o comando da Resgate, substituindo, entre outros, o presidente Celso Pires. Para Fernando Silva, “é desnecessário insistir que é legítimo que muitos resgatistas, inclusive aqueles que compõem o CO, tenham restrições “políticas” à atual gestão”. O presidente Luis Álvaro Oliveira, que permanece na Suíça, em missão da CBF junto à Fifa, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Centenário do Santos em Orlândia

O santista Henrique Zanardi está organizando um jantar em homenagem ao Centenário do Santos em Orlândia, interior de São Paulo, a 360 quilômetros da capital. O jantar, que contará com as presenças ilustres dos ídolos Edu e Falcão, será realizado dia 21 de abril, um sábado depois do 100º aniversário do Peixe. Estarei lá, com a Suzana.

Manifesto dos Historiadores do Futebol

Foi muito agradável o encontro no Bar Artilheiros, ontem. Bela iniciativa do Alessandro Rodrigues Pinto e ótima participação do pesquisador Fernando Galluppo, que me convenceu de que o Palmeiras foi mesmo campeão mundial em 1951 ao vencer a Copa Rio. Na oportunidade, Galluppo eu e os presentes concordamos em nos reunir com outros historiadores e pesquisadores do futebol e criar um Manifesto que será entregue à CBF e às autoridades, visando proteger o futebol brasileiro e manter a competitividade das competições nacionais.

E você, o que tem a dizer sobre esses assuntos?