Amigos e amigas santistas, crianças, jovens, adultos e idosos, todos de coração jovem e apaixonado pelo Alvinegro Praiano, chegou o fim de semana em que devemos nos perguntar não o que o Santos pode fazer por nós, mas o que podemos fazer pelo Santos. E o que podemos fazer para honrar este time que nos dá tantas alegrias e orgulho, para honrar a memória de nossos heróis desde o longínquo 14 de abril de 1912? E eu respondo: nada demais, nada que custe mais do que o esforço de vestir nossa camisa, sair de casa, participar dos eventos, descer a serra na carreata ou percorrer a respeitosa romaria que sairá do local em que o Santos foi fundado e seguirá, em alegre procissão, até a Vila Belmiro.

Amanhã, às 10 horas, nós, santistas do planalto, e todos que quiserem, estaremos em frente ao portão principal do Pacaembu, nosso estádio na capital, à espera dos companheiros da Torcida Jovem, que sairão às 9 horas da quadra da escola em direção ao estádio. De lá, juntos, desceremos a serra, em um momento único. Levem suas máquinas fotográficas e filmadoras. Cenas iguais, só daqui a um século (dará um belo documentário para o festival Curta Santos).

Esta semana, Suzana foi ao Pacaembu comprar a bandeira para o nosso carrinho. Nela está escrito a frase que minha mulher mais gosta: “Vai pra cima deles, Santos!”. Frase que mostra a determinação e a coragem de um time que nunca soube o significado da palavra medo (quem ainda não tem bandeira, pode falar com o vendedor Nildo, que atende pelo e-mail nildopacaembu@gobomail.com).

Em Santos, há outro evento importante, a partir das 14 horas, para o qual convoco todos os santistas: a romaria do ponto em que o Santos foi fundado – atual Rua João Pessoa, 10, loja Proplastik – até o templo sagrado da Vila Belmiro, em que estará rolando um rachão entre jogadores e sócios. Vá de tênis ou um sapato confortável para a caminhada. Leve bandeiras, leve andores, leve o que quiser para homenagear o Alvinegro Praiano (e não se esqueça de uma garrafinha d’água).

Às 14 horas, nosso brinde mundial

Exatamente às 14 horas sugiro que todos parem o que estiverem fazendo e lancem seus pensamentos para 100 anos atrás, quando 39 arrojados rapazes fundaram o clube que iria reinar no mundo e do qual surgiriam gerações douradas de Meninos da Vila, entre eles Pelé, o Rei do Futebol. Nesse momento haverá um brinde mundial, comandado pelo presidente Luis Álvaro Ribeiro. Brinde você também, onde estiver.

Desde que fui convidado para coordenar o Centenário do Santos, ainda em 2009, difundi a idéia de que o Centenário do Alvinegro Praiano tinha de ter uma forte presença do torcedor do Santos. Um Centenário do torcedor para o torcedor. O que é espontâneo, autêntico, tem mais força e mais vida.

Sei que a cidade de Santos terá vários eventos neste fim de semana. Alguns organizados pelo clube, outros por iniciativa dos próprios torcedores, como nós. Como no Cruzeiro do Centenário, proponho que façamos muita festa, mas sem brigas ou violência. É hora de todos os santistas darem as mãos.

Acredito que a carreata e a romaria serão os grandes eventos desse nosso Centenário por contarem com algo que dinheiro nenhum compra: o amor, a emoção, a entrega total do torcedor do Santos, a reverência secular ao time e aos seus heróis, consagrados ou anônimos. Posso contar com você?

Faça seu filme e inscreva no Festival Curta Santos

O Festival Curta Santos faz o anúncio oficial sobre a abertura das inscrições para as Mostras Competitivas da 10ª edição durante o ‘avant-première’ do filme SANTOS: 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE, na Vila Belmiro. Diretores do Festival e do Clube estarão juntos durante a cerimônia que antecede da exibição do vídeo.

O Curta Santos completa uma década em 2012, comemorando o Centenário do Santos Futebol Clube e o Futebol Arte do Brasil. Para celebrar a data, as mostras competitivas dobraram e o evento dá, definitivamente, as boas bindas aos longas-metragens. Veja detalhes abaixo no release.

Fotos de divulgação no site oficial do evento: www.curtasantos.com.br.

Em caso de dúvidas, fale com os assessores do Festival:

Orion Pires – Litoral de São Paulo
orion@curtasantos.com.br
+55 (13) 9711-5519 +55 (13) 9711-5519

Lúcio Nunes – Brasil
lucio@editorweb.com.br
+55 (11) 3824-4200 +55 (11) 3824-4200

Como será o seu sábado, o dia do Centenário do Santos?