Riquelme, o 10 que o Santos precisa para o lugar de Paulo Henrique Ganso

A informação que tenho é quentíssima, de alguém que tem conversado diariamente com o jogador. Juan Roman Riquelme, astro e ídolo do Boca Juniors e do futebol argentino, quer jogar no Santos – e só pelo salário. Com 34 anos completados dia 24 de junho, o melhor meia sul-americano cairia como uma luva no Alvinegro Praiano, que deverá perder Paulo Henrique Ganso após a Olimpíada.

Segundo a minha fonte, o que atrai Riquelme ao Santos é a oportunidade histórica de vestir a camisa 10 que já foi de Pelé no time que os argentinos consideram o melhor de todos os tempos. O salário seria de 250 mil reais por mês, 60% do que o clube pagava por Elano.

O jogador está sendo pretendido também por Cruzeiro e Flamengo, mas diz que prefere o Santos. Em Minas, as opiniões se divergem quanto à sua contratação. Velhos ídolos do Cruzeiro, como Dirceu Lopes, lembram que o Cruzeiro já tem Montillo para atuar como meia.

Além de grande passador e ótimo cobrador de faltas, Riquelme tem muita personalidade e é muito experiente. Sabe como comandar o time do meio-campo para a frente com classe e malícia.

Mesmo com 34 anos ele estava atuando normalmente pelo Boca Juniors. Apesar de receber propostas de times europeus, diz que prefere jogar na América do Sul e tem preferência pelo Santos – e pela camisa 10 de Pelé. Teria de passar por um exame médico rigoroso antes de ser contratado.

Por que eu contrataria Riquelme

Sei que no Santos há menbros do conselho gestor que desaprovam a vinda do argentino, sob a alegação de que “ele não está no perfil do Santos”. Eu já acho que craques sempre estarão no perfil do Santos, principalmente quando atuam em posições carentes no time e têm uma postura vencedora.

Riquelme é o grande meia sul-americano dos últimos tempos. Ainda pode jogar no mínimo dois anos em alto nível. Sua categoria aliada ao talento de Neymar e, talvez, à velocidade de Robinho e o oportunismo de Miralles, tornaria o ataque do Santos um dos mais poderosos do planeta. E com ele o santista novamente veria cada cobrança de falta como uma possibilidade real de gol.

O time ideal é aquele que reúne experiência e juventude. Por isso, assim como é importante ter um Edu Dracena na zaga, também é essencial ter um maestro no meio de campo. Sem Ganso, que vai embora, Riquelme é o jogador talhado para assumir a batuta.

Veja algumas jogadas do grande Roman Riquelme:

E você, acha que o Santos deveria contratar Riquelme?