Neymar analisa a embaixadinha do Patito (Foto: Ivan Storti – Santos FC)

Ué, mas o que perdeu da Portuguesa não era o pior? Sim, mas com Neymar o Santos passa a ser o melhor. Os números comprovam. Com o Menino de Ouro o Alvinegro Praiano tem um aproveitamento superior ao do Fluminense, líder do Brasileiro. E é este Santos, com as voltas de Neymar, Adriano e, espero, Léo no lugar de Juan, que enfrentará a equipe completa da Universidad de Chile que se sagrou tricampeã do torneio apertura.

Dois títulos no ano do Centenário não é para qualquer um. O outro clube paulista que fez 100 anos passou em branco, não ganhou nem campeonato de bolinha de gude. Mas o Santos, após o histórico Tri-Tri Paulista, pode conquistar seu sexto título sul-americano oficial neste 2012. Vale a pena encher o Pacaembu para empurrar o time e dar apoio e carinho ao Príncipe Neymar.

Mesmo sabendo que La U virá completa, motivada e propensa a jogar ofensivamente, como é o estilo do técnico Jorge Sampaoli, acredito em um triunfo santista. Percebo os momentos em que nossos jogadores crescem, como se sentissem a força da lendária camisa que já foi de tantos craques e escreveu tanta história. Por isso o Santos é, dos times grandes do Brasil, o que menos perdeu decisões.

Creio que o Alvinegro Praiano iniciará a partida com Rafael, Douglas (Bruno Peres segue machucado), Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Patito Rodríguez e Felipe Anderson; Neymar e André.

Se a Universidad irá mesmo ao ataque, provavelmente atacará pelas laterais. Será necessário que Adriano e Arouca façam a cobertura pelos flancos, talvez até auxiliados por Patito e Felipe Anderson.

Creio que Victor Andrade, pela rapidez, juventude e impetuosidade; e Miralles, por ser um carrasco do adversário, possam entrar no transcorrer da partida, principalmente se o Santos terminar o primeiro tempo sem marcar gols.

No meio só haverá as opções de Ewerton Páscoa e Gérson Magrão. O mais técnico dos meias, Bernardo, o único que sabe minimamente segurar a bola, não foi inscrito na Recopa.

A propósito, o noticiário de hoje diz que Bernardo não agradou a Muricy e deverá ser devolvido ao Vasco no final do ano. Por outro lado, o técnico pediu que o Santos comprasse em definitivo o passe de Juan… Vai entender. Acho que quando Caetano Veloso escreveu “porque és o avesso, do avesso, do avesso, do avesso…”, ele estava pensando em um morador de Sampa chamado Muricy, que parece fazer tudo ao contrário do que o torcedor quer.

Chilenos fazem juramento por Johnny Herrera

Pouco conhecido dos brasileiros, já que teve uma passagem apagada pelo alvinegro de Itaquera, o goleiro Jonny Herrera recentemente foi preso por provocar um acidente ao dirigir embriagado. Seus colegas de La U prometeram que ganharão o título da Recopa em sua homenagem. Resta saber se perguntaram aos santistas antes.

Uma pesquisa do site do jornal La Tercera quer saber dos leitores qual o motivo de a Universidad de Chile vencer o torneio apertura. Para 75% a causa foi o trabalho conjunto de toda a equipe.

Então, teremos nesta quarta-feira o time que joga em conjunto contra aquele que depende de uma jóia fulgurante? Nem tanto. Com Neymar todo mundo joga um pouco melhor no Santos e a equipe cresce. Por mais que ele seja um gênio do futebol, é preciso contar com dez companheiros bons, ou ao menos razoáveis, para se ter um time campeão. E nessa hora, se não der na técnica, vai no coração, que isso o santista tem de sobra. Dá-lhe Santos!

Você acha que com Neymar o Santos vencerá La U e erguerá a Recopa?