Bahia, Sport e, ontem, Fluminense, por 1 a 3. Assim, o time que sonhava com uma vaga na Libertadores cai na real e terá de voltar a lutar contra o rebaixamento. Este é o Santos de Muricy Ramalho, o técnico que insiste com Juan na lateral-esquerda e escala o inútil Bill no ataque. O pior é que se o presidente Luis Álvaro disse que renovou o contrato milionário de Muricy “com um sorriso de orelha a orelha”, então para Laor e o comitê gestor do clube deve estar tudo ótimo.

Com apenas 26 pontos ganhos, dos 69 que disputou neste Brasileiro, o Santos faz uma campanha vergonhosa e está a apenas seis pontos da zona de rebaixamento. Se perder os próximos dois jogos, para São Paulo e Flamengo, deverá entrar para o grupo dos clubes que disputarão a Série B em 2013.

O que dói mais é que o torcedor já tinha percebido bem antes do nosso sapientíssimo treineiro que a escalação de Juan na lateral-esquerda e Bill no comando do ataque não poderiam dar boa coisa. Pois Juan falhou na cobertura dos dois gols iniciais do tricolor carioca, enquanto Bill nem foi visto em campo. Outro que teve uma atuação preocupante foi o goleiro Rafael, que está merecendo um descanso.

Na minha coluna de hoje no jornal Metro de Santos comparo a Neymardependência com a Era Pelé e chego à conclusão, óbvia, de que o Santos da década de 1960 dependia muito menos do Rei do Futebol do que o de hoje depende de Neymar. Inacreditável como a equipe se torna indigente sem o Menino de Ouro.

O criador do Muricybol ainda teve coragem, depois da partida, de reclamar da Seleção Brasileira que lhe tirou Neymar e Arouca. Ora, o Fluminense também não teve Fred e Deco e mesmo assim dominou a partida. Um técnico de mais personalidade admitiria sua incompetência e pediria demissão, antes que seja tarde demais. Porém, a bem da verdade, a responsabilidade não é só do treinador.

Ele não tem culpa se a direção do clube, que não entende bulhufas de futebol, aceitou lhe pagar um salário descabido apenas para promover rachões e dar desculpas esfarrapadas depois das derrotas.

Reveja os gols que jogaram o Santos perto da zona de rebaixamento:

http://youtu.be/8gSPBWp5NeQ

E você, tem algo a dizer sobre mais essa derrota do Santos?