Por José Luiz da Silva

Tem um adjetivo que define bem a atuação do Santos ontém na Vila Belmiro contra o Náutico, Horrível. Mais uma vez o time teve uma atuação apática, se arrastando em campo, sem vontade e sem comprometimento nenhum e empatou por 0 x 0 com o Náutico, que ainda perdeu um pênalti.

Gostaria de entender o que está acontecendo com o time, primeiro os jogadores todos desmotivados e sem vontade de jogar, raras são as exceções, ficam esperando que só o Neymar jogue e sozinho resolva. Porém, por mais que ele seja o gênio que é, ele não joga sozinho, nem o Pelé jogava sozinho, ele precisa de companheiros que o entendam, que abram espaços para ele, que façam uma tabela, etc. O gênio da camisa 11 ao final do jogo estava tão irritado que até ele mesmo disse isso: ?Ficam olhando para mim, esperando que eu decida e não é assim, futebol são 11 jogando? disse o craque Neymar.

Outro problema são que alguns jogadores que vinham rendendo bem estão muito abaixo do que jogavam antes, casos de Adriano, Arouca e André.
Arouca é um craque, mais depois da sua convocação para Seleção Brasileira, ele parou de jogar bola, faz só o arroz com feijão bem básico, e nos últimos dois jogos nem isso fez, jogando um péssimo futebol. Já André, me parece gordo, fora de forma, sofrendo para correr dois metros dentro do campo, um verdadeiro horror. Pelo que custa, tem que primeiro entrar em forma e depois jogar bola, no mínimo como jogava em 2010.

Tem também aqueles jogadores que já provaram que não tem o mínimo de condições de vestir a camisa gloriosa do Peixe, são eles: Gerson Magrão, Patito Rodriguez, Bill, Henrique, Juan, David Braz, Bernardo, Ewerton Páscoa e até mesmo Felipe Anderson que se arrastou em campo nos dois últimos jogos e pelo jeito não vai vingar, deveria ser negociado ou no mínimo emprestado.

E para encerrar, um problema grande no Santos é o técnico Muricy Ramalho que ganha perto de 800 mil e não consegue dar um padrão de jogo para o time, ele não arruma o time e não consegue fazer o time jogar bola. Ele é o principal culpado pelo time ficar esperando o Neymar decidir sozinho. Um técnico que ganha o salário que ele ganha, não pode deixar acontecer isso e não pode não conseguir fazer o time jogar. Acredito que o Santos deveria ao final de 2012 substituir o Muricy, afinal, o time precisa de um chacoalhão e um novo técnico seria muito bom. Até porque fica provado que não adianta pagar uma fortuna para um técnico se não tem jogadores de nível, pois eles não resolvem nada, Muricy Ramalho é um grande exemplo disso.

Não dá pra ficar esperando Ele resolver
Por João Pedro

É inadmissível o que vem acontecendo com o nosso Santos, como pode um time com uma das camisas mais importantes do mundo decair tanto em tão pouco tempo, começo a pensar que se continuar assim, o peixe vai chegar na última rodada tentando escapar do rebaixamento. Já está ficando chato falar, mais não dá mais pra aceitar a passividade do “trabalhador” Muricy, deu entrevista no começo do jogo pra explicar como seu time iria jogar, não falou absolutamente nada de relevante.

Muitos profissionais competentes de diversas áreas trabalham muitas e muitas mais horas pra ganhar 10% do que ganha o treineiro do peixe, o treinador senta no que supostamente conquistou, sim supostamente porque quem resolveu tudo foi o Neymar, você lembra de alguma final que o Santos jogou em que o Neymar não marcou gols? – tirando o mundial claro -, aliás, a demissão do Muricy naquele instante seria muito mais viável e aceitável.

Não acredito que matei aula da faculdade ontem, pra ver o jogo do Santos, confesso que antes do jogo começar estava indeciso sobre se torceria pro Santos jogar mal novamente e a pressão aumentar sobre Muricy ou torcer pra um show de Neymar, torci pro óbvio: show de Neymar e goleada do Santos, mesmo que isso fizesse com que Muricy depois na entrevista coletiva dizer que foi vitória dele, aliás na entrevista coletiva de ontem, ele repetiu o mesmo que o Neymar já tinha falado antes de sair do gramado, que os outros 9 jogadores de linha do peixe ficam tocando bolas pra ele fazer as coisas sozinho ou dar um passe milimétrico, e depois os mesmo jogadores não se posicionam e alguns torcedores começam a taxar o Neymar de fominha.

Pode ser paranoia minha mais tinha uma certa má vontade ontem do narrador e comentarista do jogo, a cada falta que o Neymar recebia o narrador narrava e comentava o jogo, e antes mesmo de ver o replay já avisava que o Neymar havia se jogado e que iria concorre ao tal “troféu” Alberto Roberto, o que dizer de Müller quando o jogador do Náutico Perdeu o pênalti, disse 1001 formas de se converter o pênalti, aliás que pênalti mais infantil que o Sr. Magrão cometeu heim. Este é um que merece um comentário a parte, Meu Deus como pode um jogador profissional não conseguir CORRER, Léo com seus 30 e poucos anos corre muito mais que ele é visível a dificuldade que ele tem pra dar um pique de 05 metros e por incrível que pareça, existe um outro lateral no banco que consegue ser pior que ele.

O Santos não está planejando 2013 como tanto diz o treinador, engraçado como quando são perguntado sobre alguma especulação de jogador, dizem que tem outras prioridades, ah faça-me o favor, eles tem outras prioridades já fazem meses, nem vou falar uma lista aqui de jogadores que perdemos porque não era prioridade.

Enfim, se não fizermos uma manifestação incisiva de insatisfação com o atual momento e principalmente de quem está a frente do nosso time, tudo continuará na mesma pelo menos até o final de 2013, porque Neymar conquistará o paulista novamente e possivelmente a Copa do Brasil também, aí vai vir o Muricy dizer que manteve a média, que isso é trabalho e outras coisas mais, vamos usar este espaço para organizar e sincronizar um repúdio URGENTE, por favor Santistas, desde já grato.

NOTAS DOS JOGADORES:

Rafael: 6,0 – Rebateu bem as bolas que chegou a sua meta no primeiro tempo;

Galhardo: 5,5 – Voluntarioso, apóia e defende melhor que os outros disponíveis na posição, jogou no sacrifício pois vinha de longa contusão;

Bruno Rodrigo: 6,5 – Foi bem na defesa, e por incrível que pareça, criou um dos 02 melhores lances que o Santos teve na partida;

Durval: 5,0 – Chuta pra onde o nariz aponta;

Gérson Magrão: 3,0 – Defende menos pior que Juan, e só;

Adriano: 5,0 – Fez bem o seu papel de marcar enquanto esteve em campo;

Henrique: 4,5 – Não acrescentou em nada do jogo, apenas com toques de lados e sem objetivo algum;

Arouca: 6,0 – Único digno de ser titular desse meio-campo do Santos;

Felipe Anderson: 5,5 – Tentou ajudar Neymar algumas vezes, mais o treinador pega no seu pé sempre, parece que é a ovelha negra do time;

Patito Rodrigues: 4,0 – Jogou fora de sua posição, que é a reserva;

Bernardo: 6,0 – Criou um lance de perigo assim que entrou no jogo, pena que vai embora ao término de seu contrato, seria um bom reserva;

Bill: Sem nota, e com louvor;

André: 5,0 – Totalmente fora de forma, perdeu um gol que nem Zé Love perderia (aliás dá até saudade dele);

Muricy: 3,0 – Está a muito tempo no clube e só fica reclamando que a diretoria não contrata os jogadores que ele quer, aliás contrata e depois o mesmo se isenta de toda e qualquer culpa dizendo que não houve planejamento, ora ele é o treinador, o planejamento parte dele. Teve Vítor Andrade no banco ontem e poderia ter utilizado o garoto, assim como naquele jogo contra o Flamengo senti que ele poderia resolver e ajudar o Neymar coisa que André vem resolvendo não fazer, já passou da hora do “trabalhador” sair, e de justa causa por sinal.