Não é só porque estão na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas a verdade é que Santos e Palmeiras são duas das melhores equipes brasileiras da categoria Sub 20. Isso faz com que o confronto de hoje, às 21 horas, na Arena Barueri (com transmissão dos canais Rede Vida, Espn e Sportv), que decidirá uma vaga na final da competição, seja um verdadeiro ritual de passagem para esses meninos que sonham tornarem-se jogadores profissionais de futebol.

Este blog é de santistas, mas eu mentiria se dissesse que o Santos é favorito. Desfalcado do volante Lucas Otávio, do artilheiro Giva e do zagueiro Alison, o Alvinegro Praiano terá de fazer das tripas coração para passar pelo Palmeiras que vem se revelando uma equipe bastante ofensiva e não tem dependido da cobrança de tiros diretos para passar de fase.

Mas o retrospecto contra o rival tem sido positivo para os santistas. No Campeonato Paulista deste ano as equipes se encontraram na semifinal e o Santos, que tinha tido melhor campanha, eliminou o alviverde com dois empates. Na semifinal da Copa São Paulo de 2010 os rivais também se enfrentaram, e o Santos venceu nas cobranças de tiro direto depois de um empate de 3 a 3 no tempo normal.

Grosso modo, vejo o Palmeiras como um time que vai pra cima em busca do gol, o que será um ótimo teste para a defesa do Santos e ao mesmo dará a oportunidade de uns bons contra-ataques. De qualquer forma, deverá ser um jogo bom de ver. Espero que a garotada só se preocupe em jogar bola e a garotada das arquibancadas só se preocupe em torcer.

A entrada é gratuita. Santistas deverão entrar pelo portão 10, que estará aberto a partir das 19 horas.

Neymar, Gustavo Henrique, Felipe Anderson e Paulo Henrique desejam sorte para os Meninos da Vila, hoje, às 21 horas, na Arena Barueri, contra o Palmeiras:

A esperada apresentação do mestre em bater na bola Marcos Assunção, o exemplar Menino da Vila que volta à sua casa depois de 14 anos:

E você, o que espera de Santos x Palmeiras, pela Copa São Paulo?