Chuva de moedas pode ser uma boa… (Colaboração de Jacob Samuelson)

Multa de 10 mil reais e perda de um mando de campo na Vila Belmiro – esta foi a punição que o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo reservou ao Santos pelas moedas atiradas no jogador Paulo Henrique Ganso quando este defendeu o São Paulo no clássico do dia 3 deste mIes, na mesma Vila Belmiro.

O Santos vai recorrer, mas dificilmente impedirá a punição. O que mais tem indignado os santistas é que o jogo que terá o local alterado é justamente o clássico contra o alvinegro de Itaquera – jogo que se fosse realizado na Vila teria um favoritismo natural do Alvinegro Praiano, que no seu campo costuma vencer 70% dos confrontos que faz contra o rival.

De qualquer forma, ser obrigado a mandar esse jogo no Interior de São Paulo, ou mesmo em outro Estado (Norte do Paraná, por exemplo), pode ser providencial neste momento em que a torcida santista cresce em todo o País. Como mandante, o Santos pode e deve reservar para seus torcedores no mínimo 90% dos lugares do estádio escolhido. Isso será uma ótima oportunidade de mostrar, ao vivo, pela tevê, em rede nacional, a força da massa santista.

Não creio que seja coincidência que justo o jogo de maior rivalidade no futebol paulista tenha de sair da Vila Belmiro. Se o processo fosse julgado mais rapidamente, a partida a ser mudada de local seria outra.
Mas parece que esperaram o momento exato de dar o bote…

Lembro ainda que na última partida entre ambos Neymar já não pôde jogar, suspenso. Só quero ver quando vão julgá-lo desta vez e que punição darão ao melhor jogador brasileiro. Se o tirarem de novo do duelo com o alvinegro paulistano, ficará muito na vista…

Creio que o Santos possa vencer o rival mesmo sem Neymar e em qualquer campo. Portanto, o local da partida pouco me interessa. Mas isso não impede que eu recrimine a atitude dos que jogaram as moedas no ex-ídolo Paulo Henrique Ganso.

Ir ao campo para jogar moedas em um jogador é coisa de mentecapto. Integrantes de torcidas organizadas são muito criticados, mas duvido que façam algo assim. Quem faz essas bobagens são, geralmente, os espectadores bem-nascidos, das tribunas, cativas ou numeradas, que se julgam acima das leis. Pois essas pessoas mais uma vez envergonham e prejudicam o Santos e a Vila Belmiro.

E você, o que achou da punição ao Santos no caso das moedas?