Diversos Livros em Promoção na Livraria do Odir

Os profissionais do futebol brasileiro estão trabalhando bem?

Bayern 7 x 0 Barcelona

messi na alemanha

Bem, os da Alemanha estão trabalhando muito bem. O Bayern de Munique acaba de aplicar um 3 a 0 no Barcelona em pleno Camp Nou. Somando-se os resultados de ida e volta pela semifinal da Liga dos Campeões, o Bayern enfiou 7 a 0 no Barça, que alguns precipitados baba-ovos juravam ser o melhor time de todos os tempos.
Como na outra semifinal o Borussia Dortmund passou pelo Real Madrid (4 a 1 e 0 a 2), o título europeu será decidido entre Bayern e Borussia, ou seja, irá para o futebol mais organizado e rico do continente europeu, o da Alemanha (sobre o qual falaremos mais em um post futuro). Em tempo: para alguns torcedores que se gabam da popularidade de seus times no Brasil, é bom lembrar que a média de público do Borussia em seu estádio é de 80 mil pessoas. Isso mesmo, 80 mil pessoas! Outro dia eu conto como eles conseguem.

Enquanto isso, no Brasil…

pelada
A liberdade das peladas não chegou às escolinhas de futebol.

Neste dia que, apesar de homenagear o trabalho, representa uma bela folga bem no meio da semana, me veio a pergunta: será que os profissionais do futebol brasileiro, que nunca tiveram salários tão altos, estão mostrando um nível técnico que faça jus a essa remuneração?

Pergunto isso porque vemos jogos de vôlei, basquete, tênis e ficamos impressionados com a técnica e a condição física dos jogadores. Estão mesmo bem acima dos atletas de fim de semana dessas modalidades. Mostram força, resistência física, aplicação tática e, principalmente, precisão nos fundamentos, qualidades que só são adquiridas com muito treino.

Veja o tênis, em que o treino de fundamentos é parte essencial no processo de desenvolvimento do jogador. Há atletas, como o australiano John Newcombe, que passam a vida preocupados em aprimorar determinado golpe. Mesmo com sete títulos de Grand Slam, Newcombe, hoje com 68 anos, nunca esteve contente com o seu saque, e por isso o treinou durante toda a carreira, e além dela.

Dá para imaginar um jogador de futebol com atitude parecida, ou seja, treinando regularmente, por conta própria, um fundamento que não domina? Dá para imaginar, por exemplo, Bruno Peres ou Galhardo aproveitarem esse dia de folga para irem ao campo do CT Rei Pelé repetirem incontáveis cruzamentos para a área, de todas as posições e usando todos os efeitos possíveis?

Como repórter do Jornal da Tarde, tive o prazer de acompanhar o trabalho de Telê Santana no Palmeiras em 1979/80. Lembro-me que ele, na época com 48 para 49 anos, fazia questão de bater na bola para demonstrar os efeitos que queria. Graças aos seus ensinamentos, Jorginho passou a fazer gols olímpicos e Baroninho também aperfeiçoou seu petardo. O mesmo Telê repetiu seus métodos no São Paulo, de 1990 a 1996, com os resultados que todos conhecem.

Chegou a hora dos treinamentos individualizados

Há times, como Corinthians e Fluminense, que já estão realizando treinamentos por setor: defesa, meio-campo e ataque. Outros, como esse surpreendente Mogi Mirim, estão indo além ao usar os treinos para corrigir falhas individuais. O jogador que em uma partida apresente dificuldade em um fundamento, depois terá de praticá-lo isoladamente.

Não há mesmo outra saída para a pouca criatividade e precisão que se vê no futebol brasileiro. Chegou a hora de os técnicos terem coragem de exigir a prática contínua dos fundamentos e de os jogadores, mesmo veteranos, calçarem as sandálias da humildade e tratarem de corrigir o que fazem errado.

É evidente que algumas habilidades não podem ser ensinadas, nem mesmo quando repetidas infinitamente. Como inventar um drible a cada jogada, como Neymar, ou como saber a hora exata e como chutar a gol de forma a enganar o goleiro? Há qualidades que dependem não só da técnica, mas do temperamento, da personalidade do jogador. É aí que entra a genialidade dos escolhidos.

O desenvolvimento dessas habilidades tem a ver com a liberdade – que os meninos tinham nos campos de terra batida e hoje não têm mais nas escolinhas monitoradas por candidatos a técnico. São Paulo ostentava milhares de campos de várzea e essa profusão de terrenos baldios dedicados ao futebol se espalhava por todas as cidades brasileiras. Hoje os imóveis espremeram os campinhos entre quatro paredes e as crianças não mais os freqüentam com medo da violência que paira sobre nossas cabeças.

A solução é importar essa liberdade, essa irreverência natural das crianças, para as escolinhas dos clubes. Pois foi essa alma de menino que construiu o estilo brasileiro de jogar, baseado na inspiração de artistas de rua como Pelé, Garrincha, Canhoteiro, Pagão…

E como o garoto, como eu fui um dia, não pode mais passar uma tarde inteira, sozinho no campo imenso, treinando chutes na forquilha das traves sem goleiro, que os técnicos saibam convencer seus jogadores profissionais de que sem o contato permanente e íntimo com a bola, sem a perfeição do toque – em sua direção e intensidade ideais – nada de belo será gerado do contato entre o homem e a gorduchinha.

Você não acha que os jogadores deveriam trabalhar mais os fundamentos?

Deixe um Comentário

96 Comentários.

  1. Odir , se eu não me engano este enganador chamado Dormicy ramalho, não foi aluno do mestre telê santana.Por que será que ele não aprendeu nada?

    Sim, o Muricy estagiou como um dos auxiliares técnicos do São Paulo nos tempos do Telê.

  2. Tem que haver uma revolução sim no futebol , mas tem que partir na assinatura do contrato e lá exigir do jogador evoluir e não ficar acomodado e fazer com que treinadores e auxiliares busquem evolução e novos conhecimentos e não ficar simplesmente dando treinos em que jogador apenas brinca e não leva a coisa a sério.

    • O jogador TEM que treinar o posicionamento em campo, a aplicação tática e também a parte física, pois sem isso não é futebol, parece jogo de showball, e olha que certos jogadores de showball dão de 10×0 em certos jogadores estáticos e sonolentos do time atual santista. Você tem razão , Antonio, e a acomodação tem que acabar, se o jogador não quer treinos, nem se aplicar , então que desista do futebol. E o técnico tem que evoluir constantemente, tem que inovar , e sobretudo estudar o adversário,e para isso tem que ter vontade de ser vencedor e sobretudo humildade. Por isso o futebol bem jogado não é lugar para o Dormicy Ramalho. No máximo ele deve dirigir uma pelada de fim de semana, tipo um joguinho de confraternização , um casados x solteiros.

  3. Profissionais como Oscar, Hortência, Guga, Senna e tantos outros não nascem todo dia.

    Aquela gana que se tem quando acorda já pensando em melhorar, já pensando em fazer algo a mais, nasce com a pessoa. Ou se tem, ou não.

    Para os que não a tem, resta o profissionalismo. Resta ouvirem quem entende e acatarem o que fazer.

    E acho que um pouco disso que Ricardo Rosa tentou mostrar ao elenco do Santos. Mas deparou-se com um biquinho chateado e orgulhoso de um senhor ultrapassado, que já deveria estar aposentado ou fazendo algo que lhe dê prazer.

    É impressionante a evolução de todos os esportes, menos o futebol. Que engatinha ainda neste sentido. É inadmissível ver alguém com um salário tão alto matar a bola de tornozelo, errar passe de um metro.

    Até o bobsled, cujo capitão da equipe brasileira é meu amigo pessoal, começa a vingar por aqui. Com dificuldades financeiras, é claro, mas com muita raça e alguma tecnologia de performance.

    Odir, se me permite, mais sobre Ricardo Rosa, Muricy, Globo e Neymar aqui:

    Muricy é preguiçoso, o projeto é da Globo e Neymar não é um “Bem Amigo”: http://eroscasabranca.blogspot.com.br/

  4. Bom dia, acho que essa mentalidade de treinar por setor, ou treinar para corrigir falhas individuais e treinar para aprimorar tem de partir da diretoria, teríamos de ter menos autonomia para técnicos ou seja eles teriam de se comportar como um mero empregado com obrigações a cumprir e de forma alguma seria intocável ou se tornaria uma divindade caso de Muricy, hoje intocável jogue o que jogar o Santos o Muricy fica pois seu curriculum o favorece o seu passado recente o favorece o mesmo era com Felipão dai trocaram mas já era tarde e não teve jeito e o Palmeiras caiu.

    Hoje teria que haver mais profissionalismo dos técnicos esse negocio do jogador se cansar por pegar o Carro e se deslocar até o ct para dar uma corridinha em volta do campo já demonstra que o Santos esta ficando largado as moscas, jogador tinha de ir ao ct para treinar bastante e não dar uma corridinha em volta do campo palavras do Muricy.

    O Santos hoje e futuramente deveria ter seus ídolos do passado com algum cargo na comissão, deveríamos ter um gerente para gerenciar e cobrar resultados do Muricy. Por que o time joga só isso e toma sufoco de times às vezes inferiores? Por que fulano está joganbdo abaixo do que pode? Por que o jogador promissor não tem oportunidades? Por que o jogador que falha não corrige essas falhas, por que não sai do time e dá lugar a outro? E se não tivesse mais clima, demissão, e assim os técnicos e jogadores se dedicariam mais e seriam melhores do que já são, mas à base de treinos e dedicação e não de talentos individuais, exemplo “bola para o Neymar que ele resolve”.

  5. Alexandre Soldado

    Odir,
    não tenho a menor dúvida de que somente subindo a “barra” da exigência nos treinamentos e no profissionalismo é que traremos resultados melhores. A base é importante nesse aspecto pois é onde começa e se desenvolve o jogador, mas na rotina do dia-a-dia é que se mantém o nível e que se aperfeiçoa algum aspecto necessário ao exigido no futebol profissional.

    Não só treinamentos, mas treinadores especializados por setor ou função já são utilizados em diversos esportes e vejo o futebol extremamente atrasado em relação a isso.
    TReino de passe, finalização, modo de bater na bola, posicionamento, faltas, escanteios, meu Deus…tem tanta coisa pra treinar que não faltariam necessidades…falta cobrança e vontade.

    Outro dia estava conversando com alguns colegas de trabalho que gostam de debater futebol e falavamos de cobradores de falta….já tivemos nomes fantásticos como Didi, Zico, Zenon, Ailton Lira, Neto, Marcelinho, Djalminha, Rogério Ceni, Marcos Assunção…mas e agora??? Quem é o bicho papão cobrando faltas hoje???
    Não há NENHUM, repito, NENHUM, novo cobrador de faltas no Brasil…revelação, temido pelos adversários….acabou…será que os goleiros e os montadores de barreira ficaram tão bons assim????
    É pura falta de treino…dedicação…repetição…e claro, liderança e cobrança do treinador e dos dirigentes…funcionário é assim, tem que ser cobrado!!!
    Chega de acomodação….tem que treinar!!
    Chega de entregar coletes!!!!

    Realmente. Alexandre, antes a falta perto da área era meio gol. Hoje há times, como o Santos, que passam meses até fazer um golzinho de falta.

    • Juliano Mendonca

      Tanto é que infelizmente trouxeram Marcos Assunção por essa deficiência flagrante .. absurdo.
      Tratam como qualidade um jogador com disposição a treinar falta, não como obrigação…

  6. Nossas deficiências de base surgem daí,futebol negócio no lugar da arte.Inadmissível um profissional cabecear de olhos fechados e não ter o mínimo de domínio com a ‘perna ruim”.Como diz meu velho pai,ex-atleta das várzeas da minha cidade(que eu e meus irmãos pudemos aproveitar enquanto existiam) e de futebol amador:”não consigo ver um lateral não saber cruzar.Não trabalham,ganham tudo.Eu saía da fábrica,nem jantava e ia jogar bola,treinar pra jogar no domingo contra o time do outro bairro.”Este despreparo dos profissionais é um incômodo.Erros de passe de 3 metros é falta de ter jogado futsal descalço com bola de fato, pesada.

  7. Odir

    Sinceramente é um absurdo jogadores errarem passes de 3 a 5 metros de distância, e são “profissionais”, é uma aberração!
    :evil:

    Quando eu jogava bola na praia, com gol caixote de 1 metro de altura x 1.5 metros de largura mais ou menos, na época eu chutava de antes do meio de campo com eficiência ao gol, marcando diversas vezes, e eram até 9 para cada lado.
    :cool:

    Hoje quando erram estes passes, dá vontade de arremessar um tijolo na cabeça destes “profissionais”, de quem seria a culpa?
    :?:

    Em 1º lugar, da Diretoria em pagar R$ 700 mil ao enganador, no máximo uns R$ 150 mil e olhe lá.
    :twisted:

    Jogadores TOP de linha deveriam receber R$ 200 mil no máximo.
    :cool:

    Jogadores estilo Adriano, Emerson Santos e Bruno Perez, R$ 30 mil e estou sendo muito bonzinho.
    :twisted:

    Quanto recebem os “craques” do Mogi? E da Ponte Preta, que foi ROUBADA contra o TIME DO MAL?
    :?: :?: :?:

    Em tempo, a eficiência dos chutes a gol era tão alta que me proibiram de chutar antes do meio de campo, para equilibrar o jogo!
    :lol:

    • É Junior, também joguei muita bola na praia e sabia chutar, dominar, passar, etc, e errava para ver a xingação.

    • Rapaz acho que você éra torcedor do time do mal e você deve ter algum trauma, não é possivel, você sempre fala deles… Rsrs

  8. É isso Odir que tento dizer(sem a clareza que jornalistas e escritores tem) quando defendo pelo menos no time que torço a criação de um comitê ou seja lá que nome possa se dar a isso, dos craques antigos com influência e ingerência desde as categorias de base até os profissionais, ensinar fundamentos, olhar e detectar promessas, esse pessoal tem muito a oferecer ao nosso clube, não existem mais campos de varzea, que era onde com uma bola de meia ou até de plástico e descalços os moleques desfilavam suas qualidades e ficavam o dia todo treinando chutes, dribles e tudo o mais, acho até que nos campos da base deveria existir em anexo, um campinho desnivelado e de terra, os meninos, e isso faria parte do treinamento, jogariam descalços e com bolas não oficiais e até artesanais mesmo, ali desenvolveriam habilidades e fundamentos depois iriam para o campo gramado devidamente aparelhados para jogarem o futebol em campo oficial, não inventei a pólvora, todos nós que vimos o futebol de qualidade alguma vez em bate papo já falou sobre isso, o que a gente vê nas escolinhas são meninos treinados para serem robozinhos, trajando vestimenta completa de jogador, mas que não parecem jogar com naturalidade, tudo é forçado, passa assim, corre assim, lembro que quando começou esta história de escolinha todo mundo achou uma boa, e até eu achei, mas não ensinam nada, a não ser como administrar um negócio ao proprietário, repito, ainda temos no Santos craques do passado que estão vivos e podem passar estes conhecimentos aos garotos, teria custo baixo e retorno alto em futebol, seria bom para o Santos e bom para o futebol e talvez servisse de exemplo à outros clubes, digo isso e não quero ser alarmista, mas vejo nosso futebol num nível muito fraco, os caras sempre falam, o Brasil é abundante na revelação de jogadores, logo vão surgir outros Zicos, Rivelinos e tal, mas não é isso que vemos, o Neymar já tem quase 4 anos como profissional e eu pergunto, quem se rivaliza com o Neymar no Brasil? ou no exterior? falavam que era o Lucas, mas todos sabemos ou sabíamos que o Lucas é um jogador habilidoso e veloz, mas não é craque, o único que mostra ser diferente é o Neymar, então o que vemos vai contra as afirmações acomodadas de pessoas que acham que as coisas acontecem naturalmente, acontece, mas tem que ter ambiente prá isso, hoje nas bases e nas escolinhas não existe este ambiente, não se aprende a jogar futebol em vídeo game ou ensinando a dar quatro passinhos para trás para se bater uma falta e talento para futebol o garoto tem ou não tem.

  9. odir!,excelente post,o que precisa ter nas diretorias dos clubes é gente que entenda de futebol,que alem de dirigentes sejam tecnicos e preparadores fisicos,que não só entendam de dinheiro,assim eles poderiam até ajudar o tecnico no seu trabalho com o time,é claro que tambem que teria que ter humildade dos tecnicos pra aceitar serem ajudados,infelizmente o tecnico é tratado como aquele sabio que não tem nada mais a aprender,mas só a ensinar,isso não pode acontecer,e os tecnicos precisam ter humildade para aprender tambem.
    O problema dos profissionais do futebol,não digo todos,é que não valorizam o prato em que comem tanto quanto os do volei,tenis,etc,o ramo precisa de mais pessoas que gostem de futebol do que o dinheiro que ele proporciona.

    • E sobretudo Eric, ter dirigentes responsáveis, conhecedores de como funciona o futebol em um clube grande, e santistas de coração, basta de ver no nosso clube pessoas que torcem por outros clubes.Fatos: tem que conhecer futebol , ser do meio,e ser torcedor do Santos, não os lights, mas os mais fanáticos.

  10. Leandro Moraes

    é o tal defeito de base que o Muricy falou. Isso é coisa de diretoria, eles é que tem que implantar uma mentalidade melhor.

  11. Odir,um bom feriado.

    Essa foto dos meninos no campinho é uma lembrança agradável de boa parte da minha infância.
    Esse goleiro com o cobertor para não se ralar, lembra um amigo que disputava a posição de goleiro comigo.

    O campinho no autódromo de interlagos era bem melhor,não era Odir?

  12. Juliano Mendonca

    As categorias de base são um fracasso na formação de jogadores, uma vez que ao se profissionalizar ou serem vendidos pra Europa descobre-se inumeras deficiências negligenciadas por tantos anos.

    - é absurdo um profissional não conseguir dar um passe de 5 metros, independente da posição(Durval por exemplo)
    - creio ser obrigação das grandes equipes formarem volantes, dadas as caracteristicas da posição (3 dos 4 semifinalistas da Champions possuem volantes da base por exemplo), bons marcadores e bons apoiadores, os mais importantes taticamente do futebol moderno
    - lateral tem que saber inverter bola de tres dedos e saber cruzar, no Brasil oq ensinam é ser pontas, apoiar, e só.
    - goleiro tem q saber jogar com os pés tb.. repor bola (ouviu Rafael?)
    - jogadores devem treinar cobrança de escanteios e faltas à exaustão.. Neymar p.ex. começou a treinar só agora (e olhe lá)… isso é questão de treino continuo, mas os clubes colocam como opção, não como obrigação, enquanto isso os times não tem mais batedores de falta qdo mais se precisa deles

    E olhe q estas são falhas básicas e comuns a TODOS os clubes, acho inadimissível jogadores da base chegarem ao profissional com tais deficiencias, e olhem que não falta ex-jogador e ídolos com capacidade e disponibilidade de lhes ajudar.

  13. Juliano Mendonca

    Qdo fomos humilhados pelo Barcelona o LAOR disse que haveria mudanças na base para implementar um futebol moderno com identidade do clube, direcionando a formação de jogadores técnica e táticamente.

    Alguém de Santos sabe se algo de fato foi feito?
    Quando ouvi achei uma opção fantástica, mas desde o início fui um tanto descrente

    • Demagogia pura, do mesmo jeito da lenda do tal fundo de 40 milhões.

    • Sr Juliano…vc joga futebol ? A palavra humilhação em futebol não existe. Eu como SANTISTA verdadeiro não me senti nada humilhado. Triste sim e descontente principalmente com o nosso técnico e com a postura do time.
      Vc tem acompanhado os jogos dos times de base do nosso Peixe ? E o dr Alvinegro e Alex? Procurem acompanhar…certeza que vcs vâo gostar!
      Vai pra cima deles SAntos…

  14. scylas santista

    Se eu não estou enganado o Santos já fez isso? Apostou em um técnico novo com novas ideias. O nome dele era Lula, mas o historiador aqui é o ilustre dono do blog. Um dia poderia contar essa história aqui pra nós com um post sobre a criação do time dourado bi-campeão mundial.

    Sim, Scylas, está nos livros. Conto a história do Lula do começo ao fim nos livros “Time dos Sonhos”, “Ser Santista, um orgulho que nem todos podem ter” e no “Santos FC – 100 anos de futebol arte”.

  15. Reginaldo Perna

    Perdão, mas vou fugir do assunto principal. Curiosidade: será que após o vexame dos times espanhóis a redibobus & cia. continuarão pregando a espanholização do quase falido futebol tupiniquim ou, como não têm personalidade, o mote agora será a germanização do futebol brasileiro? Só rindo mesmo! O barça está tomando sete no placar agregado. Belo exemplo, né! Que tal, vamos copiar? E aí galvão & má cia, o que vocês têm a dizer agora? Rsrsrsrs… Num tein pubrema..Neymar arresorvi, né naum?

  16. ALÔ DIRETORIA SE É PARA VENDER O NEYMAR A HORA É AGORA!

    Com o chocolate que o Barcelona tomou, 7×0, eles precisam de um fato para anular o vexame, a contratação do Neymar poderia ser este fato!
    :cool:

    E o Real está na parada, então se é para o Neymar ficar a disposição da SeleNIKE então que vendamos, o Real não disse que pagaria R$ 260 MILHÕES?
    :twisted:

    E outra, negocia com a DIS uma redução no percentual do Neymar ou cancelamento da multa do Wesley e vendam o Neymar e tragam Robinho e Diego!
    :cool:

    Não adianta que o Neymar ficará até a Copa fora do Santos praticamente e nosso departamento de marketing infelizmente não atrelou a imagem do Neymar a do Santos, nós o vemos com camisa da SeleNIKE mas do Santos em eventos que não sejam jogo do Santos não o vemos.
    :evil:

    E contratem um treinador, por favor.
    :cool:

    Dá-lhe Peixe!
    :cool:

    • Fábio Caracas

      He he he, depois deste chocolate do barça, queria ouvir as explicações dos nossos “doutores” do futebol, que a um ano atrás diziam que este Barcelona era, entre todos, o melhor time da história, ignorando nosso “mágico” Santos, que reinou muito, mas muito mais que dois anos…

    • Tá louco Júnior, negociar o Neymar?
      O Bayern ao contrário, apesar de ter tri vice-campeão na temporada passada manteve os principais jogadores e fez contratações pontuais, então este não é um bom exemplo?
      Mais loucura sua, trocar Neymar por Diego-Robinho, se livra de uma RedBull e traz Cateham e Marussia, ou então troca um Diamante por uma bijouteria e uma brita.
      É bem possível que esta diretoria mediocre pense como vc., tipo: lota um Scala de Milão ou Olimpia de Paris mas ao invés de apresentar um Plácido Domingo põe um Tiaguinho qquer fazendo um dueto com Beto Barbosa.
      Vc. foi acometido pelo virus Galvonite Imbecilis?
      Outra estultice sua: alguém aí acredita nesta referência que vc. faz à DIS?
      Elcio Jorge

      • Trocar por Robinho e Diego não!
        :shock:

        Trazer Diego e Robinho 10 anos depois, seria excelente para o MARKETING!
        :cool:

        Daria tempo para consolidar a nova geração!
        :cool:

        Com Diego e Robinho, mais Montillo, Miralles, Patito, Cícero, Alan Santos e Renê Junior, do meio para frente estaríamos bem servidos.
        :cool: :cool:

        Não adianta o Santos segurar o Neymar e ele servir a SeleNIKE!

        O Santos necessita desta venda para contratar laterais e um técnico de verdade, além de fazer caixa!
        :cool:

      • leo peixe cabeça

        Caro Élcio

        concordo contigo. O Neymar, assim como Sócrates, é “invendável e imprestável” ehehehehe
        abração

        Leonardo Henrique Peixe cabeça

      • Caro Elcio, desculpe me , mas se o pai do Neymar e o próprio não querem mais ficar no Santos, que o vendam já, agora, ontem, afinal de contas o Santos precisa de dinheiro, ou não ? Adoramos o Neymar, mas já disseram que não ficam, que o ciclo acabou, vamos mantê lo na selenike-Globo para que ? Ora, que vendam pela melhor oferta.

        • leo peixe cabeça

          Caro Dr. Alvinegro, beleza? Cara, eu não ouvi o Neymar falar, em entrevista pelo menos, que ele não quer mais ficar. O que vimos foi o pai dele cobrando um projeto para que o filho possa crescer. E o que é totalmente normal, afinal de contas, será que o Santos não pode montar um projeto para fazer um grande time e voltar à Libertas e ao Mundial de Clubes? Acho que foi por aí, e não “não quero mais”. Não que eu não tenha ouvido, pelo menos. Grande abraço

          • Adão Rodrigues

            É isso mesmo Leonardo, o Pai do Neymar cobrou um projeto, disse que o problema não é dinheiro, cabe a direção do Santos montar um time com jogadores e um treinador de verdade, só isso. Não podemos é ter cabeça pequena e entrar na onda daqueles que querem o Neymar fora do Brasil, o lugar dele é no Santos.

          • Adão e Léo, também é óbvio que quero que o Neymar fique, e que fique uns bons anos ainda, mas parece me que isso não acontecerá, inclusive o vice Odilio já explanou sobre isso em entrevista, que o Neymar não ficará no clube após a copa do mundo de 2014, e ainda disse que tentariam vendê-lo, que aceitariam ouvir propostas. Bem escrito isso, o que mais podemos esperar ? Esse projeto do Santos não existe e nós sabemos que o que deve ter sido combinado na anterior renovação, é que o jogador ficaria até a copa de 2014 e depois teria o passe livre. Isso foi um grande erro cometido pelos dirigentes do clube, que agora estão sendo cobrados pelos conselheiros, que óbvio não aceitam a ida do jogador sem que o clube possa auferir nada. Não sei quanto a vocês, mas para mim está claro que o jogador não ficará mais no clube, é a afirmação de seu pai, que disse claramente : que o ciclo no Santos se encerra em 2014. Se o próprio vice presidente diz que não há o que fazer, então que conversem com os dois, pai e filho, e que digam ,aceitem a venda na próxima janela, afinal de contas o clube não é rico, não tem ajuda do Poder atual, e não tem como deixar uma pérola, um jogador da estirpe do Neymar sair sem deixar nada nos cofres santistas. Vão dizer que o Neymar se pagou, isso é balela, bobagem , veja se o Barcelona diria isso, que sua grande estrela, Messi ,se pagou e então irão deixá lo sair de graça na próxima janela européia porque o Messi já ganhou muitos títulos com o Barcelona, que ele já deu muitos milhões de euros ao Barça através de rendas, publicidade e etc. Será que veremos isso dos executivos catalães ? Será que o Cristiano Ronaldo também sairá de graça do Real Madrid ? E o Milan, liberou ao Santos a saída do Robinho de graça ? Pensem amigos…, e abraços.

          • E mais uma vez reitero, antes que digam que sou um vendido,que não sou santista, que apóio as idéias colonialistas da trupe global, digo mais uma vez que: quero que o Neymar fique -ad eternum- , que encerre sua carreira no Santos, como fez o Pelé, mas parece que isso não caminha como nós gostaríamos, e acho que o dedo de seu pai está sendo fundamental na escolha do jogador.

          • Dr. Alvinegro

            Perfeito seu comentário, lúcido e direto ao ponto!

            Você fez referência a vinda de ROBINHO e o que o Milan exigiu, mesmo o Milan necessitando reduzir a folha de pagamento não cedeu!
            :shock:

            E um atleta próximo dos 30 anos, o Neymar é o 3º melhor jogador atual, no mínimo, e sairá de graça?
            :evil:

            Com a venda e um departamento ativo de marketing, traríamos Robinho e Diego, com apelo de Marketing, assim teríamos um bom patrocinador e dinheiro em caixa para contratar 2 bons laterais e 1 zagueiro pelo menos.
            :cool:

            Também mandar o Muricy treinar a equipe de base até o término do contrato pós-Paulista, se ele não sair sem a multa!
            :mrgreen:

        • Caro Dr. Alvinegro, muitos dos argumentos que poderia elencar para defender a permanência do Neymar estão neste parágrafo, inclusive seus.
          Entendo primordialmente que, já que nunca ouvimos da boca do próprio Neymar a manifestação de quando e como ele decidirá sair, significa que ele quer ficar, basta que alguém da direção venha com uma proposta (plano de carreira, jogadores de qualidade e comprometidos compondo o elenco, infra-estrutura de apoio e logística) e quase que posso garantir que tudo aquilo que seu pai e aspones e agregados ficam a buzinar em seus ouvidos não surtirá efeito.
          Finalizando, todo clube que se quer grande tem um jogador de referência, pois isto significa visibilidade, atrativos para patrocinadores e parcerias, desejo de jogadores com talento em busca de oportunidades como tbém os consagrados que irão dar preferência em jogar ao lado da referência, isto tudo traz ao clube retorno financeiro e títulos.
          Saudações Santistas…

          • Só mais uma coisa …
            Chega de Diego e Robinho, Robinho e Diego, acham que valem um salário de Messi, quando pelo futebol abaixo de mediocres que estão jogando vale quando muito uma pinga e um torresmo em um botequim qquer de saída de campo de várzea. Para mim esta história de ficar clamando por esta dupla mambembe já encheu. Vamos olhar para a frente, estes caras já deveriam ter sumido do retovisor, sairam com o discurso de ganhar o mundo e qdo a verdade se lhes mostrou vieram que são uns fracassados como jogadores e ainda tem gente que quer jogar dinheiro fora investindo neste dois trombolhos.

          • Adão Rodrigues

            Santista Elcio, bem lembrado poisem joga é o Neymar, e vou repetir oque aconeceu quadoo W.Ribeio tnha até comprado passagem para o Neymar viajar a Londres para se transferir ao Chelsea. Neymar decidiu não ir, e Vc deve estar lembrado da entrevista do NeymarPai dizendo que quem joga é o Neymar e ele não quis ir. Neymar é garoto, precoce, e por ser precoce tem opinião própria, lógico gue hourve os conselhos do Pai, mas a palavra final é dele Neymar, afinal ele é o artista. Saudações Alvinegras.

  17. Caro Odir, esse comentário não tem nada a ver com o texto, mas preciso fazê-lo. BarZelona!!!!

  18. Brinquem aqui e leiam coisas sérias em outro lugar.

  19. Herbert Castro

    Odir assisti o jogo do barça pela espn. A voz de velorio dos caras era latente!
    Mas acharam um. dos culpados! Sabe quem?! Neymar!
    Fala sério!

    • Tem razão Herbert,o Neymar é o culpado pela derrota do Barcelona,afinal contrariando todos ele ainda não foi prá Europa?hehehe…

  20. Pois é meu caro Odir ,mais um chocolate do time alemão,em cima do todo Poderoso time catalão cantado em prosa e versa que esse time que o tal do Daniel alves joga e companhia era melhor que o Santos de Pelé. Será que agora eles vão colocar também o time alemão como o maior de todos? Vão catar coquinho mídia recalcada Gambazenta.

  21. Odir assisti o jogo Bayern 3 x 0 Barça ,que trabalho bem feito do tecnico do Bayern,fiquei sabendo que ele não vai se aposentar,embora esteja se despedindo do Bayern,para os colonizados que acham que Neymar tem que ir para Europa,então o time completo e mais o elenco de Barcelona e Real tem que ir para a Alemanha aprender alguma coisa tambem,principalmente o Piquét no segundo gol do Bayern rsrsrs.
    E o Messi que diziam que não se jogava,que aguentava porrada?,que jogava em pé?,se lesionou,não tá mais bom como antes,por isso apoio quando Neymar vê que o marcador é um safado cheio de odio querendo seu mal,e ai ele vai e simula antes de receber a falta,tem que usar a inteligencia no jogo,é assim mesmo.

    • leo peixe cabeça

      Pois é Eric, e se trouxemos o técnico do Bayern? Não rola, não é? Aqui no País da máfia e das panelinhas, técnico estrangeiro vira carne de segunda no espeto rapidinho! Uma pena! Grande abraço

  22. Caro Odir o que dizer de Bayern de Munique 7 x 0 Barcelona?

    Pois é. Que chocolate histórico! Fico imaginando a cara dos que diziam que o Barcelona era o melhor time de todos os tempos…

  23. Khayat - São Vicente/SP

    Prezado Ombudsman,

    Cabe a cada Comissão Técnica avaliar o potencial de crescimento técnico do elenco que tem nas mãos, pois nele geralmente existe uma mescla entre jogadores novatos e experientes, sendo que a grande maioria desses últimos acreditam que nada mais tem a aprender.

    Porém, quando jogadores campeões na base são promovidos e alcunhados como “defeituosos de fábrica”, ou a partir do momento em que um jogador experiente solicita uma carga maior de treinamento, alguma coisa está muito errada está acontecendo e, sem dúvida, o problema não está no elenco.

    Saudações Alvinegras!!!

  24. marcos fernando

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/cruzeiro-confirma-contratacao-de-jogador-do-santos-de-18-anos.html

    nao falando sobre qualidade, mas 18 anos e esta fora? dispensado? quando ele foi testado? e leandrinho, pedro castro, neilson? se ele chegou ao juniores do santos quer dizer que ele tirou a vaga de uns 10 mil jovens meio campistas habilidosos, entao deve ter alguma habilidade, mas dai por causa de um tecnico que sempre que pede um bill é atendido o garoto tem que achar outro clube pra jogar, dai desponta e é vendido por uns 4 milhoes de euros pelo menos, igual o alan patrick ou o felipe anderson seria, dai quem perde é o santos.

    Marcos, confesso que não acompanhei de perto as atuações desse jogador, mas infelizmente 18 anos é mesmo a idade de corte. Alguns garotos são promovidos, outros emprestados para outros clubes e outros dispensados. Não dá para ir acumulando jogador a cada ano, ou o departamento de futebol ficaria inchadíssimo e super dispendioso. A comissão técnica tem de decidir quem fica e quem vai embora e precisa assumir esse risco.

  25. E o treino principal de hj foi: coletivo do time reserva x sub-20 do Santos………..Taí a preparação pro sábado. BOLA NO NEYMAR é a tática q prevalecerá………..esse coletivo de hj foi só mais uma brincadeira………..tá na cara!!!!!!!!
    Com o VERGONHÃO de hoje o barça quase se iguala ao Santos do Japão. A única diferença que por lá já estão falando em reformulação para os próximos campeonatos e aqui no nosso Santos depois daquele vexame estamos esperando a reformulação até hoje…

  26. Olá Odir e amigos santistas:
    Como postei no topico anterior, o tecnico do Mogi ESTUDA E ANALISA os jogos, os erros e acertos de sues jogadores, FILMA E MOSTRA A ELES como ele quer que a coisa toda se conduza…isto é treinar e motivar o time. Ou será que o Santos não tem deficiências por exemplo no fundamento passe? Será que no Santos há todo esse cuidado ou todo mundo já sabe tudo? Pelé treinava sozinho quando todo mundo ia embora.

    Corsário, o que eu acho é que se o Santos se preparar como o Mogi, acaba se classificando, pois tem melhores valores individuais. Mas se negligenciar e achar que pode chegar à final sem estudar o adversário, treinar jogadas e correr muito na hora do jogo, será eliminado… e depois tome desculpas…

    • Pois é mestre Odir…a soberba é o maior dos pecados. É preciso humildade (profissionalismo) para se entender que camisa sozinha não ganha jogo. O futebol moderno e de vanguarda vai precisar de jogadores e TÉCNICOS com automotivação para se superarem, continuamente nos fundamentos e na organização tática. Temos uma oportunidade de ouro para ganhar este tetracampeonato.Não podemos deixar passar esse bonde da História. Viva o Santos!

      Isso aí! Viva!

  27. Luciano Guymaraes

    Boa noite Odir,ficaria mais contente se soubesse que a comissao tecnica do Glorioso e o elenco todo,principalmente aqueles jogadores preguiçosos do santos tivesse assistido os 2 jogos da semifinais entre o excelente bayer x e o otimo barça,quem sabe tiravam algo de positivo taticamente,é melhor do que esses treinos e treinos desde o começo do ano,lembrando que quando disputam 2 competiçoes nao da para treinar,isso eles alegam e esse ano,so com o paulista e nada mais,pq a copa do brasil praticamente ainda nem começou,e nao vimos nem 1 resultado.futebol pessimo,acorda muricy,vc ta enganando faz tempo.Abraços.

  28. Profissionais…se há um termo que essa diretoria do Santos vendeu como água foi profissionalismo: na gestão, nos contratos, no fundo (que ninguém mais nem se dá ao trabalho de lembrar), nas finanças do clube. E possível ironizar o Barça pelo chocolate do Bayern. Mas uma outra leitura se impõe muito mais naturalmente: ambos estes times estão no topo do mundo, num nível muito além da nossa (triste) realidade. Porque é inimaginável pensar num muricy como técnico de um destes times, num Léo caindo pelas tabelas como lateral do Bayern à sombra da imagem de ‘guerreiro’ que foi no passado, de um Durval na zaga do Barça e por aí vai… A triste realidade: Neymar nos faz lembrar que um Bayern (ou um Barcelona) é possível aqui…

  29. A parte mais interessante da tunda que levou o barça, é que o ´´melhor do mundo´´, foi poupado por uma contusão, em um jogo que vale final, enquanto o nosso Neymar joga com duas contusões.
    E os IMBECIS ainda o chamam de pipoqueiro.
    Eh imprensa vendida!

  30. Em tempo:
    A forma de jogo do Bayern é um exemplo.
    O ataque não dá paz para a defesa adversária, se marca o campo todo, mas para isso precisa preparo físico.

  31. Treinar é o mínimo que jogadores e técnicos profissionais deveriam fazer.

    Fundamentos então, nem se fala! Hoje não temos mais batedores de falta no Brasil, algo que tempos atrás cada time grande tinha pelo menos um.

    Hoje poucos são os laterais que sabem cruzar uma bola!

    Para fechar, não é por acaso que Corinthians e Fluminense vêm se destacando nos últimos anos.

    Eles possuem um diferencial: treinam! E o resultado se reflete em campo: os jogadores sabem exatamente o que estão fazendo e, mesmo sem grandes craques, os dois times se sobressaíram.
    Afinal, o futebol é coletivo.

    Neste caso, é claro o dedo dos treinadores dos dois clubes.

    No caso do Santos, o time fica na dependência do Neymar e mais nada. O time não possui jogadas ensaiadas e muitas vezes os jogadores estão mal posicionados em campo.

    Cadê o trabalho, meu filho?

  32. Khayat - São Vicente/SP

    Prezado Ombudsman,

    Como o anexo a respeito do jogo entre Barcelona x Bayern foi colocado após já ter feito meu comentário, fica aqui meu recado:

    - Numa final entre dois times alemães não há como ter água no chopp.

    Saudações Alvinegras!!!

    Rsss. Veja a foto que está no post…

  33. Hoje você representa a mim e possivelmente a enorme maioria da torcida alvinegra. Compramos essa briga com você!!! Paulinho e Tite na Europa, senão eles vão ficar na contramão da história. Lembrando que ainda dá tempo para alugar a Europa para sediar a copa do mundo 2013. Sugestão de leitura: “Discurso sobre a Servidão Voluntária” de Etienne de La Boétie:
    Não é vergonhoso ver um número infinito de homens não só obedecer, mas rastejar? Parreira, Mano, Ronaldo, Galvão… Falando de vinhos europeus, de viagens luxuosas e delícias da Europa…lá o Neymar vai se vestir melhor, do que nesse nojento mundo latino!! Vislumbra-se, assim, uma saída: a firme intenção de desejar as coisas, de cuja posse, torna-nos felizes. Menos a liberdade! Mas por que, já que, sem ela, resta-nos apenas a servidão? Já se observou que, depois de capturados, vários bichos morrem. Outros resistem à captura com suas defesas próprias, como a reconhecer a grandeza do estado de liberdade. Esses “bichos” nos ensinam que os vermes e bobos da corte que fazem o jogo da audiência e do interesse corporativo não são “Bem amigos”!!!

    Essas coisas boas da Europa devem ser usufruidas nas férias, Tom. Jogador de futebol brasileiro, e ainda mais craque, tem de ficar por aqui mesmo. Abraço!

  34. Odir, Antero Greco matou a pau no twitter:

    “Sei não.. daqui a pouco vão dizer que o Cristiano Ronaldo tem de ir embora da Espanha, para evoluir. O Messi também…”

    Creio que a imagem foi baseada nesse post. Foi um tapa com luva de veludo na cara desses jornalistas vira-latas!

    • Caro Tom:
      Esse livro é bem interessante. Destaco essa passagem:
      “É o povo que se escraviza, que se decapita,
      que, podendo escolher entre ser livre e ser escravo, se decide pela falta de liberdade e prefere o jugo, é ele que aceita o seu mal, que o procura por todos os meios”.

      • Esses vendidos pregam a submissão ao dinheiro e ao poder como se todos fossem como eles. Basta ver a programação desta emissora e os bossais milionários que replicam sua ideologia. E o povo podendo escolher entre ser livre e ser escravo, se decide pela falta de liberdade (rede Globo), e prefere o jugo, aceitando o seu mal. Sua citação é incrivelmente atual. Parabéns Corsário!

  35. Adriano L.Ceni Riesemberg

    E pra não esquecer: Cala a boca, Galvão!!
    E nada de assistir o jogo do time da globo. Boicote neles!

  36. Com todo respeito ao nobre colega Alex,colocar o fluminence como parâmetro em relação a Santos tudo bem .Mais colocar os gambàs não.Já imaginou se o nosso Santos fc tivesse os mesmos privilégios que os gámbas. Os itaquerenses tem mídia a favor ,cbf a favor Governo a favor e posteriormente dinheiro Público a favor e com certeza árbitros também a seu favor .Não que eu sou a favor de ter privilégios ,é só um exemplo. Nós quando ganhamos alguma coisa é contra tudo e contra todos.

  37. odir,
    no blog do quintino, iniciou uma campanha, que acho muito boa
    VAI PARA EUROPA APRENDER GALVÃO E SEUS AMIGOS.
    vamos aderir

  38. Odir, e amigos, primeiro o Neymar não pode ser vendido sem sua autorização e já falou que irá ao final do contrato,ele não tem culpa dessa diretória e o markinting do Santos ser incompetente e se ele não estivesse aqui o Santos teria desaparecido até da midia, eu que votei no Laor, vejo que ninguém se mexe, o Muricy nessa de rachão e faz o que quer, já estou vendo times contratando e o Santos parado, esqueci contratou outro cara pra contratar é só gente na administração da incompetencia, depois acabamos ficando como sempre com os refugos, nos estamos precisando urgente de laterais D e E um 9 e um de meio que distribua a bola, o Montillo não é. E para copa Brasil e Brasileirão temos que contratar porque vendo os outros times jogar o Santos está muito fraco e Trocar de Tecnico, ele está deixando qualquer um sofrer do coração

  39. Luismar Acreuna Go

    Eu também acho que os jogadores de futebol treinam pouco. Isso acontece porque são preguiçosos e pouco inteligentes porque se treinassem mais e corrigissem as deficiências fariam muito mais sucesso, ganhariam mais dinheiro e….. Os treinadores também são culpados porque não cobram dos jogadores mais eficiência nos fundamentos e também são preguiçosos. Hoje eles preferem aperfeiçoar mais a marcação inclusive dos atacantes.

  40. Sérgio Martins

    Barceluza 0 x 7 Bayern, kkkkkkkk, gambazada da europa!
    Fica Neymar! Pelo Santos, por esta que é a mais sofrida e humilhada das torcidas e por estes abutres “jornalistas”, que por baixo de suas peles sujas, tem a camisa de m time de futebol!

  41. Sobre o Bruno Lamas que o Santos FC dispensou , foi porque não chegaram ao um denominador comum em relação ao contrato que já estava por terminar , (18/04/21013). Não houve acordo então o clube dispensou , as conversas sobre o novo vinculo já rolavam desde o início de Janeiro . Agora ele esta no Cruzeiro . Eu vi ele jogar , ele é um meia esquerda terá muito futuro que o clube acabou perdendo . E a diretoria esta dormindo o clube acabou perdendo o atacante Silvinho da Penapolense para os bambis que conversaram e acertaram neste ultimo Domingo logo após a partida contra a Penapolense lá no Morumbixa . E agora esta perdendo também o atacante Bruninho do Atlético Sorocaba para o Flamengo , jogador que o Burricy indicou para a diretoria contratar .

  42. A diretoria deve olhar o paulistão com melhores olhos porque é um campeonato que revela bons jogadores . Por exemplo existe dois jogadores do XV de Piracicaba um zagueiro Luís Eduardo muito bom , o da Ponte Preta o Cleber parece que a Ponte não quis vende-lo ao São Paulo e ainda por cima é muito caro , 5 milhões de reais por ele . Já que o Durval esta com os dias contados no Santos FC , esta indo para o Sport do Recife , então um novo zagueiro iria precisar este Luís Eduardo cairia como luva no time. E o outro jogador do XV seria o meia Diguinho que jogou muito bem quase todos ,os jogos do Paulistão .

  43. Caro Odir e amigos santistas,

    Parabéns pela foto e pelo texto!
    Quanto aos galvões, não há nada mais ridículo.
    Penso que a nossa derrota de 4X0 foi o estopim de tudo. Quanta incapacidade esteve em campo (e nos microfonoes), naquele fatídico dia…
    Como sempre digo, faltou naquele jogo muito mais o intercâmbio que qualquer outra coisa. Nossos jogadores chegaram àquela final pensando em perder de pouco…
    Se voltarmos a jogar com os melhores times europeus, amiúde, a verdade vai aparecer. Não há tanto desequilíbrio não. Aqui ainda há muito mais ginga, capacidade aeróbica, velocidade e habilidade individual. Lá mais organização tática, qualidade no passe, inteligência coletiva no jogar.
    Outro dia ouvi o Tostão lembrar uma verdade esquecida: de uns dez anos para cá o futebol brasileiro praticamente só exporta jogadores de defesa, goleiros e raríssimos atacantes. Por que será?
    Arrisco a dizer que é a falta de “inteligência coletiva” e jogo de conjunto que imperam no futebol brasileiro que tem impedido os meias e atacantes de se destacarem. É muito jogador velocista, fundista e “burro”, em campo. São aqueles que serão promovidos nas categorias de base (vão garantir o 0X0 para seus técnicos), serão transformados em falsos craques e farão o Brasil deixar de ser uma boa escola de futebol.
    Faltou falar dos interesses comerciais dos “empresários” (autênticos vampiros e exploradores do talento,ou falta de talento, alheios).
    É óbvio, para quem acompanha futebol de maneira crítica, que o Barcelona atual é fruto da decadência dos meio-campistas de criatividade e das seguidas contusões do “robõ-ítalo-argentino-catalão”, que assim como o ciclista Lance Armstrong, parece, aos poucos, começar a sofrer os efeitos das drogas para crescimento e aumento da massa muscular de explosão que tomou.
    O tempo é o senhor da razão.
    Quanto ao jogo contra o Mogi, lembremos que seremos nós contra todos (não é do interesse dos “donos do futebol” que o Santos festeje um inédito tetracampeonato, que se vier será, para eles, um “paulistinha”).
    Abraços e que a verdadeira justiça prevaleça!

  44. Ola Odir, td bem?

    Fico pensando qual jornal assinar quando voltar. Nao existe mais o conteudo independente. Imagine pagar para ter tipos como C… R… e J..K.., toda semana, fora a mesma papagaiada de politica de quem nao faz nada efetivo para mudar este pa’is. Vou pegar o caderno 2 ou ilustrada usados no lixo do vizinho e ler seu blog. O resto dedicarei a leitura de livros clàssicos, o livro do Centenàrio autografado que ainda nao terminei, deixei no Brasil pois a mala tava cheia.
    ABR

  45. Andre G10vani

    Campanha: VÁ PRA EUROPA, GALVÃO ! #vaipraeuropagalvao, vamos acessar e colocar entre as trending topics

  46. Odir, não seria melhor o Messi vir jogar no Santos, talvez ele ganhe maior projeção jogando ao lado do príncipe !!!
    Claro, isso se ele ganhar a posição em campo do Cicero ou do Montillo.

    Não sei não. Precisa ver se não está bichado…

  47. Anticurica dos Santos Futebol Clube

    BayernSETE X BarceLONA! MeiaBOCAUM X curicaZERO! Os Deuses do Futebol não suportam ARROGÂNCIA! Humildade é o maior predicado dos VERDADEIROS CAMPEÕES!

  48. Odir bom dia!Infelizmente, com a correria desses dias, não pude ler os comentários postados aqui, somente li seu artigo. Portanto, outros talvez já deram os mesmos comentários. Concordo plenamente contigo, não dá pra aceitar um jogador que não acerta um passe com um metro de distância, não saiba chutar, cruzar, bater falta, cobrar lateral, escanteio e etc. Lamentavelmente, não me atrevo a cobrar lances de genialidade dada a escassez de craques, tão comum em outros tempos. Em suma, nossos jogadores nunca foram exemplos dedicação, com raras exceções como no caso do excepcional Pelé, que apesar de nascer com um talento nato, era também excelente profissional. Poucos jogadores hoje tem essa dedicação. Em relação aos técnicos, falta humildade para reconhecer que a safra deles ficou tão pra trás quanto a dos jogadores, são incoerentes em suas análises e sou a favor que eles mais que os jogadores façam estagio na europa para aperfeiçoamento do trabalho, bem como trazer técnicos de fora, que sejam de ponta para promover um intercambio de conhecimento e cultura no futebol. Ficamos presos ao passado, não temos mais o talento natural de outrora e nossa evolução técnica e tática está ultrapassada. Repito só com humildade nossos técnicos cresceram e pararão de por somente culpa nos jogadores pelo fiasco que se converteu o futebol brasileiro. Gostaria de expor mais coisas, mas deixemos pra outra oportunidade para não tornar o texto cansativo. Abraços!!

Deixe um Comentário


NOTA - Você pode usar estesHTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>