Bielsa não vem mais. Mas o Homer Simpson está sem clube…
novo tecnico
Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Santos afirmou que as negociações com Bielsa foram encerradas. Em outras palavras, ele não vem mais. Gostaria de saber como essas negociações foram encaminhadas, pois com tudo o que o Santos podia oferecer a Bielsa, é difícil acreditar que o clube realmente fez tudo para trazê-lo. Como os técnicos brasileiros há muito estão mergulhados na mesmice, eu ficaria com o Claudinei Oliveira mesmo.

bielsa loco
Não será loucura pagar fortunas para técnicos encherem os times brasileiros de volantes?

Tem gente dizendo que é loucura o Santos contratar o argentino Marcelo Bielsa como técnico, pois o homem é excêntrico, não se dá com a imprensa e blá-blá-blá… Pois eu digo que trazer um sujeito obcecado pelo futebol ofensivo e por descobrir futuros craques entre jogadores jovens, pode ser loucura para outros times, mas não pro Santos, que baseia sua cultura justamente nesses princípios.

O Santos e o futebol brasileiro ganharão muito com uma visão de futebol que foge do padrão comum. Chega de superlotar o meio-campo em busca de um empate de 0 a 0 ou uma vitória por um gol fortuito. Sei que há times e torcidas que se contentam com isso, mas o santista, não. Mais do que vitórias e títulos, que já conquistou todos, o torcedor do Santos vive à espera de momentos únicos de sonho e encantamento que só a boa loucura pode proporcionar.

Loucura feia, pra mim, é um elenco ter meia dúzia de volantes e dois ou três atacantes. Ou um técnico escolher os jogadores pela força ou altura, para poderem barrar os adversários no peito ou saltarem mais alto nas bolas cruzadas. Enfim, mexeram na essência do nosso futebol. É duro admitir isso, mas será preciso um argentino para nos ensinar de novo a jogar pra frente, com habilidade e fome de gol.

Loucura, loucura… A história do Santos é uma loucura. Em que planeta um time de uma cidade de 400 mil habitantes pode reinar por uma década e meia? Em que planeta quatro atacantes marcaram, juntos mais de dois mil gols com a camisa de um mesmo time? Em que galáxia surgiu um jogador como Pelé? O que é loucura para os outros, faz parte do dia-a-dia do Santos.

Loucura, pra mim é:

Definir o Santos com o slogan “Meninos para Sempre” e manter um técnico como Muricy Ramalho, que não gosta de jogadores da base e dizia que os do Santos tinham “defeitos de fábrica”.

Renovar contrato com esse técnico por um ano e meio, com salários de 700 mil reais por mês.

Pagar 300 mil reais por mês para um jovem atacante aposentado, como André.

Pagar uma fortuna por Ibson e trocá-lo por David Braz e Galhardo.

Pagar uma fortuna por Elano e trocá-lo por Miralles.

Ignorar os pedidos de Romarinho, que viria quase de graça, e comprar 100% do passe de Bill.

Ir à Argentina para contratar um grande jogador e trazer Patito.

Recusar Paulinho, hoje titular da Seleção Brasileira, oferecido ao clube a preço de banana, e trazer jogadores como João Pedro e Pinga, que nem ficam no banco de reservas.

Manter três titulares na defesa com média de idade de 35 anos.

E pra você, o que é loucura no futebol?